Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 8 de março de 2014

Dia da Mulher: anônimas não são destaque nas mídias


Dia da Mulher: 


anônimas não são destaque nas mídias.


O Dia da Mulher, comemorado no dia 08 de março, quase sempre as grandes e pequenas mídias, de praxe não tem a tradição de dar foco em homenagem para as mulheres anônimas, voltado suas reportagens para as mulheres que ocupam cargo em instituições de destaque, como o Ministério Público, Câmara, Poder Judiciário, Delegacia de Polícia e outros órgãos de maior visibilidade na sociedade.
Com o velho jargão de que na pessoa das autoridades as demais mulheres são representadas, a mídia produz na mente de muitos, a ideia de que verdadeiramente as mulheres estão sendo valorizadas e/ou reconhecidas, o que na verdade nem sempre é.
Mulheres anônimas que ocupam cargos públicos de suma importância para a sociedade, como os professores, por exemplo, são profissionais que lidam, em muitos casos, com graves problemas relatados no dia-a-dia das famílias por meio de declarações de alunos, dentre eles, casos de maus-tratos e violência contra a mulher no ambiente familiar.
Com salários ínfimos, até indigno pela complexa função que exercem os educadores ainda enfrentam uma jornada de trabalho conturbada que vai além da sala de aula.
No que tange aos educadores, ainda há problemas relacionado com outros órgãos fiscalizadores, como o Conselho Tutelar, casos em que precisa da presença da polícia na escola e muitos deles até chegando ao Ministério Público.
Brasil afora, há milhares de mulheres que ajudam no sustento da família, muitas delas em trabalho pesados, como no corte de cana, cultivo de lavouras e até o mais bruto de todos: nas carvoarias e mineradoras. 
Em pesquisas recentes, apontam que as mulheres que ocupam os mesmo cargos dos homens, recebem até 40% menos dos salários dos mesmos.
Mesmo ganhando menor salário ou não ocupando cargos de destaque, tais mulheres anônimas não deveriam ser reconhecidas pelas grandes mídias?
Ou porque não são elas que financiam campanhas eleitorais e pagam pelas reportagens, onde poderia ter o imensurável prazer de ser capa de um jornal, revista ou periódico? 
Seria esta a sociedade que tem prazer em comemorar o Dia da Mulher de forma tão maquiada pelas mídias?
Mesmo reconhecendo a função das ilustres mulheres que ocupam cargos públicos importantes, destacando a própria presidenta Dilma Rousseff, a sociedade não pode ser manipulada com toda fonte de informação que chegam em suas mãos.
Algumas dessas mulheres estão ocupando cargo público por honra, aprovada em concursos ou eleitas democraticamente pelo voto popular; outras estão ocupando cargos em várias esferas do poder, porque foram corruptas, compraram votos de aliados e outras barbáries que vemos acontecer em várias instituições, autarquias e departamentos, no país que se apresenta com sendo um dos mais corruptos do mundo, o Brasil.
Foto: Beliane, servidora na área de limpeza urbana para a Prefeitura de Jaraguá.

Nenhum comentário: