Sempre na minha mente e no coração...

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sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher... MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES

MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES

SOBRE EUA

A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento de ação feminista internacional que reúne grupos de mulheres e organizações que trabalham para eliminar as causas da pobreza e da violência contra as mulheres. Lutamos contra todas as formas de desigualdade e discriminação sofrida pelas mulheres. Nossos valores e nossas ações visam uma mudança política, econômica e social. Eles se articulam em torno da globalização da solidariedade, a igualdade entre mulheres, entre homens e mulheres, e entre os povos, o respeito e a valorização da liderança das mulheres e reforço das parcerias com outras mulheres e movimentos sociais ..

A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento de ação feminista internacional que reúne grupos de mulheres e organizações que trabalham para eliminar as causas da pobreza e da violência contra as mulheres. Lutamos contra todas as formas de desigualdade e discriminação sofrida pelas mulheres. Nossos valores e nossas ações visam uma mudança política, econômica e social. Eles se articulam em torno da globalização da solidariedade, a igualdade entre mulheres, entre homens e mulheres, e entre os povos, o respeito ea valorização da liderança das mulheres e reforço das parcerias com outras mulheres e movimentos sociais ...
Objectivos da Marcha Mundial...

A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) é um movimento de ação feminista internacional que reúne grupos e organizações de base que trabalham para eliminar as causas da pobreza e da violência contra as mulheres. Lutamos contra todas as formas de desigualdade e discriminação sofrida pelas mulheres. Seus valores e suas ações apontam para uma social, econômica e política e articulada sobre a globalização da solidariedade, a igualdade entre homens e mulheres, entre as próprias mulheres e entre os povos, o respeito e a reconhecimento da diversidade entre as mulheres, a multiplicidade de nossas estratégias, o aumento da liderança das mulheres e a força das parcerias entre as mulheres e outros movimentos sociais progressistas.

Nascido do desejo de reunir as mulheres do mundo em torno de um projeto comum, a marcha rapidamente se tornou um movimento formidável global, depois da organização da Marcha das Mulheres em 2000, quando o movimento deu às mulheres a oportunidade para demonstrar e ser ouvido em áreas raramente frequentava.

"Conseguimos, em 2000, que Rumble nossos passos e as nossas vozes, como raramente aconteceu, escrever a março.Para isso, usamos uma receita muito simples, eficácia comprovada, que é abrir espaços que permitam o diálogo entre as mulheres, em que eles podem contar suas vidas e encontrar o fio de agir em conjunto. É precisamente deste modo que cada um de nós, que temos vindo a fazer incursões nos últimos anos. Com a Marcha Mundial das Mulheres têm mais um passo para expandir redes de influência entre nós e fazer a nossa presença sentida alcançar ambos os tomadores de decisão que estão próximas a nossa, e aqueles, mais protegido de nossa análise, que estão em instituições como a ONU, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

Foi esse o nosso principal motivo para sair: aumentar o alcance e o impacto de nossa análise, uma análise que nos levou a querer reescrever as regras de condições políticas, sociais e econômicas que nos governam. O feminismo é um pensamento, um projeto social, uma alternativa, uma forma diferente de ver o mundo. Feminismo vai além da mera constatação de disparidades e da necessidade de permitir o acesso ao poder. Desfazer os sistemas que perpetuam o medo da diferença, alimentando o ódio das diferenças e justificar a violência, denunciar os sistemas que geram exclusão e aumento de dominação, estas são as razões que nos inspiram. '


A Marcha Mundial das Mulheres tem como objetivos:

Objectivo 1
Reforçar e manter um vasto movimento de solidariedade entre as mulheres e organizações de base para a Março constitui um gesto de afirmação das mulheres no mundo.

Meta n º 2
Para promover a igualdade e justiça para as mulheres e homens, entre mulheres e entre todos os povos.

Meta n º 3
Continuar a construir e fortalecer um processo de ampla educação popular, onde todas as mulheres podem analisar para si e para si, as causas de sua opressão, discriminação e suas possíveis alternativas.

Meta n º 4
Implementar demandas comuns e alternativas para os movimentos de mulheres no mundo, a nível local, as questões nacionais, regionais e internacionais em torno da pobreza e da violência contra as mulheres.

Meta n º 5 A
pressão política sobre os governos e instituições multilaterais políticos (ex. ONU), para fazer as mudanças necessárias para melhorar as condições e a qualidade de vida das mulheres em todo o mundo, incluindo uma política de desarmamento e resolução pacífica de conflitos, o fim de toda a impunidade e a corrupção, o uso do estupro como arma de guerra de ocupação, e presença militar estrangeira, bem como políticos bloqueios econômicos.

Meta n º 5 B
Rejeitar e denunciar internacionais financeiras, econômicas e militares (FMI, a OTAN, OMC, Banco Mundial, as corporações transnacionais, as agências que determinam as nossas lutas, etc) que as mulheres empobrecem e marginalizar e violência aumento para eles, e trabalhar com propostas alternativas institucionais.

Meta n º 6
Trazer para a população em geral, os outros setores dos movimentos da sociedade e social para apoiar e fazer as mudanças necessárias para melhorar a posição, as condições e a qualidade de vida das mulheres no mundo. Objetivo º 7 Desenvolver e implementar ações e propostas para as feministas denunciam corporações, instituições financeiras e econômicas e governos que promovem a exploração e degradação dos nossos recursos, mudanças climáticas e perda de biodiversidade. Lutar pela soberania na gestão dos nossos recursos ambientais que levam a um modelo de desenvolvimento que satisfaz as necessidades básicas das gerações presentes e futuras.Alvos em linha com as alterações feitas durante a sexta reunião internacional realizada em Lima 2-9 Julho de 2006.


Os valores que norteiam o projeto


Valor # 1
liderança da organização está nas mãos das mulheres.

Valor # 2
Todas as regiões do mundo compartilham a liderança da ação

Valor # 3
grupos de participantes ativos aderem às metas, valores e objetivos e do plano de ação global, mas são autônomos em contato para organizar ações em seus respectivos países.

Valor n º 4
Reconhecemos, respeito e valorização da diversidade (das realidades de mulheres, países, abordagens políticas e estratégias de ação) do movimento de mulheres.

Valor n º 5
A Marcha Mundial organizou a ação de massa, as atividades de educação popular, resistência e mobilização no. nacional, regional ou global Nós defendemos a não-violência, reconhecendo o direito à auto-defesa.


Classificações em conformidade com as alterações feitas durante a sexta reunião internacional realizada em Lima 2-9 Julho de 2006.


Onde é que a ideia de uma marcha mundial das mulheres?

A ideia de uma Marcha Mundial das Mulheres, em 2000, veio como um resultado de março das Mulheres Contra a Pobreza, realizada em Quebec em 1995. Iniciado pela Fédération des femmes du Québec, a marcha foi um enorme sucesso. Oitocentos e cinqüenta (850) mulheres, a maioria dos quais marcharam por 10 dias em setembro trazendo demandas econômicas, foram recebidos por 15 mil pessoas no final de sua viagem. A Marcha mobilizou todo o movimento feminista ganhou o apoio de vários setores da população.

A presença no Março de 1995, cerca de 20 mulheres nativas para os países do sul é essencial nos lembrou globalizar nossas solidariedades. Neste sentido, o Fórum Global de Pequim veio para confirmar que todo o mundo, as mulheres são mais determinado do que nunca para lutar por igualdade, desenvolvimento e paz. Foi no contexto deste fórum, que lançou a idé ia de uma marcha modestamente Mundial.

A constituição da rede começou em 1997. Em outubro de 1998, cerca de 140 representantes de 65 países reuniram-se em Montreal, convidado pela Comissão de Coordenação da marcha, composta pelos quebequenses. Neste encontro, dois temas principais foram adaptados para a Março: a eliminação da pobreza no mundo e a eliminação da violência contra as mulheres, que se articulam em 17 reivindicações globais. A marcha terá início em 08 de março de 2000 que termina em 17 de outubro de 2000, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Em 1998, ele também é um Comité de Ligação Internacional (CEI). Este Comitê, composto por 44 mulheres, deve assegurar a preparação de ações globais e encontra novamente em 1999.

Em 08 de marco de 2000 , ocorreu o lançamento oficial da Marcha Mundial das Mulheres em todo o mundo, durante uma conferência de imprensa a ter lugar em Montreal, com links para as mulheres em Nova York e Genebra.

Direitos de autor : CC BY-NC-SA 2.0 Última modificação 20/09/2006 04:43 PM


Este artigo está disponível em FrançaisInglês , Espanhol


 http://www.marchemondiale.org/qui_nous_sommes/objectifs/es
Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade...

Aprovada em 10 de dezembro de 2004, em Kigali, Ruanda, durante o V Encontro Internacional da Marcha, a Carta descreve o mundo que as mulheres querem construir a Marcha Global, um mundo baseado na liberdade, igualdade, solidariedade e paz.

Preâmbulo
Nós, mulheres, temos tempo marchar para denunciar e exigir o fim da opressão que nós, como mulheres submetidas à dominação, exploração, o egoísmo e a busca desenfreada por lucro injustiça criação, a guerra , conquistas e violência têm um fim.
Nossas lutas feministas e das nossas antepassadas em todos os continentes, nasceram novos espaços de liberdade para nós, nossos filhos, nossos filhos, para todas as meninas e meninos que, depois de nós, caminharão sobre a terra.
Estamos construindo um mundo no qual a diversidade é uma vantagem individualidade, como o enriquecimento coletivo onde um fluxo de troca sem barreiras, onde a palavra, músicas e sonhos florescer. Este mundo vai considerar o indivíduo como um dos tesouros mais preciosos. Um mundo em que reinam, equidade, liberdade, solidariedade, justiça e paz. Um mundo que, com a nossa força, somos capazes de criar.
As mulheres constituem mais de metade da humanidade. Damos a vida, o trabalho, o amor, criar, lutar, estamos distraídos.Atualmente, realizar a maioria das tarefas essenciais à vida e à continuidade desta humanidade. No entanto, nossa posição na sociedade permanece subvalorizada.
A Marcha Mundial das Mulheres, da qual fazemos parte, o patriarcado como sistema de opressão das mulheres e o capitalismo como sistema de exploração de uma imensa maioria de mulheres e homens por uma minoria.
Estes sistemas se reforçam mutuamente. Eles constroem e combinar com o racismo, o sexismo, a misoginia, a xenofobia, a homofobia, o colonialismo, o imperialismo, escravatura e do trabalho forçado. Eles formam a base de fundamentalismo que impedem as mulheres e homens para ser livre. Geram pobreza, exclusão, violam os direitos humanos, principalmente das mulheres e colocou a humanidade e o planeta em risco.
Rejeitamos este mundo!
Propomos-nos a construir um outro mundo onde a exploração, a opressão, a intolerância e a exclusão não existem mais, onde integridade, diversidade, direitos e liberdades de todos e cada um sejam respeitados.
Esta Carta baseia-se nos valores da liberdade, igualdade, solidariedade, justiça e paz.
IGUALDADE
Declaração 1. Cada pessoa humana e todos os povos são iguais em todas as áreas e em todas as sociedades têm igual acesso à riqueza, terra, emprego digno, meios de produção, moradia adequada, qualidade da educação , à formação, à justiça, à uma saudável, serviços de saúde adequados e nutritivos e mentais, a segurança na velhice, um ambiente saudável, à propriedade, à representação política e decisão decisão, energia, água limpa, ar limpo, ao transporte, às técnicas, informação, mídia,, lazer, cultura, descanso, tecnologia e ciência.
Afirmação 2. Nenhuma condição humana ou a vida justifica a discriminação.
Reivindicação 3. Nenhum costume, tradição, religião, ideologia do sistema, econômica ou política justifica colocar uma pessoa em uma posição de inferioridade, ou permitir atos que ponham em risco a sua dignidade e física e psicológica.
Instrução 4. Antes de ser cônjuges, companheiros, esposas, mães e trabalhadoras, as mulheres são cidadãos plenos.
Afirmação 5. Todos os não remunerados, chamadas tarefas femininas que garantem a continuidade da vida e da sociedade (cuidados domésticos, de meninas e crianças, parentes) são atividades econômicas que criam riqueza e devem ser valorizados e compartilhados.
Afirmação 6. O comércio entre os países é justo e não é prejudicial para o desenvolvimento dos povos.
Afirmação 7. Cada pessoa tem acesso a um trabalho justo de remuneração, condições seguras e saudáveis ​​que lhe permite viver com dignidade.

LIBERDADE
Declaração 1. Todos os seres humanos gozem de liberdade de todas as formas de violência. Nenhum ser humano pertence a outro, nem pode ser mantido em escravidão ou forçada a se casar, nem sofrem trabalho forçado, ou traficadas, exploradas sexualmente.
Afirmação 2. Cada pessoa tem as liberdades individuais e coletivas que garantam a sua dignidade, em particular: a liberdade de pensamento, consciência, crença, de religião, de expressão, de opinião, de viver a sua sexualidade com liberdade e responsabilidade de escolher a pessoa que você quer compartilhar sua vida, de votar, de ser eleito ou escolhido para participar na vida política, de associação, de reunião, de sindicatos, de manifestação, de escolher a sua residência, nacionalidade, estado civil, escolaridade, escolhendo e exercer a sua profissão, sua maneira de mover-se, para dispor de sua pessoa e bens, para escolher a sua língua de comunicação, respeitando as línguas minoritárias e decisões coletivas sobre o uso da língua e trabalhar, para informar, cresceu, para trocar idéias e acesso à tecnologia da informação.
Reivindicação 3. As liberdades são exercidas em um ambiente de tolerância e respeito pelas opiniões dos outros, e dentro dos parâmetros democráticos e participativos. Elas envolvem responsabilidades e deveres para com a comunidade.
Instrução 4. As mulheres são livres para tomar decisões sobre o que nossos corpos, nossa sexualidade e as preocupações de fertilidade, e escolha sobre se de tê-los filhas ou filhos.
Afirmação 5. Apenas em um ambiente de liberdade e democracia, a igualdade pode ser exercido.
SOLIDARIEDADE
Declaração 1. Promove a solidariedade internacional entre as pessoas e os povos livres de qualquer tipo de manipulação e influência.
Afirmação 2. Todos os seres humanos são interdependentes e compartilhar a responsabilidade e o desejo de viver juntos, para construir uma sociedade generosa, justa e equitativa, baseada nos direitos humanos, livre da opressão, exclusão, discriminação, intolerância e violência.
Reivindicação 3. Recursos naturais, bens e serviços necessários para a vida de cada um e todos são de qualidade, público e todas as pessoas têm acesso a eles de forma igual e justa.
Instrução 4. As pessoas que gerenciam os recursos naturais encontrados em seus territórios e para respeitar o meio ambiente e garantir a sua preservação e sustentabilidade.
Afirmação 5. A economia está a serviço da sociedade e aqueles que compõem e centra-se na produção e comércio de riqueza socialmente útil, que são distribuídos entre todos os povos, principalmente garantir o bem-estar da comunidade, eliminando a pobreza e garantir um equilíbrio entre o interesse público e os interesses individuais. É uma economia que garante a soberania alimentar. Não busca o exclusivo de lucro, sem satisfação social ea acumulação privada dos meios de produção, da riqueza, da terra, do capital, ou a concentração de tomada de decisão nas mãos de determinados grupos ou pessoas determinadas.
Afirmação 6. A contribuição de todos e de cada sociedade é reconhecida e traduzida em direitos sociais, qualquer que seja o papel que ocupam.
Afirmação 7. A modificação genética é controlada. Sem direitos de propriedade sobre a vida e do genoma humano. Ela proíbe a clonagem humana.
JUSTIÇA
Declaração 1. Todas as pessoas, independentemente do seu país de nacionalidade, origem e local de residência são considerados cidadãos com pleno gozo e exercício de seus direitos humanos (social, econômica, política, civil, cultural, sexual, reprodutivo e ambiental) dentro de uma. igualitária, justa e verdadeiramente democrática
Afirmação 2. A justiça social é baseada na redistribuição equitativa da riqueza para eliminar a pobreza limite de riqueza, e garantir a satisfação das necessidades básicas da vida que procuram melhorar o bem-estar de todas as pessoas.
Reivindicação 3. Ela garante a integridade e bem-estar de todos, que proíbe a tortura, o tratamento humilhante e degradante. Agressão sexual, estupro, mutilação genital feminina, a violência contra as mulheres, tráfico específica sexo e tráfico de seres humanos são considerados crimes contra a pessoa e contra a humanidade.
Instrução 4. Estabelecimento de um sistema judicial acessível, equitativa, eficiente e independente.
Reivindicação 5: Cada pessoa goza de proteção social necessária para garantir o acesso à alimentação, aos cuidados de saúde decente, educação, habitação e de informações, segurança na velhice e tem acesso a uma renda suficiente para viver.
Afirmação 6. Serviços de saúde e serviços sociais são públicos, qualidade, acessível e livre para todos os tratamentos, todas as pandemias, particularmente o HIV.
PAZ
Declaração 1. Todos os seres humanos vivem em um mundo de paz. A paz é da igualdade de gênero  igualdade social, econômica, política, legal e cultural, do respeito pelos direitos humanos, erradicação da pobreza, garantindo que cada um e todos uma vida digna, livre de violência, onde todos têm um emprego e recursos suficientes para alimentar, abrigar, vestir e educar-se, ser protegido na velhice, ter acesso a cuidados necessários.
Afirmação 2. Tolerância, diálogo, respeito à diversidade são garantes da paz.
Reivindicação 3. Que exclui todas as formas de dominação, exploração e exclusão por uma pessoa sobre a outra, de um grupo sobre outro, de uma minoria sobre uma maioria de uma maioria sobre uma minoria de uma nação sobre outra.
Instrução 4. Todos os seres humanos têm direito a viver em um mundo sem guerra e conflito armado, ocupação estrangeira e base militar. Ninguém tem o direito sobre a vida ou a morte de pessoas ou povos.
Afirmação 5. Nenhum costume, tradição, ideologia do sistema, econômico ou político, que justifica a violência.
Afirmação 6. Conflitos, seja armada ou não, entre os países, comunidades ou povos são resolvidos através da negociação, para chegar a soluções pacíficas, justas e equitativas a nível nacional, regional e internacional.
CHAMADA
Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade convida todas as mulheres e todos os homens, a todos os povos oprimidos do mundo para proclamar seu poder individual e coletiva para transformar o mundo e mudar radicalmente os laços que os unem para desenvolver relacionamentos baseada na igualdade, liberdade, paz, solidariedade e justiça.
Apela a todos os movimentos sociais e todas as forças da sociedade para agir de forma que os valores que defendemos na presente Carta pode ser efetivamente implementada e que as instâncias de poder político a tomar todas as medidas necessárias para sua implementação.
É um chamado à ação para mudar o mundo. Há uma urgência!
Nada na presente Carta poderá ser interpretado ou utilizados para qualquer opinião ou realização de atividades contrárias ao espírito da Carta. Os valores defendidos aqui formam um conjunto e são iguais em importância, interdependentes e indivisíveis; seu lugar na Carta é intercambiável.
O que é a Marcha Mundial das Mulheres?
A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento composto por grupos de mulheres de orientação étnica, cultural, religiosa, política, classe, idade e sexual diferente. Em vez de separar, esta diversidade nos une em uma solidariedade mais global.
Em 2000, como a Marcha Mundial das Mulheres, elaborou uma plataforma política que continha 17 reivindicações específicas, a fim de eliminar a pobreza no mundo, fazendo com que a distribuição da riqueza, erradicar a violência contra as mulheres e obter o respeito pela sua integridade física e moral. Nós transmitir essas demandas ao FMI responsável, o Banco Mundial e as Nações Unidas, da qual ainda não recebemos uma resposta. Ele também deu às pessoas e autoridades eleitas e os líderes de nossos países
Desde então continuar, incansavelmente, defendendo nossas reivindicações. Propor alternativas para a construção de um outro mundo. Trabalhamos ativamente dentro dos movimentos sociais globais e nacionais, enquanto ainda aprofundar a reflexão sobre o lugar e que as mulheres ocupam na sociedade.
Com esta Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade e as ações que virão reiterar que um outro mundo é possível, um mundo cheio de vida, esperança, um mundo em que é agradável para se viver. Declaramos nosso amor por esse outro mundo, sua diversidade e beleza.

Direitos de autor : CC BY-NC-SA 2.0 Última modificação 24/03/2006 10:39 Este artigo está disponível em Français , Inglês , Espanhol 


sexta-feira, 7 de março de 2014

Cidade egípcia engolida pelo mar é redescoberta depois de 1.200 anos: fotos

Cidade egípcia engolida pelo mar é redescoberta depois de 1.200 anos: fotos

Modelo computacional de como teria sido a cidade no seu tempo
Modelo computacional de como teria sido a cidade no seu tempo
Arqueólogos redescobriram uma cidade egípcia envolta em mitos, engolida pelo Mar Mediterrâneo e enterrada na areia e na lama por mais de 1.200 anos.
Conhecida como Heracleion para os antigos gregos e Thonis para os antigos egípcios, a cidade foi encontrada em 2000 pelo arqueólogo subaquático francês Franck Goddio e sua equipe do Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática, depois de um levantamento geofísico de quatro anos.
As ruínas da cidade perdida estavam 9,4 metros abaixo da superfície do Mar Mediterrâneo, em Aboukir Bay, perto de Alexandria. Vários artefatos surpreendentemente bem preservados foram recuperados, e contam um pouco da história do povo que lá viveu.
Esta estela foi ordenada pelo faraó Nectanebo I, que viveu entre 378 e 362 aC. É quase idêntica à estela de Náucratis, que fica no Museu Egípcio do Cairo
Esta estela foi ordenada pelo faraó Nectanebo I, que viveu entre 378 e 362 a C. É quase idêntica à estela de Náucratis, que fica no Museu Egípcio do Cairo
A deusa Ísis era adorada como mãe e esposa, bem como patrona da natureza e da magia
A deusa Ísis era adorada como mãe e esposa, bem como patrona da natureza e da magia

Porto da era clássica

Durante a escavação de 13 anos de Thonis-Heracleion, emocionantes descobertas arqueológicas ajudaram a descrever uma cidade antiga que não era apenas um centro comercial internacional vital, mas, possivelmente, um importante centro religioso.
A pesquisa sugere que Thonis-Heracleion serviu como uma porta de entrada obrigatória para o comércio entre o Mediterrâneo e o Nilo.
Até o momento, 64 naufrágios e mais de 700 âncoras foram descobertos a partir da lama da baía. Outros achados incluem moedas de ouro, pesos de Atenas (que nunca foram encontrados em um site egípcio) e tábuas gigantes inscritas em egípcio e grego antigos. Os pesquisadores pensam que esses artefatos apontam a proeminência da cidade como um centro de comércio movimentado.
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Também foi analisada uma variedade de artefatos religiosos na cidade submersa, incluindo esculturas de pedra de cerca de 5 metros de altura, que provavelmente adornaram o templo central da cidade, e sarcófagos de pedra calcária que se acredita terem contido animais mumificados.
Uma das descobertas mais importantes na área do templo foi esta capela monolítica, pois serviu como uma chave para identificar o resto da cidade
Uma das descobertas mais importantes na área do templo foi esta capela monolítica, pois serviu como uma chave para identificar o resto da cidade
Os pesquisadores descobriram uma estátua de 5,4 m que representa o deus Hapi, que era o deus das inundações do Nilo e um símbolo da fertilidade e da abundância. A estátua decorava o templo de Heracleion
Os pesquisadores descobriram uma estátua de 5,4 m que representa o deus Hapi, que era o deus das inundações do Nilo e um símbolo da fertilidade e da abundância. A estátua decorava o templo de Heracleion
Especialistas se maravilharam com a diversidade de objetos localizados e com o quão bem eles estavam preservados. “A evidência arqueológica é simplesmente impressionante”, disse Sir Barry Cunliffe, arqueólogo da Universidade de Oxford (Reino Unido).
Apesar de toda a excitação sobre a escavação, um mistério sobre Thonis-Heracleion permanece em grande parte sem solução: por que exatamente a cidade afundou?
A equipe de Goddio sugere que o peso de grandes construções em uma região de barro e solo de areia pode ter feito a cidade afundar após um terremoto. Segundo Goddio, pode levar mais 200 anos antes de os cientistas descobrirem todos os segredos da cidade perdida.[HuffingtonPostSFRIBT]
Mergulhadores inspecionaram uma estátua de um faraó de 5 metros de altura. Feita de granito vermelho, foi encontrada perto do templo em Thonis-Heracleion
Mergulhadores inspecionaram uma estátua de um faraó de 5 metros de altura. Feita de granito vermelho, foi encontrada perto do templo em Thonis-Heracleion
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NEFERTITI REVELADA - DOCUMENTÁRIO (DISCOVERY)

NEFERTITI REVELADA _ DOCUMENTÁRIO (DISCOVERY)


publicado em cinema por  // 16 jan 2014

Após cerca de 3 mil anos uma múmia é achada juntamente com dois outros corpos escondidos no Vale dos Reis e pequenos detalhes mostram que aquela múmia esquecida, mutilada e saqueada era de Nefertiti, a mais bela mulher já vivente no Egito antigo e a única mulher que foi enterrada como um faraó devido ao seu poder em vida, uma verdadeira afronta aos deuses.

Partindo para o Egito, terra dos faraós, o Mar morto banha o mar vivo de saberes e crença de um povo que ainda não conhecemos toda a grandeza de sua cultura e mistério. Pirâmides, esfinges, invasões bárbaras, faraós, escravidão, deuses... Uma infinidade de fatos que ainda não estão disponíveis para a nossa compreensão. O rei Narmer fundou um reino unificado e estabeleceu a primeira de uma sequência de dinastias a cerca de 3150 a. C. Gostaria muito de poder me estender, mas este post possui um outro foco.
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Nefertiti Revelada: A Discovery possui uma série de documentários maravilhosos que tratam a respeito do Egito, mais precisamente sobre estudos feitos com múmias encontradas no Vale dos Reis, assim descrevem todo o período e tudo, até que cheguem a decifrar quem seria o tal (ou não).

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Um de meus preferidos chama-se “Nefertiti Revelada”, este episódio trata a respeito de uma múmia encontrada no Vale dos Reis e que passou a se supor que fosse da rainha Nefertiti, esposa de Amen-hotep (o futuro Akhenaton). Nefertiti e Akhenaton reinaram durante a XVIII dinastia e ambos dedicaram-se a criação de uma nova capital do Egito, chamada Aton, que seria em homenagem ao deus Sol. Este feito foi o causador de todos os problemas que ocorreram durante o reinado de Akhenaton, pois ambos tinham o propósito de criar uma sociedade monoteísta que cultuasse o deus Sol em um Egito totalmente politeísta. Akhenaten,_Nefertiti_and_their_children.jpg
Segundo a lenda, o Egito nunca possuiu uma mulher tão bela. Nefertiti significava “perfeita” e sua imagem foi moldada esculpida por todo o Egito, porém a história de Nefertiti foi desaparecendo da história, sendo apagada a todo custo para não deixar qualquer rastro. O que Nefertiti teria feito de tão grave? A maioria dos bustos encontrados possuía a face quebrada, isto era um indício de uma maldição, onde a mulher que morreu não poderia ter qualquer contato verbal com um deus, o corpo deveria ser todo mutilado para que os deuses não viessem a conhecer quem ela foi em vida.
Após cerca de 3 mil anos uma múmia é achada juntamente com dois outros corpos escondidos no Vale dos Reis e pequenos detalhes mostram que aquela múmia esquecida, mutilada e saqueada era de Nefertiti, a mais bela mulher já vivente no Egito antigo e a única mulher que foi enterrada como um faraó devido ao seu poder em vida, uma verdadeira afronta aos deuses.
A Dra. Joann Fletcher é uma egiptóloga, especialista em mumificação na Universidade de York, Inglaterra, comandou a expedição que desenterrou a suposta Nefertiti de uma câmara secreta que fica na tumba KV 35, no Vale dos Reis, em Luxor.
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(Nefertiti seria a última à esquerda, observe a face parcialmente destruída)
joan-fletcher-02.jpg
Principais comprovações para mostrar que a múmia abandonada não era um indigente, mas uma pessoa pertencente à nobreza:
Orelha com dois furos: diz à história que apenas duas mulheres usaram orelhas com dois furos no Egito antigo, uma delas era Nefertiti, esta era uma “vaidade” apenas para mulheres que tivessem o mais alto escalão de nobreza e poder.
Cabeça raspada: a realeza egípcia possuía a cabeça raspada (acreditem, mas Cleópatra era carequinha), isto evitava o calor e o desconforto causado por parasitas. Mas o principal motivo da cabeça raspada era devido ao uso da tiara real a nobreza usava.
Peruca: foi encontrada uma peruca junto ao túmulo de uma das múmias, isto chamou à atenção de Joanne Fletcher que a identificou as perucas de estilo núbio utilizadas no tempo de Akhenaton. Para Fletcher, especialista em cabelos, esta peruca foi usada por Nefertiti. Estas perucas eram feitas com os cabelos dos povos conquistados durante este período.
Crânio deformado: a múmia possuía uma depressão no crânio, provavelmente pelo uso da tiara real que Nefertiti usava.
Braço falso: os cientistas descobriram que o braço direito estava dobrado, ainda segurando um cetro real. Só faraós e rainhas tinham o direito de serem sepultados nessa posição. Porém havia um braço falso junto ao corpo, para demonstrar que o corpo era de qualquer pessoa.
Face destruída: como já disse anteriormente, tudo o que fazia referencia a Nefertiti na História foi tentado ser apagado, e a maioria do que resta hoje são obras destruída, principalmente a face, pois ela era bela demais e causaria inveja nas deusas, assim como teve seu maxilar quebrado para não contar aos deuses quem era.
No final do vídeo uma simulação digital reconstitui a face de Nefertiti a partir de várias tomografias e raios-X tirados da múmia encontrada, o resultado é extremamente semelhante às imagens que temos de Nefertiti. Nefertiti1 (1).jpg
Muitos foram os pontos positivos para indicar que esta múmia seria de Nefertiti, porém um tirou as esperanças do estudo... A múmia foi identificada como sendo de uma mulher de vinte e cinco anos, o que torna pouco provável tratar-se de Nefertiti... No entanto estudos mais recentes mostraram que a múmia pode ser de uma mulher de até 35 anos, o que reanimou os pesquisadores. Após o estudo a tumba foi novamente fechada para evitar que as intempéries e invasores comprometam a integridade doas múmias.
Assista "Nefertiti Revelada" na íntegra:
VER VÍDEO:

Nefertiti Revelada


Um desenho meu de Nefertiti...Amanda_comp_grad.jpg

quinta-feira, 6 de março de 2014

Significado de Zen

Significado de Zen


O que é Zen:

Zen é um nome japonês da tradição Chan que surgiu na China e junta as suas origens ao Budismo. A pratica do Zen é um tipo de meditação contemplativa que visa levar aquele que pratica a uma experiência direta da realidade.
O termo zen também é muito utilizado por pessoas que procuram levar uma vida tranquila, não necessariamente que sejam adeptas ao budismo, mas que procuram evitar problemas e manter sempre a mente tranquila. Zen já foi um termo "de momento", era muito utilizado quando alguém ficava nervoso, então outros diziam que a pessoa tinha que ficar zen.

Zen na Escola Japonesa

O Zen na escola japonesa divide-se em duas escolas. A escola Soto que dá ênfase a meditação silenciosa, e a escola Rinzai que faz uso de enigmas ou charadas. O Zen é uma das escolas budistas mais conhecidas no ocidente. As raízes da escola Zen vêm do budismo indiano, que refere o estado de concentração, da pratica meditativa.
São Paulo possui uma Escola Soto, que se localiza no bairro da Liberdade, onde existe a maior colônia japonesa do Brasil e, a maior população de japoneses fora do Japão.

Budismo

O Zen é um ramo da tradição budista, e baseia-se fundamentalmente nos ensinamentos de Buda, porém, através de sua história, o Zen também foi recebendo influências das diversas culturas dos países por onde passou. O Budismo é uma religião devotada a condicionar a mente de maneira a leva-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade.
A tradição Zen possui várias lendas que são contadas de geração para geração, e que fazem parte dos folclores chineses e japoneses. O Zen-Budismo tem origem no Sermão da Flor, quando Buda juntou seus discípulos para um discurso, e apanhando uma flor eles tentaram interpretar seu significado, mas não conseguiram entender corretamente que significava “sabedoria”.

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Significado de Yin Yang

Ying e  Yang

O que é Yin Yang:

Yin Yang é um princípio da filosofia chinesa, onde yin e yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão sendo representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade. A luz, que é uma energia luminosa e apresenta-se de maneira muito intensa, é o yang, e a luz  muito fraca, é o yin.  Segundo os chineses, o mundo é composto por forças opostas e achar o equilíbrio entre elas é essencial.
Alguns autores descrevem como a lua e o sol, o homem e a mulher, mas são definições equivocadas. A filosofia chinesa é composta basicamente da energia, negativa e positiva. As duas esferas dentro do símbolo simbolizam a idéia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto.
No mundo das tatuagens, o símbolo do yin yang é dos mais populares, dado que representa o equilíbrio.

Significado de Yin

Ying é o princípio passivo, feminino, noturno, escuro e frio. Ele fica do lado esquerdo da esfera, na cor preta.

Significado de Yang

Yang é o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso e quente. Está representado pelo lado direito da esfera, na cor branca.

Yin Yang Yo!

Yin Yang Yo! é um desenho animado americano produzido pela Walt Disney Pictures e Jetix Animation Concepts, criado por Bob Doyle e Steve Marmel. Este desenho foi transmitido pela primeira vez nos Estados Unidos no dia 4 de setembro de 2006 e no Brasil no dia 18 de Dezembro do mesmo ano.

Yin Yang Yo! conta as aventuras de dois coelhos gêmeos chamados Yin e Yang, que se preocupam mais em brigar um com o outro em vez de praticarem artes marciais. Mas quando os dois não estão lutando entre si, eles têm como missão defender o mundo de forças malignas. Para isso contam com a ajuda do mestre Yo, um panda de idade avançada, rabugento e cheio de sabedoria, que tenta treinar os irmãos na arte do Woo-Foo, para que sejam fortes guerreiros.
Significado de Brahma 

O que é Brahma:

Brahma ou Brama é um Deus da religião hindu, considerado o criador do universo, dos deuses e do conhecimento. Brahma é representado com quatro cabeças e quatro braços e aparece sentado em um cisne.
Na religião hindu, Brahma é o primeiro Deus da Trimúrti, uma trindade do hinduísmo. Brahma possui quatro cabeças pois, ao criar a Deusa do conhecimento, ela corria para todos os lados e para cada lado que ela corria nascia uma cabeça, o que significa todas as direções do conhecimento.
Brahma é o nome de uma cerveja, criada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 1888, pela Companhia Cervejaria Brasileira.  A Brahma é uma marca de cerveja muito consumida no Brasil e em diversos países. A empresa foi adquirida pelo grupo Ambev. A cerveja está presente em mais de 15 países no mundo todo, como Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra, China, Holanda  etc.
Brahma é também o nome de uma raça de galinha asiática, originária da Índia.

SIGNIFICADO ESOTÉRICO DOS SÍMBOLOS NAS MADALAS

SIGNIFICADO ESOTÉRICO DOS SÍMBOLOS NAS MADALAS

Ao analisar algumas Mandalas Artesanais, é possível verificar a presença de muitos símbolos conhecidos e que juntos criam uma vibração própria, mas que, individualmente estão inseridos em uma simbologia universal.
A seguir, a simbolgia esotérica de algumas formas muito utilizadas:

Círculo

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Arquétipo da totalidade e da eternidade. Representa a perfeição divina e perpetuidade de Deus. O círculo ou disco é emblema de tipo solar. Junto à roda e à esfera, simboliza também o dinamismo psíquico, o mundo manifestado, a unidade interna da matéria, tudo que é preciso e regular; a harmonia universal. Simples: o infinito, o universo, a totalidade; com ponto no cento: a primeira manifestação do princípio criativo divino; dividido (por uma reta horizontal): a primeira divisão do Princípio Divino em duas polaridades opostas e complementares (masculina e feminina); com cruz no interior: o momento da criação, quando o princípio masculino impregna o feminino; com triângulo no interior: o princípio espiritual ou ternário dentro da totalidade; com quadrado no interior: o princípio material ou quaternário dentro da totalidade.

Coração

Um dos mais importantes e universais símbolos esotéricos. Verdadeira sede da inteligência, já que a ele corresponde o cálido e luminoso Sol (ao cérebro corresponde a luz fria e refletida da Lua). Por outro lado, a importância do amor, na mística, reside no fato de que ele se expressa por meio do coração. Amar é acionar a força de um centro (o coração), o qual estimula e impulsiona os outros centros. Dessa forma, o coraçãosímbolo magno do amor, iluminação espiritual e felicidade.

Cruz

Em todas as culturas, seu significado arquetípico é o da união dos opostos: o eixo vertical (masculino) e o eixo horizontal (feminino). No cristianismo, é o emblema máximo. Para a teosofia, traz a idéia do homem regenerado, aquele que conseguiu integrar harmoniosamente suas duas partes e que, “crucificado” como mortal, renasce como imortal. Na simbologia rosa-cruz, evoca os quaro reinos da natureza. Como símbolo da “Árvore da Vida”, representa o “eixo do mundo”: a ponte ou escada através da qual a alma pode chegar a Deus.

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Espiral

Um dos mais importantes símbolos universais, a espiral representa o arquétipo do cosmos, e simboliza o processo evolutivo do universo. No sistema hieroglífico egípcio, a espiral denota as formas cósmicas em movimento, ou a relação entre a unidade e a multiplicidade, entre o centro e o círculo.

Pentagrama

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Símbolo de Vênus, rege o feminino. (Observando o céu e anotando a posição da “Estrela Matutina” durante 8 anos, o traçado do chamado “período sinódico” de Vênus forma um Pentagrama [período sinódico é o tempo que um planeta leva para retornar a uma mesma posição em relação ao sol por um observador na Terra observe o desenho ao lado).

Também é símbolo do microcosmo, revelando a sua analogia e identidade com o universo ou macrocosmo. Suas cinco pontas representam: a superior, a cabeça, as laterais, os dois braços; as inferiores, as duas pernas. Esta é uma postura que procura refletir, em termos de estado de consciência, um equilíbrio ativo e a capacidade de compreensão que deve possuir cada homem para transformar a si mesmo num centro irradiante de vida “como uma estrela no firmamento”. Esta figura geométrica pentagonal representa também um cânone estético arquetipal denominado “divina proporção”. Como fonte de luz e inspiração celestial, a estrela de cinco pontas é considerada, esotericamente, emblema do princípio inspirador do bem, do verdadeiro e do belo, tanto no mundo como no homem.

Denis Santos Mandala Mystica Pentagrama1 300x300 Significado esotérico dos símbolos nas MandalasLuiza Senna - Mandala 292 - Margaridas

Flor

Em muitas escolas esotéricas a flor simboliza a fugacidade das coisas, a beleza e a primavera. No Oriente, pela sua forma mais comum, a flor representa também os “centros energéticos espirituais”, os chacras. O conceito da “flor de ouro”, na mística chinesa, é um símbolo transcendental taoísta que alude à vitória espiritual.

Labirinto

O centro do labirinto representa a consciência superior, a realidade absoluta, a imortalidade, a divindade; os caminhos tortuosos que vedam quase completamente o seu acesso simbolizam as provas e dificuldades pelas quais deve passar todo aquele que pretende chegar até o “centro de si mesmo”, ou seja, a consciência superior. O simbolismo do labirinto está ligado ao simbolismo da espiral. Nesse sentido, o centro, ou ponto inicial interno da espiral, representa o princípio único, imóvel. As curvas da espiral simbolizam o universo manifestado em constante movimento.

Hexagrama

Denis Santos Mandala Mystica Hexagrama 300x297 Significado esotérico dos símbolos nas Mandalas

Símbolo universal do espírito. Esotericamente, a aparição de uma estrela simboliza o aparecimento de uma possibilidade de realização espiritual.

Números

O número de ordem pelo qual o mundo existe. O número implica forma, som e vibração, e subjaz na raiz do universo manifestado. Junto com as proporções harmônicas, dirige as primeiras diferenciações da substância homogênea em elementos heterogêneos e põe limite à mão formativa da natureza. Os números representam “idéias-forças”, cada um com forma, sentido, individualidade e caráter próprios, e a numerologia (ciência dos números) contém a chave de todo o sistema esotérico. Esta chave é aplicável a todo o universo, tanto às hierarquias criadoras como ao homem e ao mundo.

O significado simbólico dos números está ligado à seqüência numérica:

Zero – a eternidade, o “não ser”; oposto e reflexo da unidade, representa tudo que existe em estado latente e potencial.
Um  o princípio ativo, o Sol ou a primeira manifestação da energia criadora. Representa também a unidade espiritual.
Dois  o pólo feminino (a Divina Mãe) em contraste com o número um (o Divino Pai).
Três  a síntese espiritual, representando a tríade divina no processo de sua manifestação.
Quatro – símbolo da terra, da situação humana, dos quatro elementos da natureza, das quatro estações do ano e dos quatro pontos cardeais.
Cinco – o número do homem, o quinto elemento agindo sobre os quatro elementos da matéria.
Seis  o equilíbrio, a união do espírito e da matéria; a união dos triângulos positivo e negativo, formando a estrela de seis pontas.
Sete o número da ordem perfeita, resultado da união do ternário (espiritual) e do quaternário (material).
Oito símbolo do Logos ou do poder criativo universal e do equilíbrio dinâmico entre as duas forças opostas (masculina e feminina).
Nove – o número simbólico da humanidade e o número-raiz do presente estado de evolução humana.
Dez o retorno à unidade e, ao mesmo tempo, a união final e o recomeço. É a totalidade do universo.
Onze  símbolo da transição, de excesso e de perigo.
Doze símbolo da ordem cósmica e da salvação.
Treze – morte e renascimento, mudança e retomada após o final.

Om

Sílaba sânscrita, hinduísta, de invocação, afirmação e bênção solene. É composta de três letras: a-u-m, que simbolizam os três vedas principais e os três níveis de consciência, de acordo com a concepção hindu. É também símbolo monossilábico da Trimurti (a tríade hinduísta, composta de Brahma, Shiva e Vishnu). O om é considerado o mais importante de todos os mantras (palavras ou sons que contêm poder mágico ou espiritual), e seu valor está contido tanto na própria ideia que representa como no seu poder fonético ou vibracional.
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Ouroboros

Importantíssimo símbolo esotérico, cuja origem se perde no tempo, e que é representado por uma serpente que morde a própria cauda, significando que “todo começo contém em si o fim, e todo fim contém em si o começo”. No seu sentido mais geral, o ouroboros é símbolo do tempo e da continuidade da vida. Pela sua forma circular, representa também o movimento perpétuo e de trajetória circular ou curva que caracteriza toda manifestação no universo. É emblema ainda do caráter cíclico de toda manifestação.

Pirâmide

O estudioso Cirlot informa que existe uma aparente contradição no simbolismo da pirâmide. Em primeiro lugar, nas culturas megalíticas e no primitivo folclore europeu, a pirâmide simboliza a terra em seu aspecto maternal. As próprias modernas árvores de Natal, herdeiras de uma antiqüíssima tradição, expressam, com sua forma piramidal, a dupla idéia de morte e imortalidade (ambas associadas ao conceito da Grande Mãe, a Terra). Por outro lado, a pirâmide de pedra, arquitetada com uma regular exata forma geométrica, corresponde ao elemento fogo, masculino, em todas as culturas antigas do Oriente. A interpretação mais completa a respeito do simbolismo da pirâmide foi dada por um outro estudioso, Marc Saunier. Ele sugeriu que a pirâmide é uma síntese de diferentes formas, cada uma delas com uma significação própria. A base da pirâmide é quadrada e representa a Terra (os quatro elementos da natureza). O ápice é “o ponto final” e o “ponto inicial” de todas as coisas, o “centro místico”, a divindade. Estabelecendo a ligação entre a base e o ápice, estão as faces triangulares da pirâmide, simbolizando o fogo como revelação divina e como princípio da criação. Conseqüentemente, a pirâmide é interpretada como um símbolo que expressa a totalidade do trabalho em seus três aspectos essenciais.

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Quadrado

Símbolo da matéria e da passividade. Seus lados representam os elementos da natureza (água, fogo, terra e ar) ou os quatro pilares da sabedoria humana (ciência, religião, filosofia e arte).

Roda

Símbolo universal, complexo, e de origem tão antiga quanto o próprio homem. Seu sentido mais arquetipal está relacionado com os fenômenos das forças cósmicas em movimento. O símbolo taoista chinês do Yin-Yang está relacionado com o significado da roda e a doutrina do Tao exprime que “o sábio perfeito é aquele que alcançou o ponto central da roda e permanece assim unido ao centro invariável”.

Roda da Vida

Um dos mais freqüentes símbolos do budismo tibetano, onde é usado em pinturas e em diagramas desenhados ou gravados. Representa a série de nascimentos, mortes e renascimentos do homem, mostrando, no círculo exterior, as fases da vida humana, causas do renascimento (lei do carma).

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Rosa

Possivelmente a mais importante das flores simbólicas para o homem ocidental. Exprime o desenvolvimento do espírito, e está identificada com todas as expressões que denotam tal significado. A rosa está associada à ideia de regeneração, fecundidade e pureza.

Selo de Salomão

Duplo triângulo eqüilátero entrelaçado, ou então a estrela de seis pontas. Este símbolo é freqüentemente representado com um triângulo de cor branca e outro de cor negra.
Trata-se de um diagrama de profunda significação oculta, simbolizando, entre outras coisas, a união do espírito com a matéria.

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Sol

Ponto focal de nosso sistema planetário, o Sol é símbolo material-espiritual por excelência da divindade. Sua luz pode ser considerada como a manifestação visível do Deus criador, sustentador e conservador de todas as formas de vida. O Sol é também emblema do Ser Real Interno de cada homem, da vitalidade, da vontade e dos sentimentos nobres como a lealdade.

Traço

Um dos símbolos gráficos básicos. Vertical: o princípio ativo (masculino) ou dinâmico; horizontal: o princípio passivo (feminino) ou estático.

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Triângulo

Esta figura geométrica tem importante valor simbólico em muitas religiões e escolas esotéricas, representando a Trindade divina: a harmonia, a perfeição e a sabedoria. Equilátero: as tríades divinas ou o perfeito equilíbrio entre os três aspectos da Divindade; isósceles positivo (ápice para cima): o ternário evolutivo ou anseio do espírito em se libertar da matéria; isósceles negativo (ápice para baixo): o ternário involutivo ou o princípio espiritual que penetra e vivifica a matéria.

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Yin-Yang

Símbolo chinês da distribuição dual das forças universais, compreendendo o princípio ativo ou masculino (Yang) e o feminino ou passivo (Yin). Este símbolo tem a forma de um círculo dividido por uma linha sigmoide, e as duas partes assim formadas possuem, quando observadas, uma tendência dinâmica, o que não seria possível se o círculo fosse dividido por uma linha reta (diâmetro). Na representação gráfica desse símbolo, a metade clara representa o Yang, e a escura, o Yin. Contudo, a primeira apresenta em seu interior um ponto negro, e a segunda, um ponto branco, significando que ambas possuem, em si mesmas, o germe do princípio contrário.

Fonte: http://mandalamystica.com.br/index.php/significado-esoterico-dos-simbolos-nas-mandalas/