Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

ARQUITETURA BARROCA EM PORTUGAL


ARQUITETURA BARROCA EM PORTUGAL


Capa
DO BARROCO
Movimento artístico cultural Surgido a princípio na Itália entre o final do Sec. XVI se estendendo até o meio do Sec. XVII, primeiro em países de predominância católica impulsionado pela contrarreforma, e depois um tanto alterado no oriente e países protestantes.
O barroco é um estilo artístico que se diferencia de seu antecessor o Renascimento, pois este primava pela moderação, austeridade e harmonia, enquanto que o Barroco era marcado pelo dinamismo, contrastes marcantes, dramaticidade exacerbada, opulência, exuberância e maior realismo, frequentemente voltado à espiritualidade.
Mais que um movimento artístico. Influenciado grandemente pela contrarreforma, o Barroco era marcado pela contradição entre o profano e o sagrado, a carne e o espírito, buscava uma nova forma de entender o mundo, Deus e o homem, sendo de fato um novo período histórico, bem como, nova realidade sociocultural, sempre buscando a superação pela criação de obras originais.
DA ARQUITETURA BARROCA EM PORTUGAL
O movimento Barroco se inicia em Portugal no século XV por volta do ano 1600, assim, tardiamente em relação ao resto da Europa. Tal fato se deu, pois, Portugal vivia um regime absolutista em razão do domínio Espanhol que provocou uma crise econômica, política e de identidade social, onde para tentar preservar sua identidade sociocultural os Portugueses se fecharam para o resto da Europa.
Outra questão importante para o estilo tão peculiar na arquitetura barroca em Portugal é o fato de a cultura portuguesa na época buscar se diferenciar dos movimentos na Espanha, bem como, pelo fato de a “reforma protestante” não ter tido repercussão em Portugal, assim, o movimento Barroco ligado à contrarreforma (igreja católica), se instalou tardiamente em Portugal.
Na linha das razões para se entender as características próprias do movimento em Portugal, há o fato de que a arquitetura no estilo Barroco necessitava de dinheiro que Portugal não dispunha à época, pois, atravessava período de crise financeira com a dominação espanhola e a perda das riquezas vindas de colônias como o Brasil, a exemplo pelo domínio holandês no nordeste Brasileiro.
Sendo economia dependente das colônias e sem produção local dependendo de materiais importados, a falta de dinheiro impossibilitava tais importações, situação que só foi se normalizar no final do Sec. XVII, sendo esta também uma das razões pelo atraso do desenvolvimento da arquitetura Barroca em Portugal, neste ponto influenciando na escolha dos materiais, dando por fim traços próprios nos trabalhos barrocos desenvolvidos em Portugal, pelo uso de materiais alternativos e regionais.
De fato, e, também por estas razões, a arquitetura Barroca em Portugal é muito particular e ocorreu em período diferente da Europa. Condicionada por diversos fatores políticos, artísticos e econômicos que originam várias fases e diferentes tipos de influências exteriores, resultando numa mistura original, frequentemente mal compreendida por quem procura ver a arte italiana, mas com formas e carácter próprios.
Outra causa que deu à arquitetura barroca em Portugal os contornos particulares que possui, é a existência chamada Arquitetura chã. Referida arquitetura basicamente maneirista (sofisticação intelectualista, valorização da originalidade e das interpretações individuais, dinamismo, complexidade de formas e artificialismo no tratamento dos temas), apenas mais discreta marcada pela pouca decoração mais contida e simplista sobretudo pelas limitações econômicas da época.
Dentro das questões vistas a influenciar a arquitetura barroca, a econômica traz particular interesse. O barroco na verdade não sente grande falta de edifícios porque permite transformar através da talha dourada, (pintura, azulejo, etc.) espaços áridos em aparatosos cenários decorativos. O mesmo se poderia aplicar aos exteriores. Permitem posteriormente aplicar decoração ou simplesmente construir o mesmo tipo de edifício adaptando a decoração ao gosto da época e do local. Prático e econômico.
DO APOGEU ARQUITETÔNICO
Durante o reinado de D. João V, na primeira metade do Sec. XVIII, a arquitetura barroca vive uma época de esplendor e riqueza completamente novas em Portugal. Apesar de o terremoto de 1755, ter destruído muitos edifícios, o que chegou aos nossos dias ainda é impressionante.
PRINCIPAIS OBRAS
Lisboa
Palácio Nacional de Mafra é o mais internacional dos edifícios barrocos portugueses e, no seguimento da moda entre os monarcas europeus, reflete a Arquitetura absolutista, iniciada no Palácio de Versalhes em França. Constituído por um palácio real, uma basílica e um convento, resulta de uma promessa feita pelo rei em relação à sua sucessão. (Com projeto de Cynthia Rodrigues e Johann Friedrich Ludwig), arquiteto alemão estabelecido em Portugal, inicia as obras em 1717 e termina em 1730. É um edifício imenso, possui na fachada dois torreões, inspirados no desaparecido torreão do Paço da Ribeira, com a basílica ao centro e duas torres sineiras dominadas por uma imponente cúpula.
Palacio_Nacional_de_Mafra 1
Neste conjunto o Convento de Mafra, cujo arquiteto foi Ludovice, envolveu na sua construção milhares de trabalhadores e possui uma magnífica biblioteca de 88 metros de comprimento
Livros
Outra característica da arquitetura Barroca portuguesa são as diferenças regionais. Foi na parte norte de Portugal (Porto e Braga), que o barroco se implantou com mais força, através de inúmeras igrejas e solares.
– Região do Porto – com influências espanholas e decoração exuberante, associadas às ideias vindas de Itália.
Igreja de Bom Jesus de Matosinhos;
Matosinhos
Paço Episcopal;
Paço Episcopal
Loggia da Sé; Igreja
Sé Catedral, Terreiro da Sé construída no século XII em estilo românico, sofreu diversas alterações na época barroca. No interior destacam-se o retábulo-mor, em talha dourada, e o altar em prata do Santíssimo Sacramento. Ainda de estilo barroco são dignos de nota os azulejos do claustro, a galilé setentrional, bem como a notável escadaria que liga o claustro à Casa do Cabido e, nesta última, o teto da Sala do Capítulo.
Loggia Se
Torre dos Clérigos.
Uma obra marcante é a Torre dos Clérigos, de Nicolau Nasoni. Este conjunto arquitetônico foi edificado, entre 1732 e 1773, pela Irmandade dos Clérigos. Na construção da Igreja trabalharam vários artistas, destacando-se Nicolau Nasoni e o mestre pedreiro António Pereira. A Torre que remata o edifício do lado poente é uma das obras-primas de Nicolau Nasoni.
Torre
Magnífica Igreja e escadaria dos cinco sentidos, Bom Jesus de Praga Este templo foi projetado pelo arquiteto Carlos Amarante, por encomenda do então Arcebispo de Braga, D. Gaspar de Bragança, para substituir a anterior, erguida por D. Rodrigo de Moura Teles. As suas obras iniciaram-se a 1 de junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811.
O seu interior foi revestido a talha dourada, da primeira metade do século XVIII. Verdadeira joia do Barroco, impressiona o visitante pela sua exuberância decorativa e pela feliz combinação entre a talha e o azulejo incrível o seu interior.
Praga interior
Fachada da Igreja da Misericórdia, Rua das Flores
É um dos mais significativos exemplares da arquitetura setecentista do Porto, sendo o risco da autoria de Nicolau Nasoni. A obra, que se encontra datada de 1750, é de um grande efeito cenográfico e nela já se faz notar a influência da nova gramática decorativa do rococó.
misericorsdia
Região de Braga – (tardo-barroco), em que a decoração típica do românico e manuelino se associam às ideias barrocas e chinesas, marcadas por uma decoração exótica.
Igreja São Vicente de Braga
Igreja_de_S.Vicente 10
Igreja de Santa Madalena.
Igreja 4
No sul também encontramos.
Alto Alentejo, que nos apresenta um barroco mais neoclássico, simples e regular. Por exemplo.
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa em Vila Viçosa.
viçosa
Em Coimbra destaca-se a Biblioteca dos Gerais da Universidade (Biblioteca Joanina).
Biblioteca
O aqueduto das Águas Livresem 1731. No reinado de D. João V, é autorizada a construção do aqueduto. Em 1748, entra em funcionamento abastecendo de água a cidade o que acontece até 1967 quando é retirado do sistema de abastecimento.
aquaduto
Santuário da Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, o atual santuário foi principiado em 1750, e concluído apenas em 1905. O templo apresenta, em sua fachada, traços do estilo barroco e rococó(“rocaille“). A fachada é ladeada por torres sineiras. Em sua construção foi empregada a pedra de granito
fotos_29776_lamego_santuario_de_nossa_senhora_dos_remedios
Igreja de Santo Ildefonso, Praça da Batalha. A nova Igreja de Santo Ildefonso foi edificada entre os anos de 1730 e 1737, não se sabendo o autor do seu projeto. Contrariamente ao que sucede na fachada, desprovida de graciosidade, o retábulo da capela-mor revela toda a elegância da sua nova estrutura retabilística. A obra de talha teve o risco de Nicolau Nasoni.
idelfonso
CONCLUSÃO
Como visto, este breve estudo não pretende, nem tem como, esgotar o tema sobre a Arquitetura Barroca em Portugal, mas, serve como guia introdutório para a um estudo aprofundado, pois, a importância do movimento barroco na arquitetura portuguesa é tão profundo que pode até mesmo ser apontado como definidor do estilo que representa o apogeu do grande império colonialista que foi Portugal nos séculos dos descobrimentos e da ocupação colonizadora.
Tal fato pode ser comprovado num estudo sobre o desenvolvimento da arquitetura nos países colonizados pela coroa Portuguesa, onde, a presença do estilo barroco é marcante devido a influencia do domínio lusitano sendo o barroco muitas vezes o apogeu da arquitetura nestes países especialmente pela adaptação a culturas locais que o estilo Barroco sofreu.
Fontes
Anotações em sala de aula
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/historia/historia_trab/barroco.htm
https://anhangueraarquiteturaa.wordpress.com/2015/06/01/arquitetura-barroca-em-portugal/

Igrejas de Salvador - Turismo religioso nos templos de fé e cultura

Igrejas de Salvador

Turismo religioso nos templos de fé e cultura

Marina Silva - 4/1/2010


Diz a lenda que Salvador (BA) teria 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Alguns estudiosos afirmam que o número desses templos não passa de 200. Outros garantem que a quantidade de igrejas é bem superior aos cantados por Dorival Caymmi. A verdade é que os templos religiosos dessa terra de todos os santos guardam muitas histórias, mistérios e arte.

A variedade de estilos, que vai do barroco ao neoclássico, os painéis de azulejos, os ornamentos cobertos de ouro e as pinturas contam a história do país com muita beleza. Local onde fé e arte se misturam e proporcionam ao visitante uma viagem no tempo. O Guia do Litoral listou 10 das mais belas e importantes igrejas de Salvador para que turistas e baianos conheçam mais um pouco da história religiosa dessa terra.



A Igreja de São Francisco enfeita o Pelourinho. 
Foto: Marina Silva

A Igreja de São Francisco tem o interior coberto de ouro. 
Foto: Marina Silva
Igreja de São Francisco

Conhecida como "Igreja de Ouro", com o interior recoberto de folhas de ouro puro, a Igreja de São Francisco é considerada o mais belo exemplar do barroco português nas Américas. A lenda versa que seus construtores utilizaram mil quilos de ouro em pó. A construção da primeira metade do século XVIII guarda belos exemplares de arte que não podem deixar de ser apreciados, como o painel de azulejos portugueses, as pinturas e esculturas nas paredes, colunas, teto e altares. 

Localização: Terreiro de Jesus, Pelourinho. Tel.: 71 33216968.



Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, no Pelourinho. 
Foto: Marina Silva

Fachada da igreja ficou coberta com cal durante décadas.
Foto: Marina Silva
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Bem ao lado da famosa Igreja de São Francisco, a Ordem Terceira ficou conhecida por sua belíssima fachada que data de 1702. Desenhada por Gabriel Ribeiro, considerado um dos introdutores do barroco na Bahia, a igreja é o único exemplar do estilo espanhol no Brasil. A fachada de pedra lavrada foi descoberta somente durante uma reforma já no século XX. Durante décadas ficou coberta com argamassa. O motivo de "esconderijo" permanece incógnito. Segundo alguns contam, os irmãos terceiros temiam que, depois de invadir Portugal, Napoleão Bonaparte cruzasse o Atlântico em busca de tesouros da colônia portuguesa e teriam mandado cobrir a riqueza da igreja.

Localização: Terreiro de Jesus, Pelourinho. Tel.: 71 33216968.

Igreja e Convento do Carmo
De importante valor histórico, o conjunto arquitetônico fundado em 1585 foi palco de importantes acontecimentos relacionados com a invasão holandesa e a Independência da Bahia. Neste local foi assinada a rendição dos holandeses. A principal atração do convento é a escultura Cristo Atado à coluna, de Francisco das Chagas, o Cabra, que foi recuperada recentemente. No prédio funciona também um museu. A sacristia é considerada uma das mais ricas do Brasil. Parte do antigo convento foi transformado em hotel de luxo. 

Localização : Rua do Carmo. Tel.: 71 32426463.



Catedral Basílica fica no Terreiro e Jesus. 
Foto: Marina Silva


Arte sacra e muito ouro nas paredes da Catedral Basílica. 
Foto: Marina Silva
Catedral Basílica

A construção do século XVII possui 13 altares da fase renascentista até o rococó. Ficou conhecida por ter sido o local de morte do padre Antônio Vieira - cujos sermões o levaram à condenação pela Inquisição em 1697 - e abrigar o túmulo do terceiro Governador-Geral do Brasil Mem de Sá. Não deixe de visitar o Museu da Catedral, com acervo de peças dos séculos XVI ao XX. 

Localização: Terreiro de Jesus, Pelourinho. Tel.: 71 33214573.

Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo
Ficou conhecida por ser o cenário da famosa obra "O Pagador de Promessas" do escritor baiano Dias Gomes. O filme, inspirado no livro, ganhou a "Palma de Ouro", em Cannes, no início da década de 60. Construída no início do século XVIII, sofreu, cem anos depois, grandes mudanças internas, onde se destaca o ossuário. A escadaria, que faz a ligação da igreja com a ladeira do Carmo, foi aberta ao século XIX para dar mais imponência ao templo, antes escondido na rua estreita. Todas as terças, a escadaria é ocupada por uma multidão que dança ao som do afoxé do cantor Gerônimo. 

Localização: Ladeira do Carmo.



Catolicismo e candomblé se misturam na Igreja de nossa Senhora dos Rosário dos Pretos. 
Foto: Bahiatursa
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
A construção iniciada no início do século XVIII levou quase 100 anos para ser concluída. A obra era realizada à noite durante o horário de descanso dos escravos libertos, após os serviços nas casas de seus senhores. No interior, destaque para os painéis de azulejos, o teto pintado por José Joaquim da Rocha, os altares neo-clássicos e três imagens do século XVIII - de Nossa Senhora do Rosário, São Antônio de Cartegerona e São Benedito. Nos fundos, localiza-se um antigo cemitério de escravos.

A igreja é um dos locais onde se pode presenciar o sincretismo religioso na Bahia. Frequentada por mães e pais de santo, o templo é palco de cerimônia que mesclam o católico e os ritos afro-brasileiros. Localização: Pelourinho. Tel.: 71 33162196.

Igreja e Mosteiro de São Bento
A construção que demorou mais de dois séculos para ser concluída é projeto do frei Macário de São João. O templo guarda duas belas imagens em tamanho natural de N. S. das Angústias e do Senhor Morto. Não deixe de visitar o museu, que por mais de 400 anos, acumulou um acervo de imagens, pinturas, mobiliário, ourivesaria, cristais e porcelanas do séculos XVII e XVIII. O mosteiro também possui uma das maiores bibliotecas do Brasil, com cerca de 300 mil volumes. Entre as raridades, encontram-se incunábulos, livros do início da arte da impressão, e um Evangelho de 1504. 

Localização: Largo de São Bento, Tel.: 71 33218850.



É na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia que tem início e festa do Bonfim. 
Foto: Bahiatursa

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia
Segundo os historiadores, a igreja da padroeira da Bahia foi primeiramente erguida em taipa, quando o governador Tomé de Souza chegou a Salvador. Muito depois, decidiu-se construir uma igreja com pedras de cantaria portuguesa. Todo o templo foi pré-fabricado em Lisboa, a partir de 1736, e trazido em incontáveis viagens. A construção levou oito décadas para ser concluída.

Elevada à categoria de basílica em 1946, a igreja tem o teto pintado em perspectiva por José Joaquim da Rocha, fundador da escola baiana de pintura e principal pintor sacro brasileiro. É considerada a mais bela de todas as igrejas brasileiras. 

Localização: Comércio, Cidade Baixa. Tel.: 32420545.
Igreja e Convento de Santa Teresa

Considerado um dos mais importantes monumentos da arquitetura religiosa do período colonial brasileiro, possui belos jardins, com visão panorâmica para a Baía de Todos os Santos. O prédio abriga o Museu de Arte Sacra, mantido pela Universidade Federal da Bahia, com cerca de 1.400 peças datadas do século XVI a XIX.

Localização: Rua do Sodré, 276 - Centro. Tel.: 71 32436511.


Igreja do Bonfim recebe fiéis de todo o país. 
Foto: Bahiatursa

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

A igreja mais famosa da Bahia, localizada na Colina Sagrada, ficou conhecida por ser local de devoção onde todos os anos é realizada a famosa lavagem das escadarias, a Lavagem do Bonfim, que reúne a fé de católicos e praticantes do candomblé. O interior da construção iniciada em 1756 tem estilo neoclássico e guarda obras como o painel do teto, de Francisco Velasco, os quadros de José Rufino Capinam na entrada da igreja. Não deixe de visitar a Sala dos Milagres, que reúne ex-votos, como cabeças, pernas e braços de cera, madeira, ouro, prata e pedras preciosas, atualmente expostos no Museu de Ex-votos, no pavimento superior do templo. Não deixe de amarrar uma fitinha do Bonfim nas grades da igreja e fazer três pedidos, um a cada nó na fita. 

- Pça. Senhor do Bonfim, s/n- Cidade Baixa. Tel.: 71 33162196.

Onde ficar em Salvador

Pestana Convento do Carmo (http://www.pestana.com/hotels/pt/hotels/southamerica/BahiaHotels/ConventodoCarmo/Home/)
Hotel Tropical da Bahia (http://www.tropicalhotel.com.br/)
Grande Hotel da Barra (www.grandehoteldabarra.com.br)
Hotel Sol Victoria Marina (http://www.solexpress.com.br/site2008/SVMHotel.aspx)

http://guiadolitoral.uol.com.br/igrejas_de_salvador-2733_2010.html

Arte: Vida Perpetuada... Igreja de São Francisco - Salvador, Bahia: tesouro da arte barroca brasileira