Arte: Vida Perpetuada
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Igreja de São Francisco - Salvador, Bahia: tesouro da arte barroca brasileira
A Igreja de São Francisco, construída no século XVIII, é uma das mais ricas do Brasil sendo a mais exuberante de Salvador. Alguns a consideram o mais belo exemplar do barroco português no mundo. O seu interior é todo recoberto em ouro e jacarandá com talhas retratando anjos, animais e flores.
Existem inúmeros Painéis de Azulejos, em tons de azul, na entrada do templo, no Altar e na Sacristia, retratando cenas alusivas a São Francisco de Assis seu nascimento e renúncia aos bens materiais, trabalhos pintados por Bartolomeu Antunes de Jesus, um dos grandes mestres da azulejaria de Portugal.
No Convento, prédio adjacente à Igreja, cuja construção foi concluída em 1752, há inúmeros painéis de azulejos decorando o ambiente. O conjunto mais significativo encontra-se na parte térrea do Claustro. Trata-se de 37 painéis medindo cerca de 2 metros de altura cada um, que retratam cenas baseadas em gravuras do pintor holandês Otto van Veen , apresentando personagens da mitologia em cenas edificantes, com epígrafes latinas extraídas da obra do poeta e filósofo Horácio.
Este bem cultural pode ser visto assistindo-se o espetáculo de Luz e Som, que é apresentado diariamente na Igreja aos visitantes.
Foram escolhidas e reveladas no dia 10.06.2009 as “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”: A Fortaleza de Diu (Índia), Fortaleza de Mazagão (Marrocos), Basílica do Bom Jesus de Goa (Índia), Cidade Velha de Santiago (Cabo Verde), Igreja de São Paulo (Macau), Convento de São Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto - Minas Gerais, Brasil) e Convento de São Francisco e Ordem Terceira (Salvador - Baía, Brasil).
História
Sua origem data de 1686, seguindo um projeto do Padre Vicente das Chagas. O convento foi iniciado primeiro e, em 1708, foi lançada a pedra fundamental da igreja, com o edifício terminado em 1723, mas sua decoração ainda levou mais tempo. O convento foi concluído em 1752, porém todo o complexo só foi finalizado em 1782, com a colocação dos azulejos e arremate da portaria.
No século XX, os edifícios passaram por intervenções de restauro em diversas ocasiões.
Características
A planta da igreja é incomum entre as edificações franciscanas do Nordeste brasileiro, pois tem três naves, ao passo que o desenho mais usual conta com apenas uma nave. A fachada, voltada para um grande largo onde existe um cruzeiro, tem influência maneirista, com duas torres laterais relativamente simples e um volume central mais decorado, especialmente no frontão.A igreja é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna. Todas as superfícies do interior - paredes, colunas, teto, capelas são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos, além de painéis em azulejos portugueses com cenas e inscrições moralistas diversas. É considerada uma das mais significativas expressões do barroco no Brasil. O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, realizadas entre 1733 e 1737.
A portaria lateral que dá acesso ao convento, possui pintura ilusionista no teto atribuída a José Joaquim da Rocha na segunda metade do século XVIII.
A sacristia, um dos mais belos exemplos na arquitetura barroca brasileira, apresenta ricos trabalhos em talha e mármore. Painéis com pinturas fazem a transição entre as paredes e o teto, em estilo caixote.
Sacristia
O convento foi construído em torno de um claustro quadrado, tem um sub-solo e dois pavimentos sobre o nível da rua. Sua decoração mostra ricos painéis de azulejo da primeira metade do século XVIII, parte deles criada por Bartolomeu Antunes de Jesus em 1737, em Lisboa.
Altar lateral
Vista da nave, a partir do altar
altar lateral esquerdo
Presbitério
altar lateral - detalhe
Púlpito ricamente ornamentado com talhas douradas e policromadas, no estilo que predominava desde o início até meados do século XVIII, com a profusão de entalhes volumosos, onde quase não se vê a parede.
galeria de altares laterais - púlpito
teto da galeria lateral
arco que separa a galeria lateral da nave principal
mesa de altar lateral
Azulejos portugueses contam a história de São Francisco seus milagres.
altar mor
parede de azulejos portugueses - altar
forro do altar mor
Ouro, branco e azul predominam em toda a composição desta magnífica igreja.
retábulo do altar mor
retábulo principal - detalhe
janelas laterais e forro
Detalhe do retábulo principal de São Francisco de Assis, cuja imagem é iluminada por cima através de claraboia.
detalhe do arco cruzeiro do retábulo mor
detalhe do piso de marchetaria de mármore - altar mor
colunas do coro
forro do piso do coro
entrada - vista esquerda
detalhe da mesa do presbitério
Nesta foto pode-se ver a profusão de entalhes do retábulo lateral, onde o ouro se faz abundante.
detalhe de retábulo lateral
Riquíssima ornamentação em madeira entalhada e policromada, com predominância do ouro.
detalhe do forro de galeria lateral
Outra visão de detalhes do forro lateral. As talhas douradas cobrem paredes, pilares e teto.
outro aspecto do forro de galeria lateral
forros da nave e do altar mor
altares colaterais
altar lateral
altar mor
vista geral da naveQuero deixar aqui registrado os meus parabéns pelo magnífico trabalho do grupo Onze Onze, que realizou o Tour Virtual pela Igreja de São Francisco, em seu site abaixo. Não deixem de ver, é maravilhoso, e permite a visualização de todos os espaços internos da nave da igreja, o que é difícil de se fazer pessoalmente, em virtude da deficiência de iluminação. A maioria das fotos aqui apresentadas foram obtidas do site abaixo, através do tour Virtual.
http://www.onzeonze.com.br/blog/?p=56
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_e_Convento_de_S%C3%A3o_Francisco_(Salvador)
Postado por Flavio Jabbur às 17:38
http://artevidaplena.blogspot.com.br/2011/08/igreja-de-sao-francisco-salvador-bahia.html
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