A Síndrome do Orgulho Ferido - Melindre
Melindre Originariamente, um simples e comum substantivo masculino, com o sutil
significado de ser a delicadeza no trato, cuidado extremo em não magoar ou ofender
por palavras ou obras.
É o que dizem os dicionários...
Mas, curiosamente, no dia a dia de relação entre as pessoas, há mais significados,
dependendo da ótica de quem o analisa.
Se a visão é de quem provocou o melindre em alguém, fala mais alto seu sentido
menor: suscetibilidade exagerada, escrúpulo, com profunda significação como agente
das crises da sociedade humana.
menor: suscetibilidade exagerada, escrúpulo, com profunda significação como agente
das crises da sociedade humana.
Se a visão é de quem se melindrou, o “paciente” liga tal sentimento a uma “justa”
indignação, à injustiça e à ingratidão alheias, com uma acentuada pitada de sentimento
melodramático de auto-piedade, de vítima.
indignação, à injustiça e à ingratidão alheias, com uma acentuada pitada de sentimento
melodramático de auto-piedade, de vítima.
Entretanto, sem rebuscamentos, sem volteios, sem rodeios e sem metáforas, melindre
quer dizer mesmo orgulho ferido, egoísmo contrariado, vez que não há um autor
sequer consultado e que se propõe analisar a questão fora os dicionários que não
afirme peremptoriamente que o melindre não seja um sentimento filho direto do
orgulho, usando da síntese de um ilustre espírito-espírita.
quer dizer mesmo orgulho ferido, egoísmo contrariado, vez que não há um autor
sequer consultado e que se propõe analisar a questão fora os dicionários que não
afirme peremptoriamente que o melindre não seja um sentimento filho direto do
orgulho, usando da síntese de um ilustre espírito-espírita.
Tenhamos presente que uma célula da sociedade humana das mais representativas é
a casa espírita, onde, lastimavelmente, também grassam interesses pessoais, desejos
de destaque, arroubos de sabedoria, vaidades e tantos outros sentimentos iguais.
a casa espírita, onde, lastimavelmente, também grassam interesses pessoais, desejos
de destaque, arroubos de sabedoria, vaidades e tantos outros sentimentos iguais.
Daí porque, quando menos se espera, surge o melindre...
É o médium que não se conforma com a análise direta feita por companheiros
estudiosos, quando ele, ao receber os Espíritos, bate os pés, as mãos, fala alto
demais,
repetitivamente, com linguagem às vezes inadequada, etc.
estudiosos, quando ele, ao receber os Espíritos, bate os pés, as mãos, fala alto
demais,
Melindra-se e não aceita as observações e conselhos, retirando-se do trabalho ou
isolando-se na crítica à casa e seus dirigentes.
isolando-se na crítica à casa e seus dirigentes.
É o expositor que não cumpre os horários, nem o programa, que desvia sempre do
assunto da palestra ou da aula, descambando para análises outras, não raro pessoais
ou sem importância doutrinária, e que não aceita as recomendações da direção de
manter-se fiel ao programa ou à conduta em classe ou na tribuna, melindrando-se com
facilidade, afirmando que “nessa etapa da vida” não está mais para ouvir críticas
“especialmente de quem sabe menos e é muito mais moço...”
assunto da palestra ou da aula, descambando para análises outras, não raro pessoais
ou sem importância doutrinária, e que não aceita as recomendações da direção de
manter-se fiel ao programa ou à conduta em classe ou na tribuna, melindrando-se com
facilidade, afirmando que “nessa etapa da vida” não está mais para ouvir críticas
“especialmente de quem sabe menos e é muito mais moço...”
É o dirigente de área na casa que se julga auto-suficiente em tudo e não aceita
conselhos e recomendações para melhoria do setor, ameaçando retirar-se, entregar o
cargo, exigindo se promova reunião de diretoria para ouvir suas reclamações.
conselhos e recomendações para melhoria do setor, ameaçando retirar-se, entregar o
cargo, exigindo se promova reunião de diretoria para ouvir suas reclamações.
É o diretor que tem sua proposição refugada e se sente desprestigiado,
desaparecendo
das reuniões e das assembleias.
É até mesmo o doador de donativos, cujo nome foi omitido nos agradecimentos,
magoando-se e fugindo a novas colaborações.
magoando-se e fugindo a novas colaborações.
E assim por diante...
O que se ouve, em todos os exemplos citados, é mais ou menos o seguinte:
“Não entendo o porquê de tanta injustiça comigo, tanta ingratidão... logo eu, que tanto
fiz, que tanto dei de mim, que tanto ajudei...”, seguido de lamentações e, não raro, até
de choro, entremeado de rasgos de vítima do mundo e de todos.
fiz, que tanto dei de mim, que tanto ajudei...”, seguido de lamentações e, não raro, até
de choro, entremeado de rasgos de vítima do mundo e de todos.
O erro está, neste caso, em o melindrado esperar (e até exigir) gratidão de todos pelo
trabalho que ele desenvolveu na Casa, confundindo obrigações com favores.
trabalho que ele desenvolveu na Casa, confundindo obrigações com favores.
Ora, obrigações não implicam de modo algum em gratidão, muito especialmente se
levando em conta que quem as assume, o faz livremente.
levando em conta que quem as assume, o faz livremente.
Daí, quando contrariado, ferido em seu orgulho pessoal, julga-se vítima de ingratidão,
de injustiça... E ameaça retirar-se, quando não se esquiva definitivamente.
de injustiça... E ameaça retirar-se, quando não se esquiva definitivamente.
Um lembrete rápido para reflexão:
Jesus houvera curado dez leprosos numa única
tarde; mas, quantos deles se detiveram para agradecer-lhe?
Jesus houvera curado dez leprosos numa única
tarde; mas, quantos deles se detiveram para agradecer-lhe?
Apenas um!
Quando o Cristo voltou-se para seus discípulos e perguntou-lhes onde estariam os
outros nove curados, todos já tinham desaparecido, sem sequer um agradecimento.
outros nove curados, todos já tinham desaparecido, sem sequer um agradecimento.
E daí: Jesus se melindrou, desistiu da tarefa, julgou-os ingratos?
Para pensar!
Há mais uma agravante no fato que envolve o trabalhador descuidado: o melindre
“propele a criatura a situar-se acima do bem de todos.
“propele a criatura a situar-se acima do bem de todos.
É a vaidade que se contrapõe ao interesse geral.
Assim, quando o espírita se melindra, julga-se mais importante que o Espiritismo e
pretende-se melhor que a própria tarefa libertadora em que se consola e esclarece.” (...)
pretende-se melhor que a própria tarefa libertadora em que se consola e esclarece.” (...)
“Ninguém vai a um templo doutrinário para dar, primeiramente.
Todos nós aí comparecemos para receber, antes de mais nada, sejam quais forem as
circunstâncias.”
circunstâncias.”
Assiste razão integral ao preclaro Irmão X , a afirmar que “os melindres pessoais são
parasitos destruidores das melhores organizações do espírito.
parasitos destruidores das melhores organizações do espírito.
Quando o disse-me-disse invade uma instituição, o demônio da intriga se incumbe de
toldar a água viva do entendimento e da harmonia, aniquilando todas as sementes
divinas do trabalho digno e do aperfeiçoamento espiritual.”
toldar a água viva do entendimento e da harmonia, aniquilando todas as sementes
divinas do trabalho digno e do aperfeiçoamento espiritual.”
Ouçamos, afinal, todos nós, trabalhadores da seara espírita, os simplíssimos mas
altamente judiciosos e adequadíssimos conselhos de André Luiz, na cartilha de boa
condução moral chamada Sinal Verde , assim vazados:
altamente judiciosos e adequadíssimos conselhos de André Luiz, na cartilha de boa
condução moral chamada Sinal Verde , assim vazados:
“Não permita que suscetibilidades lhe conturbem o coração.
Dê aos outros a liberdade de pensar, tanto quanto você é livre para pensar como
deseja.
deseja.
Cada pessoa vê os problemas da vida em ângulo diferente.
Muita vez, uma opinião diversa da sua pode ser de grande auxílio em sua experiência
ou negócio, se você se dispuser a estuda-la.
Melindres arrasam as melhores plantações de amizades.
Quem reclama, agrava as dificuldades.
Não cultive ressentimentos.
Melindrar-se, é um modo de perder as melhores situações.
Não se aborreça, coopere.
Quem vive de se ferir, acaba na condição de espinheiro”.
Contra os vermes corrosivos do egoísmo, da vaidade e do orgulho (ferido ou não!),
recomenda-se o uso do antisséptico da Boa Nova, distribuído altruisticamente por
Jesus, quando nos exorta: Se alguém quiser alcançar comigo a luz divina da
ressurreição, negue a si mesmo, tome a cruz dos próprios deveres, cada dia, e siga os
meus passos.
Francisco Aranda Gabilan
fagabilan@uol.com.br
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