Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

JARDINAGEM - Como cuidar da sua relva numa altura de muito calor


Como cuidar da sua relva numa altura de muito calor

Cuidar de um relvado nos meses mais quentes é essencial para garantir que a relva de um jardim continue a crescer de uma forma saudável. Saiba como cuidar da sua relva numa altura de muito calor e transforme as suas tardes de verão em momentos perfeitos de relaxamento e de descontração.
A manutenção de um relvado numa época de muito calor, como nos meses mais quentes do verão, obriga a inúmeros cuidados adicionais, caso contrário a relva começa a ficar saturada, seca e a enfraquecer consideravelmente. Para que isso não aconteça, deve dedicar especial atenção aos aspetos seguintes:

Conhecer as sementes de relva mais apropriadas para o seu relvado

Se vive numa área que é afetada pelas altas temperaturas e longos períodos de seca, deve ter em consideração que o seu gramado precisa de ter sementes de relva que se dão melhor com um clima seco. Se estiver nestas condições e o seu relvado não possuir este tipo de sementes, deve substitui-las imediatamente, caso contrário o seu tapete esverdeado pode começar a ficar seco e acastanhado. Existem diversas variedades de sementes de relva que se adaptam aos climas mais quentes, como as do tipo festuca, esmeralda e bermuda e pode adquiri-las numa loja de jardins especializada.

Fazer uma gestão equilibrada da água

Para cuidar de um relvado da melhor maneira possível, deve regá-lo com regularidade, dando-lhe uma quantidade generosa de água. Se estiver preocupado com os custos que abrangem a irrigação de um relvado, tente utilizar as águas residuais da sua casa, como por exemplo a água do banho ou a água que é drenada da sua piscina se a tiver. Tenha em atenção que nunca deve regar o seu relvado nas horas mais quentes do dia, uma vez que a luz solar é ampliada através da água e isso vai fazer com que ela funcione como um espelho, queimando o relvado.

Cortar a relva com regularidade

Um dos aspetos mais importantes que deve ser realizado no cuidar de um relvado numa altura de muito calor passa por cortar a relva com regularidade. Nos meses mais quentes, a relva tem tendência a crescer mais rapidamente e, como tal, deve-a conservar sempre aparada para que ela se mantenha sempre com um aspeto fresco e saudável. Contudo, tenha em mente que não deve cortar o seu gramado demasiado rente, pois isso irá enfraquecê-lo, tornando-o mais vulnerável durante as altas temperaturas e alguns períodos de seca. O ideal é cortar a relva a uma altura de 7 a 7,5 centímetros e mantê-la sempre aparada.

Fertilizar corretamente a terra do seu relvado

A boa nutrição da terra de um relvado vai fazer com que a relva adquira um aspeto fresco e brilhante. Nesse sentido, deve dedicar especial atenção à colocação de fertilizantes num gramado, sendo que os mais utilizados são os fertilizantes orgânicos. Quando estiver a cortar a relva, aproveite as respetivas aparas, dado que estas estão cheias de nitrogênio  ferro, potássio e outros nutrientes que são essenciais para a saúde e crescimento da relva. Ao cobrir o relvado com uma camada orgânica estará a proteger as sementes de relva contra a investida de pássaros e estará a fazer com que a terra fique o mais fértil possível.

Como fazer crescer nova relva no outono

No final do verão, a relva de um jardim está saturada e enfraquecida e, como tal, é necessário fazer crescer nova relva no outono para que o seu gramado fique suficientemente forte para aguentar o próximo ano. Saiba como fazer crescer nova relva no outono e reforce a saúde e o aspeto do seu relvado.

Quais as ferramentas e os materiais necessários

Para que a plantação e o crescimento da nova relva no outono seja efetuada com sucesso, é necessário reunir os utensílios seguintes:
  • Arejador de solo;
  • Gesso;
  • Propagador de sementes de relva;
  • Fita métrica;
  • Latas vazias.

Como fazer crescer uma nova relva no outono

Fazer crescer uma nova relva no outono é uma tarefa que exige alguns conhecimentos teóricos e práticos e é fundamental que esteja com a máxima concentração para fazer tudo bem feito. Existem muitos trabalhos que devem ser realizados com o intuito de fazer crescer a nova relva de uma forma eficaz e para o fazer corretamente deve cumprir com os 6 passos seguintes:

1. AREJAR O RELVADO

A palha que é criada pela acumulação de relva morta que se encontra à superfície pode impedir a entrada de água na terra e, consequentemente, a sua chegada às raízes de relva. Faça com que o seu relvado seja o mais saudável e atraente possível ao utilizar um arejador de solo para que a água do seu sistema de aspersão ou irrigação penetre a palha e o solo do seu gramado. Se pretender, pode alugar um arejador de solo numa loja da especialidade e, em menos de uma hora, a terra do seu relvado estará corretamente ventilada.

2. SOLTAR OS SOLOS ARGILOSOS AO ADICIONAR GESSO

Ao preparar a terra de um relvado, o solo argiloso deve estar bem solto, pois isso vai dar a porosidade necessária para que os nutrientes sejam absorvidos e para que as novas sementes de relva se desenvolvam. Se detetar que o solo não está suficientemente permeável, é necessário adicionar gesso para que ele fique o mais fértil possível. O espalhar do gesso vai preparar melhor os gramados para o semear e esta é uma tarefa que deverá ser feita no outono.

3. ESPALHAR FERTILIZANTE RICO EM FÓSFORO

Adicione um fertilizante que seja rico em fósforo à terra do seu relvado durante a estação do outono, nomeadamente no mês de outubro ou de novembro. Ao fazê-lo as raízes das novas sementes de relva vão ficar mais profundas e vão absorver água por um período de tempo mais alargado, o que evita a seca das raízes ao longo do dia.

Contudo, é de realçar que antes de colocar o fósforo na terra do seu relvado, deve realizar um teste específico para verificar os níveis de fósforo lá existentes. Existem equipamentos específicos para esse efeito e pode adquiri-los numa drogaria ou loja de jardins especializada.

4. ESCOLHER A MELHOR ALTURA DO DIA PARA SEMEAR DE NOVO

A melhor altura para colocar as novas sementes de relva na terra é quando a temperatura do dia não está demasiado quente. Assim, se pretender semear de novo as sementes de relva ou se pretender aplicar calcário, fósforo ou fertilizante, deve escolher os momentos de menor calor para que a terra não fique muito cansada. Muitas pessoas optam por realizar esta tarefa logo no início do dia, pois é quando o tempo está mais fresco. Para o ajudar a realizar esta tarefa, pode utilizar um propagador de sementes à sua escolha: manual, rotativo ou de gotejamento.

5. COBRIR AS SEMENTES DE RELVA

Depois de colocar as sementes de relva na terra, deve utilizar uma camada de palha para cobrir toda a área que foi plantada. Isso vai fazer com que as sementes fiquem úmidas  o que, de certa forma, vai constituir um incentivo para o seu rápido crescimento. Utilize apenas uma ligeira cobertura de palha, de modo a permitir que a água entre no solo e chegue às novas sementes de relva.

6. UTILIZAR UMA REGA APROPRIADA

Deve seguir os métodos de rega recomendados para o crescimento das novas sementes de relva. Alguns desses métodos incluem a irrigação nos períodos mais frios do dia ou durante a noite e o regar das novas sementes duas vezes ao dia nas primeiras semanas. Ao fazê-lo estará a encorajar o crescimento de raízes mais fortes e profundas.
Tenha em atenção que o excesso de rega pode resultar no apodrecimento das raízes novas. Nesse sentido, dê ao seu relvado apenas 3 centilitros de água por dia para que ele não receba líquidos a mais. Para determinar a quantidade de água que o seu gramado está a receber, pode colocar uma tigela vazia na área de irrigação e depois de realizar a rega, verifique a quantidade de água que ficou dentro dessa mesma tigela antes de ela evaporar. Trata-se de um método excelente para ver se um relvado está a receber a quantidade de água necessária para o seu crescimento.
Como evitar que a relva se estrague
A relva é um dos elementos decorativos mais belos e naturais que existe na formação e constituição de um jardim. Nesse sentido, saiba como evitar que a relva se estrague e mantenha sempre o seu tapete esverdeado com um aspeto fresco e saudável.

Tipos de relva

Atualmente, existem vários tipos de relva que podem ser adquiridos para plantar no seu jardim. Dos tipos de relva mais conhecidos, evidenciam-se os seguintes:
A bluegrass: é um tipo de relva que germina entre 14 a 28 dias. Geralmente, é semeada no início de outubro e apresenta um melhor crescimento em locais com sol ou em partes com sombra. É um tipo de relva que não se dá muito bem com as altas temperaturas.
A ryegrass: é um tipo de relva que é muito igual à bluegrass, com a diferença de ter uma germinação mais rápida, pois necessita apenas de 6 a 8 dias para que as suas sementes comecem a crescer.
A festuca: é um tipo de relva que se encontra principalmente na Europa e desenvolve-se melhor no tempo fresco. É conhecida por ter uma cor verde e profunda e germina num período de 7 a 10 dias. Trata-se de um tipo de relva que apresenta um crescimento constante ao sol e em zonas de sombra e é comum encontrá-la nos parques públicos e nos mais variados circuitos de golfe.
A bermuda: é um tipo de relva que se dá melhor nos meses mais quentes e o seu período de germinação é de 6 a 8 dias. A sua plantação deve ser efetuada no final da primavera para que esteja com o melhor aspeto no verão.

Como evitar que a relva se estrague

Independentemente do tipo de relva que tenha no seu jardim, esta pode ficar escurecida e estragada se não for corretamente tratada. Para que isso não aconteça, deve cumprir com os aspetos seguintes:

A PLANTAÇÃO DA RELVA

Existem momentos mais apropriados do que outros para plantar a relva no seu jardim. Opte por lançar as sementes à terra no início da primavera, nomeadamente em março, abril ou setembro, depois do calor do verão e antes das geadas de inverno. Estas são as alturas mais indicadas para que a relva possa crescer de uma maneira sustentada e saudável. Todos os anos deve colocar novas sementes na terra para que a relva fique com uma aparência robusta e deslumbrante.

A REGA DA RELVA

A água é crucial para a saúde da relva de um jardim, uma vez que lhe garante todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. Se a relva do seu jardim estiver exposta por longos períodos de tempo ao sol, é natural que necessite de ser regada com mais frequência. Nos meses mais quentes, tenha em consideração que é necessário regar a relva do seu jardim com mais regularidade, ao contrário dos meses mais frios. É também importante que conheça o tipo de solo que possui, isto é, uma terra orgânica e rica em nutrientes não precisa de tanta água como uma terra arenosa ou argilosa.

O CORTAR DA RELVA

O cortar com assiduidade a relva de um jardim impede que ela escureça e, ao mesmo tempo, estimula o seu crescimento. Tenha em atenção que não existe a necessidade de cortar a relva rente ao solo, pois poderá estar a colocar nela uma tensão excessiva. O ideal é cortá-la a uma altura de 7 a 7,5 centímetros e mantê-la sempre aparada. Se cortar a relva muito curta, o sistema radicular pode ficar enfraquecido e isso pode conduzir ao escurecimento das suas folhas. Utilize sempre um saco no seu cortador de relva para armazenar as aparas da relva e para manter sempre o seu jardim com um aspeto limpo e arrumado.

A UTILIZAÇÃO DE FERTILIZANTES

A utilização de fertilizantes no solo vai permitir que a relva cresça de uma forma mais forte e saudável. Opte pela utilização de fertilizantes orgânicos para que a terra tenha todos os nutrientes indispensáveis para o seu crescimento. Os tipos de relva que se dão melhor nos meses mais quentes devem ser fertilizadas no verão e aquelas espécies que florescem nas épocas mais frescas, devem ser fertilizadas no início da primavera e depois do início do outono.

Quais as ferramentas e materiais necessários?

Para evitar que a relva do seu jardim se estrague, é fundamental reunir os utensílios seguintes:
  • Água;
  • Mangueira;
  • Cortador de relva;
  • Saco para o cortador de relva;
  • Fertilizantes adequados.
http://omeujardim.com/artigos/como-evitar-relva-se-estrague 

Nenhum comentário: