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segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

História da África

História da África


Este artigo não cita as suas fontes (em janeiro de 2012).
Se você tem livros ou artigos de referência ou conhece qualidade dos sites que lidam com o tema abordado aqui, obrigado a completar o artigo, dando referências úteis à sua verificabilidade e ligando-os às "Notas Referências "(que altera a seção, como adicionar as minhas
fontes?).


Mapa de África em 1910

A história da África significa que todos os eventos passados ​​relativamente à África, da pré-história aos dias de hoje. O termo "Africano" significava para os romanos apenas a parte norte do continente. Os africanos foram os que acreditavam na deusa Ifri(deusa Berber), então o termo tem englobava todo o continente.

A África Oriental é provavelmente o lugar onde as espécies humanas apareceu, existem cerca de 2,5 milhões de anos.Posteriormente, os povos foram formados, cresceu e se dividiram no território Africano. Para o fim da Pré-história, o Sahara, em seguida, formou grandes lagos se tornou árido e "cortar" a África em dois. A história da África do Norte foi então misturado com o do Mediterranean Sea, e África Subsaariana cresceu em seu lado.

A história da África está enfrentando os mesmos três "revoluções técnicas" do que o resto da história do mundo, cada um deles profundamente perturbadoras estilos de vida anteriores:
a "revolução de fogo" teve lugar (dependendo de suposições) existem 800 000-400 000 anos, o que deu à humanidade o caminho para modificar o ambiente natural (para o benefício de sua própria: a savana e de pradaria) de ser um predador muito mais eficazes e se alimentam de nutrientes cozidos;
a "revolução neolítica" interveio (por áreas geográficas) há 8 000-2 000 anos antes de nossa era, marcada pela liquidação e agricultura;
o "industrial revolução" ocorreram desde dois séculos, e deu acesso a humanidade a energia elétrica e combustíveis fósseis efísseis.
O Norte da África, o berço do Berber foi, por sua vez sob a influência de fenícios (especialmente com contador de Carthage nordeste da atual Tunísia) para a I st milênio aC, os romanos, e árabes. Hoje, África do Norte é predominantemente muçulmana. Mas África do Norte foi também objecto de colonização.
Na África sub-saariana, desenvolveram impérios e reinos medievais. Alguns, principalmente ao norte da 10 th paralelo, será islamizada do vii th século. Finalmente, a África foi o tema da colonização na xix th século e descolonização gradualmente a partir de 1910 para 1975.

Pré-história
Paleolítico


Schéma structural simplifié du grand rift est-africain.

A história da África é principalmente o resultado de sua geografia.

Rift Valley emitiu uma série de importantes vestígios e fósseis arqueológicos relacionados com a presença dos primeiros hominidés préhistoriques. Esta concentração não reflete necessariamente uma ocupação privilegiada da região, mas sim um conjunto de fatores que promovem a preservação e a redescoberta e estudo destes testemunhos antigos:
A fenda formada pelo Rift Leste Africano foi acompanhada por mudanças climáticas significativas que resultaram no desenvolvimento de uma savana. De acordo com a teoria da East Side Story popularizado por Coppens, este ambiente em particular pode ter desempenhado um papel importante na evolução humana.
Deprimente no coração do rift também foi refletido pelo aumento de um lado e do outro lagos de atividade sísmica e vulcânica. Os lagos são acompanhados por uma sedimentação rápida e substancial, o que favorece o enterro e fossilização de restos mortais e vestígios arqueológicos. Vulcões contribuir para a formação dos teores de cinzas vulcânicas, facilmente datáveis ​​por métodos absolutos namoro como o namoro de potássio-argônio. A atividade sísmica também produz trocas significativas trazendo para a superfície da terra antiga.


Lucy, un squelette relativement complet d’Australopithecus afarensis
Lucy, um esqueleto relativamente completo de Australopithecus afarensis

O Rift da África Oriental, portanto, é uma região onde a terra antiga, marcado pela rápida e quase contínua lago sedimentação, são acessíveis e pode ser datado. O carácter limitado da vegetação de cerrado também facilita inquéritos.

As principais conclusões sobre os primórdios da aventura humana estão situados em África, especialmente África Oriental e Austral. É nestas áreas que os fósseis mais antigos vêm atribuídas à família dos hominídeos: entre esses ancestrais - ou parentes próximos - do homem encontrado Australopithecus (dontAustralopithecus afarensis e da famosa Lucy e Australopithecus africanus e Paranthropus robustus) e os primeiros representantes da própria raça humana (Homo rudolfensis e Homo habilis, o primeiro a ter uma capacidade craniana de mais de 600 cm3).

Esta é também onde a mais velha esculpida em ferramentas de pedra conhecidas até à data: eles foram descobertos na Etiópia em Kada Gona, datado em terra cerca de 2,6 Ma BP. Se essas primeiras ferramentas são geralmente pouco sofisticados, descobertas recentes no site de Lokalalei Kenya (oeste Lake Turkana), mostrou que a pedra poderia ser muito organizado e revelou alguma habilidade técnica, de 2,3 Ma BP.

Depois de um período em que eles são raros, ferramentas de pedra nos locais de multiplicar de 1,9 Ma BP. Os locais de Olduvai, na Tanzânia ou Koobi Fora no Quênia ter entregue muitos vestígios dessa indústria chamado Oldowan. Os instrumentos de que o tempo permanecer simples e envolvem essencialmente chips e seixos cortadas.

De 1,6 Ma BP, ainda na África, estamos testemunhando o surgimento de novas espécies de fósseis de hominídeos e uma nova indústria da pedra:

De fato, existem, neste momento, ao lado de Paranthropus robustus, o Homo ergaster e Homo erectus.

Por outro lado, vê-se novas ferramentas, maiores e mais elaborados, tais como mão-eixos, cutelos ou as bolas, caracterizando Acheulense. Os sites deste período são extremamente numerosas, mas pode-se lembrar os nomes de Olduvai (Tanzânia), Olorgesailie, Kilombe, Isenya (Quénia), Melka Kunture, Gadeb (Etiópia).
O homem moderno (Homo sapiens) provavelmente surgiu na África há cerca de 150 000 anos.


Civilizaçóes neolíticassations néolithiques
Artigo relacionado: expansão Bantu.


L'archéologue britannique John Desmond Clark examinant des gravures rupestres dans le Sahara (Mauritanie, 1967)

O arqueólogo britânico John Desmond Clark examinar pinturas rupestres no Sahara (Mauritânia, 1967)

Petroglifos e megaliths encontrados no deserto do Saara, no território da Líbia de hoje, refletem uma cultura de caçadores-coletores nas pastagens secas da África do Norte durante a Era Glacial. Depois de desertificação na região, as populações do Norte Africano sédentarisèrent ao longo do vale do Nilo, onde eles iriam dar à luz as primeiras civilizações egípcias.

A linguagem sugere que os povos Bantu migraram para o sudoeste dos Camarões e sudeste da Nigéria e empurrou a civilização Khoisan em 4000 anos. O cultivo de inhame e mandioca lhes permitiu sustentar uma população mais densa do que as tribos de caçadores-coletores. O Bantu são da região de Benue sudeste da Nigéria, onde eles seriam dispersos em grande parte da África sub-saariana para Zâmbia. Migrações Bantu às florestas tropicais da África Central ter começado durante o segundo milênio antes de Cristo. BC, sofrendo pressão demográfica do povo saraui que fogem avanço do deserto. A segunda fase da migração, cerca de mil anos mais tarde, trouxe-os até África Austral e Oriental.

A Etiópia é claramente distinta de seus vizinhos e mantém contato intermitente com a Eurásia após a expansão da raça humana fora da África. Cultura, a língua e as espécies cultivadas na Etiópia (café, sorgo, teff) são exclusivas para esta região.


Desenvolvimento da agricultura e metalurgia
No final da última era glacial, há cerca de 10 500 anos, o Saara era uma região fértil e populosa. No entanto, gradualmente secou como resultado do aquecimento global 5000 anos mais tarde. Seus habitantes agora começou a subir o vale do Nilo em busca de terras mais hospitaleiras, além da segunda catarata.
Na África, a domesticação da pecuária e acima parece ter existido em conjunto as tribos de caçadores-coletores. A criação foi praticado no Norte da África desde 6000 aC. AD
Os primeiros vestígios de arroz e sorgo data de volta a 5000 aC. BC na região do Sahel.
A partir de 4000 aC. BC, o deserto Sahara invasão escalou rapidamente, drenando lagos e rios, o que causou a migração para a África Ocidental, mais úmido.
Rumo - 3000, a agricultura cresceu quase simultaneamente na África Ocidental, o cultivo de inhame e óleo de palma, e da Etiópia, com café e teff.
A metalurgia do ferro na África aparece cedo, a partir do terceiro milênio aC. BC na África Ocidental e Central (territórios atuais Gabão, Camarões e República do Congo) e na região dos Grandes Lacs1,2.

Antiguidade
Antigo Egipto

Ver artigo principal: Egito Antigo.
A antiga civilização egípcia está tomando forma em torno -31.503 com a unificação política do Alto Egito, no sul e Baixo Egito, no norte durante o reinado do primeiro rei e desenvolvido ao longo de três millénaires 4. Ele se concentra ao longo do curso inferior do rio Nilo, no que é hoje a Égypte5.
Sua história é pontilhada com uma série de períodos politicamente estáveis, intercaladas com vários períodos intermediários, mais problemáticos. Os primeiros vestígios da história escrita em África datam ao antigo Egito, o momento ainda é usado para datar as culturas da Idade do Bronze e da Idade do Ferro na região. O Reino do Egito atingiu o seu auge durante o Império Novo entre -1.567 e -1.080 e, em seguida, entra em um período de declínio lento.
O sucesso da antiga civilização egípcia deriva em parte da sua capacidade de adaptação às condições do Vale do Nilo. O alagamento previsível do rio e do controle da irrigação do vale produzido colheitas excedentes que alimentam o desenvolvimento social e cultural do país. Este excedente agrícola dá ao governo a meios para financiar a mineração do vale e regiões desérticas ao redor. O rápido desenvolvimento de um sistema de escrita independente, a organização da construção coletiva e projetos agrícolas, as relações comerciais com os países vizinhos e um exército forte para permitir que o Egito para afirmar seu domínio sobre a região. Todas essas atividades são organizadas por uma burocracia de escreventes, líderes religiosos e administradores sob o controle de Faraó, que garante a unidade do povo egípcio no contexto de um complexo sistema de crenças religiosas 6,7.

Muitas realizações dos egípcios antigos incluem as técnicas de mineração, agrimensura e construção que facilitam a construção de pirâmides monumentais, templos e obeliscos. Ele também tem a seu crédito o desenvolvimento da matemática, a medicina, a irrigação ea produção agrícola, construção dos navios primeiramente conhecidos, faiança egípcia, novas formas de littérature8. A coligação de tribos primitivas que criam o primeiro reino faraônica até a sua absorção no século I aC. BC, antigo Egito foi palco de grandes eventos que, sem dúvida influenciam a cultura ea imaginação das pessoas que o sucederam. Sua arte e arquitetura foram amplamente copiado
Para o leste, os gregos fundaram a cidade de Cirene a -631. Cirenaica tornou-se uma colónia próspera, bem do que isolado por desertos ao redor dele. Os gregos também exerceu uma influência poderosa no Egito. A fundação de Alexandria e é atribuída a Alexandre o Grande e da dinastia ptolemaica tentou estender seu território ao sul, legando a passagem de documentos sobre a Etiópia. O país sofreu repetidos ataques de potências estrangeiras neste período atrasado e o reinado dos faraós terminou oficialmente em -30 em que o Império Romano conquistou o Egito em um province9.

Civilização cartaginesa
Ver artigo principal: Carthage antiga.

Em áreas que fazem fronteira com os postos de comércio do Mediterrâneo foram criados pelos fenícios antes -1000; assim Cartago em -814. Carthage, mais tarde, em torno de -500, originalmente uma missão de exploração da costa ocidental da África conhecido como o "périplo de Hanno."

África romana

Os romanos, contudo, superou os três poderes compartilhados de Cyrenaica, Egito e Cartago. Este último caiu para -146 após vários séculos de rivalidade, seguidos em menos de um século pelos outros dois. Eles chegaram até a Núbia e na Etiópia, mas uma expedição ordenada pelo imperador Nero para descobrir a fonte do Nilo foi um fracasso. Os escritos de Ptolomeu, pode ser inferida a partir da extensão do mundo conhecido (direta ou depoimentos) dos romanos mencionar os tanques dos Grandes Lagos do Nilo, entrepostos comerciais ao longo da costa do Oceano Índico em Rhapta Agora, Tanzânia e do rio Níger.

Introdução do cristianismo 
Segundo a lenda, São Marcos trouxe o cristianismo para Alexandria em 60 e tornou-se seu primeiro bispo. É mais provável que a igreja de Jerusalém enviou missionários. Rumo a 200, Alexandria era o assento de um oficiante Igreja Grega; em 325, o Egito teve 51 bispados ea Bíblia circulou em copta. Em 400, 90% dos egípcios eram cristãos.

Em Cartago, a execução é relatada em 180 de doze cristãos que se recusaram a praticar culto ao imperador. Em 203, Perpétua e Felicidade são condenados à morte e executado na arena. Primeiro perseguições esporádicas se tornar mais freqüentes sob o imperador Décio entre 249 e 251. O cristianismo, no entanto, continua a sua expansão para o sul, especialmente na Numídia. A perseguição sob Diocleciano currículo que tenta destruir textos religiosos. Posteriormente, Donatus Magnus, Bispo de cellae Nigrae, recusou-se a admitir que tinha tradutores entregues os livros para as autoridades romanas, causando um cisma na 305. Donatism que surgiu foi na maioria no Magrebe ao longo do século quarta-se "dissolução do movimento em 412 depois do Concílio de Cartago. No entanto, ele sobreviveu à repressão até o século VII e a irrupção dos árabes.

A invasão dos vândalos no século V pôr fim à presença de civilizações clássicas em África. Os vândalos ocupar brevemente Norte de África e lá fundou um reino em 429, que caiu nas mãos do Império Bizantino em 533.
Na Etiópia, é Frumentius, comerciante capturado e primeiro bispo de Axum, o que teria convertido o rei Ezana em 333 depois de se tornar o seu tutor. Na verdade, muitas religiões coexistiram no tribunal de Ezana e vestígios de outras religiões permanecer pelo menos até o quinto século. As escrituras foram traduzidos para o Ge'ez e Cristianismo se espalhou para Adulis. Durante o declínio do seu reinado, no século VII, as pessoas aksumitas iria fechar os povos kouchitiques estabelecida mais ao sul para ancorar a Igreja eo reino da Etiópia.

O sétimo no século XVI

Islamização da África do Norte 
Sala de oração da Grande Mesquita de Kairouan, Tunísia, uma das mais antigas mesquitas em África.

A partir do século VII, os árabes conquistaram os exércitos do norte da África. Em 639, Amr ibn al-Como entre o Egito na cabeça de 4000 soldados. Quatro anos depois, em 643, ele conseguiu na Líbia, e as portas do Sbeïtla em 647. Após uma breve interrupção devido a disputas de herança, a conquista foi retomado em 665 sob Uqba ibn Nafi, sobrinho de Amr ibn al -Ter. Ele fundou Kairouan em 670 e, de facto, a capital da Ifriqiya, recém islamisée10 província romana de idade; é o mesmo ano (670) é fundada a Grande Mesquita de Kairouan, uma das mais antigas mesquitas de Africa11. De lá, ele se juntou a costa da África Ocidental, mas enfrenta no caminho de volta para uma forte resistência liderada por Berber Koceila. Este último consegue tirar Kairouan e depois de sua morte aos árabes podem se estabelecer no oeste da Argélia em aliar-se com os berberes.

Cristãos egípcios têm a escolha entre a conversão e o status dhimmi para um imposto sobre a terra. A maioria escolhe a segunda opção e reter responsabilidades administrativas significativas até o oitavo século, eles gradualmente perdem o seu poder. O árabe é a língua oficial e copta é relegado a língua litúrgica. No século XIV, os cristãos têm mais de 10% da população egípcia.

Durante cinco séculos, várias dinastias poderosos seguem um ao outro no Norte da África. Em 910, a família dos Fatimids tomou o poder em Kairouan e se estende tanto para o oeste para o leste do que, tendo o Egipto dos turcos em que tinham caído no mesmo período. Fomes graves entre 1062 e 1073 e começar a declinar Saladino derrubou o reino em 1171.

Ver artigo principal: África romana.

Os romanos, contudo, chegar ao fim dos três poderes compartilhados de Cyrenaica, Egito e Cartago. Este último caiu para -146 após vários séculos de rivalidade, seguidos em menos de um século pelos outros dois. Eles chegaram até a Núbia e na Etiópia, mas uma expedição ordenada pelo imperador Nero para descobrir a fonte do Nilo foi um fracasso. Os escritos de Ptolomeu, pode ser inferida a partir da extensão do mundo conhecido (direta ou depoimentos) dos romanos mencionar os tanques dos Grandes Lagos do Nilo, entrepostos comerciais ao longo da costa do Oceano Índico em Rhapta Agora, Tanzânia e do rio Níger.

Introdução do cristianismo

Segundo a lenda, São Marcos trouxe o cristianismo para Alexandria em 60 e tornou-se seu primeiro bispo. É mais provável que a igreja de Jerusalém enviou missionários. Rumo a 200, Alexandria era o assento de um oficiante Igreja Grega; em 325, o Egito teve 51 bispados e a Bíblia circulou em copta. Em 400, 90% dos egípcios eram cristãos.

Em Cartago, a execução é relatada em 180 de doze cristãos que se recusaram a praticar culto ao imperador. Em 203, Perpétua e Felicidade são condenados à morte e executado na arena. Primeiro perseguições esporádicas se tornar mais freqüentes sob o imperador Décio entre 249 e 251. O cristianismo, no entanto, continua a sua expansão para o sul, especialmente na Numídia. A perseguição sob Diocleciano currículo que tenta destruir textos religiosos. Posteriormente, Donatus Magnus, Bispo de cellae Nigrae, recusou-se a admitir que tinha traditores entregues os livros para as autoridades romanas, causando um cisma na 305. Donatism que surgiu foi na maioria no Magrebe ao longo do século quarta-se "dissolução do movimento em 412 depois do Concílio de Cartago. No entanto, ele sobreviveu à repressão até o sétimo siècleet a irrupção dos árabes.

A invasão dos vândalos no século V pôr fim à presença de civilizações clássicas em África. Os vândalos ocupar brevemente Norte de África e fundou um reino não em 429, que caiu para o Império Bizantino em 533.

Na Etiópia, é Frumentius, comerciante capturado e primeiro bispo de Axum, o que teria convertido o rei Ezana em 333 depois de se tornar o seu tutor. Na verdade, muitas religiões coexistiram no tribunal de Ezana e vestígios de outras religiões permanecer pelo menos até o quinto século. As escrituras foram traduzidos para o Ge'ez e Cristianismo se espalhou para Adulis. Durante o declínio do seu reinado, no século VII, as pessoas aksumitas iria fechar os povos kouchitiques estabelecida mais ao sul para ancorar a Igreja eo reino da Etiópia.

O sétimo no século XVI 

Islamização da África do Norte

África Ocidental 

África no século XIII:

Mamluk; Persia; Árabes; Iêmen.

África no século XVIII:
Mamluk; Persia; árabes; Iêmen.
califado Hafsid; Kanem; Touareg; 1-marinidas; 2 - Abdalwadides; Império Mali.Éthiopie; Aloa (*); Toundjour. contadores Árabes Unidos; Zanzibar; Kitara (*); Grande Zimbabwe; Feti; Khoi; San.

Califado Hafsid; Kanem; Touareg; 1-marinidas; 2 - Abdalwadides; Império do Mali. Etiópia; Aloa (*); Toundjour. Contadores Árabes Unidos; Zanzibar; Kitara (*); Grande Zimbabwe; Feti; Khoi; San.
As empresas estabelecidas na África Ocidental são de diversas origens. Para o sul do Senegal para o Golfo da Guiné, a floresta tropical é colonizada por pessoas que falam línguas Níger-Congo, como todas as línguas faladas no sul de uma linha de norte a sul do Senegal Somália. Mais ao norte, as regiões de cerrado para resolver ver pequenos grupos que falam línguas nilo-saarianas, provavelmente em busca de pastos mais verdes que enfrentam avanço do deserto. Estes grupos estão espalhados ao longo do Níger Oriente e da margem sul do Lago Chade perto de planícies de inundação adequadas para a agricultura.
A partir do século IX, muitos Estados sucessão dinástica ao longo da savana Subsaariana, a partir da costa atlântica, na região central do Sudão, o mais poderoso dos quais são o Império Gana, o Reino de Gao e Kanem-Bornu reino. Gana começou a declinar no século XI e do Império Mali sucedeu-lhe dois séculos mais tarde. No século XV, quando o próprio Mali começa a perder territórios, o chefe Songhai Sonni Ali escapa a autoridade de seu suserano e fundou o império Songhai, no centro do atual Níger, a partir do qual n 'era um reino vassalo do Mali.
Enquanto isso, a partir do século XI, as cidades Hausa, especialmente Kano, no norte da Nigéria hoje, desenvolver através do curso de comércio e indústria, para formar cidades-estados. Eles permanecem na borda dos principais impérios Sudanic até o século XV, em homenagem a Songhai império para o oeste e leste de Kanem-Bornu reino.
O progresso dos árabes para o sul é interrompida pela floresta tropical que atravessa o continente no Paralelo 10 N. Eles nunca atingiu a costa da Guiné e os reinos que se desenvolveram lá permaneceram fora de qualquer influência islâmica. Ife, os mais antigos conhecidos Yoruba cidades-estados, é governado por um rei-sacerdote nomeado pelo Título oni. Centro cultural e religioso do atual sul da Nigéria desde o século VIII, Ife exportar o seu sistema de governo para a cidade de Oyo, que se estende gradualmente seu poder sobre a área circundante a eclipsar sua cidade-mãe e prosperar dentro de seu próprio estado desde o século XV, formando o reino de Oyo.
Yoruba também resolver leste de Ife, e do na área de cultivo, no século XIII para fundar o reino de Benin. Duzentos anos mais tarde, tornou-se uma grande potência comercial, isolando costa Ife e seus portos. No seu auge, entre o século XVI e o século XVII, o reino teve parte em anexo do território do Yoruba e Igbo.

Séculos de tráfico 

Ver artigo principal: Tráfico de Escravos e escravidão na África.

Imprimir 1830: Soldado com seu escravo, África Equatorial

Historicamente, os primeiros grandes endereços enviados negros africanos fora do continente começou após o século sétimo, com o comércio de escravos árabe. Tudo começou em 652, quando o general árabe Abdullah bin Sayd requer Nubians (os habitantes do vale superior do Nilo) a entrega de 325 escravos por ano. A área afetada se estendia desde os territórios ao sul do Saara, tais como Mali, na África Oriental através de Sudão e seguir as rotas trans-sahariana.

África negra teve seu primeiro contato com os europeus no século XV. Eles estabeleceram concorrentes contadores tráfico oriental; primeiro para o comércio, em seguida, também para o escravo originalmente da diáspora Africano.

Estima-se que no final do século XVIII e início do século XIX, um quarto dos homens tinha um estatuto de escravo ou trabalhador forçado na África negra. Além disso, os colonos são ajudados nessa empreitada pelos líderes africanos ou dominante.

Os europeus, na sequência da colonização das Américas, e para substituir o trabalho indígena importando africanos. Na verdade, a escravidão indígena foi gradualmente proibido no século XVI, quer pela Igreja Católica ou reis europeus que dominaram a América Latina. Mais de 400 anos (1500-1888), os escravos são comprados em locais diferentes costa da África: África Ocidental, Guiné, Benin, Nigéria, Senegal e África do Sul. A partir de 1800, os movimentos negros e anti-escravidão ocorrer, e apesar da abolição da escravatura (por volta de 1850, dependendo do país), um comércio ilegal continuou até o início de 1900.

Colonização

A África colonial em 1913: partição de um continente.
Alemanha
Bélgica
Espanha
França
Grã-Bretanha
Itália
Portugal
Estados Independentes

No século XIX, após a abolição da escravatura, os Estados europeus invadiram o Norte da África e África subsaariana com a sua liderança tecnológica e apesar da resistência dos povos africanos.

O período colonial em África estende-se desde a Conferência de Berlim (1884-1885) no momento da independência na década de 1960 e é o ato fundador dos atuais Estados da África: as potências coloniais, em seguida, compartilhar a África na Conferência de Berlim, em 1884-1885.

A batalha de Adwa, onde as tropas italianas foram derrotados pelo Negusse Negest Menelik II, em 1896, marca uma viragem histórica na colonização da África.

Colonização tem espaço em forma e as orientações econômicas do país. Inicialmente, os países colonizadores não tenho nenhuma intenção de compartilhar os territórios, mas eles só querem proteger suas empresas contra a intervenção estrangeira. Portanto, os colonos compartilhar espaço como meridianos, latitude, riachos e raramente por pessoas.

A Etiópia é o único estado Africano, com a Libéria, o que não foi colonizado por uma potência europeia, o país experimentou um breve ocupação de cinco anos (1936-1941). Libéria foi colonizada pelos Estados Unidos para instalar os escravos negros libertos. Uma razão é que, como poucos países africanos (Egipto, Marrocos), a Etiópia é um país historicamente constituídas (a terra de Kush descrito na Bíblia). Ela não foi "inventada" por causa da colonização européia do século XIX. Isso explica, pelo menos em parte, a escolha de Addis Ababa para acolher a sede da União Africano, em 1963.

A busca por autonomia política e independência 

Ver artigo principal: Descolonização da África.

Aspirações nacionalistas africanos levou à independência que se espalharam 1910-1975 por país. Dietas que se estabeleceram não foram democráticas e trabalharam para desenvolver o seu país. África até a década de 1990 foi manipulada pelas potências da Guerra Fria. Desde a queda do Muro de Berlim, os países africanos oscilam entre guerras civis e processo de democratização.

https://fr.wikipedia.org/wiki/Histoire_de_l%27Afrique#Du_viie_au_xvie.C2.A0si.C3.A8cle 

domingo, 3 de janeiro de 2016

TURISMO .... AFRIQUE MODERNE 2




















































Afrique moderne 2


1. Cité de Dares Salaam en Tanzanie

2. L’échangeur Gilloolys à Johannesburg, Afrique du Sud

3. Un domaine au Gabon

4. Afrique du Sud

5. Cape Town, Afrique du Sud

6. Tripoli, Libye

7. Cap Vert

8. Johannesburg, Afrique du Sud

9. Domaine en construction au Nigéria

10. Les Seychelles

11. Kampala, Ouganda

12. Palais présidentiel, Ghana

13. Domaine à Accra au Ghana

14. Une autre maison de pauvre à Accra au Ghana

15. Tunisie

16. Tunisie

17. Un domaine le long du Nil en Égypte

18. Alexandrie, Égypte

19. Nairobi, Kenya

20. Golf Windsor et la ville de Nairobi au Kenya

21. Hôtel Hilton à Yaounde au Cameroon

22. Hôtel à Khartoum au Soudan

23. Téléférique à Durban, Afrique du Sud

24. Khartoum, Soudan

25. Immeubles appartements à Lagos, Nigéria

26. Le Caire, Égypte

27. Stade national à Salaam en Tanzanie

28. Église à Abuja, Nigéria

29. Nairobi, Kenya

30. Resort à Mombasa, Kenya

31. Hôtel Serena à Kampala, Ouganda

32. Le lac Rose, unique au monde, au Sénégal

33. Centre d’achats Eastgate à Harare au Zimbabwe

34. Quartier de la classe moyenne au Rwanda

35. Le resort Addis Sheraton à Addis Abéba, Éthiopie

36. Architecture Africaine au Cameroon

37. Une maison au Ghana

38. Rue commerciale à Windhoek, Namibie

39. Cathédrale de Yamassoukro, Côte d'Ivoire

40. Resort White sands au Kenya

41. Prétoria, Afrique du Sud

42. FIN Je ne suis pas dupe… La pauvreté existe en Afrique comme sur tous les continents…

Mais tu dois savoir qu’il y a des riches même en Afrique!
Extraído do meu PPS do slidehere:



http://pt.slideshare.net/LuaMel

sábado, 2 de janeiro de 2016

MENSAGEM ... UMA ORAÇÃO AO ETERNO QUE MORA NOS CORAÇÕES DE Wagner Borges

UMA ORAÇÃO AO ETERNO QUE MORA NOS CORAÇÕES

 Uma Viagem Espiritual na Doçura de um Olhar Silencioso 
Wagner Borges
Que você encontre o amor mais lindo dentro do seu próprio coração. 
Que você ainda se encante com as coisas mais simples da vida. 
Que você não se iluda com as luzes temporárias do mundo. 
Que você veja seus filhos como presentes do Eterno. 
Que você saiba tirar sábias lições de vida dos reveses.

Que você perdoe, mesmo que ninguém entenda. 
Que nada possa afastá-lo de seus melhores propósitos. 
Que você escute música e se sinta agradecido. 
Que você veja cada dia como uma benção de luz e recomeço... 
Que você não se esqueça de seus pais e honre-os com sua atenção.

 Que você seja justo, sem jamais perder seu coração e sua canção. 
Que você não se esqueça de quem lhe ajudou; gratidão é sabedoria. 
Que você conserve seus amigos verdadeiros; eles são joias de sua vida. 
Que você não se apegue ao passado; há tanta coisa para aprender... 
Que você segure seus filhos no colo, como o Eterno segura as estrelas.

Que você veja seu parceiro (a) como um presente da vida. 
Que você ria, principalmente de si mesmo; alegria é fundamental! 
Que você não tenha ódio em seu coração, pois isso empobrecerá sua canção. 
Que você chore, se for preciso, mas que suas lágrimas sejam lindas. 
Que você supere suas provas, com coragem e inteligência.
Que você abra seu coração para o amor, como a flor se abre para o sol. 
Que você faça amor com luz nos olhos e gratidão pelo presente. 
Que você não prenda quem quer ir embora. 
Amor não é gaiola! 
Que você beije alguém amado como os raios solares beijam as flores. 
Que você se atreva ser você mesmo, mas, sem arrogância!
Que você jamais se esqueça de que há um Poder Maior em todas as coisas. 
Que você converse com o Eterno, de coração a coração, sem dramas. 
Que você olhe para a lua cheia, extasiado, como uma criança. 
Que você ore, em espírito e verdade, sem medo de se abrir para o Céu. 
Que você sinta o cheiro do café e se sinta cada vez mais vivo.

Que você tome um chá de olhos fechados e pense em algo bom. 
Que você tenha a idade que seu espírito lhe disser, sem medo de rugas. 
Que você não envelheça sem amadurecer; jamais deixe de rir de uma piada! 
Que você se recicle, se areje, para não criar teias de aranha em sua vida. 
Que você sempre trate bem a sua criança interior; criança é vida!

Que você sempre desconfie quando a música não o encantar mais. 
Que você não perca tempo com fofocas e nem se exaspere com tolices. 
Que você saiba valorizar pessoas de energia limpa e toques legais. 
Que você perceba o perigo de ser tomado pela irritação descabida. 
Que você se atreva a andar com um sol na cara e um grande amor no peito.

Que você não se engane com as aparências; há muita gente boa neste mundo. 
Que você jamais ache que perdeu algo ou alguém; o Todo está em tudo! 
Que você veja luz nessas linhas; a mesma luz que está em seu coração. 
Que você não olhe raça, religião, sexo ou cultura; veja o Eterno em cada ser. 
Que você escute alguma canção querida e se sinta muito bem.

Que você seja feliz, mesmo que ninguém entenda. 
Então, que sua luz silenciosa siga... 
Para abrir outras flores por esse mundão de Deus, como deve ser.

Wagner borges uma oração ao eterno

PPS Gotas de Crystal

Desejo a todos vocês, um domingo maravilhoso...
Divirtam-se, curtam, aproveitem.