Nesta página estão 15 imagens relacionadas ao Canal da Mancha.
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"La Manche" para os franceses, ou "English Channel" para os ingleses. Dois nomes diferentes para o mesmo lugar, conforme o lado em que se está. De certa forma isto representa bem o significado do canal que separa os dois países, e ilustra de forma divertida a eterna e notória rivalidade entre ingleses e franceses. Nos países de língua portuguesa esta faixa de água ligando o Oceano Atlântico ao Mar do Norte é conhecida como Canal da Mancha, e se você vai viajar entre França e Inglaterra, as chances são de 100% que você tenha que passar por este canal, seja por cima ou por baixo.
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As primeiras travessias no Canal da Mancha eram uma temeridade. Os portos eram rasos, pequenos e sem proteção contra tempestades. Os navios precisavam esperar as marés altas para aportar. Em 1850 quase todos os navios eram a vela e com poucos recursos de segurança. Os passageiros do Canal da Mancha faziam travessias demoradas, perigosas e sujeitas a muito enjôo. Em meados do século 19, as cidades francesas de Boulogne e Calais começaram uma competição entre si para ver qual seria a mais bem sucedida no estabelecimento de uma rota marítima com a Inglaterra. O interesse se justificava pelo desenvolvimento e lucros que o movimento trazia às cidades. Boulogne saiu na frente, mas Calais depois levou a melhor. Na Inglaterra era a mesma coisa, com Folkstone e Dover competindo entre si.
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Atualmente, grandes navios cruzando o canal são uma visão constante, levando passageiros, automóveis e carga. Como já fizemos mais de uma vez o roteiro entre Inglaterra e França tivemos a chance de fazer esta travessia em diversas ocasiões, em horários diferentes e em diferentes condições de tempo, pegando desde dias com céu azul e temperatura agradável até dias de muito frio, vento e mar agitado. O Canal da Mancha é famoso por suas tempestades, pela freqüente neblina e pouca visibilidade e até mesmo a invasão da Normandia pelas tropas aliadas, realizada no "Dia D", precisou ser adiada 24 horas devido a uma destas tempestades. Felizmente nunca pegamos um temporal nessa rota e o máximo de aventura que tivemos a bordo foi sentir o navio jogando de um lado para outro a ponto de precisarmos andar com cuidado para não derrubar a bandeja do almoço.
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Quando estamos próximos ao litoral inglês, os famosos rochedos brancos de Dover fazem a marca registrada do Reino Unido. De longe são até confundidos por muitos com imensas dunas de areia. O trecho mais curto do canal, entre Dover e Calais, tem 30 km de largura.
Os ferries que ligam a Inglaterra ao continente são navios dotados de todo conforto. São embarcações que levam desde passageiros, automóveis, ônibus e enormes jamantas de carga. O melhor lugar para estar no momento em que o ferrie zarpa é no convés superior, de onde se pode ver os outros navios ancorados ao lado, aguardando a hora de partir, os veículos entrando nas garagens do navio e os preparativos das equipes de terra, como se fossem um bando de formigas histéricas em volta de uma minhoca. Dover e Calais tem um movimento frenético de ferries de passageiros e carga, 24 horas por dia.
Historicamente, foi o Canal da Mancha que salvou a Inglaterra de ser invadida em mais de uma ocasião, tanto pelas tropas de Napoleão, como pelos nazistas.
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Veja o vídeo que fizemos atravessando o Canal de Calais para Dover (num ônibus).
O Canal sempre foi a primeira barreira de proteção do país em relação ao resto do continente Europeu, e por isso a construção de uma ponte ou túnel ligando a Inglaterra ao resto do continente, um projeto sonhado por muitos, era vista por outros com desconfiança e receio. Estas dúvidas fizeram com que esta idéia fosse sucessivamente adiada sem que se chegasse a um consenso sobre sua conveniência.
A primeira linha regular de ferries entre Dover e Calais começou a operar em 1931. Depois que o navio se afasta do porto e a travessia do Canal da Mancha começa, seja com destino à Inglaterra ou à França, o cenário é muito semelhante: Água por todos os lados e a companhia de diversos outros ferries cruzando o canal em todas as direções.
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Veja o vídeo da travessia em sentido inverso: Embarcando em Dover para Calais.
A menor distância entre Inglaterra e França é justamente no trecho do canal situado entre as cidades de Dover e Calais, por isso o movimento neste trecho da Mancha é muito grande e os portos são bastante movimentados. Os ferries de passageiros fazem a travessia entre Dover e Calais em apenas 90 minutos, mas oferecem tantos confortos, como restaurantes, bares, cafés e shoppings que quando nos damos conta a travessia já está quase no fim, e parece ter durado somente 20 minutos.
A lotação dos ferries, bem como o preço da passagem varia muito em função da hora. Depende do tipo de veículo e número de pessoas. É mais barato atravessar durante a noite, e mais caro entre 10 e 16 horas, quando ocorre o pique de movimento. Bilhetes de ida e volta tem desconto. Passageiros viajando sem veículos pagam muito mais barato. Nos horários de pique há uma saída a cada 40 minutos.
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A arrumação dos veículos no interior dos ferries é meticulosamente orientada pelas equipes dos navios e executada com a precisão de uma operação militar. Em dias de muito movimento nenhum espaço pode ser desperdiçado, por isso é necessário seguir rigorosamente o que os "flanelinhas marítimos" mandam fazer e estacionar o carro exatamente no local indicado. Durante a travessia do Canal da Mancha é proibido permanecer dentro dos veículos, mas isto não seria mesmo uma boa idéia. Se você tiver a sorte de pegar um dia bonito, pode estar certo que irá desfrutar de visuais inesquecíveis do deck superior.
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Fizemos esta imagem num dos porões do ferry, logo após estacionar nosso carro e antes de subirmos para o convés de passageiros. Pode-se ver ao lado um ônibus de turismo estacionado. A maior parte dos navios tem três porões sobrepostos, iguais a este, e embora em épocas de férias, fins de semana e outras ocasiões de movimento eles fiquem totalmente lotados de veículos, neste dia estavam quase vazios. Sempre curioso, especialmente para turistas que estejam de carro ou ônibus, é embarcar no navio pela mão direita e sair pela mão esquerda, já que as vias de trânsito na Inglaterra tem sentido invertido.
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Na verdade, se você esquecer que está atravessando o famoso Canal da Mancha, a travessia em si é igual à qualquer outra do gênero, sempre com a companhia de algumas gaivotas. As duas companhias que há muito anos vem explorando a travessia do canal são P&O e Stena. Em todas as vezes que fizemos a travessia entre Calais e Dover, ou vice-versa, nunca precisamos comprar bilhetes com antecedência. Ao chegar na região de embarque basta estacionar, ir até o serviço de atendimento e comprar bilhetes para o próximo embarque. Depois é só aguardar em fila a hora em que o transporte será liberado, para estacionar num dos porões do ferry.
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Alguns ferries fazem travessias bem longas, para Espanha, Holanda ou países nórdicos. Algumas empresas que operam nestas rotas, como a Brittany Ferries, oferecem opções bem confortáveis. Como certas travessias duram a noite inteira, passageiros podem optar por passar a noite em poltronas reclináveis, cabines standard e cabines de luxo. Nos decks superiores há bar, lanchonete, restaurante tipo bandejão e restaurantes à la carte. A imagem ao lado foi feita numa destas cabines, numa travessia entre as cidades de Portsmouth e Saint Malo. Elas dispõem de banheiro completo, duas camas, uma pequena sala de estar, frigobar e televisão por satélite. O café da manhã é servido no próprio quarto, 30 minutos antes da chegada ao destino.
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Em 1994, o que parecia um sonho impossível por séculos finalmente aconteceu, com a inauguração do túnel sob o Canal da Mancha, ligando Inglaterra ao continente. E atravessando o túnel estavam trens de alta velocidade, batizados de Eurostar. O impacto que esta nova ligação trouxe aos transportes, à noção de distância entre países, ao comércio e principalmente ao turismo foi imenso. Londres estava agora somente a pouco mais de duas horas de Paris, numa viagem ligando o centro das duas cidades com todo conforto. Muito chegaram até a profetizar que os tradicionais ferries estavam condenados ao desaparecimento. Mas, como sempre, o que determina o sucesso ou não de qualquer empreendimento são seus custos, e após passados os festejos e a euforia pela inauguração do Eurotúnel, os elevados custos operacionais do Eurostar deixaram claro que continuaria a existir espaço para os ferries continuarem operando e também muitos passageiros para eles.
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A imagem ao lado foi feita no interior do Eurotúnel, que faz ligação entre o continente europeu e Inglaterra. Este é o mais extenso túnel submarino do mundo, sendo que o comprimento do trecho submerso tem 38 km de extensão. Na verdade são três túneis, por onde circulam os trens de alta velocidade. Um túnel de ida, outro de volta e um de serviço, situado entre os dois principais. O comprimento total de cada um destes túneis é de 50 km. Mas se você vai atravessar o canal da mancha por este túnel não imagine que vai sentir alguma coisa especial, porque poderá ficar decepcionado. Embora o túnel chegue a 75 metros de profundidade sob o mar, a sensação que passageiros sentem é idêntica à proporcionada por qualquer outro túnel ferroviário.
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Clique sobre esta imagem para vê-la em maior resolução |
Atravessar o Canal da Mancha sobre as águas ou sobre as ondas é uma questão de gosto, pressa e disponibilidade financeira. Passageiros a pé, que queiram ir rapidamente do centro de Paris ou Bruxelas até Londres, que saibam a data exata de sua viagem e não pretendam modificá-la podem se aproveitar das boas ofertas promocionais do Eurostar, e encontrar bilhetes baratos. Já quem estiver de carro deve fazer as contas com cuidado, e provavelmente chegará à conclusão que é preferível ir até o litoral e embarcar num dos ferries da Stena ou P&O. A imagem ao lado foi feita embarcando no Eurostar, em Paris, Gare do Nord. Estávamos sem carro, compramos o bilhete com antecedência, conseguimos bons preços e neste caso valeu a pena.
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Ao lado imagem do interior de um dos vagões de segunda classe do Eurostar. A viagem dura pouco mais de duas horas, ligando a Gare du Nord, Paris à Saint Pancras Station, Londres. Durante os horário de pique as saídas acontecem com muita frequência. As acomodações são confortáveis, as composições tem carro restaurante, trolleys oferecendo sanduíches e bebidas. Como viajam a 300 km por hora, é sempre divertido olhar pela janela e ver carros e caminhões que circulam a 150 km/h nas autoestradas ficarem para trás como se estivessem parados. Se você souber aproveitar os preços promocionais do Eurostar e tem pressa de chegar ao seu destino, essa é de longe a melhor opção de transporte.
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Veja três vídeos que fizemos ao viajar no Eurostar:
Partindo de Paris, Interior do Eurostar e Chegando a Londres.
Partindo de Paris, Interior do Eurostar e Chegando a Londres.
O ano de 1785 marcou a primeira travessia do canal por balão. Em 1875 ocorreu a primeira travessia a nado das turbulentas e geladas águas da Mancha. 1909 viu o primeiro avião sobrevoar o Canal. E em 1986 Margaret Thatcher e François Mitterand assinaram o tratado decidindo a construção do túnel inaugurado em 1994. O custo da construção foi de 9 bilhões de libras esterlinas. De barreira intransponível, isolando a Inglaterra do resto do continente europeu a mais um atrativo turístico, o Canal da Mancha percorreu um longo caminho, mas sempre mantendo seu charme e fama inalterados.
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A música desta página é Under the Sea (sob o mar) do desenho A Pequena Sereia, dos estúdios Disney. Para interromper sua execução clique em X (parar).
A idéia de construir um túnel sob o Canal da Mancha surgiu em 1802. O desenho acima ilustra um projeto de Albert Mathieu,
apresentado à Napoleão Bonaparte. Pelo projeto, carruagens puxadas a cavalo iriam da França à Inglaterra
pelo túnel, e respiradouros acima do nível da água garantiriam a circulação de ar em seu interior.
apresentado à Napoleão Bonaparte. Pelo projeto, carruagens puxadas a cavalo iriam da França à Inglaterra
pelo túnel, e respiradouros acima do nível da água garantiriam a circulação de ar em seu interior.
fonte imagem: pt.wikipedia.org
Jonathan Trappe, 36 anos, é o primeiro homem que atravessou o Canal da ...
Canal da Mancha
O Canal da Mancha é um braço de mar que é parte do Oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o Mar do Norteao Atlântico.
Em francês ele é chamado La Manche (A manga), em alemão Der Ärmelkanal (O Canal da manga) e em inglês English Channel (Canal Inglês). Mancha é derivado de 'Manche', em francês, que foi traduzido erroneamente para 'Mancha' por portugueses e espanhóis. Em francês 'Manche' não quer dizer 'Mancha', e sim, 'Manga'.
O canal tem aproximadamente 563 km (350 milhas) de comprimento e sua parte mais larga é de 240 km (150 milhas). Seu ponto mais estreito (oestreito de Dover) tem apenas 33 km (c. 20 milhas), de Dover até o Cabo Gris Nez. Neste ponto mais estreito do Canal, é comum aventureiros de diversas nacionalidades tentarem fazer a travessia do canal a nado, inclusive com algumas tentativas resultando em morte, como foi o caso da brasileira Renata Agondi. A profundidade do Canal da Mancha varia de 120m na porção ocidental até 45m na oriental.
A circulação marítima no canal da Mancha é uma das mais intensas do mundo, com mais de 250 navios por dia. A essa circulação intensa há que somar a dos ferries que ligam a França à Grã-Bretanha por via marítima. Atualmente, o Eurotúnel constitui uma excelente e rápida alternativa de viagem.
Antes da batalha o Capitão Gabriel França da Costa Santos declarou uma escritura que deveria ser entregue á fora do canal da mancha
Devido à utilização das mais avançadas técnicas de engenharia é praticamente impossível a presença de acidentes.
As Ilhas do Canal ou Channel Islands localizam-se no interior do Canal da Mancha, próximas ao lado francês. A ilha de Ouessant ou aponta de Corsen constituem os pontos de referência da extremidade ocidental do canal.
O departamento francês da Mancha, que incorpora a península do Cotentin, que avança em direção ao canal, tem esse nome devido à região marítima circunvizinha.
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