Algas marinhas
Algas marinhas são uma fonte riquíssima de iodo e ainda oferecem uma quantidade considerável de selênio, nutrientes fundamentais para a produção de hormônios pela tireoide, explica o nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Mas não exagere no consumo. "Como o sal já é rico em iodo, a ingestão reforçada desse alimento deve ser feita apenas por quem apresenta deficiência desse elemento", alerta.
Segundo o médico, o excesso de iodo pode levar ao hipotireoidismo, que é a baixa produção de hormônios pela tireoide. A quantidade ideal recomendada para um adulto saudável é de 150 microgramas por dia, que pode ser facilmente atingida sem qualquer adição extra de sal à comida pronta.
![Castanha do Pará - Foto Getty Images](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_venGt6yAGpUgQqg_XsXENXUFm_KvGPM3Ssk_HvuFLnGwh2d8nMGI2fagelSS8jz0FJ4W87Bwaw3FKUNRAI4vq5qWvzLgpO3yQLvAh8IT9mTgHwEo4AkXUJibcVj4xgDgcwctHNUs4Zoz3-FHbW=s0-d)
Castanha-do-pará
Rica em selênio e ômega-3, uma gordura poli-insaturada, a castanha-do-pará fornece nutrientes que servem de matéria-prima para a produção de hormônios pela tireoide. "O ideal é consumir uma ou duas castanhas por dia", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult, em São Paulo.
A especialista também sugere adicionar a oleaginosa triturada em saladas, no arroz, em saladas de frutas ou até empanando peixes. Lembre-se apenas de consumir a castanha com moderação, já que ela é altamente calórica. Uma única unidade oferece 27 calorias.
![Quinua - Foto Getty Images](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v4O1fITjEZyZb6tXFXkyC7xm7xm2jLukElQglKZTXXRDdWTURXOsSxpXPDeKtnmyYwMTjskDCPBMbVHZKPmDmlQtrGymh8ElhK8n2Xwxo81oXOFzEH93luY9IvlHw6qUsAewUwDm92vLN3MdhE=s0-d)
Quinua
"Por ser uma ótima fonte de proteínas vegetais, a quinua é muitas vezes comparada à soja", aponta Roberto Navarro. O alimento é rico em cálcio, ferro, fibras, magnésio, potássio e zinco. Quando o assunto é tireoide, entranto, quem ganha destaque mesmo é o selênio. A quantidade recomendada de ingestão de quinua é de duas colheres por semana, que podem ser adicionadas à salada, ao risoto ou, no caso da versão em flocos, a frutas e shakes.
![Salmão - Foto Getty Images](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uUKMZCugNF4Ch2u7nlzfeJCpSOqwPAHHkal7jp0ojGiUWrKaJdEAuDUEFfD9sHQtrkWnzBIXU_w-bZHU_Y6Kzlv4-YWntJkd5MYXCd5PlE9mlQH5WpaurZ2zLSWXCU45ClA9bwUyhY8LdXlmyLyw=s0-d)
Óleo de peixe
Assim como as algas marinhas, o óleo de peixe também é rico em iodo, diz a nutricionista Daniela. Só fique atento para escolher as opções certas: salmão, sardinha e atum. O nutriente também pode ser encontrado em opções vegetais, como a chia e a linhaça. "O consumo recomendado é de 120 g de peixe três vezes por semana ou duas cápsulas de 1.000 mg para suplementação por dia", explica a especialista. No caso do uso de suplementos, um profissional deve ser consultado.
![Leite e derivados - Foto Getty Images](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vkjhTsQsf3JeuAfAOl_lxl6teE4ScYCiVomRAYUaimbGxBY5Ur9ARNfENFv_BWhXIyrn88S_Cuz9amTK1sDU_fdumJ0idTq2VwgSRm2IvgWRPIhi-9lfCpmdpwnAU-BkQ3t8GYApF5bk9HQYVbXA=s0-d)
Leite e derivados
Cálcio, vitamina D, vitamina A e iodo são os principais nutrientes presentes no leite. "Estes dois últimos são alguns dos principais responsáveis pelo bom funcionamento da tireoide", afirma Daniela Cyrulin. A quantidade diária recomendada é de três porções, podendo ser um copo de leite no período da manhã, um iogurte à tarde e duas fatias de queijo branco no fim do dia.
![Ovo - Foto Getty Images](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sLjze9Ilgh_B0mdBT1PNeVGcWzL_d1pEiB-ze5uYs-DCiLToK1yrBmgM3uOXTpgRsNoXYJuGb2-cKD0tSxvkZiwZEuZuDCr70dCEwbERhFuGNN7YIzyMgeZot20pVplXwm-9dRTWdwTK-q9c1NYg=s0-d)
Gema do ovo
A gema de ovo é conhecida por seus componentes antioxidantes, que favorecem principalmente a saúde ocular. Mas a pequena quantidade de iodo presente no alimento também é importante para a produção de hormônios pela tireoide. Além disso, a gema apresenta carotenoides (responsáveis pela cor amarelo alaranjada) que são uma pré-vitamina A, também importante para a glândula. "Uma parte davitamina A que o corpo recebe já vem pronta e outra parte vem por meio de nutrientes que o próprio corpo transforma em vitamina A, que é o caso dos carotenoides", esclarece o nutrólogo Roberto. Desde que não seja frito, ovos podem ser consumidos diariamente.
![Carne vermelha - Foto Getty Images](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tOSBJ5Qd3xT1rOn3Naao-Dw2fLAGJeInXyTkhCy7tZSijTHKvomDrKEgnziGVnpM1-TJYM3e2u9o0mfSEbh4CQBmOuk0U5yS-GGjBU4s2Ww5ywQMvABK-AP-mPlQc703Re0NHEeApnNHpFVUkRGg=s0-d)
Carne vermelha
"A carne vermelha é fonte de zinco e selênio, importantes para a produção hormonal", afirma a especialista Daniela. A nutricionista contrapõe, entretanto, que a carne também pode se tornar uma vilã da saúde, uma vez que contém quantias consideráveis de gordura saturada, prejudicial ao organismo quando em excesso. "Por isso, limite o consumo desse alimento a três bifes médios por semana", complementa.
![Laranja - Foto Getty Images](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_txMQ4nq18ZZf96VPulFSbmWgk3CWTnbqoJ9iumdHTpitBev5Qy_-mGDDvCiSp_-wXiJV22KKY3Xtv9jA7zfyc1NYuIGfx72GtggtrKtdYJj2wcZCGC5TeVRrkPjuLMYVjTGaanq2C9XRympemYkw=s0-d)
Laranja
Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia. "Como essa fruta é altamente calórica, a ingestão deve ser controlada, lembrando que um suco contém pelo menos três unidades de laranja", lembra o nutrólogo Roberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário