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sexta-feira, 28 de novembro de 2014

BLACK FRIDAY - QUATORZE - (14) ofertas de gadgets na Black Friday, de smartphones a TVs

QUATORZE 14 ofertas de gadgets na Black Friday, de smartphones a TVs

Smartphones, TVs e muito mais

São Paulo -- A Black Friday, maior liquidação de toda a história do varejo brasileiro, começa à meia-noite nesta sexta-feira, com a participação de lojas físicas e online. Aparelhos eletrônicos como smarthones e televisores estão no topo da lista de desejos dos consumidores. Listamos aqui, algumas das boas ofertas que encontramos nessa área. Vamos atualizar a galeria ao longo da sexta-feira.
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/as-xx-melhores-ofertas-da-black-friday

BLACK FRIDAY - Site prevê produtos que terão maior desconto na Black Friday

Site prevê produtos que terão maior desconto na Black Friday

Samsung S5: smartphones são os produtos com maior interesse para a Black Friday

São Paulo – Os preços promocionais para a Black Friday não apareceram ainda na maioria das lojas online. O site de comparação de preços Zoom, no entanto, liberou algumas informações que podem dar dicas de quais serão as melhores compras.
Os varejistas cadastrados no site afirmam que os maiores descontos do dia serão em smartphones. Os consumidores também podem esperar bons descontos em televisõesnotebookstablets e eletrodomésticos.
De acordo com o Zoom, os descontos do ano passado são um bom indicativo para a Black Friday deste ano. A categoria com maior desconto foi a de games, com preços 27% menores. Smartphones tiveram descontos de 18% e tablets de 19%.
Os eletrônicos são, portanto, a categoria com mais descontos da Black Friday. “Os eletrônicos são sempre os mais desejados e também os que requerem mais atenção na hora da compra, pois são produtos de alto valor aquisitivo e com muitas funcionalidades”, comenta Thiago Flores, diretor executivo do Zoom, no comunicado para imprensa.
Uma pesquisa do Zoom mostra que o produto mais desejado por consumidores nesta Black Friday será o smartphone. Entre dez mil entrevistados, 56% pretendem procurar um novo telefone amanhã.
Em seguida estão os televisores, despertando interesse de 43% dos consumidores. Em terceiro lugar, estão os notebooks, com 29% dos interessados.
O primeiro item de desejo fora do campo dos eletrônicos fica na quarta posição, com 23% dos consumidores interessados em comprar tênis.
As ofertas de grandes varejistas serão conhecidas somente à meia noite desta sexta-feira.


http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/site-preve-produtos-que-terao-maior-desconto-na-black-friday

BLACK FRIDAY - Guia definitivo para a Black Friday 2014


Guia definitivo para a Black Friday 2014

Black Friday: o que atrai a atenção dos clientes são, obviamente, os descontos
Gustavo Gusmão, deINFO Online

São Paulo - Apesar de ter aparecido por aqui apenas em 2012, a Black Friday já conquistou espaço entre consumidores e lojistas.
Em 2013, por exemplo, as compras na data movimentaram mais de 770 milhões de reais, segundo cálculos da e-Bit, empresa especializada em comércio eletrônico.
E a expectativa para 2014 é de que este montante suba 56% e os pedidos feitos em lojas virtuais passem dos 5,2 milhões de reais, de acordo com a mesma análise.
O que atrai tanto a atenção dos clientes são, obviamente, os descontos.
Para a Black Friday deste ano, o comércio promete cortes de até 80% nos preços de diversos produtos, entre eles eletrônicos, livros, jogos e roupasm além de vários outros itens.
Mas como serão organizadas as promoções em cada uma das lojas? Como elas se prepararam para a data? E como, afinal, será possível saber se os produtos estão mesmo com desconto, e não apenas tiveram o preço dobrado e depois cortado pela metade, como já aconteceu nas edições passadas?
INFO conversou com algumas das principais empresas que atuam no Brasil para tirar essas e outras dúvidas. Confira as respostas a seguir.
Cnova (responsável pelos sites de Extra, Ponto Frio, Casas Bahia e Barateiro)
A empresa disse estar preparando a estrutura de TI para a Black Friday desde o fim do ano passado.
No entanto, não revelou exatamente a porcentagem dos descontos e nem por quanto tempo eles valerão são dados estratégicos, e a companhia está em processo de abertura de capital na bolsa de Nova York.
“O que podemos informar é que todas as nossas bandeiras entrarão de forma bastante competitiva na data”, escreveu a empresa em comunicado enviado a INFO.
A marca aproveitou a data para renovar o app do Extra.com.br, que agora deixa os consumidores votarem nos produtos favoritos. Esses itens terão prioridade na hora de definir quais entrarão em promoção.
“Essa informação é muito importante para que possamos fazer negociações especiais [por descontos]”, informou a empresa ressaltando que as outras bandeiras sob seus cuidados também “estão atentas aos itens que são muito procurados pelos clientes”.
Ou seja, todas as lojas terão suas promoções. Mas como garantir que os produtos estão com descontos? 
“Sinalizamos de forma bastante clara e transparente quais deles farão parte da promoção na data”, diz a empresa.
“Além disso, pelo app do Extra, por exemplo, é possível acompanhar a diferença de preços dos itens desejados caso eles estejam na lista de desejos.”
Fora isso, a companhia também diz ter assinado o Código de Ética da Black Friday, organizado pela Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (Câmara e-net).
MercadoLivre
“A Black Friday do MercadoLivre contará com produtos de diversas categorias com descontos de até 70%”, disse a empresa, otimista com a data.
Mas a promoção não envolverá apenas cortes de preços: algumas ofertas também terão frete grátis e parcelamento sem juros.
A lista de lojas participantes inclui alguns nomes especializados em eletroeletrônicos e gadgets, como Ricardo Eletro, Megamamute e Polishop, e outros de diferentes áreas, como Oppa Design, Clóvis Calçados, Von Dutch, Khelf e Decathlon.
A promoção no site, segundo a companhia, começa um dia antes, no dia 27 de novembro, e termina às 23h59 do dia 30.
E na segunda-feira, 1º de dezembro, o MercadoLivre fará a CyberMonday, outra oportunidade para os consumidores.
A marca garante que os descontos são mesmo descontos – os clientes poderão comparar os preços dos produtos anunciados na página da Black Friday com outros iguais ou semelhantes que não estão na promoção, para tirar a prova.
“Nós nos preparamos para a data com antecedência e garantimos que nossas ofertas apresentarão uma condição especial nesse período”, diz o MercadoLivre.
Quanto à preparação, o site de e-commerce disse não ter feito nada de especial na área de TI, “pois no nosso caso não existe essa necessidade”.
“Suportamos um tráfego imenso, de mais de 25 milhões de visitantes únicos por mês”, diz a empresa.
O volume de acessos na data, é claro, deve subir mas dada a confiança, é de se imaginar que a página não tenha muitos problemas para suportar a mudança.
eBay
Para a primeira Black Friday desde que iniciou suas operações com força total no Brasil, o eBay promete descontos de até 80% em toda a loja que tem mais de 400 milhões de produtos disponíveis para brasileiros.
A empresa aumentou os esforços de tradução do site para chegar preparada à data, segundo Johnna Hoff, gerente sênior de relação com a mídia da marca pelo mundo.
No entanto, da mesma forma que acontece com o MercadoLivre, adaptações na infraestrutura de TI não foram necessárias, como destacou Sylvie De Wever, a chefe da companhia na América Latina.
As ofertas já estão concentradas em uma área de “Deals” desde o começo da semana, e por lá ficarão até o fim da próxima, que a companhia chama de Cyber Week.
“Lá fora a Black Friday começa cada vez mais cedo”, diz Johnna, explicando o porque de tanta antecedência.
Fora os descontos, a empresa ainda subsidia o preço de entrega de alguns produtos, e focará especialmente nos eletrônicos e em itens de moda os mais comprados por brasileiros.
“E como nossos vendedores também vendem para países como Estados Unidos, onde a Black Friday é levada a sério, os descontos precisam existir”, afirma Sylvie.
No ano passado, as compras feitas por usuários brasileiros chegaram a 1 milhão de reais apenas no período de festas, do fim de outubro a 15 de dezembro.
E como as operações no Brasil ainda engatinhavam em 2013, a expectativa é de que esse total aumente consideravelmente embora Sylvie e Johnna não tenham uma estimativa.
Walmart
Em comunicado, a companhia contou que 500 produtos estarão em promoção no dia 28.
Os descontos chegarão a 70% e as ofertas aparecerão nas 544 lojas físicas da rede de supermercados pelo Brasil e também no online, claro.
No ano passado, segundo o comunicado, a empresa registrou a maior venda de eletrônicos em um só dia em sua história por aqui.
E se de 2012 para 2013 o aumento total de vendas na data foi de 20%, a expectativa é de um crescimento de 10% para este ano em relação ao anterior.
A preparação da infraestrutura de TI, no entanto, não foi revelada mas, no ano passado, a VTEX, então contratada pela empresa nesta área, montou toda uma operação especial.
Fnac – Ao todo, a loja de livros, games, discos e eletrônicos colocará 15 mil itens em promoção e promete descontos de até 80% a partir de quinta-feira.
Os cortes de preço vão variar de acordo com a categoria dos produtos. Os da Apple, por exemplo, deverão ter redução de até 15%, enquanto notebooks e tablets de outras marcas podem chegar a 40%.
CDs poderão bater a marca de 57%, DVDs e Blu-rays de filmes devem ficar entre 20% e 80% mais baratos e os preços de smartphones cairão 48%, no máximo.
Jogos para PS3, Xbox e Wii (os consoles de nova geração não foram mencionados) deverão ter descontos de até 50% e livros, de 30%.
KaBuM!
O site especializado em informática e eletrônicos entrará na promoção apenas no dia 28 e disponibilizará itens para pronta entrega, segundo comunicado da empresa.
Mas aparentemente nem todos eles entrarão na promoção de uma vez: algumas “ofertas atômicas”, como a loja denominou, aparecerão a cada cinco minutos, com cortes de até 70%.
No entanto, pelo menos 15 mil produtos deverão aparecer com 20% de desconto para pagamento à vista e no boleto bancário.
A empresa não fala em reforços na infraestrutura de TI para este ano. Diz que em 2013 os investimentos foram “de 1 milhão de reais direcionados à modernização de servidores”.
A loja diz que o estoque foi reforçado, e contará com mais de 100 mil unidades, contra as 9 mil costumeiras.
Dell
A fabricante de computadores e tablets promete descontos de até 600 reais em produtos em duas categorias e também em serviços e acessórios.
As promoções valerão para a loja online e para as vendas por telefone, e a expectativa é de que o volume de vendas cresça 18 vezes na data.
Sony
Na loja virtual da empresa, os descontos nos produtos devem chegar a 80%, mas variando de acordo com a categoria de produtos.
Nas TVs e headphones, por exemplos, os cortes podem ser de até 35%, enquanto smartphones da marca terão até 50% de redução nos preços.
A Sony adiantou algumas das promoções: a TV KDL-65W955B, de 65 polegadas, sairá por 5 850 reais (avaliamos a versão de 55'' aqui), enquanto o Xperia Z Ultra(um pouco mais velho, mas ainda bom no que faz) será vendido a 950 reais.
A companhia diz ter aderido à campanha “Black Friday Legal”, da Câmara do Comércio Eletrônico (Câmera e-net), e traz um selo de que é ética nos descontos.
Steam e Origin
A loja da Valve começou nesta quarta-feira, 26, a Promoção de Exploração do Steam, com descontos que passam dos 70% 
– O jogo Watch Dogs, por exemplo, é vendido por 65 reais, ante os 130 reais do lançamento, e The Evil Within estará por 41 reais.
Já a lojinha da Electronic Arts promete ofertas de até 75% nos games da marca. Battlefield 4, na edição mais completa, estará à venda por 50 reais, mesmo preço do recente The Sims 4.
Ainda com dúvidas quanto aos descontos?
Nesses casos, vale instalar no navegador o plugin Baixou Agora, que permite conferir o histórico de preços dos produtos visualizados.
Assim que você acessar a página de um item, clique no botão da extensão para visualizar a linha do tempo e ter certeza de que o valor cobrado é realmente o mais baixo do ano.
Além disso, por mais tentadoras que sejam as ofertas, fuja das lojas listadas pelo Procon.
Procuradas por INFO, Saraiva e B2W (Lojas Americanas, Submarino e Shoptime) não responderam à reportagem.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/guia-definitivo-para-a-black-friday-2014

BLACK FRIDAY - Como não ser enganado e ter prejuízo na Black Friday

Como não ser enganado e ter prejuízo na Black Friday


Consumidor deve desconfiar de descontos milagrosos, evitar compras por impulso e obter informações sobre a empresa antes de fechar o negócio.

São Paulo - Antes de aproveitar os descontos oferecidos por lojas físicas e sites na Black Friday, consumidores devem planejar compras para adquirir apenas itens essenciais ou que tenham preços realmente vantajosos.
O evento começa na sexta-feira (28) e termina no domingo (30). Confira dicas da Serasa e de consultores financeiros para não ter prejuízo com as compras. 
1) Cuidado com descontos milagrosos
Nas edições anteriores da Black Friday, consumidores registraram reclamações sobre preços que foram reajustados antes do evento, o que permitiu às empresas oferecer um desconto artificial na data. A prática até rendeu piada: "preços pela metade do dobro".
Para saber se a oferta é realmente um bom negócio e vale antecipar as compras para o Natal, o consumidor deve pesquisar preços em outras lojas, ainda que o desconto pareça tentador.
Quem já sabe o que deseja comprar deve iniciar a busca antes do período de promoções. Dessa forma, é possível verificar se o desconto anunciado é real, recomenda o advogado especialista em direitos do consumidor Ricardo Vieira de Souza. 
Alguns sites também permitem cadastrar alertas de preços relacionados a produtos específicos. Essa ferramenta também pode auxiliar o monitoramento de preços. Os alertas devem ser criados antes do início do evento, diz a educadora financeira Ana Paula Hornos.  
Para ajudar o consumidor a escapar de roubadas, o site Bizoo promete mostrar o histórico de preços das ofertas nos últimos 30 dias. Já o comparador de preços Zoom irá reunir ofertas anunciadas durante o período do evento. 
2) Não compre por impulso
O consumidor deve saber exatamente o quanto pode gastar. Para chegar ao valor, a Serasa aconselha calcular dívidas fixas e contas já assumidas ou previstas.
Além de gastos com compras de Natal e a viagem no final do ano, é necessário considerar as despesas extras que serão pagas em janeiro, como IPVA e IPTU, além de material e matrícula escolar.
O comprador também deve refletir sobre a necessidade de compra do produto. Antes de olhar os descontos, Ana Paula Hornos aconselha o consumidor a elaborar uma lista com os itens que precisa comprar para evitar tentações.
3) Se proteja contra golpes
O comprador também deve se proteger contra fraudes ao comprar pela internet. O Procon listou 449 lojas virtuais que devem ser evitadas
Durante a Black Friday, a Serasa irá permitir que consumidores consultem informações sobre a loja ou site antes da compra. Basta digitar o CNPJ da empresa no site para verificar se o registro do negócio é verdadeiro ou se a empresa tem problemas financeiros. 
É possível visualizar também endereço, telefone, ações judiciais, protestos e cheques sem fundos da loja.
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/x-dicas-para-nao-ser-enganado-e-ter-prejuizo-na-black-friday

BLACK FRIDAY - Dá pra confiar na Black Friday no Brasil?

Dá pra confiar na Black Friday no Brasil?

© Foto: Thinkstock Incipiente mas já com a imagem arranhada por falsos descontos, dia de promoções do varejo busca resgatar credibilidade com selo de qualidade e investimentos em infraestrutura.

O administrador de empresas Wilden Nunes Junior, de 32 anos, mudou de casa há duas semanas, mas ainda não tem um eletrodoméstico sequer. Preferiu esperar a chamada Black Friday, o dia de promoções especiais importado pelo comércio brasileiro dos Estados Unidos há quatro anos.
Mas Nunes não está certo de que equipará a cozinha e a sala pagando menos, como pretende. "Estou desconfiado, porque não tive nenhuma experiência com outras edições. Como dizem que é uma farsa, preciso ver pra crer", diz.
"Vou acabar comprando de qualquer jeito. Se os produtos não estiverem mais baratos, o único prejuízo será ter atrasado minhas compras em 15 dias. A não ser que fiquem mais caros, o que seria absurdo. Mas achei que valia a pena correr o risco."
Muitos consumidores estão na mesma situação. A Black Friday, o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, é tradicionalmente um dia de descontos no varejo americano.
O nome Black Friday, que em inglês significa literalmente "Sexta-Feira Negra", faz mais sentido traduzido para o português como "Sexta-Feira Azul", pois o feriado (nos EUA), pois passou a denotar o momento em que as lojas aproveitam para sair do vermelho e passar a registrar lucro.
No Brasil, as promoções foram realizadas pela primeira vez em 2010, ainda de forma tímida, movimentando R$ 3 milhões em vendas, segundo levantamento da consultoria ClearSale, e cresceram exponencialmente desde então.
No ano passado, o volume movimentado pelos produtos vendidos saltou para R$ 424 milhões quase o dobro do registrado em 2012, quando o montante já havia sido 117% superior ao de 2011.
Junto com o aumento das vendas, também se multiplicaram os problemas. O site Reclame Aqui recebeu no ano passado 8,5 mil reclamações por causa da Black Friday, 6,2% a mais do que em 2012.
Do total, 27% eram relativas à maquiagem de preços, nome dado à prática de elevar o valor de um produto poucos dias antes da data da promoção para oferecer então um "desconto" em que o preço cobrado é igual ou até mesmo superior ao valor não-promocional.
Em 2013, uma pesquisa do Programa de Administração de Varejo, um centro de estudos em consumo, e da Íconna, empresa de monitoramento de comércio eletrônico, mostrou que o número de produtos que ficaram mais caros na Black Friday foi maior do que o dobro daqueles que receberam descontos.
Após o fim do evento, 22,6% das mercadorias oferecidas com "ofertas" tiveram seus preços reduzidos.
'Black Fraude'
Não por acaso a data acabou sendo apelidada nas redes sociais de "Black Fraude": a data em que, segundo a piada, os produtos "custam a metade do dobro".
"Muita gente também se queixou de produtos que se esgotaram nos primeiros minutos da sexta-feira, mostrando que o produto em oferta era apenas um chamariz para os sites", diz Diego Campos, diretor de operações do Reclame Aqui.
Outro problema recorrente foram as falhas técnicas nos sites, responsáveis por 21% das mensagens enviadas ao Reclame Aqui no ano passado. Consumidores protestaram, porque os sites ficavam lentos, ou eles eram colocados em filas de espera sem que nunca chegasse sua vez.
Quando tinham acesso à página, o produto escolhido sumia do carrinho de compras virtual antes de finalizar a compra ou não conseguiam pagar por ele.
"Nas últimas duas edições, boa parte das pessoas que tentaram se frustraram, e isso se reflete no alto índice de desconfiança das pessoas em relação à Black Friday hoje em dia."
No entanto, Campos está otimista e acredita que a maquiagem de preços não será praticada, ao menos entre as principais marcas do varejo nacional.
"Em 2012, todos os grandes varejistas deram descontos falsos, mas houve menos queixas quanto a isso no ano passado. Esperamos que neste ano isso não aconteça, porque há muita vigilância sobre estas empresas. Não acredito que cometerão um erro tão primário", afirma ele.
Selo de credibilidade
Para combater a maquiagem de preços e o clima de desconfiança gerado por ela, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico lançou no ano passado um selo para dar credibilidade às promoções realizadas na Black Friday.
Ao longo do último mês, lojas virtuais puderam se cadastrar no site Black Friday Legal, onde aderiram a um código de ética, comprometendo-se a não maquiar preços. Se descumprirem a regra, não receberão o selo no ano seguinte.
Neste ano, 500 lojas exibirão o selo, mais de trêz vezes acima das 123 varejistas credenciadas em 2013. A alta procura surpreendeu, já que a entidade esperava um aumento de 20% a 25% nas inscrições.
Se ainda assim esta prática for identificada pelo consumidor, eles devem denunciá-la ao Procon, pois são crimes de oferta e publicidade enganosa, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
O órgão tem uma lista de 450 sites que devem ser evitados por consumidores, pois eles foram alvo de reclamações e não responderam às notificações, ou seus responsáveis não foram encontrados.
"Depois de 2012, quando a imagem da Black Friday ficou bem arranhada por causa de promoções enganosas, o setor fez uma reavaliação e passou a tomar mais cuidados. Não tivemos tantos problemas no ano passado, só casos pontuais", diz a analista Fátima Lemos, do Procon-SP.
"Todo mundo perde quando a promoção não funciona como deveria. Esperamos que, com a experiência acumulada e o aprendizado, tenhamos um ano ainda melhor em 2014."
Pedro Eugênio Piza, fundador do portal Busca Descontos, que trouxe a Black Friday para o Brasil em 2010, diz que as empresas também trabalharam no aperfeiçoamento dos sites para lidar com a demanda por consumidores online.
Com promoções relâmpago ao longo deste ano, varejistas tentaram gerar o mesmo aumento de demanda normalmente registrado na Black Friday e, assim, identificar falhas.
"As empresas começaram a se planejar mais cedo e fizeram grandes investimentos em infraestrutura para evitar problemas", diz .
"Ainda assim, temos que ter o pé no chão. É preciso entender que um site também tem limites. Assim como em uma loja física, não é possível atender a todo mundo ao mesmo tempo."
http://www.msn.com/pt-br/dinheiro/financaspessoais/d%C3%A1-pra-confiar-na-black-friday-no-brasil/ar-BBfKkYO

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SAÚDE - Cura da AIDS: Conferência fala sobre como erradicar a doença

Cura da AIDS: Conferência fala sobre como erradicar a doença


Essa semana, um dos maiores eventos sobre Aids está acontecendo nos EUA: a 19ª Conferência Internacional da Aids, em Washigton. Mais de 25.000 médicos, cientistas, ativistas, políticos, filantropos, representantes de empresas farmacêuticas e pessoas vivendo com o vírus HIV estarão debatendo o assunto que, pela primeira vez, terá na sua pauta um tema importantíssimo: a cura da doença.
Outros tópicos da conferência incluem pesquisa sobre como prevenir a infecção pelo HIV, tratamento e prevenção da condição.

“Rumo a uma cura do HIV”
O grande tema da conferência é o lançamento do “Rumo a uma cura do HIV”, uma estratégia científica global de um grupo internacional de 300 pesquisadores que estão delineando as prioridades para encontrar uma cura para a doença.
O objetivo é descobrir por que o vírus HIV vive indefinidamente em certas células, em quais tecidos ele vive, como fazer o sistema imunológico matá-lo e que tipo de drogas poderiam matá-lo.

O paciente de Berlim

A Aids já reivindicou cerca de 30 milhões de vidas em todo o mundo. Há pouco tempo, falar sobre a cura da doença seria impossível. Hoje, graças ao paciente de Berlim, a esperança volta a fazer parte da casa dos doentes.
Em 2007, um americano chamado Timothy Brown, que estava morando na Alemanha, recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para leucemia mieloide aguda (um tipo de câncer de sangue) e acabou sendo curado do vírus HIV, doença que ele também possuía.
Em 2010, depois de três anos sem nenhum sintoma da Aids, Timothy foi confirmado como a primeira pessoa no globo a ser curada da Aids. Isso aconteceu porque a medula que ele recebeu era de um doador com uma mutação rara que torna algumas pessoas imunes ao HIV.
Só que o seu caso é raro. O procedimento pelo qual Timothy passou é extremamente perigoso, porque o sistema imunológico de um paciente tem de ser “exterminado” a fim de aceitar o transplante de medula óssea.
Além disso, apenas 1% dos caucasianos (principalmente europeus do Norte) e nenhum afro-americano ou asiático têm essa mutação em particular que torna as pessoas resistentes ao vírus.
Ou seja, a “cura” ainda não podia ser bradada em todos os cantos, já que usar um transplante de medula óssea de um doador resistente não é um tratamento viável para a Aids.
Ainda assim, os pesquisadores são realistas.
“Estamos tentando inspirar as pessoas sobre a possibilidade de que a cura poderia acontecer algum dia”, disse o Dr. Steven Deeks, da Universidade da Califórnia, em San Francisco (EUA). “A maioria das pessoas razoáveis diria que temos 50%-50% de chances de obter uma cura, por isso, não é bom ficar muito entusiasmado. Achamos que é possível, e que vale a pena investir nisso, mas não espere nada em um futuro próximo”.

Como seria a cura do HIV?

Timothy apresentou, no mês passado, pela primeira vez desde 2007, traços do vírus HIV no seu sangue. Isso não significa que ele não está mais curado. O paciente de Berlim não tem sintomas, seus testes para HIV dão negativo, e ele não precisa de medicamento nenhum. Os médicos garantem: Timothy não tem Aids.
Cada vez mais os pesquisadores aceitam uma definição de “cura funcional”, na qual o vírus é controlado, e a transmissão não ocorre. Uma outra corrente de pensamento prefere a cura por “esterilização”, que eliminaria o vírus do organismo completamente.

Avanços nas curas funcionais

O Dr. David Margolis, pesquisador da Universidade da Carolina do Norte (EUA), vai apresentar os resultados de seu pequeno estudo com oito pacientes tratados com Vorinostat na conferência. Vorinostat é um remédio usado no tratamento do linfoma, um câncer dos gânglios linfáticos e da corrente sanguínea.
Pesquisadores franceses que estão estudando 12 pessoas HIV-positivas chamadas de pacientes Visconti também vão falar sobre seus avanços. Esses pacientes foram tratados imediatamente após terem sido expostos ao vírus HIV e têm sido capazes de controlá-lo naturalmente. Após receberem, desde cedo, o tratamento clássico antirretroviral durante a fase aguda da infecção, os doentes se tornaram capazes de controlar as infecções sem nenhum tratamento, além de não transmitir a doença aos outros, o que também entra no tópico da prevenção.
Além disso, um estudo com um grupo de homens e mulheres infectados com o vírus chamados de controladores de elite também é promissor: eles são totalmente capazes de controlar naturalmente sua infecção, pois nunca receberam nenhum tratamento antirretroviral, e têm uma carga viral indetectável.
Muitas mentes científicas, juntas, numa colaboração de esforços, podem chegar a resultados incríveis. Eu sei que não devemos apostar todas as esperanças na cura, mas hoje ela parece mais real do que nunca.[CNN]

SAÚDE - Vacina contra HPV é uma das principais armas de combate ao vírus

Vacina contra HPV é uma das principais armas de combate ao vírus


Ministério da Saúde incorporou a vacina no SUS para meninas de 9 a 11 anos

POR ANA PAULA DE ARAUJO - ATUALIZADO EM 07/03/2014

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a oferecer a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) a partir de 10 de março para meninas de 11 a 13 anos, em postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o país. A dose, que ajuda a proteger contra o câncer de colo do útero, estará disponível nos 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, de acordo com o ministério.

Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos. Até 2016, o objetivo do ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país. Embora seja oferecida no SUS para uma faixa etária restrita, a vacina é recomendada para jovens de 9 aos 26 anos, uma vez que o vírus é transmitido no início da vida sexual. As faixas etárias que estão fora da campanha do SUS precisam recorrer à rede particular para tomar a vacina. Embora não substitua outros métodos de prevenção nem permita o abandono do uso de preservativos, a vacina é mais uma arma contra a doença, já que se trata de um vírus altamente contagioso.

HPV vírus do papiloma humano, do inglês -, traz dados alarmantes: segundo o Ministério da Saúde, 137 mil novos casos são registrados por ano no Brasil. Esse vírus é tido como o responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero, além de atuar como protagonista em casos de câncer de pênis. Ele é o principal responsável por inúmeras doenças da região genital - que compreende colo, vagina, vulva e anus nas mulheres e, nos homens, pênis e anus. Assim como as verrugas na região genital e da boca, os cânceres causados pelo vírus do papiloma humano são recorrentes: no colo do útero, vulva, pênis e pele. Segundo o ginecologista Claudio Emilio Bonduki, da Unifesp, o HPV ainda pode levar ao câncer de vulva e de pele e provocar lesões na região oral, língua, faringe e anus, devido ao contato em sexo oral ou anal.

A vacina contra HPV já existia para o público feminino. Mas os homens também têm importante papel como vetores do HPV, ou seja, eles o carregam assim como as mulheres, como explica a ginecologista Maricy Tacla, do Hospital das Clínicas. "Enquanto eles não forem vacinados, assim como toda a população, pessoas continuarão a ser infectadas", alerta. Por isso, desde o final de maio de 2011, eles também podem ser imunizados contra o HPV. Saiba mais sobre essa vacina:  
Vacina contra HPV
Tipos de vacina 

Há dois tipos de vacina contra HPV no Brasil: a bivalente e a quadrivalente. Ambas protegem contra, no máximo, quatro tipos do vírus, entre os mais de 100 existentes. Isso significa que, mesmo com a aplicação da vacina, a proteção não é 100% garantida.

A bivalente protege apenas contra os tipos 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero, vagina, vulva, anus e pênis. Já a quadrivalente, que foi recentemente liberada para o público masculino, protege contra esses antígenos e também contra os tipos 6 e 11, os principais agentes de verrugas genitais e condilomas, que são as verrugas genitais produzidas pelo vírus.

Hoje, o foco principal da vacina está em mulheres dos 9 aos 26 anos, no caso da quadrivalente, e dos 10 aos 25, na bivalente - em especial para aquelas que ainda não iniciaram sua vida sexual. Segundo Maricy Tacla, isso acontece porque, teoricamente, a mulher ainda não teve contato com o vírus, o que aumenta a eficácia da aplicação. Para os homens, vale a mesma faixa etária, lembrando que eles podem tomar apenas a quadrivalente.

Contraindicações e efeitos colaterais 

Fora a restrição de idade - que acontece porque a Anvisa permite apenas a aplicação da vacina em públicos onde estudos clínicos comprovaram sua eficácia - e as pessoas que são alérgicas a algum componente da medicação, ainda não há outras contraindicações. Até mesmo portadores do vírus HIV ou pessoas que já tiveram ou têm HPV e outras DSTs, lembra Bonduki, podem tirar proveito da imunização, já que existem vários tipos de vírus HPV, não apenas aquele que afetou o portador. Existem, ainda, os casos chamados "off label": pessoas fora dos grupos especificados pela Anvisa, mas que podem tomar a vacina por solicitação médica. 
Camisinha
Além disso, não há evidências de efeitos colaterais, apenas possíveis desconfortos locais, como edemas e dor onde a injeção foi aplicada. Estudos também indicam não haver risco na aplicação dessa vacina em conjunto com a da Hepatite B.

Como funciona 
A aplicação é feita em três etapas. Com a bivalente, a segunda dose é aplicada depois de um mês da primeira e, a terceira, após cinco meses da segunda. Já na quadrivalente, a segunda fase acontece apenas dois meses após a primeira e, a terceira, também seis meses depois da inicial.

A vacina apresenta substâncias obtidas do vírus do HPV, modificado em laboratório. Ao serem aplicadas no nosso organismo, essas substâncias estimulam o sistema imunológico a combatê-las, o que desencadeia a produção de anticorpos neutralizantes. Até agora, os cientistas conseguiram confirmar que esses anticorpos duram dez anos.

Para aqueles que não se incluem no grupo de risco a ser vacinado pelo SUS, mas está interessado em tomar a vacina, é necessário procurar um ginecologista ou um urologista, que fará a recomendação da vacina. O clínico geral também pode ser procurado e, para as crianças, o ideal é consultar um pediatra. 
Entenda os riscos do HPV 

O vírus HPV é um grande vilão da saúde, em especial feminina. Além de câncer e doenças na região genital das mulheres e no pênis e ânus dos homens, o vírus HPV é relacionado a lesões e neoplasias na região da orofaringe - que compreende a cavidade bucal, da raiz da língua até a epiglote, uma espécie de lâmina que fecha a ligação da faringe com a glote -, como carcinomas (tumores malignos) e uma doença chamada papilomatose laríngea recorrente, que leva a lesões na laringe e que, segundo Maricy, tem difícil tratamento e pode levar a danos importantes nos órgãos dessa área do corpo.

Por ser uma DST doença sexualmente transmissível, a principal via de proteção é a camisinha. Entretanto, nem o seu uso livra da contaminação. O ginecologista Bonduki lembra que o contato da região de vulva, onde a camisinha não protege, pode permitir a transmissão.
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