São Paulo - Apesar de ter aparecido por aqui apenas em 2012, a Black Friday já conquistou espaço entre consumidores e lojistas.
Em 2013, por exemplo, as compras na data movimentaram mais de 770 milhões de reais, segundo cálculos da e-Bit, empresa especializada em comércio eletrônico.
E a expectativa para 2014 é de que este montante suba 56% e os pedidos feitos em lojas virtuais passem dos 5,2 milhões de reais, de acordo com a mesma análise.
O que atrai tanto a atenção dos clientes são, obviamente, os descontos.
Para a Black Friday deste ano, o comércio promete cortes de até 80% nos preços de diversos produtos, entre eles eletrônicos, livros, jogos e roupasm além de vários outros itens.
Mas como serão organizadas as promoções em cada uma das lojas? Como elas se prepararam para a data? E como, afinal, será possível saber se os produtos estão mesmo com desconto, e não apenas tiveram o preço dobrado e depois cortado pela metade, como já aconteceu nas edições passadas?
INFO conversou com algumas das principais empresas que atuam no Brasil para tirar essas e outras dúvidas. Confira as respostas a seguir.
Cnova (responsável pelos sites de Extra, Ponto Frio, Casas Bahia e Barateiro)
A empresa disse estar preparando a estrutura de TI para a Black Friday desde o fim do ano passado.
No entanto, não revelou exatamente a porcentagem dos descontos e nem por quanto tempo eles valerão são dados estratégicos, e a companhia está em processo de abertura de capital na bolsa de Nova York.
“O que podemos informar é que todas as nossas bandeiras entrarão de forma bastante competitiva na data”, escreveu a empresa em comunicado enviado a INFO.
A marca aproveitou a data para renovar o app do Extra.com.br, que agora deixa os consumidores votarem nos produtos favoritos. Esses itens terão prioridade na hora de definir quais entrarão em promoção.
“Essa informação é muito importante para que possamos fazer negociações especiais [por descontos]”, informou a empresa ressaltando que as outras bandeiras sob seus cuidados também “estão atentas aos itens que são muito procurados pelos clientes”.
Ou seja, todas as lojas terão suas promoções. Mas como garantir que os produtos estão com descontos? 
“Sinalizamos de forma bastante clara e transparente quais deles farão parte da promoção na data”, diz a empresa.
“Além disso, pelo app do Extra, por exemplo, é possível acompanhar a diferença de preços dos itens desejados caso eles estejam na lista de desejos.”
Fora isso, a companhia também diz ter assinado o Código de Ética da Black Friday, organizado pela Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (Câmara e-net).
MercadoLivre
“A Black Friday do MercadoLivre contará com produtos de diversas categorias com descontos de até 70%”, disse a empresa, otimista com a data.
Mas a promoção não envolverá apenas cortes de preços: algumas ofertas também terão frete grátis e parcelamento sem juros.
A lista de lojas participantes inclui alguns nomes especializados em eletroeletrônicos e gadgets, como Ricardo Eletro, Megamamute e Polishop, e outros de diferentes áreas, como Oppa Design, Clóvis Calçados, Von Dutch, Khelf e Decathlon.
A promoção no site, segundo a companhia, começa um dia antes, no dia 27 de novembro, e termina às 23h59 do dia 30.
E na segunda-feira, 1º de dezembro, o MercadoLivre fará a CyberMonday, outra oportunidade para os consumidores.
A marca garante que os descontos são mesmo descontos – os clientes poderão comparar os preços dos produtos anunciados na página da Black Friday com outros iguais ou semelhantes que não estão na promoção, para tirar a prova.
“Nós nos preparamos para a data com antecedência e garantimos que nossas ofertas apresentarão uma condição especial nesse período”, diz o MercadoLivre.
Quanto à preparação, o site de e-commerce disse não ter feito nada de especial na área de TI, “pois no nosso caso não existe essa necessidade”.
“Suportamos um tráfego imenso, de mais de 25 milhões de visitantes únicos por mês”, diz a empresa.
O volume de acessos na data, é claro, deve subir mas dada a confiança, é de se imaginar que a página não tenha muitos problemas para suportar a mudança.
eBay
Para a primeira Black Friday desde que iniciou suas operações com força total no Brasil, o eBay promete descontos de até 80% em toda a loja que tem mais de 400 milhões de produtos disponíveis para brasileiros.
A empresa aumentou os esforços de tradução do site para chegar preparada à data, segundo Johnna Hoff, gerente sênior de relação com a mídia da marca pelo mundo.
No entanto, da mesma forma que acontece com o MercadoLivre, adaptações na infraestrutura de TI não foram necessárias, como destacou Sylvie De Wever, a chefe da companhia na América Latina.
As ofertas já estão concentradas em uma área de “Deals” desde o começo da semana, e por lá ficarão até o fim da próxima, que a companhia chama de Cyber Week.
“Lá fora a Black Friday começa cada vez mais cedo”, diz Johnna, explicando o porque de tanta antecedência.
Fora os descontos, a empresa ainda subsidia o preço de entrega de alguns produtos, e focará especialmente nos eletrônicos e em itens de moda os mais comprados por brasileiros.
“E como nossos vendedores também vendem para países como Estados Unidos, onde a Black Friday é levada a sério, os descontos precisam existir”, afirma Sylvie.
No ano passado, as compras feitas por usuários brasileiros chegaram a 1 milhão de reais apenas no período de festas, do fim de outubro a 15 de dezembro.
E como as operações no Brasil ainda engatinhavam em 2013, a expectativa é de que esse total aumente consideravelmente embora Sylvie e Johnna não tenham uma estimativa.
Walmart
Em comunicado, a companhia contou que 500 produtos estarão em promoção no dia 28.
Os descontos chegarão a 70% e as ofertas aparecerão nas 544 lojas físicas da rede de supermercados pelo Brasil e também no online, claro.
No ano passado, segundo o comunicado, a empresa registrou a maior venda de eletrônicos em um só dia em sua história por aqui.
E se de 2012 para 2013 o aumento total de vendas na data foi de 20%, a expectativa é de um crescimento de 10% para este ano em relação ao anterior.
A preparação da infraestrutura de TI, no entanto, não foi revelada mas, no ano passado, a VTEX, então contratada pela empresa nesta área, montou toda uma operação especial.
Fnac – Ao todo, a loja de livros, games, discos e eletrônicos colocará 15 mil itens em promoção e promete descontos de até 80% a partir de quinta-feira.
Os cortes de preço vão variar de acordo com a categoria dos produtos. Os da Apple, por exemplo, deverão ter redução de até 15%, enquanto notebooks e tablets de outras marcas podem chegar a 40%.
CDs poderão bater a marca de 57%, DVDs e Blu-rays de filmes devem ficar entre 20% e 80% mais baratos e os preços de smartphones cairão 48%, no máximo.
Jogos para PS3, Xbox e Wii (os consoles de nova geração não foram mencionados) deverão ter descontos de até 50% e livros, de 30%.
KaBuM!
O site especializado em informática e eletrônicos entrará na promoção apenas no dia 28 e disponibilizará itens para pronta entrega, segundo comunicado da empresa.
Mas aparentemente nem todos eles entrarão na promoção de uma vez: algumas “ofertas atômicas”, como a loja denominou, aparecerão a cada cinco minutos, com cortes de até 70%.
No entanto, pelo menos 15 mil produtos deverão aparecer com 20% de desconto para pagamento à vista e no boleto bancário.
A empresa não fala em reforços na infraestrutura de TI para este ano. Diz que em 2013 os investimentos foram “de 1 milhão de reais direcionados à modernização de servidores”.
A loja diz que o estoque foi reforçado, e contará com mais de 100 mil unidades, contra as 9 mil costumeiras.
Dell
A fabricante de computadores e tablets promete descontos de até 600 reais em produtos em duas categorias e também em serviços e acessórios.
As promoções valerão para a loja online e para as vendas por telefone, e a expectativa é de que o volume de vendas cresça 18 vezes na data.
Sony
Na loja virtual da empresa, os descontos nos produtos devem chegar a 80%, mas variando de acordo com a categoria de produtos.
Nas TVs e headphones, por exemplos, os cortes podem ser de até 35%, enquanto smartphones da marca terão até 50% de redução nos preços.
A Sony adiantou algumas das promoções: a TV KDL-65W955B, de 65 polegadas, sairá por 5 850 reais (avaliamos a versão de 55'' aqui), enquanto o Xperia Z Ultra(um pouco mais velho, mas ainda bom no que faz) será vendido a 950 reais.
A companhia diz ter aderido à campanha “Black Friday Legal”, da Câmara do Comércio Eletrônico (Câmera e-net), e traz um selo de que é ética nos descontos.
Steam e Origin
A loja da Valve começou nesta quarta-feira, 26, a Promoção de Exploração do Steam, com descontos que passam dos 70% 
– O jogo Watch Dogs, por exemplo, é vendido por 65 reais, ante os 130 reais do lançamento, e The Evil Within estará por 41 reais.
Já a lojinha da Electronic Arts promete ofertas de até 75% nos games da marca. Battlefield 4, na edição mais completa, estará à venda por 50 reais, mesmo preço do recente The Sims 4.
Ainda com dúvidas quanto aos descontos?
Nesses casos, vale instalar no navegador o plugin Baixou Agora, que permite conferir o histórico de preços dos produtos visualizados.
Assim que você acessar a página de um item, clique no botão da extensão para visualizar a linha do tempo e ter certeza de que o valor cobrado é realmente o mais baixo do ano.
Além disso, por mais tentadoras que sejam as ofertas, fuja das lojas listadas pelo Procon.
Procuradas por INFO, Saraiva e B2W (Lojas Americanas, Submarino e Shoptime) não responderam à reportagem.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/guia-definitivo-para-a-black-friday-2014