1º de Outubro
"Dia Internacional Contra o Câncer de mama: uma luta cor de rosa"
"Dia Internacional Contra o Câncer de mama: uma luta cor de rosa"
Câncer de mama: uma luta cor de rosa
No Outubro Rosa, mês em que se comemora o Dia Internacional Contra o Câncer de Mama, diversas instituições promovem campanhas pra conscientização do público sobre esta doença.
Outubro vira símbolo de luta contra o câncer de mama.
Do G1 AP
'Sua Saúde em Dia' vai ao ar no programa Bom Dia Amazônia.
Especialista fala dos desafios de diagnosticar a doença a tempo.
LOC: O SENADO E A CÂMARA PARTICIPAM NESTA TERÇA-FEIRA DAS COMEMORAÇÕES
DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA. O PALÁCIO DO CONGRESSO NACIONAL DEVE TROCAR
A ILUMINAÇÃO BRANCA PELA COR DE ROSA.
LOC: A AÇÃO FAZ PARTE DO MOVIMENTO MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE
MAMA.
REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.
TÉC: Outubro Rosa é o nome de uma campanha mundial para chamar a atenção
sobre a luta contra o câncer de mama.
Durante o mês de outubro, monumentos de diversas cidades ao redor do mundo são iluminados com a cor rosa.
No Brasil, a campanha acontece há cinco anos e o Palácio do Congresso Nacional participou de todas as edições anteriores.
Entidades médicas, organizações civis e do governo se mobilizam para informar a população sobre o diagnóstico e tratamento precoce da doença, como destacou a senadora Ana Amélia, do PP do rio grande do Sul.
(Ana Amélia) Estão programados workshops, palestras e debates em várias capitais brasileiras. A iniciativa é para conscientizar a população e as autoridades públicas sobre os riscos do câncer de mama e difundir informações sobre o modo mais eficiente para o diagnóstico e o tratamento da doença.
(REPÓRTER) Além do Congresso, a cada ano, várias cidades brasileiras aderem ao movimento e trocam a iluminação tradicional de monumentos conhecidos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e o Viaduto do chá, em São Paulo, pela iluminação rosa.
Até o dia quatro de outubro, os visitantes que passarem pela Senado Galeria, que fica no prédio principal do Senado Federal poderão ver a exposição fotográfica Recomeço: História de Mulheres Vitoriosas, que retrata mulheres que superaram o câncer de mama, atendidas pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília. O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres.
Se for diagnosticado e tratado nos estágios iniciais , a chance de sobrevida em cinco anos é superior a sessenta por cento.
Ana Beatriz Santos.
http://www.senado.gov.br/noticias/Radio/programaConteudoPadrao.asp?COD_TIPO_PROGRAMA=4&COD_AUDIO=463381
Laço cor-de-rosa
Laço Cor-de-rosa é um símbolo Internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do Câncer de mama.
DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA. O PALÁCIO DO CONGRESSO NACIONAL DEVE TROCAR
A ILUMINAÇÃO BRANCA PELA COR DE ROSA.
LOC: A AÇÃO FAZ PARTE DO MOVIMENTO MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE
MAMA.
REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.
TÉC: Outubro Rosa é o nome de uma campanha mundial para chamar a atenção
sobre a luta contra o câncer de mama.
Durante o mês de outubro, monumentos de diversas cidades ao redor do mundo são iluminados com a cor rosa.
No Brasil, a campanha acontece há cinco anos e o Palácio do Congresso Nacional participou de todas as edições anteriores.
Entidades médicas, organizações civis e do governo se mobilizam para informar a população sobre o diagnóstico e tratamento precoce da doença, como destacou a senadora Ana Amélia, do PP do rio grande do Sul.
(Ana Amélia) Estão programados workshops, palestras e debates em várias capitais brasileiras. A iniciativa é para conscientizar a população e as autoridades públicas sobre os riscos do câncer de mama e difundir informações sobre o modo mais eficiente para o diagnóstico e o tratamento da doença.
(REPÓRTER) Além do Congresso, a cada ano, várias cidades brasileiras aderem ao movimento e trocam a iluminação tradicional de monumentos conhecidos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e o Viaduto do chá, em São Paulo, pela iluminação rosa.
(Ana Amélia) Estão programados workshops, palestras e debates em várias capitais brasileiras. A iniciativa é para conscientizar a população e as autoridades públicas sobre os riscos do câncer de mama e difundir informações sobre o modo mais eficiente para o diagnóstico e o tratamento da doença.
(REPÓRTER) Além do Congresso, a cada ano, várias cidades brasileiras aderem ao movimento e trocam a iluminação tradicional de monumentos conhecidos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e o Viaduto do chá, em São Paulo, pela iluminação rosa.
Até o dia quatro de outubro, os visitantes que passarem pela Senado Galeria, que fica no prédio principal do Senado Federal poderão ver a exposição fotográfica Recomeço: História de Mulheres Vitoriosas, que retrata mulheres que superaram o câncer de mama, atendidas pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília. O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres.
Se for diagnosticado e tratado nos estágios iniciais , a chance de sobrevida em cinco anos é superior a sessenta por cento.
Ana Beatriz Santos.
http://www.senado.gov.br/noticias/Radio/programaConteudoPadrao.asp?COD_TIPO_PROGRAMA=4&COD_AUDIO=463381
Laço cor-de-rosa
Laço Cor-de-rosa é um símbolo Internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do Câncer de mama.
Laço Cor-de-rosa é um símbolo Internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do Câncer de mama.
Objetivos
O principal objetivo do Laço Cor-de-rosa é alertar/informar as pessoas sobre o Câncer de mama.
1. Prevenção – o ato de prevenir o câncer de mama;
2. Diagnóstico – detectar o câncer de mama;
3. Tratamento – meios de cura;
4. Apoio - apoiar psicologicamente.
Historia do Laço Cor-de-rosa
O primeiro laço que teve uma representação relevante na história foi o laço amarelo, que foi apresentado numa marcha cantada pelo exército dos Estados Unidos da América. Em 1917 George A. Norton interpretou a canção pela primeira vez.
O título da canção era "Round Her Neck She Wears a Yellow Ribbon".
Nos anos 40 a mesma canção foi interpretada por diferentes músicos.
Baseada nesta canção, a mulher de um refém no Irã, Penney Laingen, foi a primeira pessoa a usar o laço como um símbolo de alerta. Penney colocou laços amarelos em várias árvores de modo a representar o desejo que tinha em que o seu marido regressasse a casa.
Amigos e familiares demonstrando a sua lealdade seguiram a moda.
Todos os Americanos rapidamente se aperceberam que o laço cor-de-rosa se tornara uma força.
Nos anos 90 ativistas da luta contra a SIDA inspirados pela força do laço decidiram fazer laços para os que lutavam contra a SIDA. O laço que representa a SIDA tornou-se vermelho por essa ser a cor da paixão.
Durante os Tony Awards, o ator Jeremy Irons foi fotografado com um brilhante laço vermelho no peito.
Durante a noite, à medida que o público seguia os prémios, o laço foi se tornando um ícone popular.
O The New York Times declarou o ano de 1992 como o ano do Laço Cor-de-Rosa.
O primeiro Laço Cor-de-Rosa foi introduzido pela Fundação do câncer de Mama Susan G. Komen.
A fundação ofereceu bonés cor-de-rosa aos sobreviventes do câncer de mama que participavam na Corrida para a Cura desde 1990. Alguns meses mais tarde em 1991 todos os participantes da Corrida de Nova Iorque receberam um Laço Cor-de-Rosa.
No entanto, o laço não teve a importância que se esperava, na medida em que era um pormenor num evento com bastante importância.
Alexandra Penney, que em 1992 era a editora chefe do "Self", uma revista de saúde para mulheres, trabalhava então na segunda edição anual do National Breast Cancer Awareness.
Evelyn Lauder, que era então vice-presidente da empresa Estee Lauder foi editora convidada da edição da NBCAM do mesmo ano. Juntas Penney e Lauder lembraram-se de criar um laço e de fazer com que as grandes distribuidoras de cosméticos os distribuíssem nas lojas de Nova Iorque.
Mais tarde Evelyn Lauder prometeu distribuir os laços por todo o país embora a cor do laço não tivesse ainda sido decidida. No entanto, uma senhora de 68 anos de nome Charlotte Hayley que acabara de combater o câncer de mama produziu laços laranja.
Charlotte vendeu-os com um cartão que dizia " O budget anual do Instituto Nacional do Câncer é de 1.8 bilhões de dólares, e somente 5% vai para a prevenção contra o câncer. Ajude-nos a acordar os nossos legisladores e a América, usando este laço.
" A mensagem rapidamente se divulgou, o que fez com que Penny e Evelyn se interessassem pelo conceito de Hayley.
Ambas viram potencial na ideia de se associarem a Charlotte. Mas esta rejeitou a proposta alegando que Penny e Evelyn eram demasiado comerciais.
Após uma discussão com Lauder, Hayley e os seus advogados foi então acordada uma nova cor.
O cor-de-rosa fora então escolhido para a cor do laço, tornando-se assim um símbolo internacional para a luta contra o câncer de mama.
Pink Ribbon Internacional
O objetivo desta organização é criar uma comunidade de apoio a nível mundial, e informar os pacientes, especialistas, familiares e amigos sobre o Laço Cor-de-rosa e o câncer de mama Pink Ribbon International.
Spanish: Lazo Rosado
French:
Ruban Rose
Italian:
Nastro Rosa
German:
Rosa Schleife
Dutch:
Roze Lint
Danish:
Lyserøde Sløjfe
Czech republic:
Růžová Stužka
Finland:
Roosa Nauha
Norway:
Rosa Sløyfe
Poland:
Różowa Wstążka
Russia:
розовая лента
Sweden:
Rosa Bandet
Turkey:
Pembe Kurdele
Japan:
ピンクリボン
Chinese:
粉红丝带
Mês da Luta contra o câncer de Mama
O mês da luta contra o câncer de mama é uma campanha internacional anual, organizada pelas maiores associações de luta contra o câncer de mama que visa aumentar a informação e consciência da doença, angariar fundos para pesquisa, prevenção e cura.
Esta campanha oferece também informação e apoio para aqueles afetados pelo câncer de mama.
O mês da Luta contra o câncer de mama foi organizado pela Astrazeneca em 1985.
Esta farmacêutica multinacional é a produtora de três medicamentos para o câncer de mama: Nolvadex (tamoxifen), Arimidex (anastrolzole), e Faslodex (fulvestrant).
O objetivo deste mês desde o início, tem sido promover a mamografia como o meio mais eficiente na Luta contra este tipo de câncer.
O número de empresas que se tem juntado a este evento tem vindo a aumentar ao longo dos anos. As Companhias Estée Lauder, Avon, Komen e outras organizações comerciais e não comerciais têm participado em vários eventos e atividades durante o mês de Outubro. As Companhias Estée Lauder têm desenvolvido a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama ao longo dos últimos quinze anos, durante o mês de Outubro, um pouco por todo o mundo. As Companhias Estée Lauder foram também as primeiras a distribuir laços rosa e folhetos informativos sobre a doença, e desde sempre encorajaram os governos a dedicarem um dia, uma semana ou o mês de Outubro à Prevenção do Câncer de Mama. Em Portugal, o Dia Nacional da Prevenção do Câncer de Mama, dia 30 de Outubro, foi criado na sequência de uma Petição subscrita e entregue na Assembléia da República pela Socosmet (representante das Companhias Estée Lauder em Portugal), pelo Movimento Vencer e Viver e por cerca de 8000 cidadãos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/La%C3%A7o_cor-de-rosa#Historia_do_La.C3.A7o_Cor-de-rosa
Salve, Mês de Outubro de 2013.