Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

1º de Outubro "Dia Internacional Contra o Câncer de mama: uma luta cor de rosa"


1º de Outubro  
"Dia Internacional Contra o Câncer de mama: uma luta cor de rosa"

Câncer de mama: uma luta cor de rosa



No Outubro Rosa, mês em que se comemora o Dia Internacional Contra o Câncer de Mama, diversas instituições promovem campanhas pra conscientização do público sobre esta doença. 



Outubro vira símbolo de luta contra o câncer de mama.


Do G1 AP

'Sua Saúde em Dia' vai ao ar no programa Bom Dia Amazônia.
Especialista fala dos desafios de diagnosticar a doença a tempo.


Quadro Sua Saúde em Dia (Foto: Reprodução TV Amapá)Quadro Sua Saúde em Dia
(Foto: Reprodução TV Amapá)

Representantes de movimentos

femininos de todo o país elegeram outubro como o mês de combate ao câncer de mama. Durante o "Outubro Rosa", como ficou conhecido, são promovidos vários eventos de conscientização e luta.

A doença, que atinge milhares de brasileiras foi o tema escolhido para o quadro "Sua Saúde em Dia", do Bom Dia Amazônia. Um especialista vai tirar dúvidas dos internautas e telespectadores sobre os perigos do câncer e o que fazer para evitá-lo.


Deixe sua pergunta nos comentários dessa matéria. O quadro vai ao ar na segunda-feira (30). O  Bom Dia Amazônia vai ao ar todos os dias, de segunda à sexta-feira, às 6 h 30.

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2013/09/outubro-vira-simbolo-de-luta-contra-o-cancer-de-mama.html
Senado e Câmara participam do Outubro Rosa

Imagem do áudio

LOC: O SENADO E A CÂMARA PARTICIPAM NESTA TERÇA-FEIRA DAS COMEMORAÇÕES

DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA. O PALÁCIO DO CONGRESSO NACIONAL DEVE TROCAR 


ILUMINAÇÃO BRANCA PELA COR DE ROSA.


LOC: A AÇÃO FAZ PARTE DO MOVIMENTO MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE 

MAMA.


REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.



TÉC: Outubro Rosa é o nome de uma campanha mundial para chamar a atenção 

sobre a luta contra o câncer de mama.


Durante o mês de outubro, monumentos de diversas cidades ao redor do mundo são iluminados com a cor rosa.

No Brasil, a campanha acontece há cinco anos e o Palácio do Congresso Nacional participou de todas as edições anteriores.
Entidades médicas, organizações civis e do governo se mobilizam para informar a população sobre o diagnóstico e tratamento precoce da doença, como destacou a senadora Ana Amélia, do PP do rio grande do Sul. 

(Ana Amélia) Estão programados workshops, palestras e debates em várias capitais brasileiras. A iniciativa é para conscientizar a população e as autoridades públicas sobre os riscos do câncer de mama e difundir informações sobre o modo mais eficiente para o diagnóstico e o tratamento da doença. 


(REPÓRTER) Além do Congresso, a cada ano, várias cidades brasileiras aderem ao movimento e trocam a iluminação tradicional de monumentos conhecidos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e o Viaduto do chá, em São Paulo, pela iluminação rosa.
Até o dia quatro de outubro, os visitantes que passarem pela Senado Galeria, que fica no prédio principal do Senado Federal poderão ver a exposição fotográfica Recomeço: História de Mulheres Vitoriosas, que retrata mulheres que superaram o câncer de mama, atendidas pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília. O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres.
Se for diagnosticado e tratado nos estágios iniciais , a chance de sobrevida em cinco anos é superior a sessenta por cento. 
Ana Beatriz Santos.

Laço cor-de-rosa
Laço Cor-de-rosa é um símbolo Internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do Câncer de mama.


Objetivos 
O principal objetivo do Laço Cor-de-rosa é alertar/informar as pessoas sobre o Câncer de mama.


1. Prevenção – o ato de prevenir o câncer de mama; 

2. Diagnóstico – detectar o câncer de mama;

3. Tratamento – meios de cura;

4. Apoio - apoiar psicologicamente.


Historia do Laço Cor-de-rosa 

O primeiro laço que teve uma representação relevante na história foi o laço amarelo, que foi apresentado numa marcha cantada pelo exército dos Estados Unidos da América. Em 1917 George A. Norton interpretou a canção pela primeira vez. 

O título da canção era "Round Her Neck She Wears a Yellow Ribbon".

Nos anos 40 a mesma canção foi interpretada por diferentes músicos.

Baseada nesta canção, a mulher de um refém no Irã, Penney Laingen, foi a primeira pessoa a usar o laço como um símbolo de alerta. Penney colocou laços amarelos em várias árvores de modo a representar o desejo que tinha em que o seu marido regressasse a casa.

Amigos e familiares demonstrando a sua lealdade seguiram a moda.

Todos os Americanos rapidamente se aperceberam que o laço cor-de-rosa se tornara uma força.

Nos anos 90 ativistas da luta contra a SIDA inspirados pela força do laço decidiram fazer laços para os que lutavam contra a SIDA. O laço que representa a SIDA tornou-se vermelho por essa ser a cor da paixão.

Durante os Tony Awards, o ator Jeremy Irons foi fotografado com um brilhante laço vermelho no peito.

Durante a noite, à medida que o público seguia os prémios, o laço foi se tornando um ícone popular.

O The New York Times declarou o ano de 1992 como o ano do Laço Cor-de-Rosa.

O primeiro Laço Cor-de-Rosa foi introduzido pela Fundação do câncer de Mama Susan G. Komen.

A fundação ofereceu bonés cor-de-rosa aos sobreviventes do câncer de mama que participavam na Corrida para a Cura desde 1990. Alguns meses mais tarde em 1991 todos os participantes da Corrida de Nova Iorque receberam um Laço Cor-de-Rosa. 

No entanto, o laço não teve a importância que se esperava, na medida em que era um pormenor num evento com bastante importância.

Alexandra Penney, que em 1992 era a editora chefe do "Self", uma revista de saúde para mulheres, trabalhava então na segunda edição anual do National Breast Cancer Awareness.

Evelyn Lauder, que era então vice-presidente da empresa Estee Lauder foi editora convidada da edição da NBCAM do mesmo ano. Juntas Penney e Lauder lembraram-se de criar um laço e de fazer com que as grandes distribuidoras de cosméticos os distribuíssem nas lojas de Nova Iorque.

Mais tarde Evelyn Lauder prometeu distribuir os laços por todo o país embora a cor do laço não tivesse ainda sido decidida. No entanto, uma senhora de 68 anos de nome Charlotte Hayley que acabara de combater o câncer de mama produziu laços laranja.

Charlotte vendeu-os com um cartão que dizia " O budget anual do Instituto Nacional do Câncer é de 1.8 bilhões de dólares, e somente 5% vai para a prevenção contra o câncer. Ajude-nos a acordar os nossos legisladores e a América, usando este laço.


" A mensagem rapidamente se divulgou, o que fez com que Penny e Evelyn se interessassem pelo conceito de Hayley. 

Ambas viram potencial na ideia de se associarem a Charlotte. Mas esta rejeitou a proposta alegando que Penny e Evelyn eram demasiado comerciais.

Após uma discussão com Lauder, Hayley e os seus advogados foi então acordada uma nova cor.


O cor-de-rosa fora então escolhido para a cor do laço, tornando-se assim um símbolo internacional para a luta contra o câncer de mama. 


Pink Ribbon Internacional

O objetivo desta organização é criar uma comunidade de apoio a nível mundial, e informar os pacientes, especialistas, familiares e amigos sobre o Laço Cor-de-rosa e o câncer de mama Pink Ribbon International


Spanish: 
Lazo Rosado 
French: 
Ruban Rose 
Italian: 
Nastro Rosa 
German: 
Rosa Schleife 
Dutch: 
Roze Lint 
Danish: 
Lyserøde Sløjfe 
Czech republic: 
Růžová Stužka 
Finland: 
Roosa Nauha 
Norway: 
Rosa Sløyfe 
Poland: 
Różowa Wstążka 
Russia: 
розовая лента 
Sweden: 
Rosa Bandet 
Turkey: 
Pembe Kurdele 
Japan: 
ピンクリボン 
Chinese: 
粉红丝带 


Mês da Luta contra o câncer de Mama 


O mês da luta contra o câncer de mama é uma campanha internacional anual, organizada pelas maiores associações de luta contra o câncer de mama que visa aumentar a informação e consciência da doença, angariar fundos para pesquisa, prevenção e cura.

Esta campanha oferece também informação e apoio para aqueles afetados pelo câncer de mama. 

O mês da Luta contra o câncer de mama foi organizado pela Astrazeneca em 1985. 

Esta farmacêutica multinacional é a produtora de três medicamentos para o câncer de mama: Nolvadex (tamoxifen), Arimidex (anastrolzole), e Faslodex (fulvestrant).

O objetivo deste mês desde o início, tem sido promover a mamografia como o meio mais eficiente na Luta contra este tipo de câncer.

O número de empresas que se tem juntado a este evento tem vindo a aumentar ao longo dos anos. As Companhias Estée Lauder, Avon, Komen e outras organizações comerciais e não comerciais têm participado em vários eventos e atividades durante o mês de Outubro. As Companhias Estée Lauder têm desenvolvido a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama ao longo dos últimos quinze anos, durante o mês de Outubro, um pouco por todo o mundo. As Companhias Estée Lauder foram também as primeiras a distribuir laços rosa e folhetos informativos sobre a doença, e desde sempre encorajaram os governos a dedicarem um dia, uma semana ou o mês de Outubro à Prevenção do Câncer de Mama. Em Portugal, o Dia Nacional da Prevenção do Câncer de Mama, dia 30 de Outubro, foi criado na sequência de uma Petição subscrita e entregue na Assembléia da República pela Socosmet (representante das Companhias Estée Lauder em Portugal), pelo Movimento Vencer e Viver e por cerca de 8000 cidadãos.


http://pt.wikipedia.org/wiki/La%C3%A7o_cor-de-rosa#Historia_do_La.C3.A7o_Cor-de-rosa




Salve, Mês de Outubro de 2013.

Nenhum comentário: