Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Saúde - Curiosidades sobre o corpo humano

Curiosidades sobre o corpo humano

Prepare-se para ver cair por terra tudo o que você sempre achou que fosse verdade. Ou ainda descobrir que sim, sua mãe estava certa. Pode tomar banho depois do jantar? E estalar os dedos engrossa as juntas? É possível exercitar a língua? Especialistas desvendam essas e outras questões intrigantes sobre o corpo humano. 

É perigoso tomar banho depois de comer?
Sua mãe só queria o seu bem, mas ela estava errada. O médico clínico Luciano Mello garante que uma chuveirada após a refeição não faz mal, por não exigir do corpo nenhum esforço a mais. Por outro lado, nadar não é indicado, porque essa ação faz exigência muscular. "Quando a pessoa se alimenta, a circulação privilegia as vísceras, direcionando um fluxo maior de sangue para o sistema digestivo", afirma

Fazer uma atividade física nesse caso pode causar enjoo e vômito, por demandar demais do organismo e, no mar, a pessoa corre o risco até de se afogar. Sobre o banho de chuveiro, o único cuidado é a água gelada. Com o frio, o corpo é obrigado a produzir calor, e esse calor vem por meio da contração muscular (por isso se treme de frio), o que causa um aumento da demanda de sangue para a musculatura. Nesse caso, a digestão também não será favorecida.

Estalar os dedos engrossa as juntas?
Parece mito, mas é verdade. Movimentos repetitivos nas articulações podem enrijecer, engrossando-as. Porém, o reumatologista Fernando Neubath explica que, apesar do possível engrossamento, estalar os dedos não deve causar dor ou qualquer outro problema de saúde. Dentro de estruturas como tendões e ligamentos, há um espaço preenchido pelo líquido chamado de sinovial. 
O barulho é sinal de que as juntas não estão bem lubrificadas. "A articulação não está desempenhado direito o seu papel de dobradiça, é como uma porta que range", compara. É que, no momento do estalo, se força um movimento para a direção contrária ao da dobradiça. "Provoca-se uma fricção", completa.

Por que o dente siso demora mais a nascer?
O dente siso é o último a aparecer na boca, quando as pessoas têm entre 15 e 25 anos. O ser humano tem 12 molares, sendo três de cada lado (superior e inferior). O primeiro nasce quando se tem em torno dos 6 anos, outro que aparece aos 12 anos e o dente siso. Eles nascem gradativamente porque a boca não tem espaço para todos antes dos 15 anos.
Ainda há outra razão para o siso nascer depois, diz Lina Martinelli, presidente da Academia Gaúcha de Odontologia: antes dele não há um dente-de-leite correspondente. Assim, é obrigado a encontrar o seu próprio lugar na gengiva. Depois que começa a crescer, pode demorar meses até estar totalmente para fora da gengiva.

Se a língua é um músculo, podemos exercitá-la?
Sim, podemos. A fonoaudiologia, por exemplo, é uma área que trabalha muito com esse aspecto da língua, realizando exercícios motores para que as pessoas consigam exercer melhor funções como se alimentar e falar. Assim como os outros músculos, a língua pode ficar mais "dura" quando bem tonificada.
A diretora da graduação em Fonoaudiologia da Universidade de Guarulhos, Eliane de Martino, afirma que tonificar a base da língua, por exemplo, previne a "papada". Para isso, é preciso encostar a língua o mais para trás possível no céu da boca (o que vai ser mais ou menos na metade). Depois, empurre a língua para cima, apertando. Você sentirá que nesse momento a "papada" fica rígida. Porém, Eliana lembra que, para obter sucesso, o exercício deve ser realizado todos os dias, de 10 a 15 minutos. Em seis meses, a "papada" deve diminuir.


O que causa o chulé?
O mau cheiro nos pés, conhecido cientificamente como bromidrose, é causado pela combinação do aumento do suor com a proliferação de bactérias e fungos. Sapatos de plástico, por exemplo, provocam mais chulé que os outros justamente porque não absorvem a transpiração.
Para se livrar do odor, a dermatologista Carolina Ferolla aconselha utilizar talco antisséptico, preferir as meias de algodão e trocá-las diariamente. Sempre que possível, os calçados devem ser expostos ao sol, e os pés deve ser bem secos entre os dedos (usar um secador de cabelo dá um melhor resultado). "Com esses cuidados, a umidade dos pés é eliminada e se evita o aparecimento de germes", afirma a médica.

Fonte: terra

Nenhum comentário: