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segunda-feira, 10 de novembro de 2014

TRABALHO - Dicas para você se efetivar no trabalho temporário

Dicas para você se efetivar no trabalho temporário

DICAS PARA SER EFETIVADO NO TRABALHO TEMPORÁRIO



Ainda dá tempo de garantir seu emprego fixo na reta final desse ano. Um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que, nas 27 capitais brasileiras, 53% dos empresários dos setores de comércio e serviço já contrataram ou pretendem contratar mais pessoas até o final de 2014.
Na opinião de Washington Peixoto, diretor executivo do Grupo Tutti Frutti Pet Shop, uma dica para transformar a vaga temporária em emprego fixo é você trabalhar como se fosse um período de experiência e não como um emprego temporário, dedicando-se por completo para uma possível efetivação.
"Estude a empresa, seus objetivos e analise se há profissionais que foram efetivados e passaram por esta avaliação inicial. É importante questionar como fizeram isso e seguir os mesmos passos", recomenda o consultor.Para Alexandre Slivnik, sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), palestrante e profissional com 17 anos de experiência na área de RH e treinamento, é preciso aprender a gostar do que está fazendo.
"O colaborador que demonstra vontade, geralmente é aquele que tem grandes chances de continuar e crescer na carreira. E demonstrar vontade é ter, acima de tudo, brilho nos olhos para o que se está fazendo. É estar a todo o momento buscando coisas para fazer, além de ajudar as pessoas que trabalham com você", aconselha.
O principal erro, aponta o coach de carreira e especialista em motivação profissional, Bob Floriano, é a falta de comprometimento por tratar-se de um trabalho temporário. "As oportunidades surgem mediante uma necessidade do empregador e da disponibilidade do profissional em crescer. Quando os dois se juntam é certeza de sucesso. O trabalho temporário é tão importante quanto o efetivo", observa Bob. Quer conferir mais algumas dicas para ser efetivado?

TRABALHAR APENAS PELO DINHEIRO É ALGO DO PASSADO



Trabalhar apenas pelo dinheiro é algo do passado"A principal razão para se dedicar ao trabalho temporário, mesmo sem ter a certeza da efetivação, é você buscar qualidade de vida", explica Alexandre Slivnik, sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional. Segundo ele, passamos 1/3 do nosso dia trabalhando, outro 1/3 dormindo e outro 1/3 fazendo outras coisas. Assim, para os que não buscam realização no trabalho, além de jogar fora boa parte da sua vida, não conseguirão viver sua plenitude."Os que estão insatisfeitos, também dormem mal e nos momentos livre, geralmente, falam mal do trabalho, mas dizem que estão lá pelo dinheiro. E esse tipo de pensamento já é algo do passado! É importante agora buscar algo além do retorno financeiro como, por exemplo, aprendizado, possibilidade de crescimento e realização", diz o consultor.

ENCARE O EMPREGO TEMPORÁRIO COMO SE JÁ FOSSE EFETIVO



Encare o emprego temporário como se já fosse efetivoPara você se destacar precisa ter energia, atender bem o público e saber trabalhar em equipe. Faça isso com o objetivo de levar um resultado positivo para a empresa. Ter boa aparência, ser simpática e solicita, assim como fazer um relatório de suas atividades, são outras atitudes importantes."A chave do sucesso é fazer além daquilo que esperam de você, ou seja, encare o emprego como se já fosse efetivo. Se o seu objetivo é a efetivação, estas atitudes vão lhe trazer determinação. Além disso, você vai se destacar em relação aos seus parceiros concorrentes a uma possível vaga", ressalta Washington Peixoto, diretor executivo do Grupo Tutti Frutti Pet Shop.

DEMOSTRAR VONTADE E INICIATIVA GARANTEM PONTOS POSITIVOS



Demostrar vontade e iniciativa garantem pontos positivos"É preciso aprender a gostar do que está fazendo. O profissional que demonstra vontade, geralmente é aquele que tem grandes chances de continuar crescendo na carreira. E demonstrar vontade é ter, acima de tudo, brilho nos olhos para o que está fazendo. É estar a todo o momento buscando coisas para fazer, além de ajudar as pessoas que trabalham com você", ressalta Alexandre Slivnik, palestrante e profissional com 17 anos de experiência na área de RH e treinamento.

PONTUALIDADE E TRABALHO EM EQUIPE SEMPRE



Pontualidade e trabalho em equipe sempre"Jamais chegue atrasada. Isso mostra falta de comprometimento. Não se deve pensar somente em seu trabalho individual mas também na relação com a equipe, mostrando dinamismo e força de vontade. Além disso, evite faltar sem ter um motivo extremamente coerente para tal. Também não leve os seus problemas pessoais para a empresa", recomenda Washington Peixoto.

SEJA "EXTRAORDINÁRIO" E NÃO "NECESSÁRIO"



Seja "extraordinário" e não "necessário"Alexandre Slivnik explica que você deve ser um colaborador "extraordinário", nunca um profissional "necessário". "Muitos são medianos ou, como eu chamo, de necessários. São os que fazem o seu trabalho e têm medo de arriscar... ir além. Os que vão além, os extraordinários, se envolvem no negócio, se dedicam muito mais do que os outros e não têm medo de errar. São aqueles profissionais com atitudes positivas e que, invariavelmente, contagiam as pessoas que estão a sua volta", ressalta Alexandre.

TENHA EDUCAÇÃO E ELEGÂNCIA COM OS CLIENTES



Tenha educação e elegância com os clientes "Outra dica é não ser deselegante com os clientes e nunca faltar com educação com quem o rodeia. E, claro, nada de "fazer hora" para que o trabalho acabe logo", reforça Washington.

DEMONSTRE INTERESSE EM APRENDER



Demonstre interesse em aprender- No emprego temporário perguntar demais ofende? "Nunca! É melhor perguntar, buscando aprender, do que não perguntar e pecar por não ter feito algo. Demonstrar interesse em aprender pode ser uma estratégia poderosa para a efetivação. Aponto três atitudes fundamentais que um profissional deve ter se desejar ser contratado: vontade, atitudes positivas e interesse pelo negócio", reforça Alexandre.

CUIDADO COM PERGUNTAS MAL FORMULADAS



Cuidado com perguntas mal formuladas Na avaliação de Washington Peixoto, diretor executivo do Grupo Tutti Frutti Pet Shop, perguntar é importante, mas é preciso ponderar as questões. "Se as perguntas em questão forem pertinentes ao momento, e se o gestor ou pessoa estiver disposto para respondê-las, não tem problema. Muito pelo contrário: o questionamento vai mostrar interesse pelo trabalho. No entanto, se forem perguntas mal formuladas e não for pertinente ao momento, isso poderá contar negativamente para você", explica Washington.

DISPOSIÇÃO E PROATIVIDADE SEMPRE



Disposição e proatividade sempre"Temporário ou efetivo, o comportamento deve ser o mesmo: comprometimento, disposição e proatividade sempre. Perguntas são bem- vindas se o propósito delas for o crescimento do colaborador. Tenha interesse verdadeiro pelo trabalho e pelo seu empregador. Firme o propósito de pensar como o dono e trabalhar por isso", completa o coach de carreira e especialista em motivação profissional, Bob Floriano.

http://www.msn.com/pt-br/dinheiro/carreiraeeducacao/dicas-para-voc%C3%AA-se-efetivar-no-trabalho-tempor%C3%A1rio/ss-BBd1gAa#image=1
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TRABALHO - O que toda mulher deve saber antes de aceitar um emprego


O que toda mulher deve saber antes de aceitar um emprego

EXISTEM MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA?
Uma das primeiras coisas a se fazer é descobrir se há mulheres em cargos de liderança na empresa. Se sim, como chegaram lá? Foram promovidas ou trazidas de fora? Essas perguntas são importantes para determinar se a companhia investe na representação feminina e em planos de carreira específicos

Questionar sobre a presença feminina em cargos de liderança e descobrir se a cultura da empresa combina com seus valores são boas medidas para evitar decisões erradas.


AS MULHERES NOS CARGOS MAIS ALTOS TÊM RESPONSABILIDADES FISCAIS CONCRETAS?
Muitas empresas gostam de falar que possuem mulheres em cargos de liderança, mas quando você olha melhor acaba descobrindo que essas posições às vezes não tem nenhuma responsabilidade fiscal. A falta de bons modelos femininos é um dos motivos para o baixo número de mulheres.

AS MULHERES EXERCEM PODER E INFLUÊNCIA?
Qual é o papel das mulheres nas operações e estratégias da empresa? Elas realmente têm envolvimento no direcionamento da companhia? Existe alguma mulher no Conselho Administrativo?
A EMPRESA INVESTE NO DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES MULHERES?
Existe uma network para as mulheres? Se sim, conta com o apoio da gerência? Qual o tamanho deste investimento? Muitos desses programas falham neste ponto, o que é sinal de que a empresa na verdade não está muito interessada poucas coisas são feitas sem dinheiro ou patrocínio profissional.
A EMPRESA TEM ALGUM PROGRAMA PARA INCENTIVAR PROFISSIONAIS TALENTOSOS?
Se sim, qual é a representação feminina? Existem critérios para a exclusão ou inclusão nestes programas? O investimento em funcionários “especiais” é um sinal claro de que a empresa consegue descobrir os talentos e incentivá-los.
A EMPRESA POSSUI ALGUM PROGRAMA FORMAL DE INCENTIVO?
Novamente, é importante determinar se as mulheres então inclusas nestes programas de apoio e incentivo. Se não existe nenhum programa formal, as mulheres estão sendo apoiadas de que maneira?

A CULTURA DA EMPRESA COMBINA COM O SEUS VALORES?

Esta é a questão mais importante de todas. A cultura geral da companhia combina com os seus valores morais e com a sua ambição? Esta cultura irá te apoiar durante a progressão de sua carreira.

http://www.msn.com/pt-br/dinheiro/carreiraeeducacao/o-que-toda-mulher-deve-saber-antes-de-aceitar-um-emprego/ss-BB94AUG#image=1

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TRABALHO - Como enfrentar os obstáculos profissionais de ser mulher

Como enfrentar os obstáculos profissionais de ser mulher


O CEO da Microsoft Satya Nadela cometeu uma gafe ao sugerir que mulheres não deveriam pedir aumento, mas fazer um bom trabalho e esperar que seus chefes decidissem. Ele fez o infeliz comentário em uma conferência em Phoenix, nos Estados Unidos, respondendo a uma pergunta de o que as mulheres deveriam fazer quando não se sentem confortáveis para pedir um aumento. “A questão não é pedir aumento, mas saber e acreditar que o sistema irá te dar o valor correto com o passar do tempo”.
O que pode ser aprendido com a gafe de Nadella? Há alguma diferença para uma mulher pedir aumento em relação a um homem? Quais os tipos de obstáculos que mulheres ainda enfrentam e como podem superá-los?
Segundo coachs do Vale do Silício, a noção inicial de Nadella que as mulheres não devem pedir aumentos não é representativa da cultura de tecnologia. Apesar de empregos de tecnologia continuarem dominadas por homens apenas 29% da força de trabalho global da Microsoft é do sexo feminino Lisa Stotlar, 51 anos, foi consultora de carreira por mais de 20 anos, e diz que os comentários de Nadella não são nem um pouco típicos. Outra consultora de carreira do Vale do Silício, Ada James conta que “os patrões foram muito receptivos com as mulheres com quem já trabalhei que pediram aumento”.
Então, o que as mulheres devem fazer para aumentar a sua remuneração?
Veja a seguir dicas de diversos consultores de carreira sobre o assunto.
Construa relações na sua indústria e companhia
Anita Attridge, consultora, conta que as mulheres não são tão naturais quanto os homens em seu ambiente de trabalho.
Saiba o seu valor
Relacionamento dentro e fora da sua organização pode te ajudar com isso. Dinheiro ainda é um tabu, mas é importante saber qual é o valor do seu cargo do mercado.
Aproveite cada vitória
Quando você terminar um novo projeto ou fechar um novo negócio, considere iniciar uma discussão salarial em seguida, especialmente se sua realização ajudou na reputação de seu chefe ou organização.
Faça uma lista de todas as suas conquistas
Quando você se prepara para uma discussão salarial, deve chegar com números exatos, como por exemplo, você aumentou as vendas em 30% ou você contratou e supervisionou um funcionário que está se saindo muito bem etc.
Fale sobre seus planos para o futuro
Muitas pessoas se restringem ao que já fizeram no passado. Apareça com planos futuros. Lembre-se que você não é pago apenas pelo que já fez, mas também pelo que ainda vai fazer.
Dê ao chefe tempo para pensar
Se o seu supervisor não entrar na mesma conversa que a sua sobre o aumento, dê um passo para trás e saia, mas ofereça deixar nas mãos dele algumas informações e volte depois de alguns dias.
http://www.forbesbrasil.co/carreira/como-enfrentar-os-obstaculos-profissionais-de-ser-mulher/

TRABALHO - CINCO (5) erros que candidatos a emprego não podem cometer on-line

5 erros que candidatos a emprego não podem cometer on-line

NÃO TER UM PERFIL


Seja em alguma rede social ou no site da empresa, seu perfil on-line é usado para validar o que diz em seu currículo. É por isso que não ter um perfil quase sempre significa que você irá perder a vaga
As redes sociais passaram a ser o lugar para mostrar que você é aquele candidato que a companhia estava esperando.

PERFiL DESATUALIZADO


Se a última vez que você atualizou sua página no LinkedIn foi no dia em que a criou, ou sua biografia no Twitter fala de uma profissão que você já largou, ou a fotos dos perfil é muito antiga, você com certeza está sendo descartado em vez de ser o candidato ideal. Seu perfil precisa ser atual e relevante.

SUBESTIMAR O PODER DO LINKEDIN


Hoje em dia é difícil conhecer um profissional que não tenha um perfil na rede social. Geralmente, é o primeiro lugar onde os gerentes e recrutadores vão durante o processo de escolha. Com mais de 300 milhões de usuários, o LinkedIn realmente é a melhor forma de conhecer e manter contatos profissionais atualmente. Faça de seu perfil no site uma prioridade, e o mantenha sempre atualizado e relevante o que você está fazendo.

PERFIL RUIM


Os detalhes são importantes no processo de escolha de um candidato. Não ter um perfil é ruim; um perfil cheio de erros gramaticais e fotos estranhas é ainda pior. As pessoas olhando sua página vão pensar que você irá trazer estas falhas para o ambiente de trabalho.

MANTER ANTECEDENTES RUINS


O que fazer se ao pesquisar seu nome na internet você se depara com diversos conteúdos negativos, indelicados e que não contradizem com quem você é na vida real? Se for você quem colocou essas informações em seus perfis antigos, basta apaga-los um por um. Se não, é preciso procurar pelo dono do endereço e pedir para que seja tirado do ar.

http://www.msn.com/pt-br/dinheiro/carreiraeeducacao/5-erros-que-candidatos-a-emprego-n%C3%A3o-podem-cometer-on-line/ss-BBd38GR#image=5

TRABALHO - Profissionais fluentes em espanhol recebem, em média, 29,72% a mais

Profissionais fluentes em espanhol recebem, em média, 29,72% a mais

© Foto: Getty Images O espanhol é o terceiro idioma mais falado no mundo.
O espanhol é o terceiro idioma mais falado no mundo e de acordo com pesquisa feita pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), com o aquecimento de algumas economias da América Latina, o domínio do espanhol tem se mostrado cada vez mais necessário.
Tanto que, segundos dados de agosto de 2014 da Catho, empresa especializada em recolocação profissional, um gerente fluente no idioma recebe em média 29,72% a mais do que um sem o conhecimento.
Além disso, um levantamento realizado em 2013 pela consultoria PageGroup registrou que apenas 9% dos executivos brasileiros possuem fluência no espanhol, sendo que São Paulo concentra o maior percentual de profissionais que falam espanhol (12%). Em seguida estão as regiões norte e nordeste (11,7%), Já o Rio de Janeiro e região sul do país (8,2%) e Minas Gerais (5%).
Para o diretor superintendente da Fundação Fisk, Elvio Peralta, ações e mudanças básicas na rotina diária podem facilitar o aprendizado do espanhol de forma significativa. “Mas para isso, o profissional que almeja se destacar no mercado de trabalho precisa ter planejamento, dedicação e muita disciplina para alcançar a fluência. Esses fatores são determinantes para àqueles que desejam chegar a posições de liderança”, explica.
Veja abaixo algumas dicas que podem ser inseridas no dia a dia:
Vivência
Para aprimorar o aprendizado e alcançar um nível de fluência é importante trazer para o dia a dia a cultura hispânica. Mas como fazer isso? A leitura de notícias, livros e revistas em espanhol, bem como o hábito de ouvir músicas de origem latina podem facilitar o convívio diário com o vocabulário, principalmente dos executivos que estão sempre com a agenda cheia e não têm muito tempo de estudar com tanta disciplina.
Aplicativos bilíngues
Existe uma variedade de aplicativos para smartphones que auxiliam no aprendizado. A qualquer hora do dia e lugar, o profissional pode consultá-los para conhecer o vocabulário e algumas regras em espanhol do mundo corporativo.
Teleconferência
Os meios de comunicação são grandes aliados e estão ao alcance de qualquer executivo. Com um clique é possível iniciar uma teleconferência em espanhol de qualquer lugar do mundo. O executivo deve aproveitar as constantes reuniões de call para aprimorar o “escuchar” e “empezar a hablar”.
Viagens de negócios
Viajar para o exterior, além de ser bom, traz benefícios inigualáveis para o profissional, como todos já sabem. Mesmo as de reuniões de negócios, que muitas vezes são rápidas e cansativas. O profissional que tiver a oportunidade de viajar para países de língua latina deve aproveitar cada segundo e oportunidade para praticar em todos os lugares que passar, seja no táxi, no aeroporto, dentro do avião, na recepção, no hotel, no restaurante. Quanto mais exercitar mais seguro irá se sentir para aprimorar a língua.
http://www.msn.com/pt-br/dinheiro/carreiraeeducacao/profissionais-fluentes-em-espanhol-recebem-em-m%C3%A9dia-2972percent-a-mais/ar-BBbtOOY

TRABALHO - Dizer “não” pode ser o segredo do avanço na carreira

Dizer “não” pode ser o segredo do avanço na carreira


© Fornecido por Forbes Brasil Se você disser "sim" para tudo, seu desempenho certamente vai sofrer.

Saber os momentos certos de dizer “sim” e mais importante ainda, os de dizer “não” é a característica mais importante de toda sua carreira. Atualmente, exige-se dos funcionários muitas tarefas para realizar em muito pouco tempo. Esta é a importância do “não”.

Se você disser "sim" para tudo, seu desempenho certamente vai sofrer. É possível que não consiga entregar tudo. Além disso, diminui o seu combustível, aumenta o nível de estresse e perde o respeito de todos a sua volta. Dizer “não” ajuda em três pontos importantes:

Foco

A atitude ajuda-o a priorizar suas tarefas. Para dizer "não", você precisa primeiro identificar os pontos que estão ao seu alcance do “sim”.

Senso de controle

De acordo com a “Center of Independent Living”, organização que ajuda pessoas com dificuldades, sentir que está fora do controle pode fazer com que as tarefas mais fáceis pareçam impossíveis aos seus olhos.

Passa uma mensagem

Dizer "não" pode lhe tornar uma pessoa poderosa. Isso mostra para os outros que você valoriza seu tempo e que sabe quais são suas prioridades.

Para muitas pessoas, dizer "não" é difícil. Na maioria das vezes, evita-se negar as coisas pela vontade de agradar os outros e pela vontade de mostrar que é capaz de realizar as tarefas. A boa notícia é que existem algumas formas de dizer “não” de maneira mais sutil.

- Quando alguém pedir para você realizar um trabalho e você tiver tempo, diga que vai pedir para outra pessoa fazer. Assim, o serviço será feito de qualquer maneira. Neste caso, você tem autoridade para pedir.

- Quando alguém pedir para você realizar um trabalho, mas você sabe que não é para você, diga que você irá colocar a pessoas em contato com o funcionário certo para aquele serviço.

- Nem sempre é “sim” ou “não”. Se você não puder realizar o serviço, ofereça fazer algo no lugar. Discuta as melhores saídas ou alternativas.

- O “não” pode vir na forma de “estou muito ocupado agora”. Ofereça-se para realizar o serviço mais tarde, quando seu tempo estiver mais livre. Aprenda a negociar prazos e aprenda a se organizar.



http://www.msn.com/pt-br/dinheiro/carreiraeeducacao/dizer-%E2%80%9Cn%C3%A3o%E2%80%9D-pode-ser-o-segredo-do-avan%C3%A7o-na-carreira/ar-AA70p3J

TRABALHO - Como negociar seu salário

Como negociar seu salário

Como negociar seu salário

O momento de negociar o valor de seu salário é sempre tenso; não há uma maneira padrão de abordagem para todos, mas definitivamente existem as formas erradas. E o desafio não para por aí: caso a resposta seja positiva, você acaba de ganhar mais responsabilidades e alguém monitorando seu trabalho para ter certeza de ter tomado a decisão certa. Quer dicas de como lidar com este momento? Conheça a seguir seis orientações para negociar seu salário:
Continue provando seu valor: não deixe de se destacar só porque estar discutindo o assunto “dinheiro”. Continue dando ideias de novas formas e estratégias de abordar os desafios no cargo. Quanto mais o empregador gostar do seu trabalho, mais estará disposto a pagar.
Seja claro sobre o que está disposto a desistir: o que é o mais essencial para você? O salário? Férias remuneradas? Um bom escritório? Descubra quais são suas prioridades antes de começar a negociar.
Aproveite todas as outras ofertas: diga ao seu empregador sobre suas conversas com outros gerentes e sobre outras ofertas que tenha recebido. Essa informação aumenta seu poder de negociação.
Faça sua lição de casa: sites como Glassdor e LinkedIn podem ajudar a descobrir os níveis de compensação e outros benefícios de seu empregador em potencial. Chegue sabendo que salário esperar.
Ofereça algum projeto antes de aceitar o emprego: se o empregador não gostar de sua proposta salarial, ofereça-se para fazer um projeto antes de aceitar o emprego. Assim que estiver dentro da empresa e mostrando o quão competente é, o gerente não terá receito em aceitar o que você está pedindo.
Negocie pessoalmente: é mais fácil criar uma boa impressão pessoalmente do que ao telefone. As pessoas sentem-se mais comprometidas às outras quando estão fisicamente presentes.


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