Minha homenagem a esta cidade linda e gigantesca com todos os problemas que nela há, vale a pena conhecer cada pedacinho, com tantas variedades em cultura, nas pessoas, na comida, no dia a dia. Amo São Paulo ou Sampa, de paixão. Sou uma Carioca da gema mais adotei São Paulo desde 1960 quando aqui vim morar em definitivo. Foi um amor a primeira vista nos anos de 1954 quando São Paulo vivia os seus "Quatrocentos Anos".Tinha ainda os paulistanos quatrocentos. Estava neste período com meus seis anos de idade e como era minha primeira viagem até hoje, está na minha memória. Naquela época viajar era um verdadeiro luxo, pessoas impecavelmente bem vestidas parecia que todos iam para uma festa de gala, naquele onibus da Cometa (os antigos) com um ar refrigerado muito forte instalado no braço do banco da poltrona. Para mim tudo era novidade ao pegar a Presidente Dutra, tão conhecida até hoje de todos nós...Minha alegria ao lembrar persiste até hoje.
Conhecer São Paulo era algo ímpar. Tanto que até hoje tenho na minha memória. Conhecer a Catedral da Sé, o Planetário, o Parque do Ibirapuera, Santo Amaro, os Jardins (hoje tem este nome), antes eram apenas os seus respectivos nomes comuns. Assim eu me apaixonei quando definitivamente viemos morar lá na Vila Mariana, mas apenas sentia duas tristezas na minha vida :
A falta da maravilhosa vista do Cristo Redentor já que moravamos na Rua: Nascimento Silva, entre Ipanema e Lagôa e a falta danada da praia onde fazia minha boas estripulias ao brincar quando íamos a praia enfrente a Joana Angelica. Velhos tempos bem diferentes dos dias atuais.
São Paulo me recebeu de braços abertos, aqui me casei em 1966 e tive três filhos Paulistanos em 66/67 e 68. Eram tempos bons para mim, com os filhos a criar.
Não sei viver sem este eixo Rio-São Paulo, tenho um amor e orgulho grande destes dois Estados, que fazem parte da minha vida. Desde 1970 fazia visitas periódicas ao Rio, hoje faço com pouca frequência, o passar dos anos vamos nos acovardando em andar por aí já que sou uma pessoa só.
Tudo mudou muito rapidamente.
Mais meu amor continua o mesmo, moro em Campinas podemos dizer encostadinho a Sampa, quando dá muitas saudades vejo pela Internet tudo que sinto falta, já que conheço São Paulo muito bem. Seus lugares, bares, iguarias que conheço e até mesmo, lugares que não existem mais. São Paulo tem história, é uma eterna cidade que não dorme, vive e já levanta num frenezi mágico de trabalho, punjante, pessoas apressadas, carros correndo pelas largas marginais, como um coração batendo fortemente, entre os seus apertos e lentidão nas suas ruas com buzinaços infernais. Mais São Paulo é assim...
Terra da garôa, terra de gente boa, terra de todos que aqui se instalam, terra que abriga carinhosamente todos brasileiros ou estangeiros. Terra dos Imigrantes terra das chuvas escaldantes, das praças maravilhosas e seus parques, do churro, das Escolas de Samba, do orra meu, mano !!!
Daquele modo de falar cantado da Moóca, das ótimas estações do Metrô, das lojas finas da Rua: Oscar Freire ou da 25 de Março, do Mercadão Central e da Ceagesp com aquele sopão da madrugada.
São Paulo dos moradores mais simples que engrandecem com seu trabalho e lutam por uma vida melhor sempre ajudando a cidade em sua construção a surgir .
São Paulo é assim, um gigante e quem mergulha nela prá valer entende e vê, um outro País !!!
Passeando por São Paulo em uma noite bem chuvosa !!! É este o vídeo, qualquer semelhança é um mero acaso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário