Pêssankas Ucranianas: A Incrível Arte de Pintura em Ovos
Simplificando, pêssankas são ovos de Páscoa decorados usando cera e pigmentos. Seu nome deriva do verbo ucraniano "pysaty", que significa "escrever", mas elas são muito mais que isso.
Quando a Ucrânia aceitou o cristianismo em 988 d. C., o ovo foi adotado como um símbolo religioso da celebração da Páscoa. Ele passou a representar o túmulo do qual Jesus ressuscitou e os antigos símbolos pagãos que eram usados para decorá-los receberam um novo significado. Era comum tanto comer um ovo para quebrar o jejum da Quaresma, quanto usá-los na decoração das festas, na forma de pêssankas.
Não perca esta coleção de algumas das mais belas pêssankas que você já viu!
Curtir
Curtir
Curtir
Curtir
Os ucranianos têm decorado estas joias em miniatura há centenas de gerações. Desde o início da tradição, sempre houve um certo elemento ritualístico envolvido na criação das pêssankas, tanto após sua adoção pelos cristãos quanto antes disso. Antes da chegada do cristianismo à Ucrânia, os ovos representavam desejos de saúde, fertilidade, amor e fartura.
Curtir
Curtir
A maioria dos desenhos tradicionalmente usados nas pêssankas surgiram na cultura eslava antiga, mas alguns deles remontam ao período Paleolítico.
Curtir
Curtir
Os símbolos usados na decoração dos ovos sobreviveram milhares de anos, através do advento do cristianismo, comunismo e a ocidentalização da Europa Oriental. Entretanto, apesar dos símbolos terem sido mantidos ao longo dos séculos, a sua interpretação mudou, em um ato de sincretismo religioso.
Curtir
Curtir
O sol e as estrelas, que antes se referiam a Dazhboh, o deus do sol, agora se referem ao único Deus cristão. E os peixes, que antes representavam a fartura, agora são sinônimos de Jesus.
Curtir
Curtir
Curtir
Curtir
Bônus: Não perca esse vídeo que mostra o processo de criação das Pêssankas!
http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6219
Nenhum comentário:
Postar um comentário