Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 9 de setembro de 2018

Casas Ecológicas – Tenha um Lar Sustentável

Casas Ecológicas – Tenha um Lar Sustentável

O setor da construção civil vem descobrindo a grande vantagem de investir em casas sustentáveis. Iniciativas como essas não só ajudam a reduzir o custo do projeto, tornando a construção mais econômica, como também contribuem para um menor impacto ambiental. 

Por se tratar de uma construção moderna e arrojada, que agrega estilo e funcionalidade, esse tipo projeto vem ganhando cada vez mais adeptos. 

Investir em arquitetura sustentável é prover o imóvel de uma série de instrumentos que promovam a redução das ações do homem sobre a natureza e ainda permitam a implantação de soluções que diminuem o custo de vida da família. 



Um exemplo disso são os benefícios que uma biocasa (nome dado a esse tipo de construção) pode oferecer quanto à redução do consumo de energia. Habitações feitas a partir do conceito de ecologia urbana podem substituir a energia elétrica por uma fonte mais limpa e totalmente gratuita como a luz solar. 

A implantação de espelhos que captam a radiação e a transformam em energia, que pode ser utilizada no funcionamento de aparelhos ou para aquecer ambientes, é uma das opções. 

A redução do consumo de água é outra prioridade em projetos de construção com visão ecológica. Muitas ideias podem ser implantadas nesse tipo de imóvel, como sistemas que reutilizem a água da chuva. Outra iniciativa interessante é a implantação de biodigestores – aparelhos que fazem o tratamento do esgoto através de processo anaeróbico, transformando-o em água tratada e desinfetada, que pode ser lançada na natureza sem causar danos ou aproveitada em outras atividades. A utilização de tubulação PPR na rede hidráulica também é uma boa opção para diminuir o uso do PVC. 

Bons projetos também envolvem a decoração do ambiente, que pode aproveitar objetos criados a partir de produtos recicláveis. O papel reciclado, por exemplo, pode ser empregado na produção de vasos ou ânforas, enquanto alguns tipos de azulejos e pisos podem ser substituídos por garrafas PET recicladas. A utilização de bambu para a composição de estantes, painéis e assoalhos é outra medida inovadora, altamente econômica e cheia de estilo. 


Fonte:www.ecologiaurbana.com.br 

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=23&Cod=1093

Nenhum comentário: