Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 9 de setembro de 2018

Telhados verdes – O meio ambiente agradece esta ideia

Telhados verdes – O meio ambiente agradece esta ideia



Telhado verde do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Crédito: Reprodução Portal da Prefeitura – César Ogata/SECOM

Recentemente a mídia destacou uma nova lei francesa que obriga prédios comerciais a investirem em telhados verdes ou placas solares, uma alternativa viável e elegante para enfrentar problemas graves causados pela poluição e degradação ambiental. Com a inserção de novas políticas sustentáveis aliadas às descobertas e estudos da arquitetura bioclimática e ecologicamente correta, é possível traçar uma sequência de benfeitorias que trarão ainda mais harmonia para as grandes cidades.
Mas o que é o telhado verde? Trata-se de um sistema que permite cobrir com vegetação telhados e lajes, trazendo diversos benefícios ao edifício como, por exemplo, redução da temperatura interna e consequente economia de energia, isolamento acústico, redução das ilhas de calor da área externa e reaproveitamento de água. O telhado verde, que também é conhecido como cobertura viva, cobertura vegetal ou telhado vivo, vem ganhando novos adeptos no Brasil e em diversos outros países que investem nesta preocupação socioambiental.
João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo e diretor da Ecotelhado, é um dos grandes apoiadores desta ideia: “além de tantas vantagens já citadas, o telhado verde contribui com o aumento da biodiversidade na cidade e reduz a poluição”.
A grande maioria das construções pode receber uma cobertura viva, mesmo quando conta com telhados inclinados pois existem diferentes tipos e formatos de telhado verde com pesos que variam de 60 a 250 kg/m². Para tal, a cobertura que receberá a vegetação deve passar por um processo de impermeabilização, etapa indispensável para bloquear infiltrações que prejudicam o ambiente interno.
Quanto à manutenção, é imprescindível investir em cuidados periódicos a fim de evitar a proliferação de pragas urbanas. Já quanto à poda, dependerá do tipo de vegetação escolhida: gramas tendem a crescer mais e requerem corte constante enquanto jardins suspensos com suculentas já não têm essa necessidade por apresentarem baixo e lento crescimento.
Além do telhado verde é interessante investir em outras estratégias que contribuem com a consciência ambiental. Juntamente com a cobertura é possível instalar uma cisterna para captação de água da chuva, um sistema completo de tratamento de efluentes (esgoto) e placas fotovoltaicas para captação de energia solar. Tudo isso, em um pacote de sustentabilidade, transforma o edifício comum em um edifício muito mais moderno e adaptado.
Lembrando que apesar da França ter iniciado a obrigatoriedade com edifícios comerciais, qualquer construção pode apostar nesta tendência, seja ela comercial ou residencial. Em Vera Cruz (RS), por exemplo, os proprietários de uma residência com moldes bastante tradicionais adotaram a ideia e investiram em uma cobertura vegetal, que melhorou a temperatura da casa ao mesmo tempo em que garantiu uma composição visual interessante ao ambiente que, mesmo antes do telhado verde, já priorizava a natureza.

Ecotelhado aplicado a residência em Vera Cruz (RS). Crédito: Divulgação/Ecotelhado
Ecotelhado aplicado a residência em Vera Cruz (RS). Crédito: 
Divulgação/Ecotelhado
Telhado verde
https://www.rsdesign.com.br/espaco_arquiteto/telhados-verdes-o-meio-ambiente-agradece-esta-ideia/

Nenhum comentário: