Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 9 de setembro de 2018

Casa com telhado verde e muita, muita, muita grama

Casa com telhado verde e muita, muita, muita grama

O gramado está na cobertura e na varanda, o que reduz a temperatura interna da moradia em até 5ºC. Projeto do inglês Guz Wilkinson




Um dos papas da arquitetura engajada, o inglês Guz Wilkinson, radicado em Cingapura, não economizou grama para criar este refúgio. Batizada de Meera House, na ilha de Sentosa, no sul do país, a casa materializou a busca de uma família hindu por privacidade e verde de sobra. Como a área do lote era reduzida (800 m²), Guz estendeu vistosos gramados sobre a cobertura dos dois pavimentos. “Assim, até nos andares superiores temos a sensação de estarmos no térreo, conectados com o jardim”, assinala o arquiteto. Além de suavizar o desenho, a solução ajudou a reduzir a temperatura interna da moradia em 5 ºC e, com amplas aberturas (na frente e nos fundos) que canalizam a brisa marinha, a promover conforto térmico sem o auxílio de refrigeração artificial. Para conservar o local naturalmente climatizado, o segredo é manter a vegetação umidificada por meio de um sistema de irrigação eletrônico com timer, acionado duas vezes ao dia. Quando a água sobre as plantas evapora, o teto transpira, se resfria e transfere frescor para todos os ambientes internos. 
Feito na obra
Este telhado verde é do tipo mais simples possível. Como a cobertura teria grama e pouca vegetação de médio porte, o arquiteto previu a carga no projeto estrutural e distribuiu na área pontos de drenagem e irrigação. Então, as lajes foram impermeabilizadas e cobertas com mantas onduladas (para impedir que a terra escorra), brita e 30 cm de terra com compostos orgânicos. No brasil, algumas empresas fornecem sistemas prontos: Ecotelhado, Envec, instituto Cidade Jardim e remaster.
https://casa.abril.com.br/casas-apartamentos/casa-com-telhado-verde-e-muita-muita-muita-grama/
Telhados Ecológicos – Aliados da Sustentabilidade
Os telhados ecológicos, também chamados de telhados verdes, se transformaram em ótimas soluções para oferecer mais conforto e qualidade de vida, principalmente aos moradores de centros urbanos. Essa grande cobertura verde pode ser montada sobre um telhado bem resistente para que ele se torne um jardim suspenso.
Telhado Verde
Telhado Verde
Para fazer o telhado ecológico, o primeiro passo é impermeabilizá-lo com lona vinílica, manta plástica ou outros materiais. Depois, coloque uma camada para reter água, que pode ser de brita ou de cacos de telha. Então, preencha a superfície com terra adubada ou substrato e finalize com uma cobertura para evitar a erosão. Essa cobertura pode ser montada com serragem, fibra de coco ou restos de aparas de madeira.
As plantas devem ser escolhidas com muita atenção para evitar danos ao telhado. A recomendação é utilizar plantas rasteiras, que tenham raízes mais curtas e não necessitem de manutenção permanente. Por isso, as plantas suculentas (cujos talos, folhas e raízes foram engrossados para poder armazenar água) e outras de sua família, como o carpete-dourado, a echevéria, o cacto-margarida, além das gramas amendoim e esmeralda, são boas opções para fazer o telhado ecológico. Para deixar o visual do telhado ainda mais bonito, uma dica é plantar também flores que sejam resistentes e exijam pouca rega.
Utilizar esse tipo de cobertura traz uma série de benefícios. No inverno, ela mantém uma temperatura agradável no interior da casa e, no verão, colabora com o resfriamento do ar, tanto interno, evitando o uso de ar-condicionado, quanto externo, o que reduz a intensidade das ilhas de calor que se formam nos centros urbanos. Esses telhados também ajudam a tornar o escoamento da chuva mais lento. Com uma maior retenção da água, os alagamentos podem ser reduzidos e até mesmo evitados. Outra vantagem é o conforto acústico que proporcionam, pois absorvem uma parte do ruído externo.
Telhados Ecológicos
Telhados Ecológicos – Prédios
Além de residências, o telhado verde pode ser instalado nas coberturas de prédios, fábricas e outras edificações. Usando a criatividade ou investindo em um projeto paisagístico, esse tipo de telhado se transforma em uma atração a parte na decoração de qualquer imóvel e, se instalado sobre uma estrutura altamente resistente, pode tornar-se uma verdadeira área de lazer para as pessoas usufruírem do espaço em contato com a natureza.
Como a conversão de dióxido de carbono em oxigênio feita pelas plantas purifica o ar, o telhado ecológico é um importante agente no combate à poluição e ao aquecimento global, reduz os danos ao meio ambiente e torna as cidades aliadas à sustentabilidade.
 Imagens: arkous.com.br, ecobriefing
https://blog.giulianaflores.com.br/sustentabilidade/telhados-ecologicos-aliados-da-sustentabilidade/

Nenhum comentário: