Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 9 de setembro de 2017

REFLEXÃO... SENTINDO-SE ANSIOSO? FIQUE ALERTA!

SENTINDO-SE ANSIOSO? FIQUE ALERTA!

Quando a pessoa se sente ansiosa, movida pela ansiedade, o ela deve fazer? O que você normalmente faz quando a ansiedade está lá? Você tenta resolvê-la. Você tenta alternativas e você estará mais e mais envolvido por ela. Você vai criar uma confusão maior, porque a ansiedade não pode ser resolvida pelo pensamento. Ela não pode ser dissolvida através do pensamento, porque pensar em si mesmo é uma espécie de ansiedade.
Esta técnica diz não faça nada com a ansiedade. Basta estar atento!
Vou contar uma anedota antiga sobre Bokuju, outro mestre zen. Ele vivia sozinho em uma caverna, mas durante o dia, ou até mesmo no meio da noite, ele às vezes dizia em voz alta, "Bokuju" - seu próprio nome e então ele diria: "Sim, eu estou aqui." E ninguém mais estava lá.
Então os discípulos costumavam perguntar-lhe: "Por que você está chamando 'Bokuju', seu próprio nome e em seguida, dizendo: 'Sim, senhor, eu estou aqui"?
Ele disse: "Sempre que eu entro em pensamentos, eu tenho que lembrar de estar alerta e por isso eu chamo o meu nome, 'Bokuju." No momento em que eu chamo 'Bokuju ' eu digo,' Sim senhor, estou aqui ' o pensamento, a ansiedade desaparece. "
Então, em seus últimos dias, durante dois ou três anos, ele nunca mais chamou 'Bokuju', o nome dele e nunca teve de responder: "Sim, senhor, eu estou aqui."
Os discípulos perguntaram: "Mestre, agora você nunca mais fez isso."
Então ele disse: "Mas agora Bokuju está sempre lá. Ele está sempre lá e não há necessidade. Antes eu costumava sentir falta dele. Às vezes, a ansiedade iria me levar, uma nuvem em todo lugar e Bokuju não estava lá. Então eu tinha que me lembrar de 'Bokuju' e a ansiedade iria desaparecer .... "

Tente o seu nome. Quando você sente profunda ansiedade, basta chamar o seu nome - e não 'Bokuju' ou qualquer nome, mas o seu próprio nome e então responda: "Sim senhor, sim senhora eu estou aqui", e sinta a diferença. A ansiedade não vai estar lá. Pelo menos por um único momento você terá um vislumbre além das nuvens e esse vislumbre pode ser aprofundado. Uma vez que você sabe que se você ficar alerta a ansiedade não estará lá, ela desaparece; você chegou a um conhecimento profundo do seu próprio ser e do mecanismo de funcionamento interno.
Osho, The Book of Secrets, Discussão nº 41

http://www.osho.com/pt/meditate/more-meditations/meditation-of-the-week/feeling-anxious-be-alert

Nenhum comentário: