Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Você sabe o que é Carnaval?

Você sabe o que é Carnaval?

A palavra Carnaval vem do latim “Carnis vale”, que significa “Adeus à Carne”. Há muita especulação sobre o que é carnaval. Uns dizem ter apologias obscuras e outros veem uma festa como outra qualquer.

Mas o que importa dizer é que o carnaval é, senão a maior, uma das maiores manifestações populares do Brasil. Ele chegou ao país no século XVII, através dos portugueses com base nas celebrações carnavalescas que aconteciam na Europa, principalmente na França e na Itália. Lá acontecia o Baile de Máscaras, que ainda é tradição em Veneza. Da França, vieram as fantasias de pierrô e colombina, que aliás, foram incorporadas nas nossas celebrações bem rapidinho.

O que é Carnaval?

Aqui, desde o século XVIII, o carnaval é comemorado nos 40 dias antes da Páscoa, ou seja, três dias antes da quarta-feira de cinzas, que é o início da Quaresma. Pensar em o que é Carnaval é pensar em liberdade. É um momento para curtir a vida antes de entrarmos em um período de reflexão e sacrifício. Naquela época, ela acontecia nas ruas, com desfiles de fantasias. Com o passar do tempo, os clubes começaram a realizar a folia tocando marchinhas, sambas e frevos preparados especialmente para os festejos. Até chegar aos dias de hoje, onde se brinca e dança em praticamente todas as cidades desse nosso Brasil imenso.
Atualmente, o carnaval brasileiro é famoso no mundo inteiro. Os grandes ícones são os bailes de máscaras e os desfiles carnavalescos, mas os blocos de rua também são muito populares. Algumas cidades são destaques mundiais por suas festas de carnaval, como:
  • O Rio de Janeiro, com o seu maravilhoso desfile das Escolas de Samba.
  • O Recife, com o famoso Galo da Madrugada, que sai às ruas no sábado.
  • Olinda, com seus Bonecos Gigantes.
  • Salvador, com seus inúmeros Trios Elétricos.
No Brasil, além de toda essa festa alegre e divertida, a data se transformou numa atividade turística. Pessoas de diversos países vêm para conhecer de perto o samba, o frevo, o maracatu e descobrir, na prática, o que é Carnaval.
Apesar de sua origem pagã, o carnaval, com o passar do tempo, tomou outros rumos e adquiriu outros propósitos, como por exemplo, expressar a arte, seja nas músicas ou nas fantasias. E hoje em dia, os foliões têm nesses dias um tempo para brincar, pular e se divertir, deixando os problemas do dia a dia de lado. E o que é carnaval, senão pura alegria e amor?
https://www.astrocentro.com.br/blog/previsoes/o-que-e-carnaval/

Nenhum comentário: