Sempre na minha mente e no coração...

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Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Coelho da Páscoa"


Coelho da Páscoa


Na Antiguidade, os povos escolheram a lua para determinar a data da páscoa. Como o coelho era tido como um símbolo da lua, passou também a ser considerado um símbolo da páscoa.
Os coelhos são mamíferos, roedores, que se reproduzem de forma rápida, tendo grande fertilidade. O seu período de gestação não passa de quarenta dias, tornando-se símbolo da preservação da espécie.
Para os cristãos, a páscoa é marcada pela ressurreição de Cristo, pelo Seu renascimento, pelo surgimento de uma vida nova. Além disso, a sexta-feira santa é a data assinalada pelo sofrimento e crucificação de Cristo.
Existem algumas curiosidades sobre a história do coelho da páscoa. Na Alemanha, as crianças esperam ovos dos coelhos. As crianças tchecas confiam que os presentes são ofertados por uma cotovia (ave campestre). Na Suíça, são os cucos que levam os ovos de presente e, no Brasil, a tradição do coelho, que veio no final do século XIX.
Outra história põe sentido à tradição do coelho representar um símbolo da páscoa, uma vez que este simboliza a igreja. A igreja tem a missão fecunda de propagar os ensinamentos cristãos, a palavra de Deus, para todos os povos; sem distinção, ou seja, aumentar a quantidade de discípulos. Assim, uma grande quantidade de pessoas é representada pela fertilidade do coelho.
Há uma lenda que marca a história do coelho da páscoa. Ela conta que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu; as crianças acreditaram que ele havia colocado os ovos para elas, assim a história se propagou.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia


História da Páscoa
Origens do termo, Páscoa entre os judeus e cristãos, a história do coelhinho da páscoa e os ovos de chocolate, significados, importância, formas de comemoração e celebrações, rituais e símbolos.

As origens do termo  
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 

Entre as civilizações antigas  
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.  

A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém  

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Feriado da Semana Santa!!!


No Brasil Feriado, da Semana Santa!!!


Quase todos viajam para descontrair junto aos familiares sua melhor diversão a predileta."Praia"
Raro os que não viajam como eu, não tenho disponibilidade para grandes vultos ($$$), embora merecesse sair um pouco, arejando minha cabeça, não pensar tanto e nem sentir tantas, saudades.
Andar levemente pela praia meu esporte favorito, observar as pessoas, ver as crianças brincando soltas e livres bem a vontade, aí, como lembro-me dos meus quando pequenos.
Passear literalmente é esta expressão exata.
Não ter preocupação nenhuma, ficar lá sentada junto ao mar o meu lugar sempre para olhar as ondas, que vão e vem.
Adoro fazer reflexões, vendo esta exuberância.
Na verdade já viajei muito, conhecendo o Brasil quase inteiro.Não só suas Praias do Litoral de costa a costa. Mas cada pedacinho, lugares e lugarejos, deste enorme País chamado Brasil. Hum mm... 
Lindo demais.


Eu na verdade, adoro o povo Caiçara (pessoas que vivem na região do Litoral, na praia). Humildes e simples, como sou.
São bem educados e também, muito despachados como risonhos.
Cada história de arrepiar os pêlos... Conversas de pescador.
Já conversaram com eles, já viram os arrastões no final da tarde?
Isto é magico, levantar bem cedo para ver suas saídas e depois quando voltam...
Incrível, com aquele cheiro de peixe danado no ar a respirar com todos puxando a rede, eu ali a comer siri, caranguejo, muito peixe na brasa, e por aí vai, depois comer milho verde cozido regado a uma boa cerveja, aquela, bem suada.(Gelada)
Ai, agora me deu água na boca.
To ferrada!!!
Já enfrentei muito a Dutra, indo para o Rio ou para Região dos Lagos, Iguaba ou Maricá era meu Chuá. Descer a Rodovia dos Tamoios para o Guarujá ou descer, a Serra de Santos,(a estrada de Santos)dá-lhe Robertão,o nosso Rei) . Amo São Vicente como a praia do Gonzaga.Ou pegar uma BR 101 com destino à Vitória, do Espirito Santo.Eh! vidão!!!
Nossa,foram muitas viagens, mesmo. Rapaz...
Os meus filhos eram pequenos, eles se divertiam muito rindo até.Quantas saudades de um tempo gostoso.
Bota, gostoso nisso!!!
Agora observo a vida pelos olhos dos meus... Filhos, netos e os amigos!


O que vou fazer? Ler bons livros,se a Internet deixar ou ainda estiver a todo vapor, darei um pulinho aqui, para depois ficar olhando a janela da minha vida!
Sei que as Rodovias estarão lotadas, abarrotadas de carros com um congestionamento total, para não dizer infernal, mas o tempinho está prometendo. Vai dar Praia!
Eu? Ficarei aqui... Em casa.
Conversarei mais um pouquinho, com meus botões.
Na verdade eu queria isso...Olhem, que delicia!!!
Esta deve ser mais uma daquelas Praias no Nordeste...
Lá está quente "PRÁ" xuxu aqui para Sudeste e Sul é mesmo Outono.
Lá não existe tempo frio, por lá é quente mesmo, muito.
Pombas, esta rede está um arraso...
Maravilha, vamos nos espreguiçar?
É doce morrer no mar... Já cantava "Dorival Caymmi".
Diana, vem comigo... Risos!

Sexta-feira da Paixão - Pietà O mármore que fala




Sexta-Feira Santa


Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo dePáscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.



Escultura
VEJA, 1° de julho de 1501


Sucesso da pietà leva Michelangelo a enfrentar


gigante desafiador

á 35 anos, um enorme bloco de mármore de Carrara jaz nas oficinas da Catedral de Florença. Estreito, com 5 metros de altura e conhecido como o Gigante, começou a ser talhado por Agostino di Duccio, em 1466, e foi logo abandonado pela dificuldade em arrancar vida de um sólido com proporções tão desfavoráveis. Sua sombra tem servido para alertar os escultores florentinos sobre os desafios de sua profissão. Dentro em breve, no entanto, o governo de Florença vai anunciar oficialmente o nome do jovem Michelangelo Buonarroti, de 26 anos, como aquele que vai tentar, por fim, dar forma à rocha desafiadora. O tema bíblico de Davi, proposto pelo artista para enfrentar o "Gigante", não pode ser mais adequado. "Davi usou uma funda para combater Golias. Eu usarei minha pua de escultor", diz o artista.

Reprodução
pietà na visão de Michelangelo: beleza física é manifestação da nobreza do espírito

Michelangelo vem sendo aclamado como o maior escultor da atualidade desde o ano passado, quando terminou uma maravilhosa pietà – imagem da Virgem com Jesus morto em seus braços, tradicional na arte de Flandres. O artista se comprometeu em contrato a realizar "o mais fino trabalho em mármore jamais visto em Roma". O resultado excedeu as expectativas. O conjunto, em forma de pirâmide, é compacto e monumental. A figura do Cristo morto ainda parece ter vida correndo nas veias. Os olhos abaixados da Virgem, ao contrário da tradição, emocionam pela dor e pela resignação. Seu manto, majestosamente drapeado, arranca do mármore uma leveza inimaginável. Na visão idealista de seu autor, a profunda beleza das duas figuras é a melhor tradução de sua nobreza de espírito.
Nos dias que passa analisando os veios e a estrutura do Gigante,Michelangelo revela hábitos espartanos: trabalha febrilmente, come apenas um pedaço de pão no meio da jornada e tem nas garrafas de vinho branco de Trebianno sua única concessão ao prazer. Dorme três horas por noite, geralmente calçado e com as roupas usadas durante o dia. Por vezes fica tanto tempo sem tirar as botas que, ao fazê-lo, arranca pedaços da pele dos pés. O promissor artista nasceu em Caprese, ingressou no ateliê de Ghirlandaio aos 13 anos e se tornou um dos protegidos de Lourenço, o Magnífico, até a queda da família Medici, em 1494. A lista de seus trabalhos anteriores à pietà não é extensa: os dramáticos relevosMadona das Escadas e Batalha dos Centauros (onde não há realmente centauros), uma estátua de Hércules com 2 metros, três figuras para a tumba de São Domingos, um Cupido vendido como falsa antiguidade ao cardeal de San Giorgio in Velabro, em Roma, e um Baco. A amostra, porém, já faz prever um Davi portentoso para Florença.


Pietà (Michelangelo)

Pieta (em português Piedade) de Michelangelo é talvez a Pietá mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. RepresentaJesus morto nos braços da Virgem Maria. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez.»

Fica na basílica de São Pedro, na primeira capela da alameda do lado direito. Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore.



História

Em 21 de setembro de 1498 o cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas encomendou a Miguel Ângelo uma imagem da Virgem para a Capela dos Reis de França, para a antiga basílica de São Pedro.

Juntando capacidades criadoras geniais a uma técnica perfeita, o artista toscano criou então a sua mais acabada e famosa escultura: a Pietá. O tema vem da Europa do Norte, a dor de Maria sobre o corpo morto do filho, mas Michelangelo abandonou o realismo cruel típico do gênero em favor de uma visão idealizada.

Iniciara-se como artista ainda durante o Quatrocento, em Florença, onde trabalhou para os Médicis, mas a Pietá foi a sua primeira grande obra escultórica. Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide, um formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas.

Nesta obra delicada o artista encontrou a solução ideal para um problema que preocupara os escultores do Primeiro Renascimento: a colocação do Corpo de Jesus Cristo morto no regaço de Maria. Para isso alterou deliberadamente as proporções: o Cristo é menor que a Virgem, que é para dar a impressão de não esmagar a Mãe e mostrar que é seu Filho, para não “sair” do esquema triangular. A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam. Torna-se assim evidente a influência do “pathos” dos clássicos gregos. E o autor imaginou a juventude de Maria, objeções que erguem contra ele seus críticos, como sua expressão de sua pureza incorruptível.

O requinte e esmero da modelação e o tratamento da superfície do mármore, polido como um marfim, deram-lhe a reputação de uma das mais belas esculturas de todos os tempos. Importante como o autor conseguiu harmonizar a figura horizontal do Cristo, estendido sobre os joelhos da mãe, como que inserido entre suas amplas vestes, com a figura « vertical» de Maria.

Michelangelo tinha 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Assim, por isso teria inscrito o nome na faixa que atravessa o peito de Maria.



One way to love...My Hindu

Não te amo como se fosse rosa de sal,
topázio, ou flechas de cravos que atiram chamas.
Te amo como se amam certas coisas escuras,
secretamente, entre a sombra e a alma.
Eu te amo sem saber como, nem quando e nem onde.
Te amo simplesmente, sem complicações nem orgulho.

Assim te amo porque não conheço outra maneira.
Tão profundamente que a tua mão no meu peito é a minha.
Tão profundamente que quando fecho os olhos, contigo eu sonho.
É assim que te amo e nada mais me importa.

(Patch Adams - O amor é contagioso)

Bye...Bye! My Hindu...Goodbye

O Silêncio


O Silêncio

Nós os índios, conhecemos o silêncio. Não temos medo dele. 
Na verdade, para nós ele é mais poderoso do que as palavras. 
Nossos ancestrais foram educados nas maneiras do silêncio e eles
nos transmitiram esse conhecimento. 
"Observa, escuta, e logo atua", nos diziam. 
Esta é a maneira correta de viver.
Observa os animais para ver como cuidam se seus filhotes. 
Observa os anciões para ver como se comportam. 
Observa o homem branco para ver o que querem. 
Sempre observa primeiro, com o coração e a mente quietos,
e então aprenderás.
Quanto tiveres observado o suficiente, então poderás atuar.
Com vocês, brancos, é o contrário. Vocês aprendem falando. 
Dão prêmios às crianças que falam mais na escola. 
Em suas festas, todos tratam de falar.
No trabalho estão sempre tendo reuniões
nas quais todos interrompem a todos,
e todos falam cinco, dez, cem vezes. 
E chamam isso de "resolver um problema". 
Quando estão numa habitação e há silêncio, ficam nervosos. 
Precisam preencher o espaço com sons. 
Então, falam compulsivamente, mesmo antes de saber o que vão dizer.
Vocês gostam de discutir. 
Nem sequer permitem que o outro termine uma frase. 
Sempre interrompem.
Para nós isso é muito desrespeitoso e muito estúpido, inclusive. 
Se começas a falar, eu não vou te interromper. 
Te escutarei. 
Talvez deixe de escutá-lo se não gostar do que estás dizendo. 
Mas não vou interromper-te.
Quando terminares tomarei minha decisão sobre o que disseste,
mas não te direi se não estou de acordo, a menos que seja importante.
Do contrário, simplesmente ficarei calado e me afastarei. 
Terás dito o que preciso saber. 
Não há mais nada a dizer. 
Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês.
Deveríamos pensar nas suas palavras como se fossem sementes. 
Deveriam plantá-las, e permiti-las crescer em silêncio. 
Nossos ancestrais nos ensinaram que a terra está sempre nos falando,
e que devemos ficar em silêncio para escutá-la.
Existem muitas vozes além das nossas. 
Muitas vozes.
Só vamos escutá-las em silêncio.

Neither Wolf nor Dog. On Forgotten Roads with an Indian Elder" - Kent Nerburn

Pensamento de Sai Baba


Quando a estrada termina e o objetivo é adquirida, o peregrino descobre que ele tem viajado apenas de si para si mesmo.


Compassion towards all creatures is the greatest virtue; wilful injury to any creature is the worst vice. Have full faith in this and spread love and joy through compassion, and be full of joy and peace within. You do not have joy and peace now because your vision is directed towards the faults and failings of others, and never towards your own faults and failings. Truly speaking, upon enquiry, you will find that what we see in others is but a reflection of our own selves - our prejudices and preferences.
- SAI BABA

I believe!!!


Compaixão para com todas as criaturas é a maior virtude; lesão intencional de qualquer criatura é o pior vício. Tenha fé completa neste e espalhar o amor e alegria através da compaixão, e ser cheio de alegria e paz interior. Você não tem alegria e paz agora, porque sua visão está voltada para as faltas e falhas dos outros, e nunca para seus próprios erros e falhas. Para falar a verdade, sob consulta, você vai achar que o que nos vemos outros é apenas um reflexo de nós mesmos - nossos preconceitos e preferências.
- BABA

Eu acredito!!!

Fios invisíveis

Fios invisíveis


A meada dos fios invisíveis que nos envolve.
Que se estendem na noite do passado distante
interligados no contraste de nossos semelhantes.
O traço reluzente que perdura e não se dissolve.


Traços tênues poderão ser luminosos ou escuros.
Nos identificam pelas energias geradas da mente
jorram em abundância ou se encontram latentes.
Liga o enigma do passado aos segredos do futuro.


A meada contém a sublime, e eterna essência,
que nos foi dada por Deus em sua benevolência.
E os fios que estendemos após a nossa passagem.


O histórico da conduta do nosso comportamento.
São páginas revelando a verdade pelo segmento.
As meadas são os fios invisíveis da eterna viagem.

Data Postagem 04/04/2012, Autoria: Noraldino