Servir... Servir e servir! A vida é um sopro divino. Fazer o bem no aprendizado maior do "AMOR".E "AMAR"
Ser útil dentro do possível
Ser o que "Sou" Como Sou...Uma vida pautada no amor, com eterna gratidão, junto ao meu semelhante e ao meu "Criador"
Sou...Assim!
Querendo ser sempre um "SER HUMANO" melhor, com justiça e verdade!!!
Esta é a minha realidade!
Sair de férias é uma delícia, voltar para casa é reconfortante… Mas e para retomar a rotina e continuar sendo produtiva no dia a dia, como faz? Confira as dicas abaixo para não sofrer muito com a “depressão pós férias” e renovar de verdade as energias para o segundo semestre!
- Uma das melhores coisas deste período é não ter horários definidos para acordar, dormir e fazer as refeições. Mas, se ainda tiver tempo, tente rea costumar o corpo a funcionar de acordo com os os horários normais da rotina. Assim, na segunda-feira do retorno, o choque não será tão grande.
- Organizar a casa, os armários e o material de trabalho também ajuda a renovar as energias. Pode acreditar: uma casa limpinha, com malas desfeitas e papéis em ordem, é ideal para dar aquela injeção de ânimo.
- Retomar a rotina e as atividades do dia a dia a mil por hora depois das férias é uma missão quase impossível, já que seu corpo e sua mente ainda estão em outro ritmo. Por isso, vale mais a pena focar em uma tarefa de cada vez.
- Para evitar ficar muito tempo distraída com as lembranças, talvez seja melhor reduzir os acessos às redes sociais e controlar a vontade de ficar revendo as fotos. Evitar as distrações nesse período também ajuda a retomar a concentração.
- A volta das férias também pode trazer um monte de expectativas sobre o que esperar para os próximos meses. Ter sonhos é fundamental e fazer planos concretos te deixa ainda mais perto deles. Não fique só na vontade essa é a hora para se esforçar para transformar suas expectativas em realidade.
- As atividades corriqueiras e sem graça da rotina realmente parecem pequenas perto da plenitude das férias. A chave é procurar pensar a longo prazo, ter visão de futuro tanto em relação à satisfação no trabalho quanto em relação aos próximos dias de folga que virão. Afinal, o fim do ano está próximo e daqui a pouco tem mais férias para curtir. =)
27/05/2015 08 horas 31 - POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
TRÊS PASSOS PARA FAZER SUCESSO EM QUALQUER LUGAR
QUER CHAMAR A ATENÇÃO PARA SI – DE MANEIRA POSITIVA, É CLARO – QUANDO CHEGAR A UM NOVO AMBIENTE? A SEGUIR, ALGUMAS DICAS
Muitas vezes, tudo o que uma pessoa quer é ser ouvida. Essa constatação, feita pela editora Betty Liu, autora de um artigo recente na revista Fast Company, apresenta uma ideia que ajudará você a se destacar em qualquer ambiente. Se desenvolver a habilidade de escutar o que alguém tem a dizer e, em geral, todos sempre têm algo a dizer , a tendência é ganhar ao menos a simpatia alheia. Isso vale tanto para o ambiente de trabalho quanto para a vida pessoal.
Saber escutar faz com que você se torne um líder melhor, um interlocutor melhor em conversas informais e um parceiro melhor para sua mulher ou marido. Se você trabalha na área de vendas, vai se destacar imediatamente ao demonstrar simpatia e interesse pelos seus clientes.
Embora possa parecer uma tarefa simples, ouvir não é uma atividade fácil. Até porque a maioria de nós está muito ocupada em falar afinal, como todo mundo, também queremos ser ouvidos. Para aperfeiçoar essa habilidade, a editora Betty Liu sugere os três passos a seguir.
1. Seja um espelho das palavras dos outros
Isso soa contra intuitivo, porque repetir as palavras dos outros para eles próprios pode fazer parecer que você não está prestando a atenção ao que dizem. A ideia, porém, é justamente a contrária. “Não sei dizer quantas vezes vi os olhos das pessoas vidrados depois de repetir o que elas acabaram de dizer”, afirma Betty, em seu texto.
Ela ilustra essa ideia com um diálogo fictício: “Isso vai revolucionar o jeito que as pessoas pedem frangos da granja”. O interlocutor, então, poderia repetir: “Isso vai revolucionar o jeito que as pessoas pedem frangos na granja?", e então emendar a pergunta: "Como?”. O outro poderia responder: “Sim! Que bom que perguntou...”. Pronto, assim nasce uma amizade.
De quantas conversas você participou em que alguém falava algo totalmente nonsense, mas acaba deixando passar só porque lhe parece mais trabalhoso pedir para que expliquem seu ponto de vista. Da próxima vez, porém, faça uma pausa na conversa e pergunte, demonstrando interesse, sobre o ponto que ficou confuso. Isso não apenas cria uma conexão mais dinâmica, mas também é um sinal para a outra pessoa de que você está realmente ouvindo o que ela diz. Ponto para você.
3. Pare de olhar para o que está ao redor
É muito raro que duas pessoas conversem totalmente concentradas uma na outra e no que dizem. A maioria de nós está meio engajada na conversa, meio pensando sobre o que vamos comer mais tarde ou no trabalho que espera para ser feito. Em festas, é comum falar com alguém enquanto olhamos para o resto das pessoas por cima do ombro do interlocutor. Pare de fazer isso, seja fisicamente, na sala em que está, seja em seu cérebro, pensando em assuntos que nada têm a ver com o papo.
“Cinco minutos gastos em uma conversa totalmente engajada com outra pessoa é como se ela ou ele fossem a única coisa na sala naquele momento. Isso vale dez vezes mais do que 15 minutos sem entusiasmo, falando sobre os assuntos mais maçantes”, afirma Betty.
sete (7) haBILIDADES QUE VOCÊ PRECISA EM QUALQUER PROFISSÃO
ALGUNS COMPORTAMENTOS AJUDARÃO VOCÊ EM QUALQUER ÁREA DE ATUAÇÃO. A SEGUIR, SETE EXEMPLOS
Suas habilidades são uma moeda de troca no mundo corporativo. Quanto mais capacidades você tem, mais valoroso é como profissional. Você será mais atrativo para mais empregadores em potencial se estiver apto a ajudá-los a ganhar mais dinheiro. E, quanto mais isso for uma realidade, mais chances você tem de ocupar a posição que considera ideal em uma empresa.
As sete habilidades listadas a seguir servem como pilares para qualquer indivíduo em qualquer cargo. Elas foram publicadas na revista Inc., por Jayson Demers, fundador e CEO da Audience Bloom, uma consultoria americana de marketing digital. Segundo ele, empresários procuram por essas capacidades quando entrevistam um candidato. Elas são a base mais importante para qualquer conjunto de competências técnicas específicas a uma área de atuação. Além disso, ele afirma que profissionais com essas habilidades quase sempre se dão melhor com seus pares.
1. Comunicação efetiva
Não importa quem você seja, onde trabalha ou em que área atua. A comunicação sempre será um fator crítico para o seu sucesso. Ela pode estar relacionada ao fornecimento de informações para um cliente, a falar suas necessidades para um supervisor ou colaborar ou até com seus pares.
A comunicação pode ser mais frequente por telefone, dependendo de sua função. Ou mais por escrito ou ainda por conversar olho no olho. No mundo de hoje, as formas de comunicação são diversas. Mas as habilidades básicas para garantir o sucesso dessa comunicação são fundamentais.
O importante é dizer o que quer dizer de forma concisa, precisa e apropriada. Para cada caso, reflita um pouco sobre qual o melhor meio de comunicação para fazer sua mensagem chegar com mais eficiência.
Habilidades de organização ajudam você a lidar melhor com responsabilidades e executá-las com propriedade. Ser organizado significa ter mais chances de chegar ao trabalho na hora, priorizando suas tarefas efetivamente e buscando soluções para os problemas antes mesmo de eles se tornarem problemas.
Habilidades de administração, por sua vez, são úteis em qualquer posição. Por exemplo, ajudará você a gerenciar melhor suas fontes, tempo e carga de trabalho. Sem habilidades de organização e gerenciamento, mesmo os mais capazes dos funcionários às vezes ficarão aquém das expectativas ou cometerão erros.
3. Negociação
A habilidade de negociar é soma de quantidades iguais de persuasão e confiança. É uma ferramenta útil em quase todas as funções. Durante um processo seletivo, essa capacidade pode garantir que você conseguirá a melhor posição possível. Por exemplo, se você negocia firmemente, pode receber um salário mais alto ou benefícios mais competitivos.
No dia a dia de trabalho, você pode usar as habilidades de negociação para propósitos óbvios como captação de novos clientes ou para fechar acordos com potenciais parceiros. Mas também pode negociar na hora de conseguir uma ajuda fundamental de última hora, quando precisar eliminar pontos de resistência na equipe e para diminuir os custos totais de uma operação.
4. Pensamento critico
Essa habilidade permite que, em um processo de solução de problema, você encontre e direcione potenciais fraquezas ou pontos de falha dos assuntos e ambientes. Isso permite soluções mais criativas, avaliações mais rápidas de situações ruins e maior reconhecimento de padrões em grandes sistemas.
Pensadores críticos são capazes de reconhecer, analisar e resolver problemas sem muita – ou nenhuma – influência de fora, e estão sempre à procura de melhorias nos sistemas.
5. Trabalho em equipe e capacidade de delegar
Algumas posições, de nível gerencial mais baixo, dependem mais da capacidade de trabalhar em equipe e delegar funções do que de outras habilidades. No início da carreira, essa habilidade pode significar colaborar com seus supervisores e com alguns pares.
Com o passar do tempo e ascensão profissional, porém, isso significa delegar tarefas para os seus subordinados. Sabendo como trabalhar com outras pessoas efetivamente e como administrar as fortalezas de cada indivíduo você estará armado de uma habilidade chave para o sucesso em qualquer área. Quanto melhor você souber como trabalhar em grupos, mais apto estará para performances coletivas. Sem habilidades de trabalho em grupo, você vai acabar jogando a operação para baixo.
6. Pesquisa e análise
Habilidades de pesquisa e análise são importantes para o desempenho de praticamente qualquer posição considerável. Comerciantes e marketeiros precisam pesquisar e analisar a possível efetividade de suas ações e campanhas. Vendedores precisam liderar pesquisas e análises. Engenheiros precisam pesquisar e analisar potenciais tecnologias. Mesmo secretárias precisam pesquisar e analisar vários planos de viagem. Estar apto para rapidamente encontrar as informações, revisá-las e reconhecer os principais padrões é essencial para praticamente qualquer cargo de trabalho.
7. Autoconfiança
A confiança pode parecer um traço de personalidade, mas pode ser adquirida, afiada e desenvolvida como outras habilidades. Você pode ampliar sua confiança em algumas áreas por meio de pura prática. Quanto mais vezes você repete uma ação, mais confiante ficará ao executá-la.
Há casos em que a confiança é consequência de seus hábitos. Por exemplo, se você trabalha aperfeiçoando sua linguagem corporal e eloquência e cultiva pensamentos positivos, vai naturalmente se tornar uma pessoa mais confiante. Com isso, sentirá mais segurança ao desenvolver tarefas no dia a dia. Confiança leva a mais respeito, mais precisão e mais eficiência aos olhos de quem está ao seu redor.
Algumas dessas sete habilidades se desenvolvem naturalmente ao longo dos anos, com o ganho de experiência no mundo profissional. A maior parte, no entanto, necessita dedicação e disciplina de prática. Você precisará buscar, adquirir e lapidar essas habilidades. Procure melhorar cada uma dessas áreas individualmente, e maximize suas chances de ser contratado e bem-sucedido na posição que deseja.
Terapia e exercícios físicos ajudam a prevenir o estresse no trabalho
REDAÇÃO EM 29 DE MAIO DE 2015 ÀS 14:37
Um estudo publicado pela International Stress Management Associanton do Brasil comprovou que aproximadamente 30% dos brasileiros sofrem com a síndrome de bornout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional. As informações são do‘Vivo mais Saudável’.
Os principais sintomas incluem a tensão emocional e estresse crônicos provocados por condições físicas, emocionais e psicológicas exaustastes. As condições impostas aos trabalhadores, de acordo com a pesquisa, promove um prejuízo de aproximadamente 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB) por ano.
A falta de interesse nas atividades e perda de interesse pelo trabalho traz consequências nocivas para as pessoas que sofrem com a síndrome e para a empresa. A doença foi identificada nos anos 1970, nos Estados Unidos, e há 15 anos teve seus estudos intensificados no Brasil.
Para que o indivíduo não desenvolva a síndrome, é necessário considerar a qualidade de vida no trabalho. Medidas de prevenção e tratamento, como a terapia e a prática de exercícios físicos diária pode ser uma saída para evitar o esgotamento profissional. Leia a matéria completa.
Síndrome de burnout dificulta a vida dos profissionais Estresse no trabalho pode levar a um estado de insatisfação e esgotamento físico.
POR REDAÇÃO “Sabemos que o trabalho dignifica o homem, mas pode provocar, também, um estado de estressee insatisfação, quando passa a constituir-se como tarefa árdua e desmotivadora”. A frase da psicóloga Sônia Maria de Wallau leva a uma reflexão importante: um emprego estressante pode levar a uma complicação cada vez mais comum, chamada síndrome de burnout.
A palavra “burnout” significa, literalmente, “queimar-se” , estar esgotado pelo trabalho. De acordo com a psicóloga, pode se manifestar em profissionais que exercem atividades diretas com pessoas, nas mais diversas áreas de atuação.
Esgotamento no trabalho pode ocorrer nas mais diversas áreas de atuação. Foto: iStock, Getty Images
Síndrome de burnout e as estatísticas
De acordo com o International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), aproximadamente 30% dos brasileiros que trabalham sofrem com a síndrome de burnout. Isso, segundo o estudo, promove um prejuízo de aproximadamente 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB) por ano.
Como exaustão e ineficiência são algumas das características mais fortes dessa síndrome, 94% dos doentes se sentem incapacitados para o trabalho e 89% praticam o presenteísmo, ou seja, estão presentes na empresa, mas não conseguem realizar suas tarefas.
Dentre os profissionais, 93% sentem-se exaustos, 86%, irritados 82% têm falta de atenção e 74% têm dificuldade de relacionar-se no ambiente profissional, sintomas típicos do transtorno. Além disso, outros 47% têm depressão. Síndrome de burnout é uma resposta ao estresse
Sônia conta que a doença foi identificada nos anos 1970, nos Estados Unidos, e há quase 15 anos teve seus estudos intensificados no Brasil. “A síndrome de burnout consiste numa resposta ao estresse laboral crônico”, afirma Sônia, autora do livro "Estresse Laboral e Síndrome de Burnout - Uma Dualidade em Estudo" (Editora Feevale, 2003).
Para entender o que é exatamente essa síndrome, é importante compreender antes o que é o estresse laboral.
“Sabemos que o verdadeiro sentido do trabalho faz com que o homem encontre significado e razão de viver, quando se configura como experiência saudável, necessária à sobrevivência e também enriquecida pelas trocas afetivas entre as pessoas. Caso contrário, instala-se o estresse laboral”, explica Sônia.
Quando os profissionais ficam por muito tempo expostos a esse estresse, continua a especialista, podem desenvolver atitudes negativas e sentimentos de frieza com os colegas de trabalho.
Há falta de entusiasmo nas atividades, perda de interesse pelo trabalho e sensação de não poder mais dar de si afetivamente, com consequências nocivas para as pessoas e para a empresa. A síndrome de burnout, completa a especialista, é o resultado de um prolongado processo de tentativas de lidar com determinadas situações de estresse.
Para que o burnout não ocorra, diz Sônia, é necessário considerar a qualidade de vida no trabalho, por meio de medidas de prevenção e tratamento. “A ideia é preservar a saúde do indivíduo e da organização na qual ele está inserido”, resume a psicóloga.
Além da terapia, algumas atitudes podem ajudar no combate à síndrome de burnout. A prática de exercícios é uma delas. Escolha algo que lhe seja agradável. Pode começar com uma caminhada. Procure orientação de um educador físico e descubra a atividade que mais lhe dará prazer.
Saiba que mudanças no estilo de vida podem ser uma importante ferramenta contra o burnout. Invista, assim, em qualidade de vida, prestando atenção também à alimentação ela deve ser equilibrada, com itens saudáveis e naturais.
Como você faz para relaxar? Conte para nós! E continue acompanhando as novidades de bem-estar do Vivo Mais Saudável.
Ambiente de trabalho hostil gera malefícios à saúde
REDAÇÃO EM 29 DE JULHO DE 2015 ÀS 14:23
Transtorno bipolar, síndrome do pânico e depressão são alguns dos exemplos mais comuns decorrente da negatividade, insatisfação, desânimo, tristeza e ansiedade presentes em um ambiente hostil de trabalho. O site especializado em bem estar ‘Minha Vida’, parceiro do Catraca Livre,traz a psicóloga Ana Paula Bellatti esclarecendo questões que vão te ajudar a ficar atento aos sintomas.
Divulgação
Quando as pessoas se dão conta da gravidade do problema, já é hora de partir para a medicação
Para evitar o agravamento das doenças, ela classificou os ambientes de trabalho em três realidades. negativo, neutro e positivo.
‘Para o ambiente negativo não é preciso muita descrição, é só lembrarmos da maioria dos ambientes que conhecemos. Pessoas eternamente insatisfeitas, o assunto de ponta da língua nos corredores, nos cafés e rodas de conversas é a vida alheia, o insucesso do outro, o quanto o chefe ou fulano é puxa-saco da empresa, ou seja, a famosa e indispensável fofoca. Tudo é comentado com pessimismo e negativismo, há prazer em dizer que não vai dar certo, que deu errado, que não sei quem se deu mal, e o foco é sempre nos pontos negativos da empresa e das pessoas que a dirigem e que participam dela. Assumir algo que não seja sua obrigação, nem pensar!
O ambiente neutro é aquele do tanto faz, não importa se as coisas estão caminhando para melhor ou para pior, não faz diferença, não me atinge, não tenho nada com isso, a ordem é "não faça nada que você não tenha que fazer". O que impera é a energia resignada. Portanto faça o mínimo, falar mal das pessoas só se for com muita descrição e sigilo. Reconhecer e parabenizar o que está correto ou positivo é quase proibido.
No ambiente positivo as pessoas têm prazer de se relacionar, as relações são mais verdadeiras, não se julga sem se ter todos os fatos em mãos. Não há inferência, checa-se antes de se deduzir, o importante não é quem está certo, mas sim o que é melhor para o time, se faz questão de entender as pessoas e suas intenções, o objetivo principal é o bem comum. Ser voluntário é um valor notado facilmente. Contribuição e gentileza são evidências. Neste ambiente, não é necessário "tomar conta" das pessoas, o interesse em acertar é maior do que a intenção de negligenciar, por que a vontade de cada um é de fazer o seu melhor e isso se transformou num desafio próprio e deixou de ser apenas mais uma tarefa.
Hoje em dia existem diversas formas de ensino no Brasil, devido ao número gigantesco de pessoas procurando por ensino e qualificação profissional, instituições lançam diversas possibilidades de ensino. Pensando nisso selecionamos algumas informações sobre a diferença entre cursos a distância, semi-presencial e presencial.
Diferença entre cursos a distância, semi-presencial e presencial - Diferença entre cursos a distância, semi-presencial e presencial (Foto: Divulgação)
DIFERENÇA ENTRE CURSOS A DISTÂNCIA, SEMI-PRESENCIAL E PRESENCIAL
Entenda a diferença entre cursos a distância, semi-presencial e presencial:
Os cursos de Educação a Distância podem ser feitos de qualquer lugar desde que você tenha um computador com acesso a internet (Foto: Divulgação)
CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Poucas pessoas sabem, mas EAD é a sigla usada para Educação a Distância. A sigla EAD pode ser usada para qualquer tipo de educação a distância, como cursos livres ou capacitação, treinamentos empresariais, cursos de nível técnico, cursos superiores de graduação, pós-graduação ou extensão universitária, entre outros.
Os cursos semi-presenciais devem ter um polo de apoio ao estudantes (Foto: Divulgação)
Os cursos que são semi-presenciais são um modelo de educação onde parte das aulas podem ser substituídas por atividades a distância ou que as aulas podem ser transmitidas via internet, TV, videoconferência ou outras tecnologias que permitam a interação entre aluno e professor. Este modelo é o mais usado nos cursos de graduação (faculdade) através dos chamados polos de apoio presencial, isto é, uma universidade sediada em uma cidade, credencia polos em diversas cidades do país para que estes polos possam oferecer presencialmente uma infraestrutura de apoio pedagógico e tecnológico para que as aulas possam ser transmitidas a distância.
Os cursos presenciais são os mais tradicionais que existem (Foto: Divulgação)
CURSO DE EDUCAÇÃO PRESENCIAL
O cursos com Educação presencial são o modelo de educação tradicional que conhecemos onde o aluno deve estar presencialmente em uma sala de aula, assim como o professor e os recursos que eles usarão para promover o ensino-aprendizado. Esse estilo se aplica a todos os níveis de educação e aos diferentes tipos de cursos e formações. Agora que você já sabe a diferença entre cursos a distância, semi-presencial e presencial, escolha o mode de ensino ideal para você e aproveite seu curso.
DEZ (10) cursos online para se atualizar profissionalmente gratuitamente
Conheça 10 cursos online para se atualizar profissionalmente gratuitamente
Atualmente é preciso estar sempre atualizado profissionalmente, principalmente se você quiser uma ter uma boa carreira profissional. Pensando nisso selecionamos 10 cursos online para se atualizar profissionalmente gratuitamente, para você que está procurando se atualizar nos seus cursos que estão em alta no mercado de trabalho.
10 cursos online para se atualizar profissionalmente gratuitamente - 10 cursos online para se atualizar profissionalmente gratuitamente (Imagem Ilustrativa)
DEZ (10) CURSOS ONLINE PARA SE ATUALIZAR PROFISSIONALMENTE GRATUITAMENTE
Veja uma lista com 10 cursos online para se atualizar profissionalmente gratuitamente:
SENAI
O Senai é conhecido em todo o Brasil por ter um alto nível de ensino, com alunos distribuídos por todos os estados do país. A instituição também oferece cursos online.
Existem diversos cursos online gratuitos (Imagem Ilustrativa)
A Info Abril coloca à disposição diversos cursos construídos em flash, com ótima navegabilidade e interação, entre eles Windows 2003, Linux no desktop, FireWorks, Flash, Photoshop e outros. Vale lembrar que todos os cursos são totalmente gratuitos.
JEDI
Para quem não conhece o JEDI é um portal de cursos com foco em Java, essa é uma iniciativa para desenvolvimento e educação sobre essa plataforma à distância. Os cursos não se tratam somente da programação em Java em si, mas abrange outros assuntos como banco de dados, segurança, sistemas operacionais e outros igualmente importantes para uma formação mais abrangente do profissional.
A Escola Virtual foi criada pela Fundação Bradesco com parceria com várias empresas de TI oferece uma gama de mais de 150 cursos totalmente online e semi-presenciais.
Você pode estudar online sem sair de casa (Imagem Ilustrativa)
A famosa Universidade de Standford disponibiliza alguns cursos de introdução à Ciência da Computação e engenharia Elétrica e Sistemas Lineares.
LINUX
Os cursos em Linux são online e gratuitos, desde o básico ao avançado, vale lembra que todos os cursos são em inglês.
MIT
O MIT (Massachusetts Institute of Tecnology) disponibiliza muitos cursos online gratuitos que além do nosso tema aqui no site, passando por Filosofia, História e Biologia, só para citar alguns. Todo o conteúdo em inglês.
E-LEARNING CENTER
O e-learning Center coloca vários cursos online gratuitos a disposição, entre eles Visual Basic.NET, PHP e MySQL, HTML e XHTML, Windows 2003 e MS-Office 2007. Vale a pena lembra que todos os cursos são em inglês.
MICROSOFT TECHNET
O Microsoft TechNet disponibiliza Vídeos, laboratórios virtuais gratuitos sobre vários temas na TI, como gerenciamento de segurança, virtualização, sistemas mobile, banco de dados entre outros.
Acesse os sites faça seu curso online (Imagem Ilustrativa)
A Intel, através do Next Generation, seu portal desenvolvido especificamente para a formação e aperfeiçoamento de estudantes e profissionais de TI, disponibiliza cursos on-line gratuito em português sobre os mais variados temas referentes a TI. Virtualização, SOA, Cloud Computing, SaaS e outros assuntos quentes na TI corporativa que todo profissional de TI deve conhecer.