Conhece-te a ti mesmo (do grego antigo: γνῶθι σεαυτόν, transl. gnōthi seauton; também conhecido pela tradução em latim, nosce te ipsum) é um aforismo grego que segundo a tradição estaria inscrito nos pórticos do Oráculo de Delfos, originalmente de Pítia, em Delfos, naAntiga Grécia. Segunda algumas fontes a frase é atribuida a primeira pitonisa deste oráculo, Femonoe.
É uma pedra-angular da filosofia de Sócrates e do seu método, a maiêutica, e é muito citado pelo filósofo nos relatos de Platão (Alcibíades, 128d-129) e Xenofonte (Memoráveis, IV, II, 26). O oráculo do templo teria proclamado Sócrates o homem mais sábio na Grécia, ao que Sócrates terá respondido com a célebre frase:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhece-te_a_ti_mesmo
Esta frase estava inscrita no templo ao deus Apolo, na cidade grega de Delfos.
E a Wikipedia diz que:
"Alegadamente o oráculo também proclamou Sócrates o homem mais sábio na Grécia, ao que Sócrates respondeu que, se assim era, isso devia-se a ser o único que estava ciente da sua própria ignorância. A afirmação está relacionada com um dos mottos mais famosos de Delfos, que Sócrates disse ter aprendido lá, Gnothi Seauton (ΓνωθιΣεαυτον): "conhece-te a ti próprio". Um outro motto famoso de Delfos é Meden Agan (Μηδεν Αγαν):"nada em excesso" No século III, o oráculo (talvez subornado) declarou que o deus não falaria lá por muito mais tempo."
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070117075244AAKN4Iy
Conhece-te a ti mesmo
Josué Cândido da Silva*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
A figura de Sócrates é como um divisor de águas na Filosofia Antiga, tanto que os filósofos anteriores a ele são tradicionalmente chamados de pré-socráticos.
De fato, com Sócrates há uma mudança significativa no rumo das discussões filosóficas sobre a verdade e o conhecimento. Os primeiros filósofos estavam preocupados em encontrar o fundamento (arké) de todas as coisas. Sócrates, por sua vez, está mais interessado em nossa relação com os outros e com o mundo.
Curiosamente, Sócrates nada escreveu - e tudo o que sabemos dele é graças a seus discípulos, particularmente Platão. Sócrates teria tomado a inscrição da entrada do templo de Delfos como inspiração para construir sua filosofia:Conhece-te a ti mesmo.
Para compreendermos o sentido dessa frase, segundo o filósofo francês Michel Foucault (1926 - 1984), devemos inscrevê-la em uma estratégia mais geral do cuidado de si.
Ou seja, o que Sócrates pregava era que nós devemos nos ocupar menos com as coisas (riqueza, fama, poder) e passarmos a nos ocupar com nós mesmos. Poderia objetar-se: com que propósito deveria ocupar-me comigo mesmo? Porque é o caminho que me permite ter acesso à verdade. Mas que tipo de verdade? Obviamente não é uma verdade qualquer, tal como a fórmula química da água, mas a verdade que é capaz de transformá-lo no seu próprio ser de sujeito.
É esse ato de conhecimento, capaz de promover nossa autotranscendência, de que fala Sócrates. Conhecer a mim mesmo para saber como modificar minha relação para comigo, com os outros e com o mundo.
Sócrates dizia ter recebido de Deus a missão de exortar os atenienses, fossem eles velhos ou jovens, a deixarem de cuidar das coisas, passando a cuidar de si mesmos. Tal atitude o fez dedicar-se inteiramente à filosofia e à prática dialógica (uma forma especial de diálogo, denominada maiêutica) por meio da qual ele fazia com que seu interlocutor percebesse as inconsistências de seu discurso e se autocorrigisse.
A atitude de Sócrates questionava os valores da sociedade ateniense, razão pela qual seus inimigos o levaram ao tribunal, onde foi julgado e condenado à morte. Sua morte, porém, não impediu que a questão do cuidado de si se tornasse um tema central na filosofia durante mais de mil anos - e chegasse a influenciar alguns filósofos modernos e contemporâneos.
A questão central do cuidado de si é que jamais se tem acesso à verdade sem uma experiência de purificação, de meditação, de exame de consciência - enfim, através de determinados exercícios espirituais capazes de transfigurar nosso próprio ser.
Dito de outro modo, o estado de iluminação, de descoberta da verdade, não é produto do estudo, mas de uma prática acompanhada de reflexão constante sobre minhas ações, atitudes - e de como posso modificá-las para me tornar uma pessoa melhor. É como se a vida fosse uma obra de arte em que nós vamos nos moldando, nos aperfeiçoando no decorrer da existência.
Mas quando nos perguntamos: para quê acumulamos e produzimos conhecimento? A resposta é simplesmente: para aumentar infinitamente nosso conhecimento. Entramos, assim, numa corrida sem fim, em que nunca nos questionamos se isso realmente está trazendo os benefícios prometidos.
Claro que a tecnologia traz inegáveis benefícios, mas não parece que as pessoas, atualmente, estejam mais felizes. Pode-se alegar, no entanto, que não é papel do conhecimento e da ciência promover a felicidade humana - e que, talvez, conhecimento e ciência tenham a única função de contribuir para a concentração de poder e dinheiro nas mãos de alguns uns poucos.
Sócrates, porém, via a busca da verdade como um caminho de ascese, pois, quando cuidamos de nós mesmos, modificamos nossa relação com os outros e com o mundo.
Mergulhados em preocupações com a aparência e o consumo, pensamos estar cuidando de nós mesmos, quando na verdade estamos nos perdendo em meio às coisas. É preciso conhecer a si mesmo para não perder-se. Claro que você não vai encontrar toda verdade em si mesmo, mas, pelo menos, a única verdade capaz de salvá-lo.
De fato, com Sócrates há uma mudança significativa no rumo das discussões filosóficas sobre a verdade e o conhecimento. Os primeiros filósofos estavam preocupados em encontrar o fundamento (arké) de todas as coisas. Sócrates, por sua vez, está mais interessado em nossa relação com os outros e com o mundo.
Curiosamente, Sócrates nada escreveu - e tudo o que sabemos dele é graças a seus discípulos, particularmente Platão. Sócrates teria tomado a inscrição da entrada do templo de Delfos como inspiração para construir sua filosofia:Conhece-te a ti mesmo.
Para compreendermos o sentido dessa frase, segundo o filósofo francês Michel Foucault (1926 - 1984), devemos inscrevê-la em uma estratégia mais geral do cuidado de si.
Ou seja, o que Sócrates pregava era que nós devemos nos ocupar menos com as coisas (riqueza, fama, poder) e passarmos a nos ocupar com nós mesmos. Poderia objetar-se: com que propósito deveria ocupar-me comigo mesmo? Porque é o caminho que me permite ter acesso à verdade. Mas que tipo de verdade? Obviamente não é uma verdade qualquer, tal como a fórmula química da água, mas a verdade que é capaz de transformá-lo no seu próprio ser de sujeito.
É esse ato de conhecimento, capaz de promover nossa autotranscendência, de que fala Sócrates. Conhecer a mim mesmo para saber como modificar minha relação para comigo, com os outros e com o mundo.
Como ter acesso à verdade?
Tal modificação para ter acesso à verdade, contudo, não é um ato puramente intelectual. Ela exige, por vezes, determinadas renúncias e purificações, das quais Sócrates é um exemplo.Sócrates dizia ter recebido de Deus a missão de exortar os atenienses, fossem eles velhos ou jovens, a deixarem de cuidar das coisas, passando a cuidar de si mesmos. Tal atitude o fez dedicar-se inteiramente à filosofia e à prática dialógica (uma forma especial de diálogo, denominada maiêutica) por meio da qual ele fazia com que seu interlocutor percebesse as inconsistências de seu discurso e se autocorrigisse.
A atitude de Sócrates questionava os valores da sociedade ateniense, razão pela qual seus inimigos o levaram ao tribunal, onde foi julgado e condenado à morte. Sua morte, porém, não impediu que a questão do cuidado de si se tornasse um tema central na filosofia durante mais de mil anos - e chegasse a influenciar alguns filósofos modernos e contemporâneos.
A questão central do cuidado de si é que jamais se tem acesso à verdade sem uma experiência de purificação, de meditação, de exame de consciência - enfim, através de determinados exercícios espirituais capazes de transfigurar nosso próprio ser.
Dito de outro modo, o estado de iluminação, de descoberta da verdade, não é produto do estudo, mas de uma prática acompanhada de reflexão constante sobre minhas ações, atitudes - e de como posso modificá-las para me tornar uma pessoa melhor. É como se a vida fosse uma obra de arte em que nós vamos nos moldando, nos aperfeiçoando no decorrer da existência.
A difícil busca da verdade
Atualmente, estamos distantes dessa perspectiva socrática do cuidado de si. A ciência moderna está preocupada com a produção e acumulação de conhecimentos.Mas quando nos perguntamos: para quê acumulamos e produzimos conhecimento? A resposta é simplesmente: para aumentar infinitamente nosso conhecimento. Entramos, assim, numa corrida sem fim, em que nunca nos questionamos se isso realmente está trazendo os benefícios prometidos.
Claro que a tecnologia traz inegáveis benefícios, mas não parece que as pessoas, atualmente, estejam mais felizes. Pode-se alegar, no entanto, que não é papel do conhecimento e da ciência promover a felicidade humana - e que, talvez, conhecimento e ciência tenham a única função de contribuir para a concentração de poder e dinheiro nas mãos de alguns uns poucos.
Sócrates, porém, via a busca da verdade como um caminho de ascese, pois, quando cuidamos de nós mesmos, modificamos nossa relação com os outros e com o mundo.
Mergulhados em preocupações com a aparência e o consumo, pensamos estar cuidando de nós mesmos, quando na verdade estamos nos perdendo em meio às coisas. É preciso conhecer a si mesmo para não perder-se. Claro que você não vai encontrar toda verdade em si mesmo, mas, pelo menos, a única verdade capaz de salvá-lo.
http://educacao.uol.com.br/filosofia/conhece-te-a-ti-mesmo.jhtm
Templo de Delfos
Pensem a respeito sobre este texto, por que é profundo demais...
O Ser Humano não tem mais tempo para nada, muito menos para pensar.
Sua luta diária é ganhar, correr e pagar suas contas..
Sua luta diária é ganhar, correr e pagar suas contas..
A maior preocupação do ser humano é TER...
Para depois FAZER...
E só depois, Concluindo SER!
Este comportamento é o inverso do que deveria ser o correto.
Por este motivo distanciou de si mesmo não se reconhecendo mais nem a que fim veio.
Por estes motivos o homem tornou-se ganancioso, mentiroso, apressado, distante, frio; grosseiro; vulgar; sem valores ou educação; sem respeito; sem fé; sem limites...
Isto é o que vemos no mundo atual, não existe mais o princípio do amor; não existe vergonha; não há nem respeito por si mesmo; não existe quase nada...
Perdeu o sentido do viver, por que viver é a soma do ganhar: dinheiro, poder, interesses; glória e fama!
O ser humano, mal se conhece... Ele não tem mais tempo!
Ficando a procura em demasia a encontra-se no outro.
Como encontrar no outro, algo que não encontra em si mesmo?
Por este motivo a falta de amor e respeito a tudo e a todos.
Para depois FAZER...
E só depois, Concluindo SER!
Este comportamento é o inverso do que deveria ser o correto.
Por este motivo distanciou de si mesmo não se reconhecendo mais nem a que fim veio.
Por estes motivos o homem tornou-se ganancioso, mentiroso, apressado, distante, frio; grosseiro; vulgar; sem valores ou educação; sem respeito; sem fé; sem limites...
Isto é o que vemos no mundo atual, não existe mais o princípio do amor; não existe vergonha; não há nem respeito por si mesmo; não existe quase nada...
Perdeu o sentido do viver, por que viver é a soma do ganhar: dinheiro, poder, interesses; glória e fama!
O ser humano, mal se conhece... Ele não tem mais tempo!
Ficando a procura em demasia a encontra-se no outro.
Como encontrar no outro, algo que não encontra em si mesmo?
Por este motivo a falta de amor e respeito a tudo e a todos.
Perdeu-se a ternura a pureza em todos os sentidos, quando observamos este comportamento, vê apenas nas crianças puras e verdadeiras...
Por que são inocentes, ainda conservam o brilho no olhar.
Como dizer amar se não amam a si mesmo?
Sócrates ainda disse: Só sei que nada sei!!!
Hoje????
Uma ironia, nem todos sabem a sua real finalidade ao mundo.
Então...
Não vamos reclamar de nada, mais sim olhar bem dentro de si.
Por que...
A resposta está dentro de cada um... De nós!!!
REFLITAM... Libertem-se !!!Necessário, que todos saibam:
Devemos nos conhecer, para "SER"...
Depois esta é conseqüência o "FAZER"
Assim finalizando nos realizamos, em "TER" É o insight!!! O que não for certo em você, mude... Nada mais do que isto!!!
"O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa
o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos.
A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença.
A vida muda, quando "você muda".
Luís Fernando Veríssimo
"The world is like a mirror that returns to each person
the reflection of his own thoughts and deeds.
The way you approach life is what makes all the difference.
Life changes when "you change".
Luis Fernando Verissimo
"O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa
o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos.
A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença.
A vida muda, quando "você muda".
Luís Fernando Veríssimo
"The world is like a mirror that returns to each person
the reflection of his own thoughts and deeds.
The way you approach life is what makes all the difference.
Life changes when "you change".
Luis Fernando Verissimo
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