Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Isadora Duncan "A Precursora"

raquelcrusoe.blogspot.com



Iniciadora da dança moderna, a americana Isadora Duncan foi uma precursora da emancipação feminina. Com uma atitude transgressora e espírito livre, aliados à sua criativa personalidade, seu estilo revolucionário libertou a mulher da tortura dos coletes, das cintas e dos movimentos rigidamente disciplinados. E rompendo com os padrões clássicos, encantou o mundo com uma maneira inovadora de dançar: de pés descalços, coberta por túnicas leves.

Inspirava-se nas figuras dançantes dos vasos gregos de cerâmica. Como se ressuscitasse a expressão helênica, de singeleza, serenidade e elegância.


14 de setembro de 1927 - Morre Isadora Duncan, iniciadora da dança moderna

"Vejo daqui a cena. No automóvel esguio de corrida, Isadora, com o seu chale maravilhoso, um chale de grandes dobras de seda, sinuosas e largas ao vento, lança-se para uma carreira infernal. Lá vai ela! O automóvel é apenas um bólido escuro. E a echarpe é uma flâmula cheia de graça! O dia, em Nice, está todo azul. O mar é um mar civilizado, calmo... Toda a paisagem é de um encanto sereno... Isadora e o seu grande manto que voa lembram uma de suas danças mais amadas. Inesperadamente, ela levanta os braços, altos, agudos, desesperados, como há anos no Municipal. É a mesma atitude. É a mesma expressão. É o mesmo gesto coreográfico. E cai. O pano desta vez não desceu. E Isadora Duncan ficou estendida, estrangulada, inerte. Ela havia dançado o último e mais trágico de seus bailados.Jornal do Brasil

Reservando a inestimável e trágica perda, a excepcionalidade do acidente que matou Isadora Duncan, 50 anos, não seria destino de outrem. Ambientado pelos detalhes que a cercaram a vida inteira - a beleza, a moda, a liberdade e a solitude dos palcos, o acidente foi um desfecho contundente, mas coerente com a sua história.

Ela era jovem quando chegou em Nova York, para apresentar seu novo estilo de dança livre. Sem despertar no público americano uma resposta conforme suas expectativas, partiu para a Inglaterra em busca deste reconhecimento. Com sua performance de vanguarda logo causou polêmica. E logo chegou o tão almejado sucesso. Com a primeira apresentação nos palcos de Paris em 1902, cativou de vez a Europa. E de lá, o mundo.



http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=28075

Nenhum comentário: