Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 29 de janeiro de 2012

São Petersburgo - Rússia

São Petersburgo

São Petersburgo (Санкт-Петербу́рг, Sankt-Peterburg em russo) é uma cidade federal daRússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. Os outros nomes da cidade eram Petrogrado (Петрогра́д, 19141924) e Leningrado (Ленингра́д, 19241991). É frequentemente chamada de, somente, Petersburgo (Петербу́рг) e informalmente conhecida como Piter (Пи́тер).
Fundada pelo tsar Pedro, o Grande em 27 de maio de 1703, serviu de capital do Império Russo por mais de duzentos anos (17131728 e 17321918). São Petersburgo deixou de ser a capital em 1918, após a Revolução Russa de 1917.[1] É a segunda maior cidade da Rússia e a quarta da Europa (em território) atrás de MoscouLondres e Paris. A cidade possui 4,6 milhões de habitantes e mais de 6 milhões de pessoas vivem nas cercanias. São Petersburgo é um dos maiores centros culturais da Europa e um importante portorusso no Mar Báltico.
São Petersburgo é frequentemente descrita como a maior cidade do Oeste Europeu Russo.[2] Entre as cidades do mundo com mais de um milhão de pessoas, São Petersburgo é a que está mais a Norte. O centro histórico da cidade e o grupo de monumentos constituem patrimônio mundial da UNESCO. Centro político e cultural russo por 200 anos, a cidade é muitas vezes referida na Rússia como a capital do norte. Um grande número de consulados estrangeiros, corporações internacionais, bancos e outros negócios estão situados em São Petersburgo.

História

Em 1 de maio de 1703 (pelo calendário juliano), durante a Grande Guerra do NortePedro, o Grandecapturou a fortaleza sueca de Nyenskans sobre o rio Neva em Íngria. Algumas semanas depois, em 27 de maio de 1703 (16 de maio no calendário juliano), na parte baixa do rio, na Ilha Zayachy, três milhas (5 km) distante do Golfo da Finlândia, ele construiu aFortaleza de São Pedro e São Paulo, que se tornou a primeira construção de tijolo e pedra da nova cidade. Denominou a cidade mais tarde de acordo com seusanto padroeiroSão Pedro, o apóstolo. O nome original pretendia soar como neerlandês, devido à apreciação de Pedro pela cultura neerlandesa.[3]
A cidade foi construída pelos servos conscritos de toda a Rússia e também por prisioneiros de guerra suecos,[4] sob a supervisão de Alexandre Menchikov[5]e mais tarde se tornou o centro do governo de São Petersburgo. Pedro mudou a capital de Moscou para São Petersburgo em 1712, antes que o Tratado de Nystad de 1721 terminasse a guerra.

[editar]O cerco de Leningrado

Durante a Operação Barbarossa – ataque alemão àUnião Soviética, Leningrado foi alvo de cerco por parte das tropas alemãs invasoras. Hitler e seu ministro da propaganda, Joseph Goebbels, estavam dispostos a dar um golpe decisivo no moral soviético capturando a "Cidade de Lênin" (significado literal do nome Leningrado). Durante 900 dias – entre novembro de 1941 e janeiro de 1944 – os cidadãos de Leningrado foram submetidos a um cerco onde pereceram 1 milhão de civis e militares, a imensa maioria de frio, fome e doenças como tifoescarlatinaicterícia. A dar-se crédito as histórias contadas, alguns cidadãos teriam praticado o canibalismo com parentes mortos para não morrer de fome, enquanto os cemitérios tiveram que ser vigiados por guardas armados para impedir que cidadãos famintos violassem os túmulos recém-enterrados em busca de algo para comer.
                 
Minha homenagem para este País que tanto admiro com um Povo deslumbrante!

Nenhum comentário: