Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Brasil tem dois museus na lista dos melhores do mundo

Brasil tem dois museus na lista dos melhores do mundo

Inhotim (MG) e Instituto Ricardo Brennand (PE) fazem parte do ranking mundial do prêmio Travelers’ Choice Museus


Com base nas avaliações e opiniões de milhares de viajantes, o TripAdvisor um dos maiores portais e diretórios de experiências turísticas do mundo - divulgou os vencedores do prêmio anual Travelers’ Choice Museus. Duas instituições brasileiras entraram na lista dos 25 melhores museus do mundo: o Instituto Ricardo Brennand, no Recife (17° lugar), e Inhotim, no município mineiro de Brumadinho (23° lugar). Os dois museus ainda lideraram os rankings sul-americano e brasileiro. 
A premiação, que tem o papel de compilar e ranquear os museus que mais chamaram a atenção dos usuários nos últimos 12 meses, registrou a opinião de 280 milhões de pessoas. Ao todo, foram classificados 509 museus em 38 países. 
'Algumas das instituições culturais mais importantes do mundo estão presentes nessa premiação graças às opiniões e comentários de milhões de viajantes ', disse Blanca Zayas, porta-voz do TripAdvisor no Brasil. 'Esses ícones do mundo das artes, ciências e história oferecem experiências educativas e enriquecedoras', complementa.
O Instituto de Artes de Chicago, nos Estados Unidos, encabeçou o ranking mundial, seguido do Museu Nacional de Antropologia (Cidade do México), Hermitage (São Petersburgo, Rússia), Getty Center (Los Angeles, Estados Unidos) e Galleria dell’Accademia (Florença, Itália). O famoso Museu do Louvre, em Paris, só conseguiu ficar na 19ª posição. 
Na lista da América do Sul, praticamente metade dos museus são brasileiros. São Paulo é o estado que mais se destacou, com seis vencedores entre os 25 premiados: Museu da Língua Portuguesa, Museu da TAM, Museu do Futebol, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Catavento Cultural e MASP.

http://viagem.br.msn.com/pureviagem/brasil-tem-dois-museus-na-lista-dos-melhores-do-mundo-1#image=1

10. Museu da Tam | São Carlos, SP

10. Museu da Tam | São Carlos, SP

O maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada abriga mais de 90 aeronaves entre pioneiros, clássicos, jatos e caças. No local, os visitantes podem se divertir com um simulador de voo para fazer pousos, conhecer a história da empresa e entrar em um túnel multimídia. 


9. Museu da Gente Sergipana | Aracaju, SE

9. Museu da Gente Sergipana | Aracaju, SE

Com tecnologia e interatividade, este museu apresenta diversos símbolos da cultura sergipana, incluindo hábitos, personagens, pratos da culinária local e folclore. Na brincadeira da amarelinha, por exemplo, é possível conhecer as festas locais. O visitante pode também interagir com personagens virtuais, desafiando um repentista ou negociando com um comerciante.

8. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS | Porto Alegre, RS

8. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS | Porto Alegre, RS

Este museu gaúcho tem o objetivo de difundir o conhecimento por meio de conceitos e experiências de química, física, matemática e arqueologia. Tudo é feito de uma maneira lúdica e interativa para que o visitante se torne protagonista de seu próprio aprendizado. Um dos destaques é o Giroscópio Humano, um aparelho utilizado no treinamento de astronautas.

7. Catavento Cultural

7. Catavento Cultural | São Paulo, SP

O belíssimo edifício do Palácio das Indústrias, em São Paulo, abriga hoje este importante museu interativo dedicado às ciências. Entre as atrações imperdíveis, estão um pedaço de meteorito que pode ser tocado pelo público e uma área onde os visitantes são desafiados a identificar uma ave pelo seu canto.

6. Museu Imperial | Petrópolis, RJ

6. Museu Imperial | Petrópolis, RJ

Construído entre 1845 e 1862 para servir de residência de verão para D. Pedro II, o Palácio Imperial abriga um dos museus mais visitados do país. Entre cerca de 300 mil itens que representam o principal acervo da monarquia brasileira, estão peças valiosas como a coroa de D. Pedro II e a pena de ouro usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, em 1888. 

5. Museu do Futebol | São Paulo, SP

5. Museu do Futebol | São Paulo, SP

Localizado no ambiente mais sugestivo possível sob as arquibancadas do tradicional Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é todo interativo. Lá é possível assistir a jogadas históricas e até ouvir narrações de rádio em cabines de áudio. O museu também abriga uma biblioteca pública sobre o esporte.

4. Pinacoteca do Estado de São Paulo | São Paulo, SP

4. Pinacoteca do Estado de São Paulo | São Paulo, SP

O prédio projetado no fim do século 19 pelo arquiteto Ramos de Azevedo abriga mais de nove mil obras, a maioria delas com foco na arte brasileira. Os quadros “Tropical”, de Anita Malfatti, “Caipira Picando Fumo”, de Almeida Júnior, e “Mestiço”, de Cândido Portinari, são os principais itens do acervo.

3. Museu da Língua Portuguesa | São Paulo, SP

3. Museu da Língua Portuguesa | São Paulo, SP

Recursos de interatividade e tecnologia para apresentar os conteúdos são os diferenciais do Museu da Língua Portuguesa, um dos visitados do país. Entre as atrações, estão vídeos sobre o surgimento da nossa língua, recursos audiovisuais, projeções de filmes, além de jogo eletrônicos sobre a origem e o significado das palavras.

2. Inhotim | Brumadinho, MG

2. Inhotim | Brumadinho, MG

A 60 quilômetros de Belo Horizonte, no município de Brumadinho, Minas Gerais, fica o incrível Instituto Inhotim, que nasceu da paixão do empresário Bernardo Paz e é hoje considerado o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. O local abriga um acervo impressionante de 500 obras de mais de cem artistas - entre brasileiros e internacionais espalhadas por galerias, pavilhões e espaços ao ar livre.

1. Instituto Ricardo Brennand | Recife, PE

1. Instituto Ricardo Brennand | Recife, PE

Grande colecionador de obras de arte, o pernambucano Ricardo Brennand resolveu fundar, em 2002, um instituto para abrigar uma coleção que abrange as mais diferentes procedências e épocas. Com áreas verdes e construções em estilo medieval, o lugar tem três edifícios principais: a Pinacoteca, com obras do período colonial e Brasil Holandês; uma galeria para eventos e exposições temporárias; e o Museu de Armas Castelo São João, que conta com um dos maiores acervos de armas brancas do mundo - incluindo punhais, estiletes, espadas, clavas, maças e alabardas do século 15 aos dias de hoje.


http://viagem.br.msn.com/pureviagem/brasil-tem-dois-museus-na-lista-dos-melhores-do-mundo-1#image=11

Nenhum comentário: