Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 26 de julho de 2016

SAÚDE... Oito (8) Sinais de Que Você Tem Hipotireoidismo

Oito (8) Sinais de Que Você Tem Hipotireoidismo

A tireoide é a glândula em forma de borboleta na base do seu pescoço, que secreta dois hormônios a triodotironina (T3) e a tiroxina (T4) que controlam as principais funções corporais (incluindo a forma como você usa a sua energia, regula a temperatura corporal e digere os alimentos) e os seus órgãos (incluindo o coração, cérebro, fígado, rins e pele). Entretanto, o hipotireoidismo ocorre quando a tireoide está mais lenta do que deve ser, produzindo menores quantidades dos hormônios necessários para o bom funcionamento do seu corpo o que causa diversos outros problemas físicos e mentais.

O hipotireoidismo é mais comum do que você pensa milhões de pessoas no mundo possuem essa condição e sequer sabem disso. É a doença mais comum da tireoide e é mais frequente em mulheres e pessoas acima dos 60 anos. O problema é que, como os sintomas iniciais da doença são diversos e "imitam" os sintomas da vida cotidiana, milhões de casos de hipotireoidismo permanecem sem diagnóstico ou são confundidos com outros distúrbios.

Felizmente, problemas de tireoide muitas vezes podem ser corrigidos com o medicamento certo e a alimentação adequada. Portanto, é muito importante saber reconhecer alguns sinais e sintomas de uma tireoide preguiçosa e, caso necessário, fazer um exame de sangue para poder iniciar o tratamento o quanto antes! 


1. Você está sempre cansado

Está com dificuldade em ficar acordado, mesmo depois de uma noite inteira de sono? Cansaço, fadiga constante, sonolência e falta de energia são problemas associados a muitas condições, mas estão fortemente ligados ao hipotireoidismo. A verdade é que quando há muito pouco hormônio tireoidiano fluindo pelo seu sangue, suas células não recebem o "sinal verde" de que é hora de trabalhar, levando você a se sentir fraco. É importante saber que, por mais que você sinta que não tem energia suficiente para fazer exercícios, aumentar sua atividade física vai ajudar a contrabalancear a fadiga e melhorar seus níveis de energia. 


2. Você come corretamente, mas mesmo assim engorda

O ganho de peso pode ser causado por diversos hábitos, principalmente uma má alimentação e sedentarismo, mas também é um dos principais sintomas de hipotireoidismo. Pacientes com hipotireoidismo têm uma desaceleração generalizada do metabolismo, o que altera como o seu corpo gasta energia e faz com que ganhem peso. Portanto, se você se alimenta corretamente, pratica exercícios regularmente e mesmo assim não para de ganhar peso, consulte um médico imediatamente! 

3. Você está sempre esquecendo de tudo

Você sabe que tinha algo para fazer hoje, mas simplesmente não consegue lembrar o que é... Ter "um branco" de vez em quando acontece com todo mundo, por motivos que vão desde a privação de sono ou estresse até o envelhecimento. Entretanto, o seu funcionamento cognitivo geral leva um golpe quando sua tireoide está fora de sintonia: níveis muito baixos de hormônio tireoidiano podem causar esquecimentos e memória fraca porque a deficiência dele torna tudo mais lento, inclusive o seu cérebro.

4. Você tem colesterol alto

Apesar dos médicos não incluírem exames de tireoide nos check-upstradicionais, quase sempre eles vão medir seu colesterol. Níveis elevados de colesterol no sangue podem colocá-lo em risco de contrair doenças cardíacas, mas também podem ser indicativos de um problema de tireoide. Portanto, se o seu colesterol está muito alto, é mais um motivo para fazer um exame de hipotireoidismo. 

5. Sua pele está seca

Você comprou todos os cremes, máscaras e loções, mas nada parece funcionar? A pele seca e a coceira podem também ser sintomas de hipotireoidismo. A mudança na textura e aparência da pele ocorre devido à má circulação do sangue, como resultado da baixa função tireoidiana. Uma redução na circulação pode fazer com que as células da pele recebam apenas um quinto do suprimento de sangue normal, deixando-a enrugada e rachada. Além disso, um metabolismo lento (causado pela baixa produção do hormônio da tireoide), pode reduzir a transpiração, o que faz a pele ficar seca e escamosa. Se apenas a sua pele está seca, você pode ter eczema, mas se isso ocorre junto com unhas quebradiças, má cicatrização de feridas e queda de cabelo, consulte um médico. 

6. Você está constipado

Nós sabemos que ninguém gosta muito de discutir este tema, mas se o seu intestino não está funcionando regularmente, pode ser hora de consultar o seu médico. Sem os níveis necessários do hormônio da tireoide, muitas das funções do seu corpo ficam mais lentas e uma delas é o funcionamento do trato digestivo. O hipotireoidismo pode enfraquecer a contração dos músculos que o revestem, fazendo com que as fezes se movam muito lentamente através do intestino. Experimente comer mais alimentos ricos em fibras e probióticos, como banana com iogurte natural. Se isso não funcionar, pode ser que seja hipotireoidismo.

Também pode lhe interessar:
10 Motivos Surpreendentes Para a Sua Dor Nas Costas
Faça Um Repelente Caseiro Contra o Mosquito da Dengue!
15 Hábitos Diários Que Danificam Nossos Rins


7. Você tem dores musculares o tempo todo

Todos sabemos que o exercício físico é um componente crucial para uma boa saúde, mas ele não deve deixá-lo constantemente com dores. Se seus músculos não parecem estar se recuperando mesmo nos dias em que você descansa, isso pode ser explicado por um problema de tireoide. A glândula secreta hormônios que controlam a forma como o seu metabolismo converte o alimento que você consome em energia. Menos hormônios significa um metabolismo mais lento e uma ruptura nesse processo o que pode afetar a forma como seus músculos reagem ao exercício. Consulte o seu médico e, enquanto isso, contrarie os sintomas escolhendo exercícios de baixo impacto, como natação, e aumentando o consumo de peixes ricos em ômega-3, como o salmão. 

8. Você está sempre com frio

Se você ainda está vestindo seu casacão de inverno quando está 25 graus lá fora, você pode estar sofrendo de hipotireoidismo. Pode até ser fácil ajustar a temperatura em sua casa ou carro, mas isso não funciona com quem tem hipotireoidismo, pois o problema está em regular a temperatura do próprio corpo. Quando há muito pouco hormônio tireoidiano, a temperatura do corpo tende a diminuir porque menos energia está sendo queimada por alvos celulares. Menos energia, combinada ao metabolismo lento, significa menos calor.

E o que tudo isso significa? Bem, isoladamente, cada um desses sintomas pode significar dezenas de condições, bem como não significar nada. O importante é prestar atenção em como eles ocorrem. Se você apresenta um ou mais deles constantemente, consulte o seu médico!

Outra dica útil é saber se há parentes seus com essa condição, pois a chance de você ter hipotireoidismo é maior nesse caso. Da mesma forma, se você for diagnosticado, é importante avisar sua família também!

Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

Fonte de informações: eatthis.com

http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=4864

Nenhum comentário: