Dia Internacional da Mulher evidência o poder feminino no mundo dos negócios
“As mulheres costumam demonstrar mais comprometimento e se adaptam com mais facilidade a alguns padrões empresariais”, diz diretor da rede de franquias TRC Sustentável.
As mulheres são a maioria da população brasileira e buscam cada vez mais espaço também no mundo dos negócios. O sexo feminino comemora no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, e junto à data celebram, ainda em meio a tantas conquistas, o espaço cada vez maior no universo empresarial.
Seja por necessidade de assumir os gastos familiares, seja para atender o sonho de ter um negócio próprio, ou por qualquer outro motivo, as mulheres têm arregaçado as mangas, colocado o salto alto, e decidido ir à luta. No franchising então, o caminho tem sido muito percorrido por elas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, elas já representam 49% dos franqueados brasileiros.
Marcela Mello, de 27 anos, é uma jovem empresária que mora em Brasília (DF). Dona de uma unidade TRC Sustentável – Franquia especializada em desenvolver projetos que reduzem significativamente o consumo de água, ela conta que decidiu investir em um negócio próprio principalmente pela qualidade de vida que pode gerar para as pessoas. “Eu sempre quis ter um negócio como fonte extra de renda e imaginava ter algo mais comum como no ramo de alimentação. Mas quando fui estudar sobre franquias achei a TRC e me apaixonei pela ideia. Além de se encaixar no meu objetivo inicial, ela tem a ver com a minha área profissional que é engenharia florestal e vem também de encontro com meus valores. Trabalhar com meio ambiente e ajudar as pessoas a reduzirem seus custos e melhorar a suas qualidades de vida é muito gratificante! Imagine daqui uns anos eu poder falar que ajudei o planeta economizando milhares e milhares de litros de água”, revela Mello.
A jovem que ama trabalhar, mas que diz trabalhar para viajar e ajudar o próximo, apresenta as características de uma nata brasileira: garra, persistência e vontade de vencer. Atributos que a fizeram lutar pelo seu espaço em um segmento definido pela maioria como “masculina”.
Com a rotina diária no setor de serviços, ela conta que lida com todo tipo de gente e domina a cada dia mais seu lugar. “No meu meio encontro sempre pessoas simpáticas que me recebem bem, pelo menos a grande maioria. Claro que ocorre de um ou outro não ser tão atencioso e prestativo, mas prefiro acreditar que seja por ela não estar em um bom dia. Como estou começando agora, fechei negócio em novembro de 2015, estou aprendendo bastante sobre questões hidráulicas e em todos os locais tenho sido bem recebida pelos vendedores e gerentes. Muitos inclusive dedicam um tempo me explicando ou detalhando algum ponto”, fala a empresária.
Distinção de gênero nos serviços?
Algumas pessoas ainda fazem distinção entre serviços prestados por um homem e uma mulher. Por isso, ainda existe a luta por parte do gênero feminino para que esse paradigma seja quebrado. Outros tantos enxergam as qualidades que uma mulher carrega, e com as habilidades em evidência, elas hoje ocupam cargos de todos os tipos, inclusive de caráter bem expressivos.
Para Anderson Silva, diretor executivo da TRC Sustentável, que conduz sete unidades dirigidas por mulheres e que visualiza na prática o trabalho delas, o profissionalismo das mesmas faz e muita diferença. “As mulheres costumam demonstrar mais comprometimento e se adaptam com mais facilidade a alguns padrões empresariais. Além de serem mais organizadas, possuem maior equilíbrio para lidar com equipes e apresentam qualidades que ajudam no empreendedorismo como atenção, detalhes, liderança e organização”, revela o diretor.
A franqueada na mesma linha de raciocínio defende a seguinte opinião: “A mulher é fantástica porque consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo e com qualidade. Ambos os gêneros tem a capacidade de desenvolver qualquer que seja a aptidão. Mas nós, em geral, somos mais detalhistas, mais organizadas! Vemos os pequenos detalhes muitas vezes imperceptíveis aos homens, que costumam enxergar mais o geral”, conta Marcela.
“As mulheres não têm que ter medo de arriscar. Se der errado, tente outra vez!”
A jovem que sonha em se casar e ser mãe, levanta a bandeira do empreendedorismo feminino. “As mulheres não têm que ter medo de arriscar. Se der errado, tente outra vez! Temos que ser ousadas, o mercado tem espaço para nós sim e todas precisamos nos impor e mostrar resultados. A mulher pode ser uma excelente líder, porque um bom líder é aquele que serve, influencia o próximo, é humilde, comprometido, ama e tem caráter, e a natureza da mulher envolve todas essas características”, diz a Marcela confiante.
E para quem está começando ou até mesmo pensando em adquirir um negócio próprio, ela dá suas dicas. “Minha primeira orientação é o planejamento. Muitas vezes na pressa e ansiedade queremos começar a ver os resultados muito rapidamente e acabamos atropelando esse processo muito importante. Além do mais, o planejamento deve ser contínuo. Monitorar e controlar nosso negócio são duas ações muito importantes para atingirmos o sucesso”, revelou Marcela.
Sobre a TRC Sustentável:
A TRC Sustentável (Tecnologia em Redução de Custos) é uma rede voltada para o desenvolvimento e comercialização de projetos voltados à sustentabilidade, auxiliando na preservação do meio ambiente. Fundada em 2004, a empresa adotou o modelo de franchising em 2013, e hoje possui mais de 37 unidades em execução, em 15 estados brasileiros. A TRC Sustentável se destaca no mercado por seus projetos e serviços exclusivos que auxiliam na redução de consumo de água significativamente. Entre eles o PGA, um projeto que inclui consultoria, know how, prestação de serviços e dispositivos aplicados que evitam desperdício de água, gerando economia. www.trcsustentavel.com.br
http://www.abraseunegocio.com.br/2016/03/dia-internacional-da-mulher-evidencia-o-poder-feminino-no-mundo-dos-negocios/
Nenhum comentário:
Postar um comentário