Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A história do Tai chi


A história do Tai chi

História do Tai Chi Chuan




O Tai Chi Chuan é uma antiga arte marcial chinesa oriunda da aldeia de Chenjiagou, município de Wenxian, província de Henan, na China, remota desde a Dinastia Ming sensivelmente a 400 anos atrás. Sua origem lendária é atribuída ao grande mestre taoista Chang San Feng, que percebeu a supremacia da leveza e flexibilidade sobre a força bruta e a rigidez, ao observar um combate entre uma garça e uma serpente. Desta forma, codificou os princípios da circularidade e não - resistência nos movimentos corporais, concebendo a técnica do Tai Chi Chuan.
Através das gerações, foram desenvolvidas diferentes escolas ou estilos do Tai Chi Chuan, que têm vindo sido aperfeiçoadas e aprimoradas pelos diferentes Mestres segundo as suas linhagens. Na actualidade os principais estilos são: Chen, Yang, Wu, Sun e Woo. 

O que é o estilo Chen do Tai Chi Chuan?




O estilo Chen do Tai Chi Chuan é uma sequência de movimentos suaves e lentos combinados com movimentos rápidos e dinâmicos, realizados de uma forma equilibrada e natural.
Estes movimentos ou formas derivam do princípio da filosofia Taoista Yin e Yang do Livro das Mutações (I Ching). Dentro dos exercícios do Tai Chi Chuan estilo Chen podemos enumerar o trabalho de energia em espiral e em contorção e movimentos únicos de libertação de energia (farjing), bem como saltos de curta e longa distância. Durante a execução destas formas a mente, a respiração e o corpo deverão manter-se relaxados e em equilíbrio.
Dada a diversidade dos exercícios praticados no Tai Chi Chuan estilo Chen muito dos praticantes optam por este estilo. 

Quem pode praticar Tai Chi Chuan?




O Tai Chi Chuan pode ser praticado por todas as pessoas, independentemente da idade e nível de condição física.
Os movimentos podem ser executados de uma forma gentil e suave para fins terapêuticos e de saúde ou de uma forma rápida e marcial para fins de defesa pessoal.
O Tai Chi Chuan é uma modalidade de baixíssimo risco, desde que praticado sob a orientação de um professor habilitado. O Tai Chi Chuan não requer um equipamento especial e pode ser feito num local pequeno. A melhor forma de aprender Tai Chi Chuan é através de um instrutor credenciado que o poderá orientar ao longo do treino. (confirmar sempre se o instrutor é certificado, qual o estilo de Tai Chi Chuan que ensina, a linhagem que segue e o Mestre que o orienta). 

Tai Chi Chuan e Benefícios para a Saúde



De acordo com estudos recentes realizados por médicos americanos, de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido.
Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado pois, baixa a pressão sanguínea, irriga as articulações, estimula a circulação do sangue, fortalece os músculos e estimula o sistema nervoso central.
Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades juntam-se nos parques das cidades, para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan, com o objectivo de melhorar sua forma física e mental. Os movimentos lentos e circulares massajam os órgãos internos, contribuindo para uma melhor digestão, eliminação de toxinas e circulação do sangue, para além de aliviar os estados depressivos. O Tai Chi Chuan é frequentemente prescrito como um tratamento a um sem número de doenças e condições dolorosas. Apesar de no início o Tai Chi Chuan ser praticado de uma forma lenta, a medida que a condição física vai aumentado, este pode ser feito com posturas mais baixas e de uma forma mais vigorosa e dinâmica, contribuindo para uma maior flexibilidade, tonificação muscular (membros Inferiores), aumento da capacidade cardiovascular (desgaste de gordura) sem stress ou força.




Um pouco da história do Tai Chi Chuan.

A estruturação formal do Tai Chi Chuan só ocorreu entre os séculos VIII e XIII d.C., como uma arte marcial derivada do Kung Fu praticado no templo budista de Shaolin. Este Kung Fu foi primeiramente denominado “Tai Chi Chuan Wudang” devido ao fato de ter sido sistematizado no templo budista de Wudang
Depois que saiu do templo Wudang, o Tai Chi Chuan evoluiu em várias direções.
Nos primeiros tempos foi aplicado como arte marcial pura, sendo que resquícios desta época ainda estão presentes na forma de competições de luta de Tai Chi Chuan em Cingapura e Hong Kong. Apesar disso, o ramo que mais se desenvolveu foi o do Tai Chi Chuan como atividade física para a saúde, que incorporou conceitos da filosofia, da medicina e de outras ginásticas e práticas terapêuticas chinesas, sem descartar completamente o aspecto de arte marcial.
Há, pelo menos, cinco estilos descendentes diretos do Tai Chi Chuan Wudang (Chen, Yang, Wu, Wu Hao e Sun) e incontáveis estilos menores praticados sem metodologia uniforme e com ênfase na forma, como parte do patrimônio da cultura chinesa.
Em 1956, o Comitê Esportivo Nacional Chinês (órgão similar ao Ministério dos Esportes) reuniu professores de educação física e médicos para desenvolveram uma seqüência curta do Tai Chi Chuan contendo elementos dos vários estilos, no intuito de regulamentar, popularizar e facilitar a prática, tanto terapêutica quanto desportiva da modalidade.
A Seqüência Curta do Tai Chi Chuan ou Tai Chi Chuan Simplificado e os exercícios que compõem esta prática foram publicados numa série de cadernos pedagógicos oficiais, posteriormente reunidos e traduzidos para os principais idiomas ocidentais com o nome de WUSHU – Guia Chinês para a Saúde e o Preparo Físico da Família. Este guia para professores descreve e ilustra, em pormenores, as diversas técnicas disponíveis para o planejamento da prática do Tai Chi Chuan.

Nenhum comentário: