Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 20 de outubro de 2007

Declaração de Amor /Meu Rio de Janeiro, tão querido...





Rio de Janeiro de Fevereiro a Março, aquele abraço!!!


Mesmo longe do meu torrão natal, eu amo a minha cidade de origem e por este motivo escrevo sobre meu Rio de Janeiro, tão querido !!!
Quão belo e tempos felizes era aquele Rio de Outrora, bem canta nossa querida Alcione uma música (Rio Antigo),que faz voltarmos no tempo de uma época, que não veremos jamais, que pena.
Tenho muitas saudades, de um Rio de Janeiro que era pura magia, mesmo morando bem pequena no subúrbio de Marechal Hermes eu brincava ainda pequena pulando de árvore em árvore e na nossa casa tinha um lindo abacateiro, goiabeira, mangueira, ameixa e até um galinheiro onde as galinhas nos acordava todas manhãs... Tempos bons!!!
As crianças brincavam nas calçadas sem mesmo a supervisão de suas mamães, era muito gostoso brincar sem medos ou pular corda, correr de pique, ali na Saravatá. E o trem quando passava era aquele zunir e nós pulávamos, por que tudo era uma grande festa.
Depois fui morar em Santa Tereza, que beleza bairro tranquilo e tinha o bonde que para meu delírio, corria os Arcos da Lapa. Era mesmo uma viagem, até hoje ainda é.
Mudamos para Ipanema, bem alí na Nascimento Silva perto de um grande Colégio senão me engano era o nome 7 de Setembro. Dali do topo do sobradinho pois eram prédios de gabaritos pequenos em altura ( 4º andares ), víamos o Cristo Redentor como é que lindo, e a Lagoa Rodrigo de Freitas com as corridas de canoagem aos domingos, era um barulho infernal.
Papai parecia que ia enloquecer...
Naquela época Dalva de Oliveira cantava o "Meu lençinho Branco" e o Cauby "Conceição", eram as vozes a ecoar nas Rádios Nacional, e por todas outras. E as enquetes do Balança mais não cai, e o Charutinho com Adoriran Barbosa, eram Hilário ver e ouvir estes comediantes...
Tempos maravilhosos, a turma da Bossa Nova surgia em Ipanema ali na Montenegro no Veloso, me lembro bem eu era pequena tinha quase dez anos. Minha Primeira Comunhão foi realizada na Igreja Nossa Senhora da Paz, era tão bom ir no Canal do Jardim de A'lah, brincar nas alamedas e balançinha e tantos outros brinquedos. Praia iamos mesmo na Praia Vermelha e na Urca, uma delicia !!!
Tenho lembranças inesquecíveis dos Passeios na Cinelândia, ali quando não tinham aterrado a Praia do Flamengo e Botafogo eram um marzão que dava gosto, agora resumiu em uma lagoinha de água parada. Pois é veio o Monumento dos Praçinhas, e derepente o grande progesso chega a nossa cidade, de certa forma tranquila e cheia de bossa. Até os anos 70 o Rio ainda tinha aquele ar original, mesmo já Barra da Tijuca começando a aparecer, naquela época no Rio era bem nativa as praias pois tinha muito mato e desertos aqueles lados, da Barra da Tijuca.
Não é uma questão de saudosismo é uma questão da verdade, as favelas não são as mesmas embora tenha moradores maravilhosos e trabalhadores de verdade.
A inversão de valores adentrou-se por quase todo o Rio, e estamos vendo tanta tristeza, tantas mortes o tráfico, as balas perdidas uma guerra suja, é lamentável para nós que somos verdadeiros cariocas e nasceram, cresceram e conheceram um Rio de Janeiro que hoje não é, nem sombra do que já foi. Mais o meu amor é único , e para sempre a esta terra querida e maravilhosa, pedindo ao Corcovado que abençõe lá daquele alto toda uma cidade para dar a Paz merecida e cuidar com carinho dos nossos conterrâneos tão alegres, divertidos , hospitaleiros, bonitos e sarados os melhores gozadores o estilo bem irreverente ao modo de Romário, o menino da Penha que é fera e bate um bolão, as areias da praia que o digam. Ele é bom e ele é o cara... com a cara do Rio do verdadeiro carioca, aquele abraço já mandava Gil na sua canção e para todos, uma verdade temos que dizer:
Apesar de todos os pesares ; o Rio de Janeiro continua lindo !!!
Receba todos amigos e parentes, aos que moram nesta cidade por adesão, por amor ou de coração. O meu carinho rapaziada e com vontade de lhes dizer : vamos virar esta mesa e entrar na mão da história, para ver este povo, feliz.!!! Toda torcida Carioca agradece.
O meu abraço e Aquele abraço...

Nenhum comentário: