Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

SAÚDE ... As Treze (13) Doenças Mais Comuns na Velhice

As Treze (13) Doenças Mais Comuns na Velhice

Com a chegada da velhice, nós começamos a nos preocupar com a saúde de uma forma mais intensa. Qualquer sintoma é motivo para visitar o médico, porque afinal, algumas doenças ocorrem com mais frequência em idosos do que em jovens. Segundo David Hogan, geriatra e professor de medicina da Universidade de Calgary, Canadá, as 13 doenças mais comuns onde a idade é um fator de risco significativo são:

1. Doença Cardiovascular

Curtir

Uma das principais causas de morte em todo o mundo, a doença cardiovascular é, de fato, o assassino número um de diversos países. A doença arterial coronariana é a forma mais comum de ocorrência da doença - trata-se de um estreitamento ou bloqueio das principais artérias sanguíneas do coração. Tais obstruções e bloqueios podem ocorrer de repente (uma ruptura aguda) ou gradualmente se desenvolver ao longo do tempo, causando ataques cardíacos que podem ser fatais.

2. Doença Cerebrovascular (AVC)

Curtir

Quando um vaso sanguíneo no cérebro é interrompido e o sangue não pode fluir para uma parte do cérebro, ocorre um acidente vascular cerebral (AVC). As células do cérebro privadas do oxigênio morrem rapidamente e as consequências são extremamente sérias. Há dois tipos diferentes: isquêmico - quando um vaso sanguíneo é obstruído por um coágulo de sangue; e hemorrágico - quando uma hemorragia no cérebro é causada por uma ruptura do vaso sanguíneo. Um acidente vascular cerebral pode levar a deficiência grave ou até mesmo a morte, de acordo com a área de bloqueio, ruptura e gravidade.

3. Hipertensão arterial (hipertensão)

Curtir

Enquanto o coração está bombeando, a força que o sangue exerce sobre as paredes da artéria pode ser medida, isso é conhecido como a pressão arterial. Quando você dorme ou descansa, sua contagem da pressão arterial é baixa. Quando você está animado ou sob estresse, sua contagem é alta. Além disso, a sua pressão arterial geralmente aumenta com a idade. A questão de ter os números cronicamente elevados, é que você pode enfrentar sérios problemas de saúde em seus vasos sanguíneos, rins, coração e em outros lugares.

4. Câncer

Curtir

O câncer se desenvolve quando células anormais crescem em uma taxa incontrolável, o que é mais provável de ocorrer em uma fase posterior da vida. A Associação Americana de Câncer descobriu que 77% dos cânceres são diagnosticados em pacientes com idade acima de 55 anos. No Canadá, essa doença é a principal causa de morte de homens e mulheres. Os tipos de câncer mais comuns para idosos incluem: câncer de estômago, linfoma não-Hodgkin, bexiga, próstata, colorretal, pulmão, pele e câncer de mama.

5. Diabetes tipo 2

Curtir

Diabetes é o nome para a interrupção na forma como o seu corpo faz uso da glicose e açúcares digeridos a partir de alimentos. O diabetes tipo 1, que geralmente ocorre pela primeira vez em pessoas com idade inferior a 30 anos, é quando não é produzida insulina. Já o tipo 2, que é muito mais comum, acontece quando alguma insulina é produzida, mas o corpo é resistente a ela - o que significa que seu organismo não pode processar adequadamente a glicose.

Diabetes faz com que os níveis de açúcar subam perigosamente, o que pode levar a problemas de saúde, incluindo ataques cardíacos, derrames, insuficiência renal, cegueira e lesões nervosas. O diabetes tipo 2 está se tornando cada vez mais comum, com mudanças modernas que alteram a nossa alimentação e forma de liderar nossas vidas. Isso pode ser interrompido levando um estilo de vida mais saudável com exercícios regulares e uma dieta bem equilibrada.

6. Doença de Parkinson

Curtir

O Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo caracterizado por movimentos bruscos, rigidez e tremores visíveis. Sem surpresa, cerca de 75% de todos os casos de Parkinson começam após o paciente ter atingido 60 anos de idade. No entanto, a idade ainda é considerada apenas um dos fatores de risco. Outras razões pelas quais as pessoas podem ser mais propensas a contrair essa doença incluem, se eles foram expostos a toxinas químicas, sofreram lesões na cabeça, ou têm uma história familiar da doença na família. Os homens também são mais propensos do que as mulheres a sofrer de doença de Parkinson.

7. Demência (incluindo a doença de Alzheimer)

Curtir

A demência é caracterizada por uma perda de função cerebral, que pode se manifestar como perda de memória, alterações de humor, confusão e dificuldade de comunicação. A causa mais comum de tal demência é a doença de Alzheimer, embora outras causas incluem, doença de Huntington, doença de Parkinson e demência vascular. Mesmo que a demência seja mais provável de ocorrer durante a velhice, ela não é vista como parte do processo de envelhecimento natural.

8. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Curtir

Embora a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) seja incurável, é tratável e evitável. A condição ocorre quando a inflamação nas vias aéreas, um espessamento do revestimento dos pulmões, e uma superprodução de muco nos tubos de ar, leva a uma redução significativa do fluxo de ar dentro e fora dos pulmões. Os sintomas mais comuns da DPOC incluem falta de ar, sibilos e tosse crônica. A doença é geralmente causada por exposição prolongada a irritantes no ar, como fumaça de tabaco (primeira e segunda mão), contaminantes relacionados ao trabalho ou poluição industrial. O maior fator de risco para contrair a doença é o tabagismo.

9. Osteoartrite

Curtir

Osteoartrite - uma doença articular degenerativa - é o tipo mais comum de artrite. Embora a doença ocorra com mais frequência na velhice, as mulheres são muito mais propensas a sofrer dessa condição do que os homens. Aqueles que sofreram uma lesão anterior ou são obesos também são mais suscetíveis à osteoartrite. O inchaço e as dores articulares que caracterizam essa doença podem ser tratados com alívio da dor e anti-inflamatórios, enquanto mudanças de estilo de vida como perda de peso, fisioterapia e exercício físico também fazem a diferença. No entanto, a osteoartrite ainda é incurável.

10. Osteoporose

Curtir

Popularmente referida como doença óssea frágil, a osteoporose é caracterizada por uma perda de massa óssea, resultando em ossos mais fracos e mais finos. A condição torna-se mais provável devido à idade, particularmente para as mulheres brancas e asiáticas. O Instituto de Saúde dos Estados Unidos alega que até metade de todas as mulheres com mais de 50 anos e quase um quarto dos homens da mesma idade, vão um dia quebrar um osso devido à osteoporose. Fraturas no quadril são a maior preocupação para adultos idosos, porque levam a uma perda de mobilidade e independência. Cerca de 25% das fraturas de quadril levam à morte dentro de 12 meses. Para ajudar a prevenir a osteoporose, tente manter uma dieta rica em vitamina D e cálcio. Além disso, evite fumar e ficar próximo a pessoas que estão fumando.

11. Cataratas

Curtir

A catarata é uma nuvem gradual na lente do seu olho, que pode resultar de várias causas, incluindo tabagismo, diabetes e exposição à luz ultravioleta. Os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos afirmam que mais da metade de todos os idosos têm uma catarata de algum tipo. Embora na fase inicial de uma catarata pode não ser perceptível, com o tempo a visão pode ficar embaçada e vai piorar. Hoje em dia, a cirurgia para remover e substituir a lente pode ser realizada como um procedimento ambulatorial, levando cerca de uma hora.

Também pode lhe interessar:


Debaixo d'Água: Os Benefícios da Hidroginástica na 3a Idade


Cuidado! Sua Água Está Contaminada por Chumbo?


É por isso que você deve definitivamente congelar limões!

12. Degeneração Macular Relacionada à Idade (AMD)

Curtir 


A degeneração macular relacionada à idade tipicamente ocorre em adultos com idade acima de 50 anos, e pode ser a causa mais comum de cegueira em idosos. Enquanto a visão periférica é preservada, a deterioração da mácula do olho impede o paciente de ver bem no centro de seu campo de visão. Além da idade, outros fatores de risco são o tabagismo, a história familiar e a cor da pele (os brancos são mais propensos a sofrer do que os negros, por exemplo). Embora nenhuma conclusão firme ainda tenha sido alcançada, os pesquisadores estão confiantes de que exercício regulares e comer uma dieta rica em peixe e vegetais coloridos, bem como a abstinência de cigarros e manter a pressão arterial e níveis de colesterol baixos, ajudam a prevenir essa doença.

13. Perda de audição

Curtir

Como a idade, você pode esperar uma degeneração visível em sua capacidade auditiva, com a deterioração dos cabelos minúsculos dentro de seu ouvido que ajuda no processamento de sons. Devido a essas mudanças, você pode descobrir que não consegue acompanhar conversas em áreas barulhentas, é incapaz de distinguir entre algumas consoantes, encontrar sons mais altos do que o normal e ouvir vozes abafadas. Fatores que levam à perda auditiva, além da idade, incluem exposição prolongada a sons altos, tabagismo e história familiar. Uma metade estimada de todos os 70 anos de idade experiência de um grau de perda auditiva relacionada à idade.

Pensando em doenças relacionadas à idade

O envelhecimento naturalmente não é uma doença, mas é um fator de risco para muitas condições diferentes. Não há nenhuma garantia de que você vai sofrer de uma doença relacionada com a idade, mas as chances são maiores. A taxa de declínio nos adultos ao longo do tempo pode ser acelerada devido a muitos fatores diferentes, incluindo inflamação, exposição a poluentes e radiação, tabagismo, uma má alimentação, baixos níveis de aptidão e simples desgaste.


Fonte: verywell.com

Imagem cortesia de Depositphotos


http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=9315

Nenhum comentário: