Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 6 de novembro de 2011

Movimento das coroas poderosas - MIRIAN GOLDENBERG

No livro Coroas, a antropóloga Mirian Goldenberg analisa o insustentável ...


Movimento das coroas poderosas - MIRIAN GOLDENBERG





O envelhecimento traz uma grande mudança: você deixa de existir para os outros e se liberta pela 1ª vez

Na Bienal do Livro do Rio participei do debate "Elas não envelhecem mais: as novas velhas".
Comecei discordando do título, dizendo que no Brasil envelhecemos, sim, e precocemente. Aos 30 anos já estamos preocupadas com fios de cabelos brancos, ruguinhas que começam a aparecer, quilinhos a mais.
Na Alemanha, onde fiquei alguns meses entrevistando mulheres, aos 60 elas não falam dessas questões. Falam do trabalho, da casa, das viagens, dos projetos.
Aqui, mesmo antes dos 30, as mulheres só falam da decadência do corpo e da falta de homem. Ou ainda das faltas dos seus homens (falta de comunicação, de romance, de carinho, de elogios, de sexo, de fidelidade etc.).
Contei o caso de uma cinquentona, magra e bonita, que encontrou o ex-marido sessentão, barrigudo, careca e sem alguns dentes. Olhando para o pescoço dela, ele disse: "Você envelheceu um pouquinho", para em seguida acrescentar: "Mas suas mãos continuam jovens".
Traumatizada com o olhar acusador do ex, ela agora só anda de echarpe para esconder a velhice retratada no pescoço.
Na Bienal, após um debate sobre a valorização do corpo jovem e magro em nossa cultura (que fez com que eu criasse a ideia de que o corpo é um capital), ficou uma pergunta no ar: como as mulheres poderiam se libertar dessa prisão?
Concordei, então, com o subtítulo da mesa: "as novas velhas". Muitas mulheres mais velhas conseguem se libertar da ditadura da aparência e se preocupar mais com saúde, qualidade de vida e bem-estar.
Elas tiram o foco do olhar dos outros, e passam a priorizar o próprio prazer, desejos, vontades.
A grande mudança com o envelhecimento parece ser essa mudança de foco, deixar de existir para os outros e passar a ser "eu mesma" pela primeira vez na vida. É uma verdadeira libertação.
Assim, fundei o Movimento das Coroas Poderosas. As coroas poderosas são mulheres que não se preocupam com rugas, celulites, pescoço, quilos a mais. Elas estão se divertindo com tudo o que conquistaram na maturidade: liberdade, segurança, charme, amizades, sucesso, reconhecimento, respeito, independência e muito mais.
Portanto, como presidente do Movimento das Coroas Poderosas, convoco todas as mulheres que estão cansadas de sofrer com as pressões sociais, a decadência do corpo e a falta de homem (ou as faltas dos homens) a se unirem ao nosso grito de guerra: "Coroas poderosas unidas, jamais serão vencidas!"
MÍRIAN GOLDENBERG é antropóloga, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autora de "Coroas: Corpo, Envelhecimento, Casamento e Infidelidade" (Ed. Record).www.miriangoldenberg.com.br
Uma leitura edificante...Vou querer participar!

Nenhum comentário: