Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A origem do sinal arroba @ nos e-mails




Muito utilizado atualmente por todos os internautas, o símbolo do arroba apareceu durante a Idade Média, época na qual os livros eram escritos manualmente pelos copistas. 

Essas pessoas, responsáveis por tais tarefas, simplificavam seus trabalhos substituindo letras, palavras e nomes próprios por símbolos, sinais e abreviaturas, pois tinta e papel eram muito valiosos naquele tempo.  

arroba surgiu para substituir a preposição latina ad, com o sentido de “casa de”, dentre outros. Então, veio a Imprensa, e os símbolos @ e & continuaram firmes. O primeiro aparecia entre o número de unidades da mercadoria e o preço. Por exemplo: o registro contábil 10@£3 significava dez unidades ao preço de três libras cada uma. 

O termo vem da palavra árabe ar-ruba, significa a quarta parte. As máquinas de escrever, há dois séculos, mais precisamente em 1874, nos Estados Unidos, a trouxeram em seu teclado. Atualmente, é mantida em seu sucessor, o computador.

Nos primórdios do correio eletrônico, ao enviar uma mensagem, o endereço era escrito todo junto. Quem quisesse mandar o email tinha que escrever o nome da pessoa e o nome do computador, por exemplo: fulanoprovedor.


Então, em 1972, ao criar o programa de correio eletrônico (o e-mail), Roy Tomlinson usou o símbolo @ (at), disponível no teclado ASR 33 Teletype (imagem abaixo) entre o nome do usuário e o nome do provedor. E assim passou a existir fulano@provedor, significando Fulano no provedor X.

Na maioria dos idiomas, essa marca recebeu o nome de alguma coisa parecida com sua forma: em italiano, chiocciola (caracol); em sueco, snabel (tromba de elefante); em holandês, apestaart (rabo de macaco). Em alguns, tem o nome de certo doce de forma circular: shtrudel, em iídisch; strudel, em alemão; pretzel, em vários outros idiomas europeus. No nosso, manteve sua denominação original: arroba.


Nenhum comentário: