Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO 25 DE JANEIRO DE 2018 / MUSEUS EM SÃO PAULO

Museus em São Paulo


Pinacoteca do Estado

Andar pelos museus paulistas é dar um verdadeiro passeio pela história do Brasil, de São Paulo e do mundo. São grandes monumentos, instalados em prédios modernos de arquitetura arrojada ou em áreas históricas delicadamente preservadas. Uma viagem pela Colônia, Império e República. O Velho e o Novo. Portinari, Tarsila do Amaral, Rodin, Miró, Brecheret, Di Cavalcanti. Bibliotecas, Espaços Culturais, Documentos, Manuscritos, Móveis, Roupas, Fotos, Vídeos, Música, Cinema e Artes Gráficas.
Com cerca de 4 mil peças, o acervo da Pinacoteca do Estado reúne trabalhos de artistas paulistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, e também abriga obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. O prédio ocupado pela Pinacoteca foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897, e hoje abriga em seus salões restaurados importantes exposições, como as de Rodin e Miró. O Pavilhão das Artes, localizado no Parque do Ibirapuera (linkar), também faz parte da Pinacoteca do Estado.

Serviços e informações
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2
Luz – São Paulo – SP – CEP 01120-010
Tel: (11) 3324-1000

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/pinacoteca-do-estado/


Museu Paulista

O Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, possui um acervo com cerca de 150 mil itens, abrangendo coleções de objetos, mobiliários e obras de arte com relevância histórica, sobretudo as que possuem relação com o período que abrange a Independência do Brasil. Inaugurado oficialmente em 1895, é o mais antigo museu público de São Paulo. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro “Independência ou morte”, do artista Pedro Américo, de 1888. Desde agosto de 2013 o museu está fechado para o público “para obras, restauros e reparos”. A previsão de reabertura é 2022.


Serviços e informações

Museu Paulista
Parque da Independência, s/n
Ipiranga – São Paulo – SP –  CEP 04263-000
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-paulista/



Museu de Arte Sacra

O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 passou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a Proclamação da República (incluir link), em 1889. Na década de 1970, quando o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, o acervo ampliou. Além das obras, a construção é um dos principais monumentos arquitetônicos coloniais do Estado.

Serviços e informações

Museu de Arte SacraAv. Tiradentes, 676, Luz, Estação Tiradentes do Metro – São Paulo – SPEstacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43. O estacionamento possui bicicletário e vagas exclusivas para idosos e deficientes.
Fone: (011) 3326-3336
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-de-arte-sacra/


Paço das Artes

As ações do Paço das Artes abrangem todos os segmentos das artes visuais − plásticas, visuais e multimídia. A programação engloba exposições, exibições de vídeos, palestras, simpósios, shows, festas, espetáculos de dança, eventos musicais, festivais multimídia e oficinas para crianças e adultos. Atualmente, o escritório do Paço das Artes funciona de forma temporária no Museu da Imagem e do Som (MIS) (linkar). A convocatória da Temporada de Projetos, programa que abre espaço à produção, fomento e difusão da prática artística emergente, revela os nomes que são destaque na cena de arte contemporânea.

Serviços e informações

Paço das Artes
Av. Europa, 158  (Museu da Imagem e do Som)
Jardim Europa –  São Paulo – SP – CEP 01449-000
Tel: (11) 2117-4777
E-mail pacodasartes@pacodasartes.org.br
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/paco-das-artes/

Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa é ponto de encontro do visitante com a língua, a literatura e a história, exibidas por meio de recursos audiovisuais e tecnologia de ponta. No lugar de paredes, vozes. No lugar de obras, espaços interativos. No coração de São Paulo, na Estação da Luz, o Museu proporciona uma viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa, a sexta língua mais falada no mundo, guiada por palavras, autores e estrelas do Brasil. Em razão de um incêndio em dezembro de 2015, o Museu está temporariamente fechado devido às obras de restauro.

Museu da Língua Portuguesa

Pça. Da Luz, s/n°Fone: (11) 3326-0775

Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h. Bilheteria até as 17h.
Preço do Ingresso: R$6 e meia entrada. Crianças até 10 anos e adultos a partir de 60 anos não pagam.
Obs: às últimas terças de cada mês o horário é estendido até às 22h. A bilheteria fecha às 21h.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-da-lingua-portuguesa/

Museu do Café Brasileiro

O prédio do Museu do Café foi inaugurado em 7 de setembro de 1922, no centenário da Independência do Brasil. O edifício foi erguido em Santos, então maior praça de café do mundo, e sediava a Bolsa Oficial do Café. O último pregão aconteceu na década de 1950 e, até 1986, quando foi desativado, funcionou para divulgar a cotação do café no mercado internacional. Após dez anos fechado, foi restaurado em parceria com o Governo Mário Covas e reinaugurado em 1998. Atualmente, é mantido pela Associação dos Amigos do Museu do Café, com obras de Benedito Calixto, espaço de exposições e, claro, uma cafeteria.

Serviços e informações

Museu do Café Brasileiro
Rua XV de Novembro, 95
Centro Histórico – Santos – SP – CEP: 11010-151
Tel: (13) 3213-1750
E-mail: museudocafe@museudocafe.org.br
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-do-cafe-brasileiro/

Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira guarda e conserva objetos, móveis e equipamentos de várias épocas da história da moradia no Brasil. Construído entre 1942 e 1945, o antigo Solar Prado, implantado em um terreno de aproximadamente 15.000 m², é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O Museu é um importante núcleo de pesquisa, discussão de arquitetura e design. Sua biblioteca foi organizada e formaram-se uma videoteca e um acervo de documentação contemporânea brasileira e internacional.

Serviços e informações

Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano – São Paulo – SP
Fone: (011) 3032-3727/ 3032-2564
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-da-casa-brasileira/

Memorial do Imigrante

A Hospedaria do Imigrante foi criada para reunir e preservar a documentação, memória e objetos de imigrantes que vieram para o Brasil em busca de esperança, aventuras e fortuna, ou fugindo de uma situação difícil em suas pátrias de origem. O museu foi construído entre 1886 e 1888 no Brás para receber e encaminhar ao trabalho os imigrantes trazidos pelo governo. De 1882 a 1978, passaram por ali mais de 60 nacionalidades e etnias. O Memorial do Imigrante é uma justa homenagem aos homens e mulheres que, com seus sonhos, vontade de vencer e muito trabalho, transformaram São Paulo e o Brasil.

Serviços e informações
Memorial do ImigranteRua Visconde do Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo – SP
Fone: (0110 2692-1866

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/memorial-do-imigrante/

Memorial da America Latina


Com 78 mil m² de área construída, o Memorial da América Latina foi concebido para ser um espaço de integração e informação dos países latino- americanos, de suas raízes e culturas, e acolhe, também, a sede do Parlamento Latino-Americano - Parlatino. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial abriga um pavilhão de exposições, onde a rica produção artesanal do continente encontra-se permanentemente exposta; uma biblioteca com livros, jornais, revistas, vídeos, filmes e gravações sonoras sobre a história da América Latina; um salão para exposição e um auditório com capacidade para 1.679 pessoas, um dos maiores do Estado.

Serviços e informações

Memorial da América Latina

Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo – SP
Fone: (011) 3823-9611/ 3823-9838

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/memorial-da-america-latina/

Estação Pinacoteca

A Estação Pinacoteca oferece ao público diversos espaços expositivos, além do Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, casal paulista que foi grande incentivador da gravura no Brasil. São mais de 2000 gravuras pertencentes ao museu. O local onde ficavam confinados os presos no antigo prédio do DOPS (Departamento Estadual de Ordem e Política Social) deu lugar ao Memorial da Resistência, que conta com quatro celas e um totem multimídia, onde o público tem acesso ao acervo de fichas e prontuários de pessoas que passaram por lá, como Monteiro Lobato e Mario Covas. Consolidando também o papel educativo desempenhado pelo Museu, são desenvolvidas na Estação Pinacoteca atividades de capacitação de professores.

Serviços e informações

Estação Pinacoteca

Lg. General Osório, 66
Luz – São Paulo – SP –  CEP 01120-010
Tel: (11) 3335-4990

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/estacao-pinacoteca/

Casa das Rosas
A Mansão das Rosas foi projetada pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo em 1930 no final da era da avenida Paulista dos barões do café. Tombada pelo Condephaat em 1985, a Casa das Rosas foi reaberta em 1995 com a proposta de ser um espaço cultural diferenciado, informatizado e dedicado a exposições. Hoje, as atividades são voltadas à leitura e pesquisa. Em 2004, a mansão passou a se chamar Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. O acervo de 35 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta agora é de todos os paulistas.

Serviços e informações

Casa das RosasAvenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo – SPFone: (011) 3285-6986/ 3288-9447
Funcionamento: Terça à sábado, das 10 às 22h; domingos e feriados, das 10 às 18 horas.
Entrada Gratuita

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/casa-das-rosas/

Acervo do Palácio dos Bandeirantes

 Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo tem a missão de documentar, preservar e divulgar aproximadamente 3.500 obras de arte de importância histórica e artística, que fazem parte do patrimônio do Estado, de artistas como Portinari, Volpi, Tarsila do Amaral, Djanira Motta e Silva e Aldemir Martins. Tais obras estão instaladas em espaços repletos de história, como o OPalácio dos Bandeirantes e o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão.

Serviços e informações

Palácio Boa Vista

Endereço: Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Alto da Boa Vista. Campos do Jordão – SP.
Horário de Visita: de 4ª a domingo das 10h às 12h – 14h às 17h.
Entrada franca

http://www.acervo.sp.gov.br/PV.html

Palácio dos Bandeirantes

Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi. São Paulo – SP.
Horário de Visita: de 3ª a domingo das 10h às 17h (de hora em hora) atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio.
Entrada franca
http://www.acervo.sp.gov.br/PB.html

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/acervo-do-palacio-dos-bandeirantes/

Centro Cultural do Liceu de Artes

Referência na cidade como escola de ensino técnico profissionalizante e de formação geral, o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo é uma instituição de ensino de direito privado, sem fins lucrativos, filantrópica, que oferece duas modalidades de curso: o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (gratuito) e o Ensino Médio (pago). Fundado em 1873, o Liceu foi responsável por produzir obras famosas como a Catedral de São Paulo e as esquadrias metálicas do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Serviços e informações

Liceu de Artes e Ofícios de São PauloRua da Cantareira, 1351 (próximo à Estação Tiradentes do Metrô) – São Paulo – SP
Fone: (11) 2155-3300




http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/centro-cultural-do-liceu-de-artes/

Nenhum comentário: