Movimento
Hippie
O movimento e cultura hippie nasceram e tiveram o seu maior desenvolvimento nos EUA. Foi um movimento de uma juventude rica e escolarizada que recusava a injustiças e desigualdades da sociedade americana, nomeadamente a segregação racial. Desconfiava do poder econômico-militar e defendia os valores da natureza.
Na sua expressão mais radical, os jovens hippies abandonavam o conforto dos lares paternos e rumavam para as cidades, principalmente S. Francisco, para aí viver em comunidade com outros hippies; noutros casos estabeleceram-se em comunas rurais.
Dois valores defendidos eram a paz e o amor. Opunham-se a todas as guerras, incluindo a que o seu próprio país travava no Vietname. Defendiam o amor livre, quer no sentido de amar o próximo, quer no de praticar uma atividade sexual bastante libertária. Podia-se partilhar tudo, desde a comida aos companheiros.
A palavra de ordem que melhor resume este sentimento foi a famosa Make Love Not War.
Os hippies apreciavam a filosofia oriental, o que significava alguns aspectos da religião hindu misturada com doutrina da não violência de Gandi. Numa das ações mais espetaculares (e mais ridículas) um numeroso grupo de hippies rodeou o Pentágono (sede do aparelho militar americano) e tentou fazê-lo levitar com apenas com a força da meditação.
Estabeleceu-se um estilo hippie, com roupas coloridas, túnicas, sandálias, cabelos compridos em ambos os sexos. A flor foi um dos seus símbolos e chegou a usar-se a expressão flower power como designação do movimento. Uma das canções-hino do movimento, S. Francisco, aconselhava aqueles que rumavam à cidade dos hippies: Be sure to wear some flowers in yours hair
(não te esqueças de usar algumas flores no teu cabelo).
O símbolo da paz (com origem em Inglaterra, nos anos 50, no seio do movimento para o desarmamento) tornou-se igualmente no símbolo hippie:
Outro aspecto valorizado era o uso de drogas, o que foi facilitado pelo surgimento de drogas químicas, tais como o LSD, que no início não foi considerado perigoso nem de uso interdito. Os hippies alegavam que as drogas ajudavam a abrir a mente.
A música pop, com as suas baladas melodiosas, e a música rock com os seus ritmos frenéticos, constituíram um meio poderoso para expressão da filosofia hippie.
Escrita sob o efeito de drogas e ouvida nas mesmas circunstâncias, julgava-se que a música tinha um efeito libertador da mente.
O adjetivos psicadélico foi utilizado para a caracterizar.
Também houve um design psicadélico, de cartazes coloridos, com letras fluidas e deformadas que pareciam reproduzir a deformação e alongamento de imagens que ocorre sob o efeito de certas drogas.
O movimento e cultura hippie nasceram e tiveram o seu maior desenvolvimento nos EUA. Foi um movimento de uma juventude rica e escolarizada que recusava a injustiças e desigualdades da sociedade americana, nomeadamente a segregação racial. Desconfiava do poder econômico-militar e defendia os valores da natureza.
Na sua expressão mais radical, os jovens hippies abandonavam o conforto dos lares paternos e rumavam para as cidades, principalmente S. Francisco, para aí viver em comunidade com outros hippies; noutros casos estabeleceram-se em comunas rurais.
Dois valores defendidos eram a paz e o amor. Opunham-se a todas as guerras, incluindo a que o seu próprio país travava no Vietname. Defendiam o amor livre, quer no sentido de amar o próximo, quer no de praticar uma atividade sexual bastante libertária. Podia-se partilhar tudo, desde a comida aos companheiros.
A palavra de ordem que melhor resume este sentimento foi a famosa Make Love Not War.
Os hippies apreciavam a filosofia oriental, o que significava alguns aspectos da religião hindu misturada com doutrina da não violência de Gandi. Numa das ações mais espetaculares (e mais ridículas) um numeroso grupo de hippies rodeou o Pentágono (sede do aparelho militar americano) e tentou fazê-lo levitar com apenas com a força da meditação.
Estabeleceu-se um estilo hippie, com roupas coloridas, túnicas, sandálias, cabelos compridos em ambos os sexos. A flor foi um dos seus símbolos e chegou a usar-se a expressão flower power como designação do movimento. Uma das canções-hino do movimento, S. Francisco, aconselhava aqueles que rumavam à cidade dos hippies: Be sure to wear some flowers in yours hair
(não te esqueças de usar algumas flores no teu cabelo).
O símbolo da paz (com origem em Inglaterra, nos anos 50, no seio do movimento para o desarmamento) tornou-se igualmente no símbolo hippie:
Outro aspecto valorizado era o uso de drogas, o que foi facilitado pelo surgimento de drogas químicas, tais como o LSD, que no início não foi considerado perigoso nem de uso interdito. Os hippies alegavam que as drogas ajudavam a abrir a mente.
A música pop, com as suas baladas melodiosas, e a música rock com os seus ritmos frenéticos, constituíram um meio poderoso para expressão da filosofia hippie.
Escrita sob o efeito de drogas e ouvida nas mesmas circunstâncias, julgava-se que a música tinha um efeito libertador da mente.
O adjetivos psicadélico foi utilizado para a caracterizar.
Também houve um design psicadélico, de cartazes coloridos, com letras fluidas e deformadas que pareciam reproduzir a deformação e alongamento de imagens que ocorre sob o efeito de certas drogas.
Com o mesmo objetivo eram usados desenhos
caleidoscópicos.
Timothy Leary, um professor universitário que advogava (e praticava) o uso de drogas alucinogênicas como forma de libertar a mente, tornou-se no principal guia espiritual do movimento hippie; criou o slogan;Turn On, Tune In, Drop Out que resumia os principais aspectos da contra-cultura dos hippies:
Turn on (literalmente ligar, como em ligar a luz) significava, na linguagem hippie, tomar drogas, ligando a mente a uma dimensão de maior liberdade;
Timothy Leary, um professor universitário que advogava (e praticava) o uso de drogas alucinogênicas como forma de libertar a mente, tornou-se no principal guia espiritual do movimento hippie; criou o slogan;Turn On, Tune In, Drop Out que resumia os principais aspectos da contra-cultura dos hippies:
Turn on (literalmente ligar, como em ligar a luz) significava, na linguagem hippie, tomar drogas, ligando a mente a uma dimensão de maior liberdade;
Tune in (literalmente sintonizar) tinha o significado de aderir ao estilo e filosofia de vida hippie;
Drop out (literalmente sair, abandonar) significava abandonar o estilo de vida tradicional, sair do seio familiar, abandonar as expectativas de uma carreira profissional estável e emprego rotineiro; significava também a recusa de participação na guerra do Vietname (ou qualquer outra).
Antecedentes
As raízes do movimento Hippie podem ser detectadas desde os anos 40, após os final da II Guerra Mundial após um período de 30 anos com duas guerras altamente destrutivas e uma prolongada depressão econômica, começaram a despontar sinais de uma contracultura, contestatária do sistema. Ironicamente, esta contestação começava no país que menos tinha sofrido com a guerra e num período em que a economia estava lançada na recuperação.
Após a guerra a população americana cresceu enormemente: fenômeno conhecido como "baby-boom Entre 1946 e 1964 o número de estudantes no liceu (college) duplicou. Em 1968, 50% de todos os jovens de 18 e 19 ano frequentavam o liceu, números que mostram o seu potencial impacto na vida em sociedade.
O poeta Allen Gins Berg pode ser considerado como um dos progenitores deste movimento. As palavras escritas foram usadas para exprimir a sua frustração, protestando contra aquilo que consideravam estar errado no mundo, tendo ficado conhecidos como a Geração Beat
Nos anos 50 o movimento crescera e expandira-se. Nos café e clubes de jazz juntavam-se para conversar e declamar poesia. Foi destes espaços que emergiram os Beatniks, caracteristicamente vestidos com roupas informais (shabby), os homens de barba, usando óculos escuros a qualquer hora do dia.
Usavam freqüentemente a expressão I'm hip. Dizia-se que o seu modo de se expressar era hip, e havia quem lhe chamasse Hipsters, e a expressão evoluiu até aos Hippies
Foram os hippies que trouxeram o movimento dos cafés para os campus universitários, e a universidade de Berkley tornou-se seu centro. Um momento crucial ocorreu ali em 1964, com Free Speech Movement
Drop out (literalmente sair, abandonar) significava abandonar o estilo de vida tradicional, sair do seio familiar, abandonar as expectativas de uma carreira profissional estável e emprego rotineiro; significava também a recusa de participação na guerra do Vietname (ou qualquer outra).
Antecedentes
As raízes do movimento Hippie podem ser detectadas desde os anos 40, após os final da II Guerra Mundial após um período de 30 anos com duas guerras altamente destrutivas e uma prolongada depressão econômica, começaram a despontar sinais de uma contracultura, contestatária do sistema. Ironicamente, esta contestação começava no país que menos tinha sofrido com a guerra e num período em que a economia estava lançada na recuperação.
Após a guerra a população americana cresceu enormemente: fenômeno conhecido como "baby-boom Entre 1946 e 1964 o número de estudantes no liceu (college) duplicou. Em 1968, 50% de todos os jovens de 18 e 19 ano frequentavam o liceu, números que mostram o seu potencial impacto na vida em sociedade.
O poeta Allen Gins Berg pode ser considerado como um dos progenitores deste movimento. As palavras escritas foram usadas para exprimir a sua frustração, protestando contra aquilo que consideravam estar errado no mundo, tendo ficado conhecidos como a Geração Beat
Nos anos 50 o movimento crescera e expandira-se. Nos café e clubes de jazz juntavam-se para conversar e declamar poesia. Foi destes espaços que emergiram os Beatniks, caracteristicamente vestidos com roupas informais (shabby), os homens de barba, usando óculos escuros a qualquer hora do dia.
Usavam freqüentemente a expressão I'm hip. Dizia-se que o seu modo de se expressar era hip, e havia quem lhe chamasse Hipsters, e a expressão evoluiu até aos Hippies
Foram os hippies que trouxeram o movimento dos cafés para os campus universitários, e a universidade de Berkley tornou-se seu centro. Um momento crucial ocorreu ali em 1964, com Free Speech Movement
(Movimento pela Liberdade de Expressão).
A reitoria proibiu a distribuição de material d e protesto fora dos portões da universidade. Perante a recusa dos estudantes foi chamada a polícia.
A decisão de levantar processos aos estudantes levou-os a ocupar o edifico da Reitoria.
A reitoria proibiu a distribuição de material d e protesto fora dos portões da universidade. Perante a recusa dos estudantes foi chamada a polícia.
A decisão de levantar processos aos estudantes levou-os a ocupar o edifico da Reitoria.
Em Março de 1965 os estudantes da Universidade de Michigan levaram a cabo a primeira ação com o objetivo de mostrar que a guerra do Vietname era imoral e que os EUA a deveriam abandonarem.
O movimento estudantil contestava injustiças sociais tais como o racismo, a pobreza, inferioridade direitos das mulheres. A guerra do Vietname começou gradualmente a ser contestada. Os protestos e manifestações tornaram-se frequentes, por vezes em confrontação com a polícia.
O incidente mais grave ocorreram na Universidade de Kent, onde a Guarda Nacional disparou sobre manifestantes, matando quatro estudantes.
O movimento estudantil contestava injustiças sociais tais como o racismo, a pobreza, inferioridade direitos das mulheres. A guerra do Vietname começou gradualmente a ser contestada. Os protestos e manifestações tornaram-se frequentes, por vezes em confrontação com a polícia.
O incidente mais grave ocorreram na Universidade de Kent, onde a Guarda Nacional disparou sobre manifestantes, matando quatro estudantes.
Música
A música teve um papel muito importante no
desenvolvimento da cultura hippie. Inicialmente foi nas fileiras da folk music que as ideias de contestatárias começaram a
tomar forma. A América tinha uma grande tradição de cantores contestatários,
como Woody Guthrie, o qual, durante a Grande Depressão dos anos 30 tinha
percorrido a América profunda cantando canções de protesto e de apelo à luta
sindical.
Na nova geração esta corrente contestatária foi prosseguida por
cantores como Pete Seeger, Joan Baez e Bob Dylan
Festivais e música, como o Festival de Newport, atraía muitos jovens que procuravam não só o divertimento musical mas igualmente o debate de idéias.
Estes Festivais começaram a crescer em dimensão e chegaram a ser proibidos em alguns sítios.
Bob Dylan, um jovem cantor do Midwest americano, com cara de miúdo compôs a canção Blowing in the wind, que viria a ser considerada como um dos hinos do movimento contestatário.
Festivais e música, como o Festival de Newport, atraía muitos jovens que procuravam não só o divertimento musical mas igualmente o debate de idéias.
Estes Festivais começaram a crescer em dimensão e chegaram a ser proibidos em alguns sítios.
Bob Dylan, um jovem cantor do Midwest americano, com cara de miúdo compôs a canção Blowing in the wind, que viria a ser considerada como um dos hinos do movimento contestatário.
Anos mais tarde o próprio Dylan admitiria que a música era
apenas uma adaptação de uma balada irlandesa, mas as palavras sintetizavam
poderosamente o sentimento contestatário da época:
How many roads must a man walk down / Before you call him a man?
Yes, 'n' how many seas must a white dove sail / Before she sleeps in the sand?
Yes, 'n' how many times must the cannon balls fly / Before they're forever banned?
A resposta, dada no refrão, era ao mesmo tempo ingénua e convincente:
The answer, my friend, is blowin' in the wind
Querendo dizer que as justiças eram evidentes para todos e que todos acabariam por ter consciência delas. Esse era o sentimento da época: havia demasiadas injustiças, mas em breve todos o compreenderiam.
Também o uso de drogas começou a acompanhar a cultura hippie.
O uso de drogas estivera associado, durante décadas, ao mundo artístico musical, mas agora iria espalhar-se entre as audiências como fazendo parte do modo de ser contestatário dos hippies.
A inovação da tecnologia,que se espelhava na industria química e farmacêutica haveria de ajudar a desenvolver o consumo de drogas, tanto mais que algumas foram inicialmente consideradas como inofensivas.
Entra o rock em cena
Ao mesmo tempo que as suaves baladas e hinos dos músicos folk traduziam a crítica social dos meios universitários, um outro tipo de música, mais ritmada e mais ruidosa, preparava-se para conquistar a preferência dos jovens.
Pequenos grupos equipados com guitarras eléctricas e bateria começaram a nascer na Grã Bretanha. Um deles tomou rapidamente a dianteira, os Beatles que, curiosamente, continham no nome o mesma palavra beat Beatles é uma espécie de trocadilho a partir da palavra beetle (besouro), modificada para acentuar a ideia de música sincopada
(sinônimo significa batida, ou ritmo).
wp.clicrbs.com.br
Embora cantando temas pouco críticos, essencialmente dedicados aos encontros e desencontros de amor (Love me do, I wanna hold your hand, She loves you) estas músicas adquiriram grande popularidade entre os jovens.
Um outro grupo inglês, formado quase ao mesmo tempo dos Beatles, os Roling Stones, embora cantando o mesmo tipo de temas, começou a manifestar nas suas canções um pouco mais de irreverência e ousadia. Let's spend a night together (vamos passar a noite juntos) aparentemente apenas manifestava o interesse de duas pessoas em estarem juntas, nada de proibido, mas subentendia uma atividade amorosa mais empenhada.
How many roads must a man walk down / Before you call him a man?
Yes, 'n' how many seas must a white dove sail / Before she sleeps in the sand?
Yes, 'n' how many times must the cannon balls fly / Before they're forever banned?
A resposta, dada no refrão, era ao mesmo tempo ingénua e convincente:
The answer, my friend, is blowin' in the wind
Querendo dizer que as justiças eram evidentes para todos e que todos acabariam por ter consciência delas. Esse era o sentimento da época: havia demasiadas injustiças, mas em breve todos o compreenderiam.
Também o uso de drogas começou a acompanhar a cultura hippie.
O uso de drogas estivera associado, durante décadas, ao mundo artístico musical, mas agora iria espalhar-se entre as audiências como fazendo parte do modo de ser contestatário dos hippies.
A inovação da tecnologia,que se espelhava na industria química e farmacêutica haveria de ajudar a desenvolver o consumo de drogas, tanto mais que algumas foram inicialmente consideradas como inofensivas.
Entra o rock em cena
Ao mesmo tempo que as suaves baladas e hinos dos músicos folk traduziam a crítica social dos meios universitários, um outro tipo de música, mais ritmada e mais ruidosa, preparava-se para conquistar a preferência dos jovens.
Pequenos grupos equipados com guitarras eléctricas e bateria começaram a nascer na Grã Bretanha. Um deles tomou rapidamente a dianteira, os Beatles que, curiosamente, continham no nome o mesma palavra beat Beatles é uma espécie de trocadilho a partir da palavra beetle (besouro), modificada para acentuar a ideia de música sincopada
(sinônimo significa batida, ou ritmo).
wp.clicrbs.com.br
Embora cantando temas pouco críticos, essencialmente dedicados aos encontros e desencontros de amor (Love me do, I wanna hold your hand, She loves you) estas músicas adquiriram grande popularidade entre os jovens.
Um outro grupo inglês, formado quase ao mesmo tempo dos Beatles, os Roling Stones, embora cantando o mesmo tipo de temas, começou a manifestar nas suas canções um pouco mais de irreverência e ousadia. Let's spend a night together (vamos passar a noite juntos) aparentemente apenas manifestava o interesse de duas pessoas em estarem juntas, nada de proibido, mas subentendia uma atividade amorosa mais empenhada.
A
canção Satisfaction, embora centrada na temática amorosa
(não consigo satisfação) acabava por simbolizar o sentimento geral da jovem geração.
(não consigo satisfação) acabava por simbolizar o sentimento geral da jovem geração.
Os ritmos e harmonização de vozes dos
Rolling Stones, mais agressivos que os doces coros dos Beatles, antecipava
igualmente um estilo de música menos adocicado.
Estas tendências - as palavras críticas da música folk e o ritmo e agressividade musical do pop inglês - acabariam inevitavelmente por se juntar no que veio a ficar conhecido como música rock. Mas existe um facto que simboliza bem esse encontro: a visita de Bob Dylan a Inglaterra em 1965, para uma série de concertos, a qual deu origem a um documentário hoje famoso: Don't look back, realizado por D. A. Pennebaker.
Numa das cenas Bob Dylan (que como qualquer músico de folk se acompanhava a si próprio apenas com guitarra acústica) detém-se por momentos frente a uma montra londrina com guitarras eléctricas, visivelmente impressionado. Numa outra cena, nos bastidores de um teatro antes de um concerto, ensaia num piano os acordes de uma nova canção. Poucos meses depois aquela mesma canção, acompanhada por uma poderosa banda eléctrica, haveria de provocar uma revolução musical: tratava-se de Like a Rolling Stone; e continha a receita para o novo rock: palavras críticas, agressivas, um som ruidoso e fortemente ritmado, uma forma de cantar feia, por comparação com as suaves vozes do folk ou as doces harmonias do pop.
Os Beatles fariam logo de seguida o album Revolver, também com canções mais empenhadas na crítica social, o que levaria Dylan a dizer-lhes, quando os voltou a encontrar: Oh, I get it, you don't really want to be cute anymore.
(Estou a ver que já não querem continuar a ser bem-educadinhos).
O album incluía as canções Here, There and Everywhere, Eleanor Rigby" e For No One, e terminava coma canção experimental de um só acorde Tomorrow Never Knows," imbuída de uma filosofia oriental.
Estas tendências - as palavras críticas da música folk e o ritmo e agressividade musical do pop inglês - acabariam inevitavelmente por se juntar no que veio a ficar conhecido como música rock. Mas existe um facto que simboliza bem esse encontro: a visita de Bob Dylan a Inglaterra em 1965, para uma série de concertos, a qual deu origem a um documentário hoje famoso: Don't look back, realizado por D. A. Pennebaker.
Numa das cenas Bob Dylan (que como qualquer músico de folk se acompanhava a si próprio apenas com guitarra acústica) detém-se por momentos frente a uma montra londrina com guitarras eléctricas, visivelmente impressionado. Numa outra cena, nos bastidores de um teatro antes de um concerto, ensaia num piano os acordes de uma nova canção. Poucos meses depois aquela mesma canção, acompanhada por uma poderosa banda eléctrica, haveria de provocar uma revolução musical: tratava-se de Like a Rolling Stone; e continha a receita para o novo rock: palavras críticas, agressivas, um som ruidoso e fortemente ritmado, uma forma de cantar feia, por comparação com as suaves vozes do folk ou as doces harmonias do pop.
Os Beatles fariam logo de seguida o album Revolver, também com canções mais empenhadas na crítica social, o que levaria Dylan a dizer-lhes, quando os voltou a encontrar: Oh, I get it, you don't really want to be cute anymore.
(Estou a ver que já não querem continuar a ser bem-educadinhos).
O album incluía as canções Here, There and Everywhere, Eleanor Rigby" e For No One, e terminava coma canção experimental de um só acorde Tomorrow Never Knows," imbuída de uma filosofia oriental.
Festival de Woodstock
Ainda hoje se debate sobre qual a verdadeira importância do Festival de Woodstock. Os crentes acham que foi uma pedra angular do movimento da humanidade rumo a um mundo melhor.
Ainda hoje se debate sobre qual a verdadeira importância do Festival de Woodstock. Os crentes acham que foi uma pedra angular do movimento da humanidade rumo a um mundo melhor.
Os cínicos
afirmam que foi um acontecimento ridículo que pôs fim a uma era de ingenuidade.
E há aqueles que simplesmente acham que foi apenas uma festa dos
diabos.
A Woodstock Music and Art Fair de 1969 arrastou mais de 450 mil pessoas para um descampado não muito distante de Nova Iorque. Durante quatro dias o sítio transformou-se numa contra-cultura de mentes abertas,onde as drogas eram legais e o amor era livre. Este tipo de concertos era por esta altura frequente em muitas zonas dos Estados Unidos. O que tornou Woodstock diferente e o transformou no símbolo da contracultura hippie e rock foram duas coisas: por um lado o concerto arrastou um inesperado número de espectadores, originando gigantescos engarrafamentos de trânsito levando as autoridades a declarar o estado de emergência, contribuindo para atrair as atenções do país. Por outro lado, o concerto foi coberto por uma equipe de filmagem dirigida por Michael Wadleigh, dando origem ao documentário Woodstock que permitiu corporizar em imagens duradouras a iconografia hippie e a contra-cultura rock.
A Woodstock Music and Art Fair de 1969 arrastou mais de 450 mil pessoas para um descampado não muito distante de Nova Iorque. Durante quatro dias o sítio transformou-se numa contra-cultura de mentes abertas,onde as drogas eram legais e o amor era livre. Este tipo de concertos era por esta altura frequente em muitas zonas dos Estados Unidos. O que tornou Woodstock diferente e o transformou no símbolo da contracultura hippie e rock foram duas coisas: por um lado o concerto arrastou um inesperado número de espectadores, originando gigantescos engarrafamentos de trânsito levando as autoridades a declarar o estado de emergência, contribuindo para atrair as atenções do país. Por outro lado, o concerto foi coberto por uma equipe de filmagem dirigida por Michael Wadleigh, dando origem ao documentário Woodstock que permitiu corporizar em imagens duradouras a iconografia hippie e a contra-cultura rock.
Podem aplicar-se a este evento as
palavras de Dickens:
Foram os melhores tempos. Foram os piores
tempos.
Foi uma amálgama que não se voltará a repetir.
Cronologia americana 1960
Janeiro - Bob Dylan, com 19 anos, toca no Café Wha em Greenwich Village e visita Woody Guthrie no Hospital
Jan. - Manifestações pelos Direitos Civis em Atlanta
Jul. - Teste médico de Sidney Cohen em 5 mil indivíduos conclui que LSD é seguro.
Ago. 9 - Timothy Leary, de 39 anos, experimenta cogumelos psilocybin em Cuernavaca
Nov.*@#$ - JFK é eleito presidente.
Nov.*@#$ - Eisenhower alerta os americanos para o Complexo Militar-Industrial e o seu poder.
Nov. 9 - Brian Epstein encontra-se pela primeira vez com os Beatles.
Dez*@#$ - As pílulas contraceptivas começam a ser vendidas nos EUA.
1961
Fev. 1 - Quatro estudantes negros presos num lanche reservado a brancos em Greensboro, Carolina do Sul
Fev. 18 - Bertrand Russell, de 89 anos, dirige uma marcha de 20 mil pessoas contra o nuclear na Grã Bretanha e é preso por 7 dias
Abr. 11 - Primeiro espectáculo pago de Bob Dylan no Gerde's Folk City
Abr. 12 - Yuri Gagarin - 1º homem no espaço
Maio 28 - Fundação da Amnistia Internacional
Jul. 19 - Primeira transmissão ao vivo de televisão através do Atlântico (Telstar)
Ago. 13 - Inicio da construção do Muro de Berlim
Set. 15 - EUA iniciam testes nucleares subterrâneos
Out. 6 - Presidente Kennedy aconselha os americanos a construir abrigos anti-nucleares 1962
Set. - Timothy Leary funda a International Foundation for Internal Freedom (IFIF) para promover a investigação do LSD; publica The Psychedelic Review.
Out. 22 - Crise dos Misseis em Cuba; Kenedy determina bloqueio naval da ilha
1963.
Jan. - Wallace faz o discurso Segregação para Sempre na tomada de posse como Governador do Alabama.
Jun. 11 - JFK propõe Lei dos Direitos Civis.
Jun. 12 - Líder dos Direitos Civis, Medgar Evers, assassinado.
Jul. - Newport Folk Festival, Julho 26-28, inclui Bob Dylan, Joan Baez, Phil Ochs e Pete Seeger
Ago. 28 - Martin Luther King faz o discurso I Have a Dream na marcha pelos Direitos Civis de Maço de 1963, perante 20 mil
Out. 13 - Beatles na TV no London Palladium; audiência de 15 milhões para ouvir She Loves You e Twist and Shout.
Nov. 22 - JFK assassinado em Dallas, Texas; LBJ toma posse.
Nov. 22 - Aldous Huxley morre por tomar LSD (intencionalmente!)
Nov. 24 -*@#$ LBJ promove escalada na Guerra do Vietnam em 1964.
Fev. 9 - Os Beatles aparecem no Ed Sullivan Show (EUA), 74 milhões: a maior audiência na história da televisão.
Maio - Primeira visita de Bob Dylan a Inglaterra, encontra os Beatles e os Rolling Stones; introduz os Beatles na marijuana.
Jul. 2 - LBJ assina a Lei dos Direitos Civis: serviços públicos abertos a todos.
Jul. 18 - Motim racial no Harlem, NY
Out. 14 - Martin Luther King ganha o Prêmio Nobel da Paz *@#$ 1965
Fev. 8 - Início dos bombardeamentos americanos no Vietname do Norte
Jul. 10 - I Can't Get No Satisfaction dos Rolling Stones - nº 1
Jul. 24 - Like A Rolling Stone de Bob Dylan sobe nas tabelas
Jul. 25 - Dylan atua com grupo eléctrico no Newport Folk Festival
Ago. 11 - Motim racial (6 dias) em Watts, 35 mortos
Ago. 14 - Sonny and Cher lançam I Got You Babe
Ago. 31 - Queimar cartões de recruta torna-se ilegal nos EUA
Set. 5 - O escritor Michael Fallon de San Francisco aplica o termo hippie à contra-cultura de S. Francisco num artigo sobre o café Blue Unicorn.
Set. 25 - Eve of Destruction, de Barry McGuire no topo das tabelas
Nov. 22 - Bob Dylan muda a residência para Woodstock, N.Y.
1966
Jan. 17 - Aviões B52 colidem e libertam 3 bombas H de 10 megatoneladas em território espanhol; nenhuma explode,*@#$
Jan. 21 - Primeiro concerto dos Grateful Dead em S. Francisco, para 10 mil pessoas.
Fev. 19 - Jefferson Airplane e Big Brother e a Holding Company com Janis Joplin atuam no Fillmore.
Mar. 25 - Protestos contra a guerra do Vietname em NY - 25 mil na 5ª Avenida
Abr. - FBI divulga documento sobre o LSD; a droga começa a receber má reputação na imprensa.
Abr. 7 - Laboratório Sandoz interrompe o fornecimento de LSD a investigadores.
Maio 15 - Manifestação anti guerra em Washington - 10 mil participantes
Jul. 29 - Acidente de mota de Bob Dylan
Ago. 5 - Lennon diz que os Beatles são mais populares que Jesus.
Set. - George Harrison vai à India durante 6 semanas estudar cítara com Ravi Shankar.
Set. - Timothy Leary dá uma conferência de imprensa em NY onde anuncia a formação de uma religião psicadélica: League for Spiritual Discovery (LSD) com a palavra de ordem Turn on, tune in, Drop out 1967
Fev. - Os Beatles editam Strawberry Fields Forever, Penny Lane, Michelle, Yesterday
Abr. 10 - Semana do Vietname; manifestações anti-guerra e queima de cartões de recrutamento
Abr. 15 - Protesto contra a guerra do Vietname. 400 mil marcham desde Central Park até à ONU; discursos de Martin Luther King, Stokely Carmichael e Dr. Benjamin Spock
Maio - Paul McCartney anuncia que todos os Beatles deixaram de tomar ácido.
Maio 20 - Dia do Flower Power em NY
Jun. 2 - Albúm "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles
Jun. 16 - Monterey Pop Festival
Jun. 25 - Beatles cantam All You Need Is Love na TV
Jul. - Summer Of Love em S. Francisco
Jul. - Verão dos motins nos EUA; negros tomam as ruas em Chicago, Brooklyn, Cleveland e Baltimore
Jul. 1 - Sgt. Pepper's atinge o nº1
Jul. 24 - 43 morrem num motim em Detroit
Jul. 29 - Doors: Light My Fire" e Procol Harum Whiter Shade of Pale
Ago. 26 - Jimi Hendrix: Are You Experienced nas tabelas
Ago. 27 - Beatles na India com Maharishi são informados da morte do seu agente, Brian Epstein
Out. 3 - Morre Woody Guthrie
Out. 8 - Che Guevarra morto na Bolivia.
Out. 21 - Diggers exorcizam o Pentágono; 35 mil manifestantes, 647 são presos
Dez. - Beatles editam Magical Mystery Tour
Dez. - 486 mil tropas americana no Vietname; dos 15 mil mortos até esta data, 60% morreram em 1967.
Dez. 8 - Otis Redding grava Dock of the Bay
Dez. 10 - Otis Redding morre em acidente aéreo
Dez. 31 - Abbie Hoffman, Jerry Rubin, Paul Krassner, Dick Gregory e amigos declaram-se Yippies 1968
Jan. 16 - Fundada a Youth International Party (Yippies)
Jan. 22 - Um B-52 com bomba H cai em Greenland
Jan. 31 - Vietcongue lança a Ofensiva do Tet
Mar. 16 - Masscre de My Lai;
Abr. 4 - Martin Luther King assassinado em Memphis
Abr. - Na semana seguinte à morte de Martin Luther King motins em 125 cidades dos EUA
Abr. 23 - SDS leva os estudantes a ocupar 5 edifícios da Universidade de Colômbia durante uma semana; 700 presos
Abr. 29 - O musical rock Hair estreia na Broadway
Maio. - Revolta estudantil em Paris; os estudantes ocupam as ruas
Maio 10 - Início das conversações de paz para o Vietnam em Paris
Jun. 14 - Dr. Benjamin Spock acusado de conspiração para promover a fuga à recruta
Ago. 20 - União Soviética invade a Checoslováquia.
Ago. 25-29 - Demonstrações na Convenção dos Democratas em Chicago duramente reprimidas perla polícia
1969
Fev. 11 - 200 estudantes destroem computadores à machadada na sequência de protesto contra o racismo no George Williams College de Montreal
Mar. 20 - John e Yoko vão a Gibraltar,*@#$ casam e seguem para Amsterdã para um lie-in(protesto na cama) de uma semana pela Paz.
Abr. 10 - Polícia chamada à Universidade de Harvard, 37 feridos, 200 presos
Maio 15 - Hippies no parque da Universidade de Berkeley atacados pela polícia e Guarda Nacional
Jul. 3 - Morre Brian Jones dos Rolling Stones
Jul. 14 - Estreia do filme Easy Rider
Jul. 20 - Homem na Lua
Ago. 15 - 17 Festival de Woodstock - 500 mil presentes para 3 dias de música e paz
Ago. 24 - Estreia do filme Alice's Restaurant com Arlo Guthrie
Out. 8-11 - The Weatherman - Days of Rage
Out. 21 - Morre Jack Kerouac, autor beat de On the Road.
Nov. 15 - Mais de 500 mil marcham em Washington pela paz.
Maior manifestação anti-guerra dos EUA. Oradores:
McCarthy, McGovern, Coretta King, Dick Gregory, Leonard Bernstein. Cantores:
Arlo Guthrie, Pete Seeger, Peter, Paul, Mary, John Denver, Mitch
Miller, atores do musical Hair.
Nov. 20 - Uso de DDT banido das áreas residenciais
Dez. 24 - Violência no concerto dos Rolling Stones em Altamont, um espectador morto 1970
Abr. 7 - Referindo-se aos protestos estudantis, o governador da Califórnia, Ronald Reagan, afirma: Se for necessário um banho de sangue, vamos a isso.
Abr. 10 - Paul McCartney anuncia o fim dos Beatles
Maio 4 - 4 estudantes mortos pela Guarda Nacional na Universidade de Kent State, Ohio
Maio 14 - Police faz dois mortos durante manifestações estudantis em Jackson State
Set. 18 - Jimi Hendrix morre com 27 anos.
Out. 4 - Janis Joplin morre 1971.
Abr. 19 - Mais de mil veteranos de guerra manifestam-se em Washington contra a Guerra do Vietname, atirando as medalhas sobre a vedação do Capitólio
Jul. 3 - Jim Morrison dos Doors morre em Paris.
Nov. - Inicia-se a retirada de tropas americanas do Vietname.
Dez. - Fundação do Greenpeace em Vancouver, Canada 1972
Mar. 30 - Vietname do Norte lança ataque massivo. EUA retomam os bombardeamentos.
Maio 15 - Governador George Wallace atingido a tiro durante a campanha para as primárias em Maryland 1973
Jan. 27 - Assinado o cessar fogo no Vietname, depois de 58 mil baixas americanas; termina o recrutamento obrigatório
Mar. 29 - Saída das últimas tropas americanas do Vietname.
Nov. 20 - Uso de DDT banido das áreas residenciais
Dez. 24 - Violência no concerto dos Rolling Stones em Altamont, um espectador morto 1970
Abr. 7 - Referindo-se aos protestos estudantis, o governador da Califórnia, Ronald Reagan, afirma: Se for necessário um banho de sangue, vamos a isso.
Abr. 10 - Paul McCartney anuncia o fim dos Beatles
Maio 4 - 4 estudantes mortos pela Guarda Nacional na Universidade de Kent State, Ohio
Maio 14 - Police faz dois mortos durante manifestações estudantis em Jackson State
Set. 18 - Jimi Hendrix morre com 27 anos.
Out. 4 - Janis Joplin morre 1971.
Abr. 19 - Mais de mil veteranos de guerra manifestam-se em Washington contra a Guerra do Vietname, atirando as medalhas sobre a vedação do Capitólio
Jul. 3 - Jim Morrison dos Doors morre em Paris.
Nov. - Inicia-se a retirada de tropas americanas do Vietname.
Dez. - Fundação do Greenpeace em Vancouver, Canada 1972
Mar. 30 - Vietname do Norte lança ataque massivo. EUA retomam os bombardeamentos.
Maio 15 - Governador George Wallace atingido a tiro durante a campanha para as primárias em Maryland 1973
Jan. 27 - Assinado o cessar fogo no Vietname, depois de 58 mil baixas americanas; termina o recrutamento obrigatório
Mar. 29 - Saída das últimas tropas americanas do Vietname.
http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/hist%C3%B3ria-do-movimento-hippie-vale-a-pena-conhecer.39237/
A cantora Janis Joplin foi considerada um dos símbolos do movimento hippie.
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