Como cuidar de Bonsai em sua casa ou apartamento
Árvore em miniatura plantada em um vaso ou pequeno recipiente, o bonsai recebe este nome exatamente devido a esta associação: normalmente seu vaso possui um formato que nos remete a uma bandeja, sendo que a palavra japonesa bonsai pode ser traduzida como “plantado em uma bandeja”.
Com sua origem provável na China, por volta de 700 d.C., onde houve o desenvolvimento de técnicas utilizadas para a criação de árvores anãs em recipientes menores, esta técnica sofreu influência do Zen-budismo japonês, através da qual acreditava-se que esta pequena árvore poderia representar o universo todo.
Chegou aos poucos no Ocidente e por volta de 1950, a técnica de estilização e modelagem do bonsai começou a ser ensinada por professores e entusiastas que traziam os ensinamentos diretamente do Japão.
Segundo explica Carla Formanek, personal gardener do Charlotte na Varanda, o bonsai não é uma mini arvore geneticamente criada, mas adaptada para ficar em tamanho reduzido. “O recipiente pequeno para as raízes e com pouco substrato, as podas e a forma de amarrar durante o crescimento é que irão modelar aos poucos sua mini árvore, por isso, quanto mais antigo o bonsai, mais valioso”.
8 dicas para manter um bonsai sempre saudável
Para manter seu bonsai com saúde, existem certos cuidados que devem ser tomados. Conforme a profissional explica, o primeiro deles deve ser no no momento da escolha da árvore, sendo importante saber onde ele será colocado, se dentro de casa ou em um ambiente externo.
“Quando vamos cuidar de bonsais internos, os cuidados são diferentes dos cuidados de plantas normais ornamentais. Isso se deve por estes ‘morarem’ em um vaso menor, com menos terra, ou seja, menos ‘alimento’ e menos água.
Confira a seguir algumas dicas da personal gardener para cultivar um bonsai com sucesso:
1. Coloque o Bonsai no sol todos os dias
Assim como qualquer outro tipo de árvore, os bonsai necessitam de luz, estando sujeitos as estações do ano. Conforme Carla evidencia, é importante saber qual o tipo de árvore é o seu bonsai, se é uma tropical, subtropical, etc. Somente assim você saberá qual o tipo de temperatura ela prefere. “Por isso é importante buscar uma espécie que pertença ao seu clima local, com facilidade para tolerar a incidência de luz, as chuvas, as geadas e a umidade da região”.
Se cultivadas na área externa, a maioria das espécies precisam ser protegidas dos ventos fortes, para não correr o perigo de abalar a estrutura de modelagem do crescimento. Em relação à incidência do do sol, esta não precisa ser total, sendo que algumas horas diárias já são o suficiente. “Sem o sol, assim como as suculentas, os galhos começam a ‘esticar’, suas as folhas vão ficando maiores e distância entre elas também, não sendo ideal no cultivo do bonsai”, revela a profissional.
“Já os que ficam no interior da casa necessitam ficar perto de fontes de luz, lugares iluminados como janelas. Eles não morrem sem luz, mas enfraquecem e podem se descaracterizar”, ensina Carla. Agora, se você não possuir uma ampla janela, segundo a profissional, é possível recriar esse ambiente luminoso utilizando a iluminação fluorescente, como a que vem sendo muito usada em pequenas hortas hidropônicas internas, onde as mini árvores podem permanecer com esta luz durante o equivalente ao período do dia.
2. Regue seu Bonsai quando a terra estiver quase seca
No caso de cultivar um bonsai tropical dentro de casa, é necessário estar sempre atento a umidade, já que o uso de ar condicionado e/ou aquecedores pode deixar o ar mais seco do que o costume. “Nestes casos, é aconselhável colocar uma bandeja de água próximo a ele, lançar mão de borrifadores ou nebulizadores”, aconselha a personal gardener.
Conforme ela, aprender a identificar o melhor momento de rega para a terra de sua mini árvore é o segredo. “Para encontrar o equilíbrio perfeito é necessário conhecer sua planta, regar quando o solo já se encontrar seco, saber da temperatura e umidade relativa do ar, etc.”, orienta.
3. Cuide bem da adubação
Segunda Carla, o solo para bonsai é uma mistura de terra adubada com húmus de minhoca, por exemplo, com Akadama, um substrato para bonsai que favorece a drenagem no vaso, associados ao cascalho fino.
Saber qual o tipo de bonsai, se este dá flores e frutos ou é apenas vegetação verde ajudará na escolha do adubo com a combinação certa de Nitrogênio, Fosforo e Potássio. Segundo ela, é possível comprar o adubo adequado em lojas especializadas, podendo contar com a ajuda dos vendedores para qual o tipo de adubo mais apropriado.
Os bonsais cultivados dentro de casa podem ser adubados com mais frequência, já os que ficam ao ar livre, somente na época da estação de maior crescimento, a qual na maioria das vezes é a primavera. “Vale lembrar que os recém transplantados estão em uma terra que acabou de ser preparada, rica em nutrientes, portanto não precisam de adubo por alguns meses”, alerta a profissional.
Outra advertência dada pela personal gardener é que o adubo em excesso não faz bem para as plantas. Além disso, aqueles que estiverem doentes ou mesmo com pragas também não devem ser adubados.
4. Mantenha a poda em dia
Parte importante para moldar a forma do seu bonsai, a poda deve ser executada frequentemente. A profissional explica que as árvores possuem a tendência de crescer mais no alto e nas bordas, assim, ao podar estas regiões, há um estímulo para as partes mais próximas do caule crescerem, ajudando a criar o modelo de árvore em miniatura, permitindo a escolha de galhos que serão deixados ou podados, modelando e criando o design desejado.
5. Como transplantar um bonsai
A profissional revela que o tempo ideal para transplantar um bonsai é de cerca de de 2 em 2 anos, realocando-o em um recipiente um pouco maior, permitido que este cresça um pouco mais, realizando novamente o processo até atingir o tamanho e aspecto desejado. “Nesse momento também é possível poder suas raízes”, adiciona. Já no novo vaso, é importante possuir uma terra nova com um preparo básico para vaso.
6. Como escolher vasos para Bonsai
Em relação aos vasos ideais para o cultivo do bonsai, estes necessitam de furos de drenagem, os quais serão “cobertos” por uma telinha, podendo inclusive utilizar uma gaze para este fim. Porém, existem mantas acrílicas ou telinhas plásticas específicas para este papel. “Será através deste furo você conseguirá passar arames para prender o caule de seu bonsai, caso necessário”, esclarece Carla.
Para ela, é importante que o modelo escolhido tenha um tamanho que acomode as raízes esticadas, sem que estas se enrolem nelas mesmas. Outra orientação da profissional é fazer uma camada de cascalho antes de colocar a mistura de substrato com terra. “A argila expandida teria o mesmo efeito, no entanto ocuparia muito mais espaço”, resume.
Quanto ao material a ser eleito para o recipiente do plantio do bonsai, a profissional informa não haver restrições, podendo estes ser de louça, plástico ou terracota, indo de acordo com o gosto pessoal.
7. Como identificar pragas e doenças no Bonsai
“Devido o seu tamanho reduzido, o controle de pragas é relativamente fácil: busque inspecioná-lo sempre”, indica a profissional. Ela ainda comenta que muita água, falta de luz ou áreas muito abafadas, facilitam o aparecimento das pragas.
Para acabar com elas, a profissional sugere o uso de pó de fumo diluído em água, de acordo com as especificações da embalagem do produto. É recomendável regar antes de aplica-lo, desta forma a planta e não absorverá todo o produto, agindo apenas com a intenção de matar as pragas que estão em volta dela.
“Agora se o problema for fungo, a única coisa a ser feita é diminuir a água e buscar ajuda de especialistas para identificar qual a melhor medida a ser tomada”, recomenda. O fungo pode aparecer em qualquer parte, incluído em suas raízes, debilitando a planta.
8. Use e abuse da sua criatividade
Na modelagem de seu bonsai, a personal gardener sugere soltar a imaginação. “Apoie o vaso em uma altura que você o visualize horizontalmente e, a partir disso, decida o local a ser podado, onde irá amarrar arames para unir ou direcionar galhos e modelar o tronco, assim criando sua mini arvore personalizada”!
30 fotos de bonsais lindos e saudáveis
Agora que você já sabe quais os cuidados necessários para cultivar um belo e saudável bonsai, inspire-se com a galeria a seguir com os mais variados tipos e estilos de bonsai e escolha o seu favorito:
1. Que tal ter suas frutinha favoritas ao alcance de uma mão?
2. E toda essa desenvoltura com galhos estilizados?
3. O duo de cores se entrelaçando no tronco garante o charme deste bonsai
4. De folhagem pequena, com tronco suntuoso
5. A cor vibrante de suas pequenas folhas deixa o ambiente mais encantador
6. Uma boa ideia é utilizar pedras decorativas para incrementar seu vaso
7. Quem diria que um pinheiro em miniatura pudesse ser tão belo
8. O tronco contorcido deste bonsai garante o visual inusitado
9. Ideal para quem gosta de flores embelezando o lar
10. Lembre-se de deixá-lo exposto ao sol para manter-se sempre belo
11. O visual diferenciado se dá pelas raízes longas e entrelaçadas
12. Cores vivas para alegrar qualquer ambiente
13. Um dos modelos mais tradicionais, mas não menos belo
14. Esta mini árvore garante delicadeza e contato com a natureza
15. Os amantes de decoração asiática podem apostar no uso de bonsai para deixar seu lar com mais estilo
16. Curvas suaves, esculpidas no tronco do bonsai
17. Também é válido apostar em vasos diferentes e coloridos
18. Com galhos amplos e folhagem exuberante
19. Bela figueira cultivada com as técnicas do bonsai
20. Pedrinhas ornamentais brancas enfeitam o vaso deste pinheiro
21. Mesmo o mais simples bonsai transmite beleza e serenidade ao ambiente
22. Este é um Segeretia, um arbusto ideal para ambientes amenos
23. Com linda folhagem e suave curva em seu tronco
24. De presença marcante, possui galhos em direções variadas
25. Belíssimo cultivo, utilizou-se de um tronco para tramar suas raízes
26. Outra boa ideia de utilização de troncos para decorar o bonsai
27. Esta linda planta da família das rosáceas produz flores e frutos durante o ano
28. Que tal adicionar uma pedra esculpida para deixar o vaso mais charmoso?
29. Próximo a uma ampla janela, recebendo a luz do sol para manter-se saudável
30. Singela florada deste delicado bonsai
15 bonsais e acessórios para comprar pela internet
Se interessou pela prática? Então confira a seguir uma seleção com lindos bonsais, produtos para iniciar a prática e acessórios para seu cultivo ideal, tudo com fácil acesso através de lojas online:
1. Bonsai Acer Buergerianum 30 anos
2. Bonsai Cereja Anã 17 Anos
3. Bonsai Amora 09 anos
4. Bonsai Jaboticaba Hibrida 26 Anos
5. Vaso Bonsai 11×7,5cm Cascata-Semi Redondo Jorge Ribas
6. Vaso Bonsai 20x16x5,5cm Oval Importado
7. Vaso para Bonsai Nutriplan Cor Cerâmica
8. Tesoura Poda Para Bonsai Aço Inoxidável Tramontina
9. Tesoura De Poda Multiuso Cores Sortidas – Trapp
10. Regador Plástico 1,5 Lt Okla
11. Pop Regador 850ml
12. Eco Adubo 50gr
13. Fertilizante Hanagokoro 400gr
14. Substrato Padrão 1 Litro
15. Substrato Bonsai Especial 02Kg
Técnica milenar, cultivar um bonsai depende de paciência e zelo, devido ao tempo necessário para que este ganhe o visual e tamanho desejado. Por conta disso, é necessário tranquilidade, perseverança, cuidado e dedicação. Escolha seu bonsai favorito e mergulhe nesta tradicional prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário