Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 29 de janeiro de 2017

TURISMO... BRASIL / MINAS GERAIS- Serra da Piedade

Serra da Piedade


A Serra da Piedade, que localiza-se há 40 Km de Belo Hozionte, é cercada por enormes penhascos, rochedos gigantescos e uma vegetação típica de montanha. Bromélias, orquídeas e hortências estão por toda parte e garantem ainda mais a beleza do lugar. 


Do alto de seu cume de 1746 metros, é possível ver uma exuberante paisagem e avistar as cidades mais próximas: Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Raposos e Sabará. Além disso, é da Serra da Piedade onde se é possível observar os mais belos pôr-do-sóis do estado, que se descortinam diante dos nossos olhos num horizonte multicolorido sem fim. A luz do crepúsculo "varre" as montanhas e salienta suas formas e texturas, decifrando assim, o famoso "mar" de Minas. 


Um dos indicadores da importância da Serra da Piedade na história mineira é o interesse que a região despertou, no início do século XVIII, em vários naturalistas europeus em incursão pelo Brasil. Para eles, o panorama desvendado após difícil subida pelos caminhos da Serra, feito normalmente em quatro horas, era simplesmente maravilhoso. 

Hoje, passados quase dois séculos, visitantes continuam se revelando completamente fascinados com a beleza da serra ao contemplarem sua extensa paisagem. Localizada em Caeté, a Serra é considerada uma das mais belas do País. 

Além da beleza natural, a Serra da Piedade sedia duas importantes e distintas construções: o Santuário, datado do século XVIII e o Observatório Astronômico da UFMG, considerado um dos maiores da América Latina. 


O santuário é composto por uma igreja em estilo barroco, que apresenta em seu interior a padroeira de Minas Gerais (Nossa Senhora da Piedade) e por este motivo, é palco de grandes procissões religiosas, que se penitenciam na íngreme subida da Serra. A igreja destaca-se pelo seu audaz projeto arquitetônico, que contrasta com a paisagem natural e nos transporta ao passado. Já o observatório, ao contrário, nos transporta ao futuro com seu traçado moderno e equipamentos de última geração, que permitem a observação de astros e planetas em dias claros. Ambas construções se posicionam harmoniosamente na Serra, cada uma em uma extremidade diferente, o que possibilita que sejam vistas uma de cada vez, sem que uma se misture ao cenário da outra. 

Os turistas sobem até o topo impulsionados por motivações variadas, seja pela fé e busca de conforto espiritual ou ainda para admirar as belezas naturais. Em noites de lua cheia e eclipses, a Serra também é bastante procurada, pois permite observar a atuação dos astros em um céu límpido e nítido, sem poluição e sem o tradicional excesso de iluminação dos grandes centros urbanos. 

http://www.viaggio-mondo.com/2008/03/serra-da-piedade.html

Nenhum comentário: