Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

HISTÓRIA... Egito não é o país com maior número de pirâmides

Egito não é o país com maior número de pirâmides

As pirâmides egípcias são as mais famosas do mundo. Porém, na quantidade, o país número um é outro: o Sudão.




Pense no Egito. Há imensas chances desse pedido ter trazido à sua mente uma grande e bela pirâmide. Não é à toa. As construções milenares se tornaram um cartão postal do país. Mas isso é um pouco injusto; se tem uma nação que era pra ser chamada de “O país das Pirâmides”, essa não é o Egito, e sim um outro lugar bem menos popular: o Sudão.
Enquanto os egípcios têm 138 construções para chamarem de suas, acredita-se que os sudaneses tenham cerca de 255 pirâmides em seu território. E isso não é por que o que chamamos de “Egito” hoje é diferente do que era na época que os faraós construíram seus palácios. As pirâmides do Sudão foram feitas por um povo completamente diferente, os membros do Reino de Cuxe.
Os cuxitas habitaram a região do Sudão, nas margens do Nilo, entre 1070 antes de Cristo e 350 depois de Cristo. E coexistiram um tempo com os egípcios, já que o Antigo Egito é considerado no período de 3100 A.C. a 332 D.C. As construções do reino de Cuxe, porém, não são contemporâneas dos faraós; atrasadinhos, acredita-se que as pirâmides sudanesas sejam cerca de 500 anos mais novas que a de seus vizinhos.
As construções dos dois países, na verdade, não são nem muito parecidas entre si. Enquanto as obras egípcias atingem até 138 m de altura; as sudanesas chegam, no máximo, aos 30 m de altura. As pirâmides do Sudão também são mais pontiagudas, com bases mais estreitas, bem diferente das largas construções do Egito.
Se você quiser conferir as pirâmides sudanesas, o lugar certo é a antiga cidade de Moroë. A região abriga cerca de 200 construções. Para dar uma ideia da concentração de pirâmides, a National Geographic produziu um vídeo utilizando drones sobrevoando a área.
O montante de pirâmides está atraindo pesquisadores para Moroë. Eles tentam entender quais técnicas foram empregadas na construção das pirâmides sudanesas e o que esses monumentos podem revelar sobre a história da civilização cuxita.

http://super.abril.com.br/historia/egito-nao-e-o-pais-com-maior-numero-de-piramides/

Nenhum comentário: