Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 29 de janeiro de 2017

TURISMO... BRASIL / MINAS GERAIS - Inhotim

Inhotim




















Minas Gerais guarda encantos de todos os tipos! Aqui tem história, cultura, gastronomia, fauna e flora diversificadíssima, que criam paisagens únicas no Brasil! Não tem litoral, mas tem praia de água doce. Não tem estação de ski, mas já teve até neve na Serra da Mantiqueira! As motivações turísticas são infinitas e a oferta de passeios, bem interessantes!

Um dos lugares imperdíveis é o magnífico Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, um museu-parque há 60 kms da capital Belo Horizonte.

O museu começou através da coleção particular de seu proprietário, Bernardo Paz (para quem acompanha a política brasileira, o dito cujo foi sócio do mítico Marcos Valério, vulgo "valerioduto do mensalão"), que arrematou grandes obras de arte ao longo dos últimos 30 anos em leilões ocorridos pelo mundo afora. São aproximadamente 350 obras de mais de 80 artistas, contendo exposições de Tunga, Cildo Meireles, Adriana Varejão, Doris Salcedo, Andy Warhol, Doug Aitken, Matthew Barney, Victor Grippo, Chris Burden e Pipilotti Rist.

O representativo acervo de arte contemporânea tem como foco obras criadas a partir dos anos 1960. Possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais. O acervo está muito bem instalado em meio ao belíssimo parque ecológico projetado pelo paisagista Burle Marx. A enorme variedade de plantas faz de Inhotim um local onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo, com espécies tropicais raras e uma reserva florestal que faz parte do bioma da Mata Atlântica. Destaque para a coleção de orquídeas, que colorem ainda mais os jardins.

O lugar é formado por ambientes extremamente convidativos, com áreas aprazíveis para descanso ou simples contemplação da natureza em meio a um design sofisticado e moderno. Gazebos, espreguiçadeiras, namoradeiras e relvas verdinhas sugerem uma análise mais profunda das obras de uma maneira bem confortável (e viva Domenico de Masi com sua teoria do ócio criativo!).

A infra-estrutura do lugar é excelente! Um restaurante charmoso e sofisticado, com cardápio internacional (e preço também "internacional"), cafeterias e lanchonetes espalhadas pelo parque, tudo com muito design e bom gosto! Outros detalhes não menos importantes, como os banheiros, são um capítulo à parte: mais parecem ambientes decorados por renomados profissionais ao estilo CASA COR. A recepção e a lojinha são ótimos e os profissionais são muito bem treinados e cordiais, além de atenderem em 4 diferentes idiomas. Há ainda um estacionamento com a "metodologia Disney", onde não se escolhe a vaga aleatoriamente e sim, pela ordem de chegada, facilitando a vida de todo mundo. (Isso é comum aí na sua cidade?? Aqui em Minas Gerais não, por isso o enfoque! :)

Há ainda um discreto heliporto, que recebe visitantes advindos de outros estados. Celebridades aterrizam por aqui todas as semanas, dispostas a conhecerem um pouco mais sobre o interessante acervo e verificar as novas exposições. 

Inhotim é assim: feito para quem sabe apreciar a arte, seja no acervo, seja na estrutura, seja na paisagem! Se ainda não pode visitá-la ao vivo, visite na web: http://www.inhotim.org.br/ No campo real ou virtual, é simplesmente imperdível! Mais um ponto para a cultura de Minas Gerais

http://www.viaggio-mondo.com/2008/09/belezas-de-minas-gerais-inhotim.html

Nenhum comentário: