Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 14 de março de 2017

DECORANDO.... Tapete de Crochê/ barbante: 80 modelos incríveis,como fazer!


Tapete de Crochê/ barbante: 80 modelos incríveis,como fazer!

A técnica manual e artesanal que envolve a confecção do tapete de crochê/ barbante continua sendo utilizada, e é uma excelente maneira de ganhar uma renda extra com o trabalho ou até uma maneira para decorar a casa. O uso da peça pode acontecer de diversas maneiras, afinal são inúmeras as possibilidades de pontos e estilos, e isso permite que a peça seja coringa para estilos diferentes na decor.

Estilos e modelos de tapetes de crochê: 

Simples 


Com certeza você já ouviu falar que menos é mais. E é exatamente essa a ideia deste tipo de tapete de barbante. O modelo sem firulas pode ser em diferentes formatos, e geralmente é feito com barbante cru, mas isso não é regra. Até pode variar um pouquinho nos pontos, mas a ideia é seguir tendências mais simples e que possam ser feitos por iniciantes na prática. Entre os pontos mais usados, estão o correntinha ou ponto alto para dar um pouco de relevo a peça.

 Russo 

Se o modelo anterior prezava pela versão simples, a ideia do tapete de crochê russo é bem diferente e já traz uma riqueza de detalhes e mix de pontos. O resultado é uma peça com camadas, pontos altos, baixos, simples, abertos e fechados. E por mais que possa parecer um tanto misturado demais, no final a peça fica linda. 

Barroco           

O tapete de crochê barroco não é uma técnica tão diferente nos pontos, e sim uma técnica que utiliza uma linha especial, que é um barbante de algodão mais fofinho e que deixa a peça mais macia. Em geral, esse tipo de tapete costuma ser colorido e rico em detalhes e por isso chama atenção no ambiente, podendo ser um ponto de destaque na decoração.
A linha macia deixa os modelos mais fofinhos. 
 Bordado.

Não basta saber a técnica e os pontos de crochê, esse tipo de tapete de crochê/ barbante tem um detalhe a mais bordados. A técnica exige um pouquinho mais, afinal depois de finalizar o crochê, é hora de iniciar os trabalhos bordados que são sobrepostos a peça e criam um efeito lindo e que ficam integrados ao tapete. 

Bico duplo     
Como o próprio nome já diz, a ideia de ter dois bicos é o que prevalece neste tipo de tapete de barbante. A peça parece ser composta por dois tapetes, um sobre o outro, mas na verdade, a técnica usa pontos específicos para fazer essa junção e criar a impressão de dois barrados.

Com aplicações.

 Este tipo de tapete de crochê/ barbante é feito da maneira simples, e depois você pode aproveitar suas habilidades para fazer flores de crochê e aplicar sobre a peça, criando assim, texturas e modelos decorados. Além das flores, ainda dá para fazer folhas e ampliar a ideia da aplicação por toda a peça.

 Cores de tapetes de barbante: 
Preto e tons neutros


Se ao imaginar um tapete de crochê, você logo pensa nos modelos tradicionais com barbante cru, uma opção também neutra e que é ótima para não destacar a sujeira do dia a dia, é a versão em preto. Dá para escolher entre os modelos lisos e com pontos simples, ou variar e escolher uma versão com aplicações.

O modelo retangular pequeno foi usado em par 

E claro que falando em tom neutro, não dá para deixar de lado o tapete de crochê com barbante cru. A cor natural da linha deixa o modelo simples, e fica ótimo para combinar com diferentes estilos de decor.
O modelo com pontos altos parece ser mais grossinho 

A peça de cor cinza combina com o ambiente de tons neutros 

Se tem uma cor que é neutra e funciona como o novo bege da decor, é o cinza; e por isso o barbante desta cor pode ser uma excelente opção para  combinar com uma sala cinza e valorizar uma decor moderna.


Vermelho  
Aqui o modelo segue o estilo passadeira e tem o mix de pontos abertos e fechados, criando um efeito super estiloso ao tapete de crochê/ barbante. Outro detalhe bacana da peça são as laterais com losango que substituem o tradicional bico dos tapetes.
 As peças posicionadas na frente de poltronas é uma opção 

Para este modelo a ideia foi seguir o modelo de tapete simples e para aumentar o destaque da peça, a escolha pelo barbante vermelho foi essencial. 


Mais fotos 
No banheiro claro, a cor vermelha se destaca.



Amarelo.
 O modelo redondo com bicos decora a sala 

A cor intensa para o tapete de crochê/ barbante é uma aposta ótima para quem pretende ter uma peça de destaque na decoração. E neste caso o modelo redondo foi usado na sala com móveis e piso de madeira, dando destaque a decor clássica. 

A aplicação com flores deixa a peça mais delicada 

Nesta proposta, a ideia foi de usar tapetes no banheiro, e como o piso e as cerâmicas são de tons claros, a cor intensa foi ótima para dar mais alegria ao espaço. A peça com babados ainda ganhou aplicações com flores de crochê. 

Mais fotos 

No centro, os pontos formam o desenho de uma flor.

 Duas cores 

No centro, desenho de flor 

Se você gosta de uma decoração clássica, não tem erro o tapete de crochê/ barbante preto e branco. Aqui o modelo é redondo com as cores intercaladas e isso dá ainda mais destaque ao duo de cores.
 O modelo redondo foi usado no quarto infantil 


Se a intenção é fazer uma peça mais delicada com crochê, a combinação de rosa claro e branco é uma ótima inspiração. Neste modelo, a inspiração é ótima para tapete de quarto de bebê.


Mais fotos 
A mistura de cores é moderna


Colorido
 A combinação de cores deixa a peça alegre

Este modelo não é simplesmente um tapete de crochê/ barbante colorido, a peça é quase uma obra de arte. A combinação das cores é um charme, mas a ideia de fazer flores e folhas e reunir tudo isso em tapete é um charme.
 As cores da colcha combinam com o tapete de crochê 

Seguindo um estilo mais infantil e com um colorido de tons suaves, a aposta desse modelo foi mesclar rosa, branco e verde. A composição da peça foi feita com círculos unidos de crochê. 


Mais fotos  
O modelo colorido se destacou ao lado do sofá bege


Os desenhos de flores se destacam perto da peça rústica 

As pontas com barbante cru suavizam o colorido do centro

 Formatos de tapetes de crochê: 

Redondo e Oval

Estes formatos são bem conhecidos entres os modelos de tapete de crochê/ barbante e podem variar entre tamanhos grandes para ocupar um espaço central no cômodo, ou em tamanhos menores para ocuparem um canto ou espaço menor do ambiente. Nas versões menores, também vale usar mais de um no mesmo ambiente e apostar na combinação com pares. 
O modelo pequeno foi usado em par na sala


             Aqui o modelo redondo foi usado em par, um próximo ao outro, deixando a decoração com continuidade e em harmonia. 


  Mais fotos 

Os pontos abertos formam desenhos na peça

 A linha roxa acrescenta detalhes na peça


 Quadrado e Retangular 

Para quem vai começar a técnica manual, as versões quadradas ou retangulares são as mais simples, mas isso se você escolher um ponto simples, tipo correntinha.

Aqui o modelo apesar de quadrado é mais complexo, já que a peça é um mix de pontos abertos e fechados e é rico em detalhes. O modelo ainda tem um pouco de cor, com um barbante cinza que valoriza pequenos detalhes do tapete de crochê/ barbante.   


Mais fotos 
No centro, há a formação de desenho de rosas

 Na sala com piso de madeira, a cor clara do tapete se destaca

 Os desenhos dos pontos seguem o sentido diagonal


Leque ou Meia Lua

Uma opção diferenciada é o modelo conhecido como leque ou meia lua, e que na verdade, lembra meio tapete redondo. O modelo costuma ser usado como capacho para portas. 

A aplicação de flores dá cor ao modelo de barbante cru

 Este modelo segue o modelo meia lua, mas ao invés do contorno arredondado, a aposta foi por uma versão com pontas e aplicações de flores de crochê. 
O modelo tem aplicação de flores alaranjadas

 Se a intenção é apostar na versão tradicional e com ponta arredondada, vale se inspirar neste modelo com bicos e aplicação de flores coloridas no tapete de crochê cru.  

 Mais fotos 

Detalhes em barbante verde fazem o contorno da peça


Espiral

Para quem busca uma versão mais moderninha do clássico tapete de crochê/ barbante, uma aposta certeira é o modelo espiral, que recebe este nome por fazer movimentos ondulares, e até lembrar um espiral de caderno. 
O detalhe central em vermelho destaca o formato da peça

Aqui o modelo tem pontos abertos e mix de cores. A versão com formas mais atuais ainda tem a aplicação de flores e folhas de crochê, que dão mais destaque a peça trabalhada artesanalmente.


Mais fotos
Folhas e flores de crochê foram aplicados na peça


 Pontos abertos caracterizam a peça

Coração 

Para quem tem mais habilidade com tapete de crochê/ barbante, pode apostar nas formas divertidas e até usar a peça como tema da decoração, como é o caso dos formatos de coração que podem ser usados para decorar diferentes ambientes.
   A flor no centro combina combina com os detalhes laterais 

A proposta para este modelo foi fazer uma base com pontos fechados e abertos em barbante cru, e para dar destaque a aplicação de flores rosas decora o entorno da peça.


Mais fotos 
 A peça coral tem uma cor moderna

As flores aplicadas tem pérolas no centro


 Coruja

O formato de coruja é uma aposta ótima para quem pretende decorar o ambiente seguindo o tema. A ideia é válida para diferentes ambientes, inclusive para a decoração de quarto infantil

O formato redondo ganhou algumas aplicações para se transformar em coruja 


A proposta deste modelo foi de fazer a peça em formato de coruja com barbante cru e o resultado ficou super bacana, já que o item mais discreto pode até ser uma opção para outros ambientes além do quarto infantil.   


Mais fotos 
As cores suaves da peça são ideais para quarto infantil 

Os pontos fechados formam o desenho 

Até o suporte de papel higiênico é de crochê

Estrela

Como já indica o nome, a ideia é um formato que lembra estrela, com pontas que podem ter um ângulo mais acentuado ou até arredondados. A composição do tapete de barbante pode ser com cor única ou um mix de tons. 

Os pontos abertos valorizam os desenhos

 Neste modelo as pontas são mais acentuadas e com pontos abertos. O formato de estrela também se repete no interior da peça e valoriza o modelo. 


Mais fotos 

Nas pontas, a linha barroca deixa a peça macia 


A combinação das cores deixa a peça alegre

Borboleta 

Mais um formato temático, a peça com formato de borboleta é uma ótima escolha para decorar o quarto feminino ou de menina com delicadeza. O modelo pode seguir a cor do ambiente e valorizar ainda mais o quarto. 
Os pontos fechados caracterizam o modelo

 A combinação de alaranjado e preto dá destaque ao tapete

 A peça é um mix de pontos


 Outros

Para quem tem habilidade com as agulhas de crochê e quer inspirações de formatos diferenciados para decorar a casa, algumas opções são: 

Caveira mexicana
Macaquinhos
Urso
Joaninha 
Na sala, o modelo moderno valoriza o ambiente


 O formato de urso é ideal para decorar o quarto infantil
 As pintinhas pretas caracterizam o desenho

Como usar na decoração:   

          Se você ainda tem dúvidas de como usar o tapete de crochê/ barbante na decoração, siga as dicas e veja que é possível apostar no modelo para compor o projeto decorativo em diferentes ambientes da casa.  


Cozinha – Passadeira de crochê 
No centro, há aplicação de flores de crochê alaranjadas

 Para a decoração da cozinha corredor com predominância de branco, a aposta foi pela passadeira de barbante cru com detalhes e aplicações de flores em barbante. 


O modelo com barbante cru é neutro

 Neste caso, a aposta foi por usar duas peças em barbante cru. O modelo retangular e maior foi usado rente a bancada da pia e a outra peça foi colocada próxima do fogão. 


Banheiro

No canto do ambiente, vaso decorativo com flores artificiais 


Nesta proposta a ideia foi recorrer ao tapete de crochê estilo barroco com detalhes alaranjados. A peça usada no banheiro ganhou um toque mais macio por conta do barbante barroco. 

Os kits de tapete de crochê/ barbante para banheiro também são ótimas escolhas. No geral, o kit é composto por:
Tapete rente ao vaso; 
Tapete rende a bancada da pia; 
E outras peças (tampo de vaso, porta papel higiênico e capa para caixa acoplada). 


Quarto de casal 

Cores suaves preenchem a decoração do quarto


Nesta proposta, o quarto foi decorado com tons neutros, como a parede cinza. E para manter o toque clean do ambiente, a escolha foi por um tapete de barbante cru.

 
Na cama, colcha e almofadas de crochê 


Se a aposta é por uma decoração colorida, este quarto de casal é perfeito. Aqui o tapete colorido é a união de pequenos tapetes redondos, o que resulta em um ambiente jovem e alegre.  


Quarto de bebê e infantil 

Ao lado do berço, poltrona com design moderno

             Para a decoração do quarto de bebê, a aposta foi por um modelo de tapete de crochê/ barbante redondo no centro do ambiente. A cor clara ajuda a valorizar o ambiente e combina com os móveis brancos.

 Bandeirolas decoram a parede 


No quarto montessoriano as cores claras e a combinação de rosa, bege e cinza se repetem no modelo redondo de tapete usado no centro do ambiente.


Sala 

No chão e no teto, acabamento com cimento queimado 


Se a ideia é uma decoração descolada e alternativa para a sala, esse projeto é uma ótima inspiração. O tapete redondo e grande de barbante foi usado no centro do ambiente e com almofadas, que deixam o espaço mais aconchegante.


Mais fotos 
Almofadas coloridas decoram o sofá

 A estante de livros com uma poltrona formam um cantinho de leitura


Como fazer tapete de barbante – Passo a Passo com Gráfico 


Se depois de todas as dicas e ideias você já está com as agulhas nas mãos, é hora de se inspirar em gráficos e receitas para tapete de crochê/ barbante.


Tutoriais





Vídeos 


Mais seis (6) vídeos no mesmo site.
É só irem lá e conferir!

E aí, gostou das inspirações e dicas para tapete de crochê/ barbante? Conta aqui qual seu modelo preferido!


http://casaeconstrucao.org/decoracao/tapete-de-croche-barbante/

2 comentários:

Unknown disse...

Queria o vídeo aula desse tapete estrela

Unknown disse...

Queria o vídeo aula desse tapete estrela