Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 26 de março de 2017

TURISMO... Capadócia - voo de balão

Capadócia - voo de balão

Às 4:30 da manhã o despertador toca. Para qualquer pessoa, é a pior das trilhas sonoras, principalmente num horário destes. Para mim, soava como a voz de um anjo! Finalmente chegava a hora de realizar um sonho antigo: voar de balão sobre a Capadócia!

Ainda estava escuro quando deixamos o hotel. Após curvas sinuosas, nossa van estacionou numa clareira de onde os balões levantariam vôo. Ali já estavam concentrados outros turistas, todos em volta de uma grande fogueira que tentava espantar o frio de 12 graus que fazia em setembro. Um chocolate quente e o típico chá de maçã turco eram a mais perfeita companhia para aquela manhã.


Pouco a pouco os balões iam tomando forma. A equipe inflava-os rapidamente. O céu já estava mais claro e nos permitia ver em volta as lindas formações da Capadócia. O simpático guia começa a nos explicar o que ia ser visto e qual era o procedimento de segurança. Pronto, era a chegada a hora! Um misto de medo e ansiedade tomava conta de mim...

Fui a primeira a subir no cesto, na tentativa de garantir um lugar que permitisse os melhores ângulos. Ledo engano de principiante! Nem me dei conta que estava ao lado do piloto e assim, metade da minha vista seria afetada pelas manobras do mesmo. Para piorar, as chamas ficavam logo sobre minha cabeça, o que no início pareceu confortável devido ao frio, mas depois se mostrou traiçoeiro e por pouco não fritava meus miolos! rsrs Me reacomodei e a viagem começou.

Suavimente o balão foi ganhando altura. O céu já estava claro e multicolorido, com mais de 100 balões a voar por ali. Um azul infinito e limpo contrastava com a rosada Capadócia. Aos poucos os primeiros raios de sol iam surgindo, deixando aquele momento ainda mais encantado! O balão voava delicadamente ao sabor do vento e diante nós, os mais incríveis ângulos daquele que é um dos lugares mais mágicos do planeta!


O sol nasce e é um espetáculo admirá-lo lá de cima! Se tivesse que resumir este passeio em uma palavra, seria sublime! Sem dúvida uma das sensações mais mágicas que já viví na minha vida! E todas as 15 pessoas que dividiram o balão comigo tinham estampado na cara esta sensação, mesmo as que demonstraram medo no início. Depois de uma hora de vôo, o balão pousa tranquilamente e a equipe já nos aguarda para a entrega dos certificados e o tradicional brinde de champagne! Que aventura espetacular!  Sem dúvida, unforgettable!!

Dicas: são diversas empresas que fazem o passeio, mas atente para ao profissionalismo e segurança delas. Eu pesquisei bastante e elegí como a melhor a Goreme Balloons. São de fato, excelentes no que fazem! O preço é 150 Euros por pessoa e juro que vale à pena cada centavo! Mesmo que vc faça o passeio no verão, não deixe de levar um agasalho, pois na Capadócia as temperaturas caem bastante durante à noite.
PS: Outro dia, deparei-me com uma lista de coisas que todo ser humano deveria fazer ao menos uma vez na vida e, dentre as poucas opções, lá estava "voar de balão"... Não é que o autor tinha razão?! Se eu morresse hoje, já morreria realizada!... (anyway, vamos isolar na madeira! rsrs)


http://www.viaggio-mondo.com/2010/01/capadocia-voo-de-balao.html

Nenhum comentário: