Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 26 de março de 2017

TURISMO... Os Palácios de Jaipur.

Os Palácios de Jaipur

Jaipur, como dito anteriormente, foi fundada por príncipes rajastanis e aos poucos se tornou a capital do poderoso império Mughal, que conseguiu unir toda a Índia sob uma mesma bandeira. Uma cidade com este currículo não poderia deixar de ter construções interessantes, notadamente os palácios por onde viviam esta abastada sociedade.
City Palace é o maior palácio de Jaipur e ainda hoje abriga a família real, que apesar de ter perdido o poder político, conseguiu manter o título e o status da nobreza. A principal atração do palácio é a sua esplêndida fachada chamada de Hawa Mahal, ou Palácio dos Ventos. Tal nome teve origem nas 943 janelas que compõe o local, construído no século XVIII para dar privacidade às esposas, amantes e concubinas do imperador Sawai Pratap enquanto observassem a rua:

Não teria sido mais prático fazer um rodízio entre a mulherada ao invés de construir uma janela para cada uma?! Sorte a nossa, pois hoje podemos apreciar este belíssimo exemplar da arquitetura rajastani!  

O Palácio ainda é composto de diversos aposentos interessantíssimos, mas na minha opinião, a parte mais bela é sem dúvida o exterior. Repare na conservação e limpeza do lugar... quem diria que isto seria na Índia?! É de fato um país surpreendente!...
Os dois maiores objetos em prata do mundo estão aqui expostos. Trata-se de dois vasos de 243kg cada um, que serviram para transportar 1182 litros de água. Foram encomendados pelo Imperador Madho Sing II, para levar água do rio Ganges em sua viagem à Inglaterra, numa audiência com o Rei Edward VII. O mesmo tinha receio de se contaminar com água extrangeira e preferiu se precaver levando a "pura" água do Ganges (Na verdade, ele estava desejoso de manter a altíssima taxa de coliformes fecais em seu metabolismo! rs).

Os detalhes do palácio são incríveis! É impossível ignorar tamanha beleza:

Jaipur ainda possui tantos outros palácios e construções que poderiam ser chamados como tal. Um dos mais fotografados é o Water Palace, ou Palácio de Água, que fica no meio do lago. Lindo! O Albert Halltambém tem uma arquitetura de tirar o fôlego e fica no centro da avenida Jawaharal. Outros palácios também são vistos em meio às montanhas...

Acompanhe no próximo post: os palácios em que é possível se hospedar (tem até palácio barato!)

http://www.viaggio-mondo.com/2010/07/os-palacios-de-jaipur.html

Nenhum comentário: