Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Coco e beleza: mitos e verdades...

Coco e beleza: mitos e verdades do óleo, 


do leite, da água e a polpa da fruta

Quebra o coco, come o coco, bebe o coco, tempera com o coco, passa o coco na pele e no cabelo. Essa fruta versátil, que combina com o verão, pode ser aliada de uma alimentação saudável e um corpo mais bonito. Isso vale para seus subprodutos, como a água, o leite, a polpa e até o óleo de coco, que é hit da estação:

— Ainda não podemos afirmar que emagrece, mas essa gordura é facilmente metabolizada e dá energia, além de não ter as contraindicações da gordura saturada — explica Teresa Vadi, especialista em bioquímica da nutrição.

O óleo de coco pode não ser a estrela do emagrecimento, mas é coadjuvante:

— Desde que tenho uma vida saudável, o óleo colabora com a eliminação de gordura e dá energia. Mas se você não tiver uma alimentação regular e atividade física frequente, ele não faz milagre acredita Alessandra Ferreira, jornalista e faixa preta em Muay Thai.


Veja os benefícios, o que evitar, receitas de saúde e beleza e delicie-se com a fruta!


POLPA de coco

Benefícios: Extraída do coco maduro, é boa fonte de fibras, o que tem o papel de aumentar a saciedade e melhorar o funcionamento do intestino. Tem um pouco de cálcio, de potássio e de selênio.
Atenção: Em 100 g são 354 calorias, portando, deve ser consumida com moderação. Diversas marcas no mercado são adoçadas com açúcar e essas devem ser evitadas.


ÓLEO de coco

Benefícios: É fonte de um tipo de gordura chamada TCM, que é rapidamente metabolizada, aumentando o gasto calórico. Também tem antioxidantes, que reduzem a formação de colesterol, e ácido láurico, que fortalece o sistema imunológico.
Atenção: Deve ser associado a hábitos saudáveis para que se possa usufruir de seus benefícios.

Mais sobre: Estudos indicam que, quem prioriza esse tipo de óleo em detrimento dos outros pode ter 60% menos ganho de peso, de acordo com a nutricionista Flávia Moraes, da rede Mundo Verde. O consumo diário indicado é de duas a quatro colheres de sobremesa. Pode ser usado para temperar, no lugar do azeite, misturado a sucos e iogurtes ou tomado puro. Também é indicado para cozinhar, pois tem ponto de fusão alto, que protege suas propriedades. O óleo também é encontrado em cápsulas.



ÁGUA de coco

Benefícios: A água de coco é boa fonte de minerais como magnésio e potássio. Tem importante papel hidratante e é recomendada para repor líquidos perdidos por suor ou ainda em casos de diarreia.
Atenção: É fonte de frutose, então deve ser consumida por diabéticos com moderação.


LEITE de coco

Benefícios: Por ser de origem vegetal é isento de colesterol e é fonte de selênio e potássio. Pode ser usado na culinária como substituto do leite de vaca, no preparo de bolos e doces, principalmente por quem tem alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose.
Atenção: Algumas marcas encontradas no mercado são adoçadas com açúcar e por isso devem ser evitadas.


RECEITAS COM COCO

Barra de coco com cacau sem glúten
Ingredientes: 1 xícara (chá) de tâmaras picadas 6 colheres de sopa de óleo de coco 3/4 xícara (chá) de coco ralado sem açúcar colheres (sopa) de cacau em pó 1 pitada de sal marinho.

Modo de preparo: Bater no liquidificador as tâmaras, o óleo de coco, o coco ralado, o cacau em pó e o sal marinho, até ficar homogêneo (ficará como uma pasta). Distribuir a mistura em tabuleiro de vidro forrado com papel manteiga e amassar com a palma das mãos. Levar à geladeira por cerca de 30 minutos. Cortar em seis barras. Levar novamente à geladeira até servir.
Rendimento: 6 porções Valor calórico: aproximadamente 85 k cal por porção.


Suco hidratante com antioxidantes

O suco de laranja, raspas de limão e coco hidrata e tem antioxidantes. Bata 3 xícaras de chá de água de coco, 2 laranjas descascadas e sem sementes, 1 colher de sopa de óleo de coco e raspas da casca de 1 limão no liquidificador. Rende quatro porções, que têm 90 k cal cada.

http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/coco-beleza-mitos-verdades-do-oleo-do-leite-da-agua-a-polpa-da-fruta-3782601.html





Coco é ótimo para a pele e os cabelos

O coco e seus derivados, como o óleo, o leite e a água, podem ser aliados da beleza
O coco e seus derivados, como o óleo, o leite e a água, podem ser aliados da beleza Foto: Extra

Marcela de Genaro
Tamanho do texto A A A

O coco é amplamente utilizado na indústria da beleza. De acordo com a dermatologista Marcia Miranda, da i9max Plástica e Estética, o óleo de coco é excelente hidratante para a pele, evita o ressecamento e a descamação, bem como funciona no tratamento de eczemas, psoríase e dermatites. Ele também retarda o processo de envelhecimento.

Já a dermatologista Karla Assed, da clínica que leva o seu nome, destaca os benefícios para os cabelos. Segundo ela, o coco age fechando a cutícula, que é uma espécie de capa que cobre os fios. O resultado é hidratação e brilho, especialmente em cabelos maltratados por produtos químicos.

PARA FAZER EM CASA

A água de coco serve como loção tônica e pode ser aplicada pura na pele, depois da limpeza e antes do hidratante. Lavar os cabelos com água de coco dá brilho e maciez aos fios.

Para hidratar o cabelo e a pele


Como fazer: Use a polpa do coco verde, aquela quase transparente encontrada no coco que você bebe na praia. Coloque a polpa no liquidificador e bata, jogando água de coco aos poucos, até fazer uma papinha. Se deseja usar no cabelo, coloque água o suficiente para ficar com a espessura fina. Se quiser usar no rosto, deixe a papinha mais grossa, cremosa.

Aplicação: Coloque na pele ou cabelo e deixe agir por 10 minutos. Enxague em seguida.

Restrição: Quem tem pele ou cabelo oleosos deve evitar, assim como quem é alérgico a coco.


http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/coco-otimo-para-pele-os-cabelos-3782700.html



Nenhum comentário: