Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O que é o diabetes? E outras informações...

HEALTH HAS NO PRICE 

TIPS FOR YOU STAY WELL 


O que é o diabetes?

O diabetes é uma doença crônica que provoca um aumento anormal da taxa de açúcar no sangue, gerada pela deficiência na produção de insulina pelo organismo. Quando não tratado adequadamente, pode levar a complicações de saúde.
Os sintomas mais comuns são: sede excessiva, aumento da vontade de urinar, aumento do apetite, cansaço, visão turva e emagrecimento. Geralmente, esses sintomas evoluem de maneira silenciosa e podem ser percebidos tardiamente. Por isso, a avaliação médica periódica é muito importante.
Existem vários tipos de diabetes, mas os mais frequentes são do Tipo 1 (originado de propensão genética) e do Tipo 2 (consequência de maus hábitos, como sedentarismo e obesidade). É possível evitar o surgimento do diabetes Tipo 2 ou, pelo menos, retardar seu aparecimento, adotando uma dieta rica em frutas, reduzindo o consumo de doces e alimentos gordurosos, praticando atividades físicas regularmente, mantendo  peso adequado e realizando exames preventivos periodicamente.

http://www.oqdaquestao.com.br/?

A higienização pode evitar as doenças transmitidas por alimentos?
Sim. Quase metade das ocorrências de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) acontece dentro de casa. E uma das causas mais comuns do problema é a limpeza inadequada de frutas, legumes e verduras, antes do consumo.
Para evitar a contaminação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)recomenda uma rotina simples para lavar e desinfetar esses alimentos:
  • O primeiro passo é lavar em água corrente cada folha dos vegetais (alface, escarola, rúcula, agrião etc.), frutas e legumes.
  • A ANVISA também recomenda colocar esses alimentos de molho, por dez minutos, em água clorada, com produtos adequados para esse fim (seguindo as orientações do fabricante, que aparecem no rótulo).
  • As mãos e os utensílios também devem estar bem lavados antes de cortar as verduras, legumes ou frutas para a montagem dos pratos.
  • Até a hora de serem servidos, os alimentos têm de ser mantidos sob refrigeração.

A alimentação interfere na queda de cabelo?

Sim. Para garantir a saúde dos fios de cabelo, é preciso ingerir a quantidade adequada de alimentos que são fontes de proteínas, vitaminas A, B e C, ferro e zinco. Uma dieta pobre desses nutrientes pode levar à perda excessiva de fios, além de influenciar no ritmo do crescimento do cabelo.
“Para evitar e corrigir o problema, é preciso apostar numa dieta balanceada, montar pratos coloridos e reforçar o cardápio diário com alimentos como as carnes, os ovos, os vegetais folhosos e verde-escuros, as frutas cítricas, como a laranja, o limão e a goiaba, entre outros”, indica a nutricionista Daniela Cierro, consultora da Associação Brasileira de Nutrição.

http://www.oqdaquestao.com.br/?

Qual é a orientação atual para a idade em que deve se começar a fazer o papanicolau?

Dr. Drauzio Varella comenta o porquê da orientação do Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia para que os exames citológicos (papanicolau) sejam realizados somente após os 21 anos de idade.


O que é preciso fazer para ser um doador de órgãos?

Atualmente, no Brasil, a retirada de órgãos/tecidos de pessoas falecidas para a realização de transplante depende da autorização expressa da família. Por isso, quem deseja ser um doador deve comunicar seus familiares sobre sua decisão. Não é necessário deixar nada por escrito, porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte.
Cada vez mais eficientes, os transplantes ajudam a salvar vidas ou a melhorar substancialmente a qualidade de vida de quem precisa da substituição de um órgão. Um único doador pode beneficiar várias pessoas. Muitas campanhas procuram conscientizar a população e, assim, aumentar o número de doadores, pois há uma grande demanda por órgãos e tecidos doados.
Qualquer pessoa pode ser doadora, mas para que isso se efetive serão avaliados alguns critérios, como a patologia que levou à morte clínica. Além disso, o tipo sanguíneo precisa ser compatível com o(s) receptor(es). Possuem restrições para doação os portadores de HIV e hepatites B e C, deficientes mentais e pessoas não identificadas (indigentes).


Quem pode doar sangue?

Doar sangue é um ato que salva vidas e o processo para doação é simples, rápido, sigiloso e seguro. Atualmente, apenas 1,9% da população brasileira doa sangue, quando o ideal seria que ao menos 3% da população realizasse doações regularmente, percentual adequado para manter em bom nível os bancos de sangue.
Para ser um doador basta:
  • Estar em boa condição de saúde
  • Ter de 16 a 67 anos, e ter feito a primeira doação até os 60 anos
  • Pesar no mínimo 50 kg
  • Estar descansado, tendo dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas
  • Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos 4 horas antes da doação
  • Não ter tido gripe ou febre nos sete dias anteriores à doação
  • Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação
  • Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses
  • Respeitar o intervalo entre doações: 60 dias para homens e 90 dias para mulheres
Não são aceitos como doadores:
  • Portadores de hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas
  • Usuários de drogas ilícitas injetáveis
http://www.oqdaquestao.com.br/?

Qual é a importância dos exercícios físicos no nosso estilo de vida?

A atividade física é fundamental para preservar e promover a saúde. Os exercícios contribuem para a qualidade de vida e para um envelhecimento saudável, por evitar diversas doenças associadas à idade.
“Alguns dos benefícios que podemos destacar são a preservação do tecido osteomuscular, controle da pressão arterial, redução do colesterol ‘ruim’ e dos triglicérides e elevação do ‘bom’ colesterol, controle do peso e glicemia, prevenindo o diabetes”, explica o cardiologista Marcelo Ferreira, especializado em Medicina Esportiva, da Faculdade de Medicina do ABC.
Um exercício moderado, como andar trinta minutos, quatro ou cinco vezes por semana, respeitando-se os limites individuais, já é capaz de proporcionar excelentes resultados.

Por que a amamentação é importante?

A amamentação promove saúde, bem-estar físico e emocional, além de estreitar o vínculo entre mãe e filho. A prática traz benefícios para a mãe, pois favorece a diminuição do útero, reduz o risco de hemorragia e contribui para o retorno ao peso normal (em geral, perde-se 500 gramas por dia quando se amamenta). Também ajuda a prevenir o câncer de mama e de ovário.
Para o bebê, então, é uma questão essencial. O leite materno é um alimento completo, não sendo necessário qualquer outro complemento até os seis meses de idade. Ele protege contra infecções, diminui as chances de desenvolvimento de alergias, facilita a eliminação de mecônio (primeiras fezes do bebê) e reduz a incidência de icterícia.
Vale saber:
  • Não existe leite fraco. A composição do leite materno é ideal para alimentar e nutrir a criança até os seis meses de idade como alimento exclusivo. 
  • Atitudes incorretas podem levar à baixa produção de leite da mãe, como: ingerir pouco líquido e não seguir uma alimentação balanceada; complementar a amamentação com água, chá ou leite artificial, diminuindo o apetite do bebê; introduzir mamadeiras ou chupetas confundindo e dificultando a sucção no peito.
  • É recomendado que a mãe beba um copo de água toda vez que amamentar, para manter-se hidratada.
  • Amamentar não dói. Comunique seu médico imediatamente se notar qualquer alteração nas mamas ou se tiver dor durante a prática.
 http://www.oqdaquestao.com.br/?

Qual a importância da vacinação infantil?

As vacinas são a forma mais eficaz de se evitar diversas doenças infectocontagiosas que podem trazer complicações de saúde, deixar sequelas e até levar à morte. Entre as enfermidades que podem ser prevenidas com vacinação estão varíola, poliomielite, sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela. Por isso, desde o nascimento até a primeira infância, é imprescindível manter as vacinas das crianças em dia, seguindo o estabelecido no Calendário Nacional de Vacinação. As doses são gratuitas e estão disponíveis na rede pública de saúde. 

BCG: previne contra tuberculose.
Pentavalente: protege contra a difteria, tétano, coqueluche, infecções causadas peloHaemophilus influenzae tipo b e hepatite B
VIP: vacina inativada da poliomielite.
VOP: vacina oral de poliomielite.
Tríplice viral: previne contra sarampo, caxumba e rubéola.
Tetra viral: previne contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
Pneumo 10: protege contra a infecção por dez tipos de pneumococos
Dupla adulta: previne contra difteria e tétano
Fonte: Ministério da Saúde


Adulto também precisa tomar vacina?

Sim! A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças imunopreveníveis, como sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, febre amarela, tétano, entre outras, em todas as fases da vida. Com uma simples ação você melhora a sua qualidade e expectativa de vida. É preciso ficar atento ao calendário de imunização recomendado para a fase adulta e não se esquecer de passar em um posto de saúde. As doses são gratuitas. 
As vacinas também são imprescindíveis quando se viaja para locais (estados ou países) onde as doenças que podem ser prevenidas por imunização são endêmicas. Por isso, quando se planeja uma viagem é fundamental informar-se sobre quais as vacinas são recomendadas e quando devem ser tomadas para que tenham efeito antes da possível exposição ao agente patológico.


http://www.oqdaquestao.com.br/?c_p=MINHA_VIDA&c_f=1280x600_SAUDE_PREVENCAO&c_c=MINHA_VIDA-SP-SAUDE_FAMILIA-1280X600_SAUDE_PREVENCAOO_Q_DA_QUESTAO&utm_source=display&utm_medium=minha_vida&utm_campaign=O_Q_DA_QUESTAO&utm_content=1280x600_saude_prevencao#!/conteudo/adulto-tambem-precisa-tomar-vacina

Nenhum comentário: