Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 28 de abril de 2017

JOIAS... As pérolas e seus encantos

As pérolas e seus encantos



Símbolo imaculado de poder e grandeza, as pérolas têm seu valor atrelado a uma extensa história, que, acredita-se, tem raízes no Império Persa. A crença deve-se ao fato de a pedra mais antiga hoje exposta no Museu do Louvre, em Paris ter sido encontrada justamente no sarcófago de uma princesa persa, morta em 520 a.C. 

Fruto de uma “ferida” causada à ostra por um grão de areia, a pérola é descrita pelos budistas como “a transformação do sofrimento em joia”. Embora lento, seu processo de formação é simples: após invadir a concha, o grão de areia é envolto por nácar, em uma tentativa da ostra de se livrar do intruso ou, pelo menos, de amenizar o incômodo causado por sua presença. Ano após ano uma nova camada de nácar é dispensada ao grão de areia, até que ele se torne uma pérola. 
Para explicar sua existência, povos de outrora alimentavam mitos e superstições, tais como os poderes mágicos atribuídos à pedra. Na China antiga, por exemplo, acreditava-se que as pérolas caíam do céu quando dragões lutavam. Já os gregos sustentavam a ideia de que elas eram lágrimas dos deuses. Enquanto isso, na Roma clássica, apenas pessoas de determinado nível tinham autorização para usá-las.

Ainda hoje existe a crença de que pérolas trazem para a pessoa que as usa o poder do amor, dinheiro, proteção e sorte. Parte indispensável do ritual de casamento hindu, a pedra é considerada um símbolo de pureza e inocência, sobretudo porque não existem duas pedras absolutamente idênticas e nenhuma 100% perfeita.
Apesar de alguns países europeus aplicarem leis que restringiam o uso de pérolas advogados e professores, por exemplo, não podiam usar franjas ou correntes com pérolas, sua ascensão no mundo da moda foi inevitável. Seu auge aconteceu entre os séculos XII e XIV, mas Coco Chanel voltou a defendê-la na década de 20. “Com um vestido pretinho básico e um colar de pérolas, toda mulher fica elegante”. A frase da estilista francesa, bem como a joia em si, nunca saiu de moda. 


Pérolas de água doce ou Biwa

Criada em rios e lagos, a pérola Biwa tem esse nome para relembrar sua produção original: o Lago Biwa, no Japão. Hoje em dia essas pedras são produzidas em grande escala na China, o que ajudou a reduzir seu custo. Diferente das joias desenvolvidas em águas salgadas, essa não é completamente composta de nácar – substância que lhe dá brilho e longevidade. Embora o preço seja acessível, a Biwa tem excelente qualidade e uma gama de cores muito extensa, como rosa, prata, cobre, lavanda, preta, branca, amarela. Por esta razão elas são usadas como joia e também como acessório, pois podem combinar perfeitamente com a sua roupa.

Pérolas Akoya Também oriundas do Japão, onde ainda são cultivadas, as pérolas Akoya são mais caras, mais reluzentes, mais redondas e suaves do que as pedras de água doce. 

South Sea  Cultivadas nos mares da Austrália, Indonésia, Filipinas, Mianmar, Japão, Tailândia e Taiti, as pérolas South Sea são as mais valiosas e raras do mercado. Podem ser encontradas em diversas cores e vários tons, como branco, dourado, cinza, preto.

Classificação  Como os diamantes, as pérolas são classificadas de acordo com suas especificações. As pedras são medidas em milímetros e, normalmente, variam de 5 mm a 18 mm. Quanto maior seu tamanho, maior o seu valor, porque seu diâmetro aumenta de acordo com a quantidade de nácar depositado, o que aumenta o brilho e longevidade da pedra. 

Outra característica que influencia o preço é a simetria as redondas são as mais caras e raras.
Uma pérola é considerada AAA, a mais alta classificação, quando apresenta 95% de sua superfície livre de imperfeições e é completamente redonda.
Para fins de comparação, pode-se dizer que uma pérola negra AAA, com 20 mm de diâmetro, custa aproximadamente U$25.000.















Renato Guelfi
Designer de joias a 26 anos no mercado.
http://www.blackcard.com.br/colunas_p2.php?id=53
pérola é a rainha das gemas e a gema das rainhas.

~Autor Desconhecido

Nenhum comentário: