Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 28 de abril de 2017

CUIDADOS... Como Limpar Prata

Como Limpar Prata


Criado por Denis Camargo, Chris Hadley, Zaira e 4 outros

A prata é um metal bonito e versátil, e o seu brilho suave adiciona elegância a pratos, talheres e joias. Infelizmente, a prata é muito frágil se comparada a metais mais comuns, podendo enferrujar, ficar manchada ou sofrer arranhões facilmente. Limpar objetos de prata pode ser também uma tarefa que causa muito receio, pois eles normalmente são objetos muito especiais para nós, fazendo com que não queiramos danificá-los. Porém, com estas dicas, você não precisará ser nenhum joalheiro para deixar a sua prataria brilhando.

Passos


1- Limpe a prataria com frequência e limpe sempre imediatamente após o uso.Objetos de prata que são usados frequentemente dificilmente mancham. Quando a mancha ainda não estiver presente ou estiver apenas começando a se formar, lave-a, pois ela pode corroer a prata. Use um pano macio para esfregar o objeto e seque imediatamente com uma toalha macia. Dê brilho a ele, polindo-o suavemente com um pano de algodão.
Fazer uma limpeza imediata é especialmente importante para pratos em que você vá servir comida. Lave o objeto imediatamente após o uso, ou pelo menos lave-o com água morna. Não o deixe muito tempo imerso na água se ainda houver restos de alimentos.

Evite usar luvas de borracha, pois a borracha corrói a prata. Use um pano ou uma toalha macia para esfregar a prata gentilmente.

Use luvas de nitrilo. Elas não contém enxofre, que é um composto que pode causar manchas.



2 - Dê polimento à sua prataria. Quando a prata começa a manchar, apenas lavar não será o suficiente para remover as manchas. Produtos feitos especialmente para polir objetos de prata são a melhor alternativa para que você execute esta tarefa com segurança, especialmente se estiver lidando com uma antiguidade ou uma peça com detalhes finos. Siga as instruções do fabricante com cuidado.
Umedeça o pano ou a esponja que veio com o produto e aplique um pouco do polidor.

Esfregue a prata somente em uma direção, usando movimentos de vai e vem (não faça em círculos). Evite esfregar com força; deixe o polidor fazer o seu trabalho.

Lave em água corrente.

Seque por completo com um pano limpo e macio.



3- Considere usar produtos caseiros comuns para peças menos valiosas ou raras. Eles costumam funcionar, mas podem causar danos. Use a seu próprio risco.
Pasta de dente: escolha uma pasta de dente branca comum (que não seja em gel), sem branqueador.

Pegue um pano macio e umedecido ou uma esponja úmida e coloque um pouco de pasta de dente. Esfregue a prata com movimentos unidirecionais. Ou, você pode umedecer a prata e aplicar a pasta diretamente na sua superfície. Seja delicado; se você perceber arranhões se formando a qualquer momento, pare e lave a pasta.

Assim que o pano ou esponja começar a escurecer, ponha um pouco mais de pasta em uma parte limpa e continue a polir.

Lave cuidadosamente com água morna e seque com uma toalha macia.

Bicarbonato de sódio: serve para remover manchas teimosas, mas não o use, a não ser que não se importe com o risco de danificar a peça. O bicarbonato de sódio normalmente é considerado abrasivo demais para ser usado em objetos de prata.

Misture bicarbonato e água, formando uma pasta.

Siga as instruções para o uso de pasta de dente, conforme descrito acima.



4- Dê um banho na prataria. Produtos para "dar banho" em objetos de prata estão disponíveis no mercado, podendo dissolver as manchas sem que você precise esfregá-las. Ao contrário do que a palavra "banho" possa sugerir, os profissionais da área raramente imergem a prata completamente - pelo menos não por muito tempo. Os produtos para banho contém substâncias químicos nocivas, e você deve seguir as instruções da embalagem a risca. Se tiver alguma dúvida, consulte um especialista. Porém, você pode fazer um banho caseiro que remove manchas através de uma reação eletroquímica. Tenha em mente que ambos estes processos podem danificar a prataria e irão remover qualquer pátina presente, não sendo recomendados para pratarias com um acabamento francês ou oxidado.
Aqueça uma quantidade adequada de água e dissolva uma grande quantidade de sal dentro dela. Use sal suficiente para que demore pelo menos um minuto para dissolver por completo na água quente ao mexer constantemente.

Faça um revestimento de folha de alumínio e ponha-o no recipiente com água quente.

Coloque a prata que foi lavada com sabão anteriormente na panela e deixe-a lá por vários minutos. As manchas deverão se dissolver.

Para manchas teimosas, remova o objeto e limpe-o com sabão e um pano úmido, antes de recolocá-lo na água.

Jogue a água salgada na pia depois de esfriar. Esta é uma reação simples entre o alumínio e o sulfato de prata (as manchas). O sal funciona como um eletrólito, permitindo que a reação aconteça. Aviso: isto irá remover TODAS as manchas e pátinas, até aquelas desejáveis.



5- Guarde a prataria da maneira correta. Além de limpar com frequência, a melhor maneira de preservar a prataria é guardando-a da forma correta.
Guarde as peças apenas depois que elas estiverem completamente secas.

Embrulhe cada peça em um lenço alcalino ou em papel anti-manchas. Você pode também usar flanelas especiais para empacotá-las.

Sele as peças empacotadas em sacos de plástico herméticos. Quando for guardar, coloque junto um pouco de gel de sílica para reduzir a umidade e evitar manchas.

Nunca guarde a prataria num local onde ela possa entrar em contato com borracha, tinta ou aço inoxidável.


Vídeo

VER VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=5FHbAyDC_eE

Como limpar prata

Um vídeo que mostra como limpar prata em água morna.

Dicas
Não ponha a prataria na máquina de lavar louça! É possível fazer isso sem danificá-la, mas só se você fizer tudo certo e tiver sorte. Não arrisque. É importante também levar em conta que a pátina que você quer que se desenvolva na prata surge mais facilmente quando você exerce um atrito suave ao lavar com as mãos, algo que o lava-louças não pode fazer.

Evite usar joias de prata na piscina. O cloro pode danificar a prata em pouco tempo.

Para polir objetos de prata com entalhes intricados e fendas profundas, você pode usar uma escova de dentes macia. Umedeça as cerdas com água morna para amaciá-las ainda mais. Por outro lado, você talvez queira deixar algumas nódoas nas fendas para realçar o desenho.

No caso das baixelas de prata, a única maneira de deixá-las bonitas é usando-as regularmente e lavando-as e secando-as gentilmente com água e sabão. Se elas não ficarem guardadas por muito tempo, não irão desenvolver manchas muito profundas.


Avisos

Para pratarias com acabamento francês ou oxidado, ou qualquer outra peça de valor, você deve limpar à mão e usar polidores comerciais. O mais seguro é contratar um profissional para fazer o serviço.

Evite limpadores abrasivos. Usar bicarbonato ou pasta de dente já é uma medida extrema. Você corre o risco de arranhar a sua prataria. Qualquer coisa mais abrasiva que estes produtos vai certamente danificar o material.

Polidores de prata e produtos para banhos contêm elementos químicos nocivos. Siga as instruções e avisos do fabricante.

O método que usa uma folha de alumínio pode parecer inofensivo, mas pode causar uma textura de casca de laranja na prata. Vá por etapas e use sempre um pano de algodão para esfregar o sulfato de alumínio que se forma na superfície da prata, antes de achar que não está funcionando.

Mesmo sendo de metal, um prato de prata pode ficar desgastado se você for muito diligente no polimento. Certifique-se de que as manchas negras realmente são manchas, e não o metal de base começando a surgir.

Fontes e Citações
Society of American Silversmiths - Esta organização foca em produtos especiais e limpeza profissional.
DoItYourself.com




Categorias: Artigos em Destaque | Limpeza

Últimas edições feitas por: Rafael Bemerguy, EssAy, Pramets

Noutras línguas:

English: How to Clean Silver, Español: Cómo limpiar plata, Deutsch: Silber reinigen, Italiano: Come Pulire l'Argento, Nederlands: Zilver schoonmaken, Français: Comment nettoyer l'argent, Русский: почистить серебро, 中文: 清理银器, Čeština: Jak čistit stříbro, Bahasa Indonesia: Membersihkan Perak
http://pt.wikihow.com/Limpar-Prata

Nenhum comentário: