Esta sobremesa simples, mas deliciosa é originária da Espanha, mas também é muito popular na América Latina e em outros países como a França. A receita varia ligeiramente de país para país, mas basicamente consiste em fatias de pão embebido em leite ou vinho, mergulhados em ovo e fritas. É melhor usar o pão um pouco seco, por isso, é uma excelente receita para tirar proveito de pão restante dos dias anteriores. Pois aqui estão algumas das melhores maneiras de preparar esta sobremesa tradicional da Páscoa e Natal.
Vamos dar um passeio pelo mundo e conhecer as sobremesas e gostosuras tradicionais que outros países comem na Páscoa?
Cozonac
Durante a Páscoa, na Romênia, Bulgária, Macedônia e Albânia se prepara esta deliciosa sobremesa marmorizada. Consiste em uma massa de pão, tipo brioche, dividida em duas partes, uma das quais contém cacau em pó. Abrem-se as duas em camadas e as duas são enroladas.
Uma vez assado, é envernizado com calda.
OSTERCHÜECHLI
Páscoa não é Páscoa na Suíça sem esta deliciosa tortinha. Durante esta temporada são encontradas em todas as padarias, em todos os cafés e até em barraquinhas de alimentação.
Ela é feita com uma massa de farinha, passas e manteiga e tem um delicioso recheio de creme e amêndoas.
MONA DE PÁSCOA
Este doce é tradicional em muitas regiões de Espanha: é uma espécie de pão, brioche que leva um ou mais ovos cozidos no centro dele. Os ovos podem ser pintadas de cores, ou podem ser, como em algumas variantes, ovos de chocolate. Atualmente, famosos chefs chocolateiros de Barcelona fazem lidas Monas com decorações de chocolate, muito mais complicado do que um ovo. O costume é dos padrinhos presentearem seus afilhados com uma linda Mona no Domingo de Páscoa. No dia seguinte, o doce é comido em uma reunião de família e é uma parte tão importante da tradição que a segunda-feira de Páscoa é conhecido como o dia da Mona.
PASKHA
A Paskha é uma sobremesa tradicional Russa, feita com queijo fresco, creme de leite, ovos e manteiga. É aromatizada com baunilha e especiarias e leva também passas, amêndoas e frutas cristalizadas. Ela é preparada durante a Semana Santa e se leva para benzer no Sábado Santo.
Tradicionalmente a Paskha tem a forma de uma pirâmide cortada que se faz com um molde de madeira desmontável e é decorada com símbolos religiosos.
ROSCA DE PÁSCOA
É a sobremesa que não pode faltar na Argentina durante a Páscoa. Trata-se de uma rosca de massa de pão, tipo brioche, decorada com frutas secas, cerejas ao licor e creme de confeiteiro. Tradicionalmente leva um ou dois ovinhos decorados em cima.
CAPIROTADA
Esta é a sobremesa das mesas mexicanas durante a Semana Santa. É uma tradição no norte do México e, como as rabanadas (torrijas), é feita à base de pão seco, pão dormido.
As fatias de pão são fritas em azeite e depois colocadas em camadas, alternando com frutos secos, frescos, queijo e xarope de açúcar mascavo aromatizado com especiarias.
BABKA
Trata-se de um tipo de bolo que se prepara no Domingo de Páscoa em vários países da Europa do leste. Tradicionalmente é coberta com glace de açúcar e suco de limão e se recheia com diferentes frutas cristalizadas e diferentes variedades de passas.
CHUCULA
Esta sobremesa em forma de bebida é tradicional nas refeições da Semana Santa na zona costeira do Equador.
É feita com bananas maduras, canela e leite.
As bananas descascadas são fervidas por 10 minutos com um pouco de canela e depois batidas com leite. Nesta mistura cada um dá seu toque pessoal: um pouquinho de queijo ralado, passas, baunilha...
MÄMMI
Esta sobremesa da Finlândia é feita com farinha de centeio, melado escuro e raspas de laranja. O processo de elaboração é longo, já que a preparação deve repousar em uma forma de casca de vidoeiro, antes de ir ao forno e, quando está cozida, deve repousar novamente por três ou quatro dias antes de ser servida. Normalmente é servida no domingo de Páscoa, acompanhada creme fresco ou creme inglês, sorvete de creme,etc.
Existe até uma sociedade, na Finlândia, dos amadores desta sobremesa e ela foi fundada por um antigo embaixador da Itália em Helsinki, Ahmed Ladarsi.
PINCA
É um pão doce, tradicional da Croácia. De acordo com os costumes, se prepara Sábado Santo para ser assado no domingo de Páscoa, pela manhã.
A massa leva muita manteiga e ovos e é aromatizada com raspas de limão, frutas cristalizadas e água de rosas. Se faz com ela um bolo redondo e depois cortes em forma de cruz antes de pincelá-lo com ovos.
HABICHUELAS CON DULCE
A Páscoa não seria a mesma na República Dominicana sem as Habichuelas com dulce. É a sobremesa tradicional que se compartilha com a família durante os dias da quaresma e especialmente na Páscoa.
Ela é preparada com feijões vermelhos, batatas (batata doce ou inhame), leite de coco, leite evaporado, passas, especiarias, leite condensado.
Normalmente se serve fria, decorada com biscoitos.
PÃES DE PASCUA
É um pãozinho tradicional da Sexta-Feira Santa, originária do Reino Unido, porém muito popular também na Austrália, África do Sul e Índia.
Os Pães de Páscoa (hot cross buns) são feitos com uma massa especial e doce, que contém passas de Corinto e levam por cima uma cruz branca de farinha que os caracteriza.
A superstição inglesa considera que os Pães de Páscoa servidos na Sexta-Feira Santa, além de deliciosos, têm propriedades como ajudar a curar as doenças e proteger contra os incêndios.
http://www.msn.com/pt-br/receitasebebidas/noticiasdealimentos/a-volta-ao-mundo-em-torno-de-sobremesas-de-p%C3%A1scoa/ss-BBzmDg0?#image=13
Nenhum comentário:
Postar um comentário