Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 30 de abril de 2017

TURISMO EGITO - Abu Simbel

Abu Simbel

Nada mais apropriado que encerrar a série do Egito com Abu Simbel, o mais galmuroso de todos os templos, construído pelo mais poderoso faraó egípcio: Ramsés II.

Há 320 km de Assuã, na remota região da Núbia e em plena fronteira com o Sudão está a  mais caprichosa construção de todo o país, datado do século XIII a.C. São dois templos cuidadosamente escavados na rocha, um dedicado à si próprio, em que Ramsés considerou-se como um deus e o outro dedicado a sua esposa preferida, a rainha Nefertari.
(Ramsés divinizado no interior do templo - foto surrupiada da internet)

O templo principal conta com 4 mega esculturas de Ramsés, cada uma com 20 metros de altura. As faces medem 4 metros de largura e só as bocas mede 1 metro cada! O gigantismo de Ramsés era refletido em todos os aspectos de suas obras, que no fundo visavam intimidar o inimigo. As paredes do templo divinizam Ramsés e estão cobertas de poemas e afrescos de seus feitos bélicos, como a Batalha de Qadesh contra os Hititas.


(Detalhes da fachada incluem até pichações históricas datadas de 1875)

A construção do templo foi um desafio para os arquitetos da época, que além da difícil construção e dos riquíssimos detalhes, o templo contava com um fator inovador e intrigante: dois dias no ano, em 21 de março e em 21 de setembro, as 5 horas e 58 minutos da tarde, um raio de sol atravessava os 65 metros que separavam o santuário no fundo do templo da porta principal e inundava de luz o coração do deus Amon-Rá (deus do sol), sem jamais tocar a deusa Ptah, a deusa da obscuridade.

Ainda mais desafiador foi para os arqueólogos atuais, que fizeram o transporte do templo para um lugar mais alto após a construção da barragem de Assuã e da consequente formação do Lago Nasser, que inundaria todas as imediações.

Por ser uma região inóspita e insegura, os passeios até Abu Simbel são feitos por terra através de comboio ou por avião, ambos saindo de Assuã. Os comboios saem em dois horários: às 4 e às 10 da manhã e são escoltados por policiais. A viagem dura 3 1/2  horas cada trecho e oferece paisagens interessantes do deserto local, inclusive, as tão enigmáticas miragens:



Acima, o calor intenso do deserto faz parecer com que exista sempre um mar ao fundo do horizonte. Tem hora faz as montanhas flutuarem sobre o solo, outrora cria reflexos destas montanhas no mar imaginário. Incrível!

De avião a viagem dura pouco menos de 1 hora. Se por um lado, esta modalidade gasta menos tempo no trajeto, por outro não tem acesso às interessantes paisagens e miragens do deserto. Uma escolha difícil de se fazer! 
http://www.viaggio-mondo.com/2010/04/abu-simbel.html

Nenhum comentário: